Sunteți pe pagina 1din 55

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)

INSTITUTO SUPERIOR MANUEL TEIXEIRA GOMES (ISMAT) CURSO DE PSICOLOGIA

Maria Celeste dos

Maria Celeste dos Reis Raposo 2011/2012s Reis Raposo

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM COMPETNCIAS
- Conhecimento dos principais modelos tericos sobre a gnese e o desenvolvimento da linguagem. - Compreenso das relaes da linguagem com o pensamento e suas consequncias em termos de pragmtica da comunicao. - Conhecimento dos processos de aquisio e desenvolvimento da linguagem

OBJECTIVOS - Conhecer o processo de aquisio e desenvolvimento da linguagem.


- Identificar as principais teorias explicativas sobre a aquisio e desenvolvimento da linguagem. - Identificar os factores explicativos de aquisio da linguagem no quadro dos vrios modelos tericos. - Caracterizar as vrias teorias explicativas da aquisio da linguagem.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM CONTEDOS
- Abordagens tericas sobre a aquisio da linguagem: Behaviorismo; Inatismo; Scio-Construcionismo; Cognitivismo. - Caractersticas gerais do processo de aquisio e desenvolvimento da linguagem.

BIBLIOGRAFIA
- Chomsky, N.; Piaget, J. (s/d). Teorias da Linguagem Teorias da Aprendizagem. Lisboa: Edies 70 - Costa, J.; Santos, A. L. (2003). A Falar Como os Bebs. Lisboa: Editorial Caminho

- Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM BIBLIOGRAFIA (cont.)
Slater, A.; Darwin, M. (1999). Psicologia do Desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget Smith, P.K.; Cowie, H; Blades, M. (1998). Compreender o Desenvolvimento da Criana. Lisboa: Instituto Piaget

Vygotsky, L. S. (1991). Pensamento e Linguagem. So Paulo: Martins Fontes


Vygotsky, L. S.; Luria, A.R.; Leontiev, A. N. (1988). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. cone: Editora da Universidade de So Paulo

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM 1) O Behaviorismo de Skinner (Teoria Behaviorista) 2) O Inatismo de Chomsky (Teoria Inatista ou Inativista) 3) O Socio-Construcionismo (Socio-Interaccionismo) de Vygotsky e Brunner (Teoria Interaccionista)

4) O Cognitivismo de Piaget (Teoria Cognitivista)

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM 1) BEHAVIORISMO (SKINNER)
Para Skinner, as crianas ganham mestria do comportamento verbal atravs da interaco com o ambiente e imitando o que observam. O papel do meio (pais, pares...) determinante na estabilizao do comportamento lingustico da criana. O desenvolvimento da linguagem depende exclusivamente de variveis ambientais, sendo determinado pela prtica ou exerccio e no pela programao gentica. A aprendizagem em geral e a linguagem, em particular, vai ser adquirida por condicionamento, quer seja o condicionamento clssico (Pavlov); condicionamento operante (Thorndike e Skinner) e modelatrio. A linguagem um comportamento como outro qualquer e como tal aprende-se como se aprendem os outros comportamentos (imitao e erro).

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM 2) INATISMO (CHOMSKY)
Os seres humanos nascem com predisposio, com capacidades inatas para adquirir a linguagem. Para Chomsky, inegvel que o facto da criana aprender a falar um fenmeno biolgico. H uma ausncia de papel para o meio social e mesmo fsico na aquisio da linguagem. O desenvolvimento da linguagem reside no equipamento inato da criana e no em influncias ambientais como o ensino ou a modelao. A linguagem um comportamento especfico, prprio do homem que o nico animal dotado de razo. A linguagem uma caracterstica distintiva. A criana vem ao mundo com capacidades verbais j programadas. Chomsky props que os humanos nasciam equipados (DAL) um processo lingustico inato e activado por meio da recepo de informaes verbais.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM 3) SCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
Para os interaccionistas, a linguagem um meio de comunicao que se desenvolve num contexto de interaco social.
As interaces sociais (pais, pares...) constituem a base do desenvolvimento lingustico, as quais modelam e confirmam as aquisies lingusticas infantis. A criana participa de forma activa e intencional, na aquisio da linguagem. Os interaccionistas acreditam que tanto os tericos da aprendizagem quanto os inatistas esto parcialmente correctos. A perspectiva interaccionista afirma que a linguagem reflecte a interaco entre a natureza (factores biolgicos) e a educao (influncias ambientais).

