Sunteți pe pagina 1din 25

EPIDEMIOLOGIA

SAUDE E DOENA

AULA 3
PEREIRA.P.A.M 1

Conceitos de sade e de doena


Sade pode ser definida como ausncia de doena Sade um completo estado de bem-estar fsico, mental e social, e no meramente

ausncia de doena. (OMS, 1948)

PEREIRA.P.A.M

Em lugar de considerar sade e doena como sistema binrio, devemos conceb-lo como um processo que o

ser humano passa por multiplas situaes que exigem


de seu meio interno um trabalho de compensaes e adaptaes sucessivas.

PEREIRA.P.A.M

O curso das doenas no igual, apresenta variaes de um caso para outro.


Alguns padres de variao: A) evoluo aguda rapidamente fatal.Ex. a raiva. B) evoluo aguda- clinicamente evidente e com rpida recuperao na maioria dos casos. Ex. viroses respiratrias. C) evoluo sem alcanar o limiar clinico - individuo no saber que teve o problema .Ex .hepatite anictrica. D) evoluo crnica- que se exterioriza e progride aps longo perodo (letal).Ex. afeces cardiovasculares de cunho degenerativo. E) evoluo crnica com perodos assintomticos entremeados com exacerbaes clinicas. Ex. afeces psiquitricas e dermatolgicas.

PEREIRA.P.A.M

SADE E DOENA
Histria Natural da Doena Padres de evoluo das doenas

a
Intensidade do processo

Evoluo clnica

bito

d e

Invalidez Cronicidade
Limiar clnico

c Tempo

Evoluo subclnica

a) evoluo aguda (rapidam/e fatal) b) evoluo aguda c) evoluo s/ limiar clnico d) evoluo crnica e) evoluo crnica

Recuperao da sade

Duas concepes de histria natural da doena


As caractersticas de determinada doena podem ser facilmente analisadas durante a evoluo do processo. Tal referencial convencionou-se chamar histria natural, sendo que considerada natural por no haver interveno do homem. Normalmente, so utilizadas duas ticas para estudo da histria natural de determinada doena: A partir dos servios e a partir da comunidade.

PEREIRA.P.A.M

1- Viso da doena, a partir dos servios Comumente histria natural empregada como investigaes clnicas que se presta a promover informaes sobre a evoluo de determinando evento, ou seja descrevem o curso clinico. Tais pesquisas que, normalmente ocorrem com a demanda de assistncia mdica especializada, consistem no acompanhamento de um determinando nmero de pacientes diagnosticados com a mesma doena, como ocorreu no caso da febre reumtica em que mil pacientes foram observados durante 20 anos.

PEREIRA.P.A.M

2- Viso da doena, a partir da comunidade Neste caso a busca por paciente no exclusivamente sob demanda , feita uma busca ativa de paciente na comunidade. Desta maneira possvel esclarecer a etapa patolgica como objetivo principal deste estudo populacional-territorial, uma vez que capaz de analisar a fase pr-patologica evidenciando diversos graus de risco e uma variedade de estado que teve inicio muito antes no qual podem ser identificados fatores hereditarios,comportamentais).Ex.Infarto agudo Miocrdio Outros pontos a serem destacados so as taxas de morbidade e mortalidade geradas com bastante preciso.

PEREIRA.P.A.M

Fase inicial (ou de suscetibilidade)

Fase patolgica pr-clnica


Fase Clnica Fase de incapacidade residual

PEREIRA.P.A.M

1- Fase inicial (ou suscetibilidade) Na fase inicial ainda no h doena propriamente dita. No entanto, j se constatam condies que favorecem o aparecimento em decorrncia dos fatores de riscos ou de proteo. Como exemplo de preveno nesta fase, destaca-se a eliminao dos fatores de risco ou alterao da sua intensidade.

PEREIRA.P.A.M

10

2- Fase patolgica pr-clinica


Este momento, inicia-se como processo patolgico e vai at o aparecimento de sintomas ou sinais da doena, podendo evoluir para a cura ou progredir para a fase da doena. O exemplo apresentado diz respeito preveno na fase prclinica, ou seja, rastreando triagem.. Neste caso h um rastreamento de indivduos enfermos ou em risco na populao sadia e, atravs de testes, reduz-se gradativamente a quantidade de indivduos efetivamente doentes, proporcionando maior cobertura populacional de servios de sade, protegendo o maior nmero de pessoas, com menor esforo.

PEREIRA.P.A.M

11

3- Fase clnica

Aqui a doena j est em estado adiantado. No entanto, h diferentes graus de acometimento do organismo, podendo variar desde leve at aguda ou crnica. Nesta fase uma pequena porcentagem dos afetados procura o sistema formal de atendimento impossibilitando a formao de estatsticas realistas. A atuao pode ser curativa ou preventiva como, por exemplo, no caso do infarto agudo do miocrdio que so utilizados recursos teraputicos com intuito de limitar a rea enfartada e, por outro lado, tornam-se medidas para prevenir a ocorrncia de novos infartos.

