Sunteți pe pagina 1din 18

Construo da Modernidade

O que modernidade?

Modernidade para Weber - especializao - desencantamento do mundo Modernidade para Habermas - Zeitgeist (esprito de poca) Projeto civilizatrio

Modernidade para Sergio Paulo Rouanet - Individualismo - Universalidade - Autonomia

Modernidade
1) Alfabetismo (Prticas da Escrita) Cultura letrada 2) Escritos sobre civilidade Auto-controle 3) Expulso dos animais (Keith Thomas) Antropocentrismo

1) Taxas de Alfabetismo segundo Roger Chartier (Hist. Vida Privada vol 3) Esccia 1643 25% (M) j em 1750 - 78% (M) e 25% (F) Inglaterra 1640 - 30% (M) j em 1750 - 60% (M) 35% (F) Frana 1686-90 29% (M) e 14% (F) j em 1786-90 48% (M) e 27% (F)

2) Escritos de Civilidade
O filsofo moral contemporneo J. B. Schneewind investigou o que ele chama de "a inveno da autonomia". "A nova perspectiva que surgiu no fim do sculo XVIII", afirma ele, "centrava-se na crena de que todos os indivduos normais so igualmente capazes de viver juntos numa moralidade de autocontrole.". (Lynn Huntp. 26) AUTOCONTROLE = AUTONOMIA

Norbert Elias - Processo Civilizador a individualizao Do controle social ao autocontrole Autocontrole em relao ao corpo Comportamento a mesa (comer carne) (126) Funes biolgicas (excretar e urinar) (137)

Assoar o Nariz (147) Escarrar (155)


Domir com estranhos na mesma cama (163) Andar Nu ou Seminu (165) - Sexo (179) Diminuio da agressividade (189)

A mudana cultural em relao ao comportamento A literatura das "boas maneiras" atravs dos tempos sc. XIII

- Quando assoar o nariz ou tossir, vire-se de modo que nada caia em cima da mesa. (De la zinquanta cortesie da tavola, Bonvicino da Riva)
sc. XV - indelicado assoar o nariz na toalha da mesa. (Ein spruch der ze tische krt)

- No assoe o nariz com a mesma mo que usa para segurar a carne. (S'ensuivent les contenances de la table)

sc. XVI - Assoar o nariz no chapu ou na roupa grosseiro, e faz-lo com o brao ou o cotovelo coisa de mercador. Tampouco muito mais educado usar a mo, se imediatamente limpa a meleca na roupa. O correto limpar as narinas com um leno e fazer isto enquanto se vira, se pessoas mais respeitveis estiverem presentes. Entre a meleca e o escarro h pouca diferena, exceto que o primeiro fluido deve ser interpretado como mais grosso e o segundo como mais sujo. Os autores latinos confundem constantemente o babador, o guardanapo, ou qualquer pedao de linho, com o leno. (...) indelicado engolir a saliva, como tambm aqueles que vemos escarrando a cada 3 palavras, no por necessidade, mas por hbito.(...)

O som do peido, especialmente das pessoas que se encontram em lugar elevado, horrvel. Sacrifcios devem ser feitos, com as ndegas fortemente comprimidas. Tossir para ocultar o som explosivo: aqueles que, porque esto embaraados, no querem que o vento explosivo seja escutado, simulam um acesso de tosse. (...) Considerando a insalubridade de reter o peido: h uns dois versos no volume II dos epigramas de Nicharchos em que ele descreve a capacidade do peido retido de provocar doenas, mas uma vez que esses versos so citados por todo mundo, no vou coment-los aqui. (De civilitate morum puerilium, Erasmo)

- No oferea o leno a ningum, a menos que ele esteja recm-lavado... Tampouco correto, aps assoar o nariz, abrir o leno e olhar dentro dele como se prolas e rubis pudessem ter cado de sua cabea.(...) O que direi ento... daqueles que enfiam o leno na boca? ( Galateo, Della Casa)

sc. XVII
- mesa assoar abertamente o nariz no leno, sem se ocultar atrs do guardanapo, e enxugar o suor com ele...so hbitos sujos que do a todos desejo de vomitar...Evite bocejar, assoar o nariz e escarrar. Se for obrigado a proceder assim em lugares mantidos limpos, use o leno, ao mesmo tempo virando o rosto e ocultandose com a mo esquerda, e no olhe para o leno depois. (Nouveau trait de civilit, Courtain) sc. XVIII - H alguns anos as pessoas faziam uma arte do ato de assoar o nariz. Um imitava o som do trompete, outro o miado do gato. A perfeio residia em no fazer nem muito nem pouco rudo. (Le voyageur de Paris, La Msangre)

- Na igreja, nas casas dos grandes, em todos os lugares onde reina a limpeza, voc deve escarrar no leno. Constitui um hbito imperdoavelmente grosseiro de crianas cuspir no rosto de seus companheiros de folguedos. No h castigo que seja suficiente para essas maneiras deplorveis, como tambm para quem cospe pelas janelas, nas paredes e nos mveis...("Les Rgles de la biensance et de la civilit chrtienne", La Salle) sc. XIX - Escarrar a todo momento um hbito repugnante. Alm de grosseiro e atroz, muito ruim para a sade. ("The habits of good society")

sc. XX - Voc j notou que hoje relegamos para algum canto discreto o que nossos pais no hesitavam em exibir abertamente? Por isso mesmo, certa pea ntima tinha um lugar de honra... ningum pensava em ocult-la da vista. O mesmo se aplica a outra pea de moblia no mais encontrada em residncias modernas, cujo desaparecimento algum lamentar talvez nesta era de "bacilofobia": estou me referindo escarradeira. (Moeurs intimes du temps pass, Cabans) Extrado do livro: "O Processo Civilizador vol 1 ", de Norbert Elias

3) Separao do homem e dos animais


A busca desse esquivo atributo foi um dos mais srios desafios enfrentados pelos filsofos ocidentais, a maior parte dos quais tendeu a se fixar em um trao e a enfatiz-lo de maneira desproporcional, por vezes at o absurdo. Assim, o homem foi descrito como animal poltico (Aristteles), animal de ri (Thomas Willis); animal que fabrica seus utenslios (Benjamin Franklin); animal religioso (Edmund Burke); e um animal que cozinha (James Boswell, antecipando Lvi-Strauss). (...)

(...) Como observa o Sr. Cranium do romancista Peacock, o homem j foi definindo como bpede implume, como animal que forma opinies e, ainda, animal que carrega um basto. O que todas essas definies tm em comum que assumem uma polaridade entre as categorias homem e animal e que invariavelmente encaram o animal como inferior. (...)

Na prtica, obviamente, o objetivo de tais definies nunca esteve tanto em distinguir os homens dos animais quanto em propor algum ideal de comportamento humano, como quando Martinho Lutero e o papa Leo XII afirmaram, um e 1530 e outro em 1891, que a propriedade privada constitua a diferena essencial entre os homens e os animais (Keith Thomas O homem e o mundo natural)

Modernidade = Antropocentrismo

Construo do sentido de humano


Durante o sculo XVIII, em ingls e em francs, os termos "direitos humanos", "direitos do gnero humano" e "direitos da humanidade" se mostraram todos demasiado gerais para servir ao emprego poltico direto. Referiam-se antes ao que distinguia os humanos do divino, numa ponta da escala, e dos animais, na outra, do que a direitos politicamente relevantes como a liberdade de expresso ou o direito de participar na poltica. (HUNT, Lynn, p.21) NOVO SENTIDO DE HUMANO

S-ar putea să vă placă și