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM 4) COGNITIVISMO (PIAGET)
A teoria de Piaget diferencia-se do inatismo (de Chomsky) e do empirismo (de Skinner) e ele tentou demarcar-se tanto de um como de outro. sobretudo, contra o empirismo (de Skinner) que ele mais se insurgiu. Para Piaget, o aparecimento e a evoluo da linguagem dependem da evoluo cognitiva. O nvel da linguagem em cada idade a manifestao do seu nvel cognitivo. O desenvolvimento lingustico depende do desenvolvimento cognitivo, ou seja, a linguagem est subordinada ao desenvolvimento cognitivo. a evoluo cognitiva que determina a evoluo da linguagem. A linguagem um comportamento como outro qualquer e a sua evoluo est relacionada com o estdio de desenvolvimento cognitivo da criana.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
Em meados do sculo XX, a tradio do behaviorismo era dominante na psicologia, sobretudo nos U.S.A, devido ao trabalho de B. F. Skinner que, no seu livro Verbal Behavior (1957) se props aplicar os princpios behavioristas aquisio da linguagem. Para Skinner, as crianas aprendem a falar apropriadamente porque so reforadas pelo discurso gramtico. As crianas aprendem a linguagem como aprendem todos os outros comportamentos, nomeadamente, atravs do condicionamento operante, isto , do reforo de actos que so considerados correctos pelos adultos. O reforo do comportamento verbal produzido por recompensas, como o elogio ou a demonstrao de que a elocuo da criana foi compreendida, da que a criana repita esse comportamento, em ocasies futuras.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
Para a maioria dos adultos, como que as crianas aprendem a falar? A resposta : imitam o que ouvem, so reforadas quando usam a gramtica correcta e so corrigidas quando falam de modo errado. Os hehavioristas enfatizam os mesmos processos imitao e reforo nas suas teorias de aprendizagem da linguagem. Os pais comeam a moldar a fala da criana, desde muito cedo, ao reforar selectivamente aspectos do balbucio semelhantes a palavras, aumentando a probabilidade desses sons serem repetidos. Aps terem moldado os sons em palavras, continuam a reforar (ateno ou aprovao) e a criana comea a combinar palavras, formando frases e formaes gramaticais mais longas. Ex: O beb emite o som mae a me responde Mam, sim, eu sou a mam.e transforma esse som em mam.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
Na perspectiva behaviorista, as crianas podem imitar espontaneamente o discurso dos adultos e se houver reforo, d-se, igualmente, uma aprendizagem. Para os behavioristas, a linguagem aprendizagem: - As crianas portuguesas aprendem portugus; - As crianas francesas aprendem francs; - As crianas japonesas aprendem japons; - As crianas surdas de pais falantes podem adquirir algumas habilidades de comunicao formal, se no forem instrudas na linguagem dos sinais (lngua gestual). A imitao e o reforo, sem dvida, contribuem para o desenvolvimento precoce da linguagem. No por acaso que as crianas aprendem a falar a mesma lngua que seus pais, com o mesmo sotaque regional.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
A aprendizagem em geral e a linguagem, em particular, vai ser adquirida por condicionamento, quer seja o condicionamento clssico (Pavlov); condicionamento operante (Thorndike e Skinner) e modelatrio. Condicionamento: o processo bsico de aprendizagem atravs da associao estmulo (S) resposta respectiva (R). Condicionamento clssico (de Pavlov): aprendizagem descrita por Pavlov e que consiste na associao de um estmulo condicionado a uma resposta. Consiste na aquisio e estabelecimento de uma associao entre um estmulo inicialmente neutro com um estmulo no condicionado que origina a resposta natural de salivao e, que, ao fim de vrios ensaios, adquire o poder de produzir uma resposta condicionada. Exemplo do condicionamento clssico a famosa experincia de Pavlov sobre a salivao do co, ao ouvir uma campainha que consistentemente lhe foi apresentada simultaneamente com um pedao de carne que o fazia salivar. A carne o estmulo no condicionado que provoca a resposta

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
Condicionamento operante (de Thorndike e Skinner): o procedimento pelo qual um indivduo adquire um determinado padro de comportamento, em consequncia de ter sido recompensado por o ter, ou punido por no o ter adquirido.