PEREIRA.P.A.M

12

4- Fase de incapacidade residual

No caso de seqelas necessria a reabilitao de cunho fsico, psicolgico ou social visando capacidade residual da pessoa afetada aps a estabilizao clnica.

PEREIRA.P.A.M

13

1- Etiologia Etiologia na fase patolgica Nesta fase, encontram-se os processos que ocorrem em poca ainda anterior resposta biolgica inicial do organismo. Etiologia na fase patolgica Nesta fase, encontram-se os processos que ocorrem no interior do corpo humano e que e sucedem a partir da resposta orgnica inicial. 2- Preveno A preveno tambm se apresenta em duas etapas: primrias e secundria. Levando-se em considerao que o problema pode ser de natureza coletiva ou individual, o tratamento deve der diferenciado em funo das fases de sade ou de doena.

PEREIRA.P.A.M 14

So consideradas medidas preventivas todas aquelas utilizadas para evitar doenas ou suas conseqncias, bem como as que destinam, a interromper o processo da doena que j se instalou no organismo humano. As seguintes classificaes de medidas preventivas so adotadas:
Medidas inespecficas e especficas

PEREIRA.P.A.M

15

As medidas inespecficas - So medidas gerais, com o objetivo de promover o bem-estar das pessoas. As medidas especficas so medidas restritas, incluem as tcnicas prprias para lidar com cada dano em particular.Ex. Doena de Chagas, Dengue (luta anti vetoriais, transfuso de sangue)

PEREIRA.P.A.M

16

1- Preveno primria
As aes primrias so ampliadas em fase anterior ao inicio biolgico da doena, trata-se da preveno da ocorrncia. o caso, por exemplo, de educao para a sade,saneamento ambiental.

2- Preveno secundria
Aes ocorrem no perodo patolgico da doena,

visando a preveno da evoluo na tentativa de faz-lo regredir, no afastando do seu carter curativo.Ex. Uso de antibiticos nas doenas infecciosas,Aspirina nos pacientes com infarto,agudo do miocrdio.

3- Preveno terciria
O objetivo da preveno terciria atenuar a invalidez e promover o ajustamento a condies intermediveis diante das seqelas. Trata-se da reabilitao. Ex. Sequela de AVC
PEREIRA.P.A.M 17

1. Promoo da Sade aes destinadas para manter o bem-estar, sem visar nenhuma doena. Educao sanitria Alimentao e nutrio adequadas Habitao adequada

Emprego e salrios adequados


Condies para a satisfao das necessidades bsicas para o indivduo.

PEREIRA.P.A.M

18

2 - Proteo especficas inclui medidas para impedir o aparecimento de uma determinada doena Imunizao Exame pr-natal Quimiprofilaxia Fluorretao da gua Eliminao de exposio a agentes carcinognicos Sade Ocupacional

PEREIRA.P.A.M

19

3- Diagnstico e tratamento precoce: Rastreamento Exame peridico de sade Procura de casos entre contatos Auto exame Interveno mdica ou cirrgica precoce

PEREIRA.P.A.M

20

4 - Limitao do dano: Acesso facilitado a servio de sade Tratamento mdico ou cirrgico adequado Hospitalizao em funo das necessidades

PEREIRA.P.A.M

21

5- Reabilitao (impedir a incapacidade total) Fisioterapia Terapia ocupacional Emprego para o reabilitado Melhores condies de trabalho para o deficiente Educao para o pblico para aceitao dos deficientes prteses e rteses

PEREIRA.P.A.M

22

MEDIDAS UNIVERSAIS, SELETIVAS E INDIVIDUALIZADAS


MEDIDAS UNIVERSAIS: so recomendaes para todas as pessoas, so aplicadas com ou sem assistncia profissional.Ex. dieta balanceada,exercicios regulares,etc MEDIDAS SELETIVAS: recomendadas somente para subgrupos da populao, que esto em alto risco de adoecer, identificadas por sexo, idade, ocupao ou outra caracterstica marcante. Ex.uso de EPIs, abstinncia de lcool e fumo na gravidez MEDIDAS INDIVIDUALIZADAS: aplicadas a um indivduo que est em alto risco para desenvolvimento futuro da doena.Ex.Hipertenso, colesterol elevado.

PEREIRA.P.A.M

23

Referncias bibliogrficas
MINAYO M.C.S. Sade doena: uma concepo popular da etiologia. Cadernos de Sade Pblica, RJ. 4(4):363-381, 1988. PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prtica. Ed. Guanabara Koogan. 1995. Captulo 3: Sade e Doena. ROUQUAYROL, M.Z. Epidemiologia e Sade. 6 edio. MEDSI, Rio de Janeiro, 2003, Captulo 2: Epidemiologia, Histria Natural e Preveno de Doenas. KNAUTH D.R; de OLIVEIRA F.A. Captulo 15 - Antropologia e ateno Primria Sade. Em: Medicina Ambulatorial. Fundamentos e Prticas em Ateno Primria Sade.

PEREIRA.P.A.M

24

OBRIGADA!!!!

PEREIRA.P.A.M

25

S-ar putea să vă placă și