Sunteți pe pagina 1din 19

OFICINA DA PRTICA PROFISSIONAL I

A instrumentalidade no trabalho do Assistente Social

Prof. Esp. Hudson A. C. da Costa

O QUE INSTRUMENTALIDADE?
A primeira vista, relacionamos aos instrumentais tcnicos necessrios a prtica profissional; A instrumentalidade no refere-se ao conjunto de instrumentos e tcnicas, mas uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profisso, construda e reconstruda no processo scio-histrico(GUERRA, 2000:01)

A instrumentalidade do trabalho e o Servio Social

A instrumentalidade a capacidade e/ou propriedade que a profisso vai adquirindo na medida que concretiza objetivos(GUERRA, 2000:02) Tais capacidades alteram, transformam, modificam as condies objetivas e subjetivas ao nvel do cotidiano. Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam s condies existentes, transformando-as em meio/instrumentos para objetivao das intencionalidades, suas aes so portadoras de instrumentalidade.

A instrumentalidade do trabalho e o Servio Social

Todo trabalho social possui instrumentalidade a qual construda e reconstrudas historicamente; Pelo processo de trabalho os homens transformam a realidade, transformam-se a si mesmo e aos outros homens. O ser humano detm a capacidade de manipulao, de converso dos objetos em instrumentos que atendam suas necessidades de transformao da natureza em produtos teis.

A instrumentalidade do trabalho e o Servio Social


O ser humano modifica, transforma e utiliza os meios e as condies sob qual trabalham para seu benefcio, para alcance de sua finalidade. (idem,03) Este movimento de transformar a natureza trabalho. Produzem um mundo material e espiritual, necessrios a realizao da prxis (idem,03).

Qual a relao entre postura teleolgica e instrumentalidade?

No trabalho o homem desenvolve capacidades que passam a mediar sua relao com outros homens (idem:04). O desenvolvimento do trabalho exige o desenvolvimento das prprias relaes sociais e o processo de reproduo social. A instrumentalidade que o homem utiliza para transformar a natureza transportada para as relaes dos homens em si, interferindo em nvel da produo social.

Qual a relao entre postura teleolgica e instrumentalidade?


Os homens se tornam meios/instrumentos de outros homens. Exemplo da utilizao do homem como instrumento para fins de outros homens, a compra e venda da fora de trabalho como mercadoria. A instrumentalidade usada em determinadas sociedades se converte em instrumentalizao das pessoas. O processo capitalista detm a propriedade de converter as instituies e prticas sociais em instrumentos/ meios de produo do capital.

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

Para Guerra (2000:05) A questo social esta sendo entendida como expresso do processo de formao e desenvolvimento das classes operrias e do seu ingresso no cenrio da sociedade, exigindo seu reconhecimento enquanto classe por parte do empresariado e do Estado.

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

no estgio monopolista do capitalismo [...] que a questo social vai se tornando objeto de interveno sistemtica e contnua do Estado. Com isso, instaura-se um espao determinado na diviso social e tcnica do trabalho para o Servio Social (GUERRA,2000:6).

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

A utilidade social de uma profisso advm das necessidades sociais; A utilidade social da profisso est em responder s necessidades das classes sociais, que se transformam, por meio de muitas mediaes. A profisso se legitima institucionalmente a partir da interferncia do Estado na questo social atravs das polticas sociais.

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

A poltica social alm de sua dimenso econmicapoltica, constitui-se tambm num conjunto de procedimentos tcnico-operativos com a necessidade de profissionais em dois campos distintos: execuo e implementao. no processo de implementao das polticas sociais que se funda mercado de trabalho para os assistentes sociais.

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

Para que a poltica social mantenha sua contribuio para a produo e reproduo material e ideolgica, necessita de profissionais que lidam na ponta de tais aes, atuando de forma direta nas necessidades bsicas das populaes que as procura. O assistente social trabalha nas instituies muitas das vezes com sua identidade atribuda pela prpria entidade que lhe contrata.

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

A instrumentalidade do exerccio profissional expressa-se, dentro da poltica social na lgica capitalista, em dois movimentos: 1 - limitao da compreenso holstica das relaes sociais o que lhe condiciona a uma interveno microscpica, fragmentada e isolada na realidade; 2 - exigem dos profissionais a adoo de procedimentos instrumentais pontuais e imediatas.

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

A instrumentalidade da profisso pode ser entendida, na lgica capitalista, em trs nveis: 1 - da instrumentalidade do Servio Social face ao projeto burgus: a capacidade que a profisso comporta de tornar-se meios/instrumentos para a manuteno da ordem burguesa e a reproduo das relaes capitalistas de produo. (pg 8).

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE

2 - da instrumentalidade das respostas profissionais: respostas s demandas sociais nas relaes antagnicas das classes sociais. No que se refere s respostas profissionais, a instrumentalidade do exerccio profissional expressa-se:

2.1- nas funes que lhe so atribudas: executar, operacionalizar, implementar polticas sociais e na manuteno da reproduo da fora de trabalho

SERVIO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE


2.2- no horizonte do exerccio profissional: no cotidiano que o assistente social exerce sua instrumentalidade, o local que imperam as demandas imediatas as respostas aos aspectos imediatos, singular, repetio, padronizao, com notvel ausncia da mediao. 2.3 nas modalidades de interveno exigidas pelas demandas das classes sociais. Esta interveno so em nvel imediato, segmentada e desconectada das suas determinaes estruturais. Essas trs respostas so imediatistas fragmentadas, individuais com objetivo imediato de alterao emprica da realidade dos demandatrios, sendo que tal viso tende ao problematizar as expresses da questo social como algo individual.

Quais os nveis em que tem se manifestado a instrumentalidade do Servio Social?


A dimenso tcnico- operativo da profisso no se encerrar em si mesma. Reduzir o fazer profissional sua dimenso tcnico- instrumental significa tornar o Servio Social meio para o alcance de qualquer finalidade. As aes do assistente social implica intervenes que emanam escolhas, que passem pelos condutos da razo crtica e da vontade dos sujeitos que se inscrevem no campo dos valores universais.

A INSTRUMENTALIDADE DO EXERCCIO PROFISSIONAL COMO MEDIO

Tratar-se- aqui a instrumentalidade como uma mediao que permite a passagem das aes meramente instrumentais para o exerccio profissional crtico e competente. Como mediao, a instrumentalidade permite tambm o movimento contrrio: que as referncias tericas, explicativas da lgica e da dinmica da sociedade, possam ser remetidas compreenso das particularidades do exerccio profissional e das singularidades do cotidiano (GUERRA, 2000: 12).

A INSTRUMENTALIDADE DO EXERCCIO PROFISSIONAL COMO MEDIO

Reconhecer a instrumentalidade como mediao significa tomar o Servio Social como totalidade constituda de mltiplas dimenses: tcnicoinstrumental, terico- intelectual, ticopoltico e formativa.

S-ar putea să vă placă și