Condicionamento operante consiste na aprendizagem que envolve um estmulo e uma resposta e as suas consequncias. chamado Skinneriano e relaciona-se com os estudos da psicologia animal realizados por Thorndike.
Condicionamento operante: em presena de um estmulo (referncia-objecto) a criana emite uma resposta (palavra) que o ambiente refora ou no (incompreenso, correco pela me, obteno do objecto). O reforo positivo ou negativo leva discriminao do estmulo (as crianas imitam palavras e so reforadas). Os pais seleccionam e reforam as respostas verbais adequadas e diminuem a frequncia das respostas erradas, modelando assim a aprendizagem, por via do reforo. As crianas aprendem a falar tal como aprendem outros comportamentos, atravs do condicionamento operante, isto , o reforo de actos que so correctos para o adulto. Modelatrio (modelao): a aprendizagem atravs da observao (imitao) de outrm e dos respectivos resultados (consequncias) obtidos.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
CRTICAS: - Uma das crticas tem a ver com as regras gramaticais - se os pais realmente moldassem a gramtica, teriam de elogiar e de reforar, de outra maneira, as expresses gramaticais dos filhos. Anlises de conversas entre mes e filhos revelam que a aprovao ou desaprovao da me depende muito mais do valor verdadeiro (da semntica) do que uma criana fala e no da afirmao gramaticalmente correcta (Baron, 1992; Brown et al, 1969). Ex: Se uma criana olha para uma vaca e diz Ele vaca (verdadeiro, mas gramaticalmente incorrecto), a me aprova (Sim, sim, uma vaca) mas se a criana tivesse dito Um cachorro (gramaticalmente correcto, mas falso, porque era uma vaca), a me corrigia logo No, no, no um cachorro, uma vaca.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
- No h evidncias de que as crianas adquiram as regras gramaticais
imitando o discurso adulto. H palavras que elas usam que nunca foram escutadas por um adulto como eu pusi (em vez de pus) ou eu trazi (em vez de trouxe) ou eles poram (em vez de puseram).

- Quando as crianas tentam imitar a frase de um adulto que diz Olha,

aquele gato est subindo quela rvore, elas condensam a informao para adequ-la ao seu nvel gramatical disponvel e repetem gato sobe rvore (Baron, 1992; Bloom et al, 1974).

Levanta-se a seguinte questo: Ento, como que as crianas pequenas adquirem o conhecimento gramatical se no imitam directamente a gramtica adulta e no so consistentemente reforadas a falar de modo gramatical? Este aspecto no respondido pela teoria behaviorista. mais uma das fragilidades da teoria.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
Em sntese: - No h provas de que os pais actuem como professores de linguagem, como Skinner afirmava. Os pais so tolerantes em relao s verbalizaes dos filhos, nos primeiros anos de vida. Raramente, corrigem os aspectos gramaticais das frases dos filhos. - A imitao importante para a aquisio de palavras individuais mas no explica a aquisio de estruturas gramaticais; - No h provas de que as crianas imitem o discurso dos adultos; criam as suas prprias frases, de acordo com o seu estdio de desenvolvimento.
- Esta teoria no explica a rapidez com que uma criana aprende a construir

enunciados mais complexos, pelo que a imitao no explicao suficiente.


- No

considera o nvel de criatividade, fundamental na linguagem humana.

- No especifica os tipos de reforos a fazer e as suas consequncias.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


BEHAVIORISMO (SKINNER)
- A teoria behaviorista no equaciona a natureza descontextualizada da linguagem, isto , mesmo na ausncia de estmulo a criana capaz de produzir linguagem. - Skinner coloca todo o nus nos adultos e no seu papel de reforo e ensino, considerando as crianas como meras receptoras passivas, como tbuas rasas que o meio vai modelar. - Afinal, sabe-se que as crianas so activas, na tentativa de dominar as formas de comunicao e no seu esforo por compreender as regras que presidem linguagem. O aspecto criativo do desenvolvimento esquecido na perspectiva mecanicista adoptada pelos behavioristas e, como tal, condenou esta teoria ao fracasso.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
Conceitos que importa saber, na teoria nativista (inatista) de Chomsky: - Fundamentos tericos para a teoria inatista. - Dispositivo de Aquisio da Linguagem (DAL ou LAD). - Gramtica universal (GU). - Modelo de aquisio de linguagem. - Bases biolgicas que sustentam o inatismo do desenvolvimento lingustico. - Hiptese do perodo crtico ou perodo sensvel de aquisio da linguagem (Erik Lenneberg, 1967). - Problemas com a teoria inatista

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
O nativismo ou inatismo uma teoria biolgica do desenvolvimento da linguagem. Assenta num carcter inato dos sistemas biolgicos e fsicos que dotam os seres humanos da capacidade de adquirirem linguagem.

A aquisio da linguagem uma actividade biologicamente programada.


