Sunteți pe pagina 1din 11

Umbanda

A palavra umbanda vem de m'banda, que em quimbundo significa "sacerdote" ou "curandeiro". No se sabe muito bem como e onde se originou as razes da umbanda. Segundo alguns umbandistas, ela foi criada pelo Mdium Zlio Fernandino de Moraes em 1908, sob a influncia do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Antes disso, j havia o trabalho de guias em simples manifestaes religiosas e rituais que envolviam louvor aos orixs. Mas, foi atravs de Zlio que se organizou uma religio com rituais bem definidos que mais tarde passou a ser chamada de umbanda. Nesta poca, no havia liberdade religiosa. Todas as religies que faziam rituais afros eram perseguidas, os terreiros destrudos e os praticantes eram presos.

No ano de 1945, Jos lvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de umbanda, conseguiu, junto ao Congresso Nacional, a legalizao da prtica da umbanda. A partir dai, muitas tendas que no seguiam os rituais da umbanda, passaram a dizer-se umbandistas, para fugir da perseguio policial. Foi ento que a religio comeou a perder seus contornos bem definidos e se misturou com outros tipos de manifestaes religiosas. Hoje, a umbanda natural praticada em pouqussimas casas. Existem diversas ramificaes onde podemos encontrar a umbanda, como as indgenas (Umbanda de Caboclo), as africanas (Umbandombl, Umbanda traada) e diversas outras. Existe tambm a "Umbanda popular onde o sincretismo (associao de santos catlicos aos orixs africanos) muito comum.

Orix
Orix um poder divino em si mesmo que atua na vida dos seus cultuadores como uma energia viva e divina, capaz de realizar aes que modificam a vida do ser. Orisha uma palavra ioruba que significa ser sobre-humano, um deus. Todo o universo surge de Olorum(Deus) atravs das energias que so dadas em orixs.

Os orixs no so originrios da umbanda, muito antes eles j eram reverenciados nas terras africanas por diversas tribos. Muitos deles no se tornaram conhecidos aqui no Brasil, e at mesmo nas tribos africanas cada uma possua seu orixs e desconhecia outros que eram cultuados em tribos diferentes. Quando comeou o trfico de escravos, muitos negros de tribos diferentes foram vendidos juntamente, deste jeito os diversas orixs de tribos distantes se encontraram em terras brasileiras e formaram o grande terreiro do Candombl.

O orix como um ancestral que todos tinham em comum. Geralmente considerado como o prprio fundador da tribo e tinha grande influncia por suas caractersticas de liderana, poderes espirituais e grande habilidade de caa. A tribo tinha no orix um smbolo da unio, pois acreditavam que todos eram filhos diretamente desse grande ancestral.

PRINCIPAIS ORIXS ELEMENTO


EXU: Mensageiro entre homens e deuses. S atravs dele possvel invocar os orixs. OXSSI: Deus da caa. Fogo.

PERSONALIDADE
Atrevido e agressivo.

SMBOLO
Og ( um basto adornado com cabaas e bzios).

Florestas.

Intuitivo e emotivo.

Rabo de cavalo e chifre de boi. Xaxar (feixe de palha e bzios). Abeb(leque espelhado).

OBALUAI: Deus da peste, das doenas de pele e atualmente da AIDS.

Terra.

Tmido e vingativo.

OXUM: Deus da gua doce, do gua. ouro, da fecundidade, bzios e do amor. IANS: Deusa dos ventos e das tempestades.
OGUM: Deus da guerra , do fogo da tecnologia . OSSAIM: Deus das folhas e ervas medicinais. NAN: Deus da lama do fundo do rios. OXUMAR: Deus da chuva e do Arco-ris. IEMANJ: Deusa dos mares e oceanos. OXAL: Deus da criao. o orix que criou os homens.

Materno e tranqilo.

Fogo.
Ferro. Matas . Terra. gua. gua. Ar.

Impulsiva e imprevisvel.
Impaciente e obstinado. Instvel e emotivo. Vingativa e mascarada. Sensvel e tranqilo. Materna e tranqila. Equilibrado e tolerante.

Espada e rabo de cavalo ( representando a realeza).


Espada. Lana com pssaros na forma de leque e feixe de folhas. Ibiri (cetro de palha e bzios). Cobra de metal. Leque e espada. Oparox (cajado de alumnio com adornos).

Mdium
Mdium uma pessoa que, segundo a Doutrina Esprita, tem a capacidade de se comunicar com espritos, seja pela incorporao, pela vidncia (ver), pela audincia (ouvir) ou pela psicografia (escrever movido pela influncia de espritos). A umbanda cr que o mdium tem o compromisso de servir como um mensageiro de espritos superiores. Os mdiuns devem se preparar atravs de estudos, desenvolvendo a sua mediunidade, sempre respeitando a aprendizagem conceitual, a prtica da umbanda e os guias e orixs. Devem tambm ter compromisso com sua casa, ter caridade em seu corao, amor e f em sua mente e esprito, e saber que a umbanda deve ser praticada no dia-adia, e no apenas no terreiro.

Uma das regras bsicas da umbanda sobre a mediunidade que ela no deve ser vivenciada como um dom ou poder concedido ao mdium, mas sim como um compromisso e uma oportunidade que lhe foi dada. Por isso no deve ser encarada como um fardo ou como uma forma de ganhar dinheiro, mas como uma oportunidade valiosa para praticar o bem e a caridade. O mdium deve tocar sua vida como sendo um mensageiro de Deus, dos orixs e guias. Ter um comportamento moral e profissional dignos, ser honesto em suas atitudes, pois do contrrio acaba atraindo foras negativas ou espritos revoltados que vagam pelo mundo espiritual atrs de encarnados desequilibrados que estejam na mesma faixa vibracional que eles.

Candombl
Candombl uma palavra que vem da lngua bantu e significa "lugar de costume dos negros. Outra interpretao informa que kandombele significa "adorar. A origem do Candombl se deu na cidade de Ife, na frica. O candombl uma religio com uma cultura e rica em doutrinas. necessria dedicao e anos de estudo para se chegar a um conhecimento profundo dessa religio. Suas doutrinas so todos os fundamentos e qualquer um pode se dedicar ao seu estudo e aproveitar seus benefcios. Existe muita energia positiva no candombl, e o seu culto pode trazer paz e felicidade.

Hoje o candombl reconhecido como uma religio, mas no passado essa religio teve seus dias de marginalidade. Entre 1937 e 1945, foi proibido por lei, seus adeptos eram perseguidos e presos pela polcia. H diferenas entre todas as naes que contriburam na formao dos terreiros e do candombl, eles so povos que falam lnguas diferentes e cultuam seus prprios deuses. O terreiro africano possui inmeros Orixs, dos quais somente 16 so cultuados no nosso pas. So eles: Ess, Ogum, Osossi, Osanyin, Obalay, smr, Nn Buruku, Sng, Oya, Ob, Ewa, Osun, Yemanj, LogunEde, Osguian e Oslufan.

S-ar putea să vă placă și