Os inatistas (nativistas) sustentam que as crianas, em todo o mundo, parecem adquirir as mesmas realizaes lingusticas, com a mesma idade: -balbuciam entre os 4 e os 6 meses; -falam a sua primeira palavra significativa por volta dos 12 ou 13 meses; -comeam a combinar palavras no final do 2. ano; -conhecem o significado de milhares de palavras e constrem uma variedade impressionante de sentenas gramaticais (aos 4 e 5 anos). -usam a maior parte das estruturas sintcticas das suas lnguas maternas (aos 4 e 5 anos) sem terem recebido qualquer lio formal sobre gramtica.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
O facto das crianas atingirem, em todo o mundo, as mesmas realizaes lingusticas, com a mesma idade, revela a existncia de uma lingustica universal, ou seja, um aspecto do desenvolvimento da linguagem compartilhada por todas as crianas. O desenvolvimento da linguagem reside no equipamento inato da criana e no em influncias ambientais como o ensino ou a modelao. Aprender a falar um fenmeno biolgico. A gentica o mecanismo explicativo e que subjaz aquisio da linguagem. Contra a tbua rasa, Chomsky defende que a criana vem ao mundo com capacidades j programadas. A aprendizagem prende-se mais com o nvel maturacional dos mecanismos de aquisio, do que num nvel cognitivo da prpria aprendizagem.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY) Para os nativistas, como que as crianas adquirem a linguagem?
- Predisposio para aprender qualquer lngua: nasce-se para aprender qualquer lngua; - Emisso precoce de estruturas lingusticas complexas: as crianas, por volta dos 4 anos, j conseguem elaborar enunciados bastante complexos;

- Aquisio a partir de inputs degradados: os inputs degenerados tm a ver com o discurso adulto incompleto e no gramatical, cheio de hesitaes e de erros (a lngua falada: performance) que uma reflexo imperfeita do conhecimento possudo pelo adulto falante (competncia). Apesar disto, todas as crianas aprendem a falar.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
Como que as crianas adquirem a linguagem? (cont.) - Sequncia relativamente universal independentemente da lngua a que a criana est exposta, com etapas mais ou menos idnticas: com a mesma idade, todas as crianas passam por uma fase de palreio, a que se segue o perodo de lalao, depois a fase holofrstica, seguida do discurso telegrfico, das estruturas simples e finalmente, as estruturas complexas. Tudo isto parece remeter para um carcter inato. -Aquisio independentemente da inteligncia, motivao ou experincia (todas as crianas aprendem a falar). Afinal, o que que faz com que qualquer criana em qualquer parte do mundo aprenda a falar? Que mecanismos de aquisio existem?

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
Que mecanismos de aquisio da linguagem defende Chomsky? Para Chomsky, os seres humanos (apenas) nascem com um equipamento biolgico para alcanar a linguagem, sobretudo, com capacidade de extrair regras gramaticais, da sua prpria lngua, como se existissem estruturas mentais especficas e inatas orientadas para o processamento lingustico. A esta capacidade, Chomsky chamou LAD (Language Acquisition Devise) ou DAL (Dispositivo de Aquisio da Linguagem). LAD ou DAL um processo lingustico inato activado por meio de recepo de informaes verbais.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
LAD ou DAL o conjunto de esquemas abstractos e de regras relativas linguagem em geral que todo o indivduo viria equipado (geneticamente inscritos nos seres humanos) e que permitir criana, a partir dos enunciados do seu meio lingustico, elaborar as regras especficas da sua lngua. O LAD ou DAL contm uma Gramtica Universal (GU) ou seja, o conhecimento de regras comuns a todas as lnguas. A Gramtica Universal (GU) contm as regras bsicas que caracterizam todos os idiomas. uma competncia de base subjacente a todas as lnguas. A Gramtica Universal suficientemente flexvel para abarcar as regras de todas as lnguas: em todas, h uma relao entre sujeito, verbo e objecto; o sujeito est implcito nas frases, mesmo sem aparecer (escrito ou falado).

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
Exemplos de princpios universais que qualquer gramtica de qualquer lngua ter de obedecer:

- A existncia nas frases de sintagmas nominais e verbais. As frases tm certas regras e relaes (S-V-O, isto , sujeito-verbo-objecto). Ex: O Joo comeu a laranja O Joo (S) comeu (V) a laranja (O) O Joo comeu a laranja F= SN + SV F= SN1 + (V + SN2) - A existncia de regras transformacionais (regras que transformam as cadeias sintagmticas em cadeias diferentes): passagem de frases afirmativas, a negativas, a passivas, etc.). Existem em todas as lnguas. Ex: A laranja foi comida pelo Joo F= SN2 + ser + V + pelo + SN1 Houve aqui uma transformao numa cadeia sintagmtica diferente.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY) Maturao ou aprendizagem no desenvolvimento lingustico?
-O desenvolvimento da linguagem concebido mais como uma questo de maturao do que propriamente de aprendizagem. A sequncia dos tipos de discursos que a criana capaz de emitir em diferentes idades a manifestao dos processos de actualizao das estruturas inatas. Mesmo as estruturas mais simples da linguagem so muito complexas para serem ensinadas pelos pais ou descobertas por meio de tentativa e erro por bebs cognitivamente imaturos. - A rapidez com que a criana utiliza uma estrutura muito complexa como a linguagem no se explica por mecanismos da imitao ou da aprendizagem; a criana produz discursos novos que no ouviu e que foram criados graas capacidade inata a que Chomsky chamou Competncia.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
DISTINO ENTRE COMPETNCIA E PERFORMANCE

Competncia diz respeito ao conhecimento intuitivo que qualquer falante tem em relao s regras da sua lngua. Cabe lingustica explicitar e formalizar em regras esse conhecimento intuitivo, ou seja, o que est na origem da competncia lingustica. Performance tem a ver com a forma como se utiliza o conhecimento. Est mais centrada nos processos de produo e compreenso de enunciados particulares de uma determinada lngua. Tem a ver com os processos de produo e compreenso da fala propriamente dita.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
Chomsky compara o trabalho da lingustica forma como a criana aprende a falar. O linguista procura formalizar as regras da sua lngua. O que o linguista faz de uma forma explcita e consciente, a criana faz de uma forma inconsciente extrai a regra. As crianas formulam hipteses sobre as categorias e relaes subjacentes linguagem e vo test-las atravs do uso, aplicando as regras extradas (a gramtica da lngua) a novos contextos. como se a criana fosse um minicientista. Chomsky afirma que a criana ao adquirir a linguagem (re)constri para si prpria a gramtica da lngua a que est exposta. Para Chomsky, essa aquisio realizada num curto espao de tempo, ocorre de modo idntico com todas as crianas e no est dependente do seu nvel de inteligncia.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
Em sntese: A linguagem a jia da coroa do conhecimento humano. Ao adquirir a linguagem, a criana apodera-se de um sistema composto de categorias e regras (a gramtica da lngua) que lhe permite compreender e produzir enunciados jamais ouvidos. O desenvolvimento deste complexo sistema ocorre rapidamente, sem instruo formal e seguindo um percurso universal. A criana s adquire a mestria lingustica porque vem apetrechada especificamente para tratar a informao lingustica e formar as estruturas que so caractersticas da linguagem humana. Essa especificidade reside no equipamento biolgico do ser humano e na evoluo maturacional, ao longo do crescimento da criana.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


INATISMO (CHOMSKY)
Que bases biolgicas explicam a existncia de mecanismos lingusticos inatos? - Lenneberg (1967) estudou doentes com sintomas de afasia e verificou que a recuperao era mais difcil em doentes cuja leso ocorria depois da adolescncia, do que outros em que ocorria antes. Ele concluiu que existe um perodo crtico no ser humano para a aquisio da linguagem: aos 3 anos. Depois desta idade e se a criana no tiver sido exposta linguagem, ter muitas dificuldades em adquiri-la.

- Outro aspecto biolgico a capacidade da criana produzir enunciados de duas palavras, por volta dos 2 anos, o que coincide com processos maturacionais dos axnios e que permite aos neurnios trocar informaes mais rapidamente.
- A existncia de zonas de processamento da linguagem (rea de Broca e de Wernicke).

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
Conceitos que importa saber, na teoria interaccionista: - O conceito de construtivismo - Os fundamentos tericos da perspectiva de Vygotsky e de Brunner - As contribuies biolgicas e cognitivas para a teoria interacccionista - Apoios ambientais para o desenvolvimento da linguagem - Modelo do desenvolvimento de Vygotsky - Razes genticas da linguagem e do desenvolvimento - Como se desenvolve a aquisio da linguagem - Mecanismos de aquisio da linguagem (para Brunner). - Passagem do nvel pr-verbal para o nvel lingustico (para Brunner)

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
Construtivismo uma concepo do conhecimento e da aprendizagem, defendido por Vygotsky, que parte da ideia de que o homem no nasce inteligente mas tambm no passivo sob a influncia do meio, isto , ele responde aos estmulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu prprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. Construtivismo uma das correntes tericas empenhadas em explicar como a inteligncia humana se desenvolve partindo do princpio de que o desenvolvimento da inteligncia determinado pelas aces mtuas entre o indivduo e o meio (interaco). Esta concepo do conhecimento deriva da teoria de Piaget e da pesquisa de Vygotsky.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER) Caracterizao do modelo do desenvolvimento de Vygotsky
1- As crianas nascem com capacidades biolgicas elementares. Atravs da interaco com adultos, as crianas tm acesso a um conjunto de signos e de instrumentos que vo interiorizando e aplicando. este processo de internalizao que leva ao desenvolvimento de funes psicolgicas superiores como por exemplo; o pensamento verbal, o pensamento causal, o raciocnio abstracto... Os instrumentos so utilizados em comportamentos orientados para o exterior, conduzindo a mudanas nos objectos. Os signos agem sobre o prprio indivduo e sobre os outros. A multifuncionalidade da linguagem: linguagem enquanto instrumento e signo.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
2 A internalizao da linguagem e dos conceitos por si veiculados e que esto na base do desenvolvimento do pensamento. A aquisio de conceitos, atravs da linguagem, que faz com que a linguagem seja fundamental para o desenvolvimento do pensamento, na perspectiva de Vygotsky. 3 A linguagem interna (intrapsquica) tem origem nos contactos reais, nos dilogos, nas trocas com as outras pessoas (interpsquicas). A linguagem interna a linguagem relacionada com a forma como pensamos sobre as coisas; mediada pela interaco com os outros; vai sendo internalizada. O conceito de zona proximal de desenvolvimento (ZPD) de Vygotsky aplicase ao desenvolvimento lingustico e revela a importncia da interaco. O ZPD respeita distncia entre o desenvolvimento potencial e o desenvolvimento real da criana; a diferena entre aquilo que a criana consegue fazer sozinha e o que faz ajudada por algum mais competente.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
4) A apropriao da linguagem considerada uma fonte de descontinuidade do desenvolvimento porque implica um novo meio de relao com o exterior e com a organizao interna - a funo semitica que medeia a relao interna com a realidade.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER) Razes genticas da linguagem e do desenvolvimento
A linguagem e o desenvolvimento tm razes genticas diferentes. Quando nascemos, o pensamento e a linguagem esto separados. Entrelaam-se ao longo do processo de desenvolvimento. Para Vygotsky, a linguagem anterior ao pensamento; o desenvolvimento da capacidade de utilizar palavras que torna possvel o pensamento representacional. Na origem do pensamento e da linguagem, esto dissociadas: - uma fase pr-intelectual do desenvolvimento lingustico: linguagem que no assistida por processos de pensamento. - uma fase pr-verbal do desenvolvimento intelectual: pensamento que no assistido por processos lingusticos.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER) A partir de determinada altura, os processos de linguagem e os processos de
pensamento vo convergir, o que vai alterar radicalmente o prprio processo de desenvolvimento. Esta juno ocorre quando a criana descobre o poder simblico das palavras. Gradualmente, o pensamento torna-se verbal e a linguagem racional. Vygotsky realizou uma experincia com crianas de 2/3 anos e concluiu que, nesta idade, as crianas no distinguem um nome da coisa nomeada. Ex: possvel chamar vaca a um co? Sim, mas s se o co tiver corninhos. A criana tem necessidade de, ao transferir o nome (vaca-co), transferir tambm caractersticas do objecto.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
Como se desenvolve a aquisio da linguagem, na teoria interaccionista - A linguagem adquirida num contexto de comunicao: a linguagem adquirida atravs de interaces sociais. - As manifestaes de comunicao pr-verbal por parte do beb constituem j uma forma de insero no grupo social. Os sons, o chorar/palrar so manifestaes de comunicao pr-verbal decorrem da necessidade da criana se inserir no grupo social. - As razes pr-intelectuais da linguagem manifestam-se no palrar, no choro e nas primeiras palavras. Trata-se da fase pr-intelectual do desenvolvimento lingustico.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
Como se desenrola a fase pr-intelectual da linguagem: A fase pr-intelectual da linguagem incide, fundamentalmente, no ambiente social para a aprendizagem das primeiras palavras e h um predomnio, nesta fase, da funo social da linguagem. Como que as primeiras palavras das crianas tm uma funo social e no representativa? Ao fazerem pedidos, ao colocarem questes, as palavras que as crianas utilizam ainda no tm representao interna (dos conceitos que lhes correspondem). atravs da interaco com os outros que a criana adquire/apreende os conceitos, os significados das coisas, das palavras... atravs da interaco que a criana adquire a linguagem e esta tem uma funo essencialmente social.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
Mecanismos de aquisio da linguagem (para Brunner): - Os mecanismos de aprendizagem que explicam a aprendizagem da linguagem so a imitao e a predisposio inata; - O conceito de LASS (Language acquisition support system ou sistema de suporte na aquisio da linguagem - SSAL) remete para a propenso inata das crianas em entrar em interaco social e para aprender a falar. As crianas s aprendem em contexto de interaco social. Para Brunner existe um nvel pr-verbal que antecede o perodo lingustico (aquisio da funo comunicativa da linguagem). Brunner considera que nos contextos comunicativos que a linguagem adquirida j que a criana associa essa linguagem a determinadas situaes.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
Passagem do nvel pr-verbal para o nvel lingustico (para Brunner) Esta passagem pode ser organizada em 4 tipos de processos: 1) Um primeiro processo tem a ver com a aprendizagem da segmentao da aco levada em conjunto com a me. A criana aprende as posies e as ordens de ocorrncia nas sequncias agente-aco-objecto-destinatrio. Nestes contextos ritualizados, a criana aprende a segmentar a aco.

2) Um segundo processo refere-se construo de rotinas conjuntas. Estas rotinas conjuntas permitem estabelecer um referencial comum: a me e o filho seguem mutuamente o olhar um do outro e focam-se no mesmo objecto. A me fala de algo em que a criana est focada. Ex: cucu, a me faz desaparecer um boneco e a criana fica espera que ele volte a aparecer.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


SOCIO-CONSTRUCIONISMO (VYGOTSKY E BRUNNER)
3) O terceiro processo diz respeito s aces sistemticas da me onde ela faz comentrios sobre o objecto que prendeu a ateno de ambos, criando um estado de ateno reforada, por parte da criana. Ex: A me diz: Olha aqui. Olha aqui. O que isto? O que ? o ursinho!. Quando a criana j sabe falar, no mesmo tipo de brincadeira, a me espera que seja a criana a dar a resposta.

4) O quarto processo tem a ver com a aprendizagem por parte da criana de configuraes fonolgicas. A criana j tem conscincia de que as palavras designam objectos. Os actos de linguagem so aprendidos pela criana atravs de inferncias em relao a configuraes prosdicas (padres de acentuao e entoao da linguagem).

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
Na teoria Cognitivista de Piaget, interessa saber: -Como aparece a linguagem. -Como se desenvolve a funo simblica (funo semitica). -Como se prova que a funo simblica fundamental, na aquisio da linguagem. -O que o pensamento simblico. -Como que o desenvolvimento cognitivo potencia o desenvolvimento lingustico. -Os conceitos de imitao diferida e imitao interiorizada. -O que se entende por representao da aco ou do objecto. -Como se define jogo simblico.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
Fundamentao terica da teoria cognitivista 1) Em oposio a Vygotsky, Piaget considera que o pensamento anterior linguagem. O desenvolvimento cognitivo que potencia o desenvolvimento lingustico. A aquisio da linguagem contempornea com a emergncia da funo simblica. A funo simblica a grande diferena do desenvolvimento, pois nesta fase que se adquire a representao mental que se desdobra na capacidade da criana se descentrar da realidade (pensar o presente, o passado e o futuro). 2) A funo simblica s possvel por que tem como requisito a diferenciao entre significado e significante e a capacidade de evocar cenas e objectos que no esto presentes.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET) 3) A funo simblica surge a partir da aco: o jogo que conduz o beb
da aco representao. 4) A representao comea quando h simultaneamente diferenciao e coordenao entre significados e significantes. Os primeiros significantes so fornecidos pela imitao. Num primeiro momento, a imitao feita na presena do modelo (imitao diferida) e lentamente vai sendo interiorizada pela criana que, s mais tarde, consegue imitar, mesmo no estando na presena do seu modelo (imitao interiorizada).

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
Em Sntese: 1) O que importante em Piaget no a aquisio da linguagem mas sim a conquista da representao. 2) Para Piaget, a representao no fruto da aquisio dos signos verbais (palavras) como afirmava Vygotsky. A representao que aparece em primeiro lugar e d origem aos signos verbais (palavras). No estdio sensrio-motor, as crianas ainda no possuem linguagem pois no h representao. 3) A aquisio da linguagem tem a mesma origem que a imitao diferida e o jogo simblico.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
Funo simblica a capacidade que o indivduo tem de gerar imagens mentais de objectos ou aces e atravs dela chegar representao da aco ou do objecto. A funo simblica (ou funo semitica) surge quando ocorre diferenciao entre os significantes e os significados. A funo simblica comea pela manipulao imitativa do objecto e prossegue na imitao diferida e na interior (mental), na ausncia do objecto. O jogo simblico (faz-de-conta): uma criana pega num objecto e faz brum...brum e esse objecto serve-lhe de carro. O pensamento simblico fundamentado em smbolos e imagens particulares que a criana construiu a partir da sua experincia. Ex: uma criana que tem um co chamado Bobby e quando v um co na rua referese a ele como sendo Bobby.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
Piaget defende que, por mecanismos de assimilao e de acomodao, o sujeito atinge fases ou estdios de equilbrio privilegiado entre o seu conhecimento, constitudo por esquemas e os dados do meio. Quando este equilbrio se rompe, a tendncia para o equilbrio restabelece-se. Estes dois processos (assimilao e acomodao) buscam reestabelecer um equilbrio mental perturbado pelo contacto com um dado incompatvel com aquilo que se conhece at ento (princpio de equilibrao). - assimilao: um dado com que a criana contacta e que assimilado por um esquema j existente que ento se amplia. - acomodao: o dado novo incompatvel com os esquemas j formulados e ento cria-se um novo esquema acomodando esse conhecimento. Este novo esquema ser ento ampliado na medida em que o indivduo continua a estabelecer relaes com o meio.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
Ao nvel do desenvolvimento da linguagem, Piaget mostra que so os processos biolgicos de acomodao que permitem o acesso imitao diferida, depois funo semitica (simblica). Piaget afirma que a tendncia ao equilbrio uma funo explicativa central no problema do desenvolvimento da funo cognitiva (o equilbrio a chave que permite explicar a evoluo cognitiva da criana). O equilbrio parece ter uma funo determinante no desenvolvimento. Piaget afirma que a evoluo da inteligncia no de outra natureza que a da evoluo biolgica, ou seja, as duas evolues tm o mesmo princpio motor: o equilbrio, que um processo biolgico.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
Piaget postula a sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo da criana e descreve-a em 4 estgios a que ele chama fases de transio. - estdio sensrio-motor (dos 0 aos 2 anos) - estdio pr-operatrio (dos 2 aos 7 anos) - estdio operatrio concreto (dos 7 aos 12 anos) - estdio lgico-formal (dos 12 aos 16 anos) Piaget nasceu e morreu na Sua, em Genebra, com 85 anos de idade. Piaget tem uma viso descontinusta do desenvolvimento e, por isso, defende a existncia de estdios de desenvolvimento.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
O estdio sensrio-motor o estdio da inteligncia prtica anterior ao pensamento e linguagem. A inteligncia prtica baseada nas consequncias das aces e da explorao do meio externo. O estdio sensrio-motor o estdio em que a inteligncia se adapta ao meio atravs de esquemas sensrio-motores (actividade perceptiva e actos motores). O desenvolvimento cognitivo inicia-se com esquemas de aco reflexa, como agarrar e chuchar. Estes esquemas sofrem modificaes e ajustamentos (acomodaes) em resposta s diversas experincias. Progressivamente, a criana constri o seu repertrio de actividades, isto , os esquemas tornamse menos reflexos. Ex: a criana acomoda a sua boca de forma diferente conforme o que vai chuchar (o lenol, o dedo, a chucha...).

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
O estdio pr-operatrio caracterizado pelo surgimento e crescente uso do pensamento simblico e da linguagem. O smbolo a palavra, o gesto ou o objecto que substitui algo representando-o. Neste estdio, d-se o incio do pensamento simblico em que as ideias substituem a experincia concreta. A capacidade de representao simblica, dita funo simblica (ou semitica) marca o fim do perodo sensrio-motor e o incio do properatrio. Este acontecimento notvel marca o incio do pensamento. A criana aos 2 anos comea a desenvolver a capacidade de representar mentalmente objectos ausentes (aquisio da permanncia do objecto). Esta aquisio sinal da emergncia da capacidade de representao simblica. No se limita a agir sobre os objectos mas representa-os, isto , substitui-os por smbolos que valem por esses objectos e assim pode pensar sobre eles.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


COGNITIVISMO (PIAGET)
No estdio pr-operatrio, os padres de linguagem so egocntricos; quando crianas de 3 anos brincam umas com as outras, os comentrios de cada criana tm pouca relao com o que as outras dizem, comunicam mais consigo prprias do que entre si. As crianas parecem falar s crianas e no com as outras crianas. o monlogo colectivo. Este perodo pr-operatrio (ou intuitivo ou pr-lgico) uma verdadeira oportunidade de ouro para o desenvolvimento da linguagem. Uma criana mdia de 2 anos compreende entre 200 a 300 palavras e uma criana de 5 anos compreende 2000 uma enorme percentagem de aumento. Uma criana de 6 anos, possuir mais de 14 000 palavras aos 6 anos, o que corresponde a um aumento mdio de quase 9 novas palavras por dia.

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM (PL)


AS TEORIAS DE AQUISIO DA LINGUAGEM
AUTOAVALIAO: No final deste Bloco, sou capaz de: - Nomear as vrias teorias explicativas de aquisio da linguagem. - Caracterizar a teoria behaviorista de Skinner sobre a aquisio da linguagem e enunciar as principais crticas feitas a este modelo. - Apresentar as teses inatistas de Chomsky e fundament-las. - Enunciar a abordagem socio-interaccionista de Vygotsky e de Brunner em relao aquisio da linguagem. - Justificar a posio de Piaget relativamente subordinao do desenvolvimento lingustico em relao ao desenvolvimento cognitivo. - Diferenciar os modelos empirista, inatista, socio-interaccionista e cognitivista em relao aquisio da linguagem.

S-ar putea să vă placă și