Sunteți pe pagina 1din 34

Gerncia de Projetos - Sumrio

Sumrio
Introduo Fases do Projeto Ciclo de Vida do Projeto Habilidades da Administrao Gerenciamento da Integrao Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Prazo Gerenciamento do Custo Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento dos Recursos Humanos Gerenciamento das Comunicaes Gerenciamento dos Riscos
1

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos

RISCOS
I Risco afeta os acontecimentos futuros: o presente e o passado no preocupam pois so frutos de decises anteriores. A questo : se mudarmos nossas aes hoje, podemos criar oportunidades para uma situao diferente (possivelmente melhor) amanh? II - Risco envolve mudana (de pensamento, de opinio, de aes, de lugares, etc.) III Risco envolve escolha e a prpria incerteza que a escolha envolve. Assim como a morte e os impostos, o risco sempre existir
2

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Anlise e Gesto de Riscos uma srie de passos que ajudam uma equipe a entender e administrar a incerteza. Muitos problemas podem perturbar o bom andamento de um projeto. Um risco um problema potencial pode ou no acontecer. Mas independente do resultado, muito importante identific-lo, avaliar a probabilidade de ocorrncia, estimar seu impacto e estabelecer um Plano de Contingncia para o caso de realmente ocorrer. Todos os envolvidos no projeto participam da anlise e gesto de riscos.

Um projeto um empreendimento complicado e difcil. Muitas coisas podem dar errado (e com freqncia do). Por isso, estar alerta entendendo os riscos e tomando medidas preventivas para evit-los ou administr-los um elemento chave da boa gerncia de projetos.
3

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Passos de uma Anlise:


I Reconhecer o que pode dar errado Identificao de risco; II Analisar cada risco para determinao de possibilidade de que venha a ocorrer e o dano que vai causar se, efetivamente, ocorrer. III Classificar os riscos por probabilidade e impacto.

IV Desenvolver um plano para administrar aqueles riscos com alta probabilidade e alto impacto.

Produto da Anlise de Risco:


produzido um plano de atenuao, monitorao e gesto de riscos (risk mitigation, monitoring and management, RMMM).

Garantia de Correo (como garanto que fiz corretamente?):


Os riscos que so analisados e geridos devem ser originados de um profundo estudo do pessoal, do produto, do processo e do projeto. O plano R deve ser revisto medida que o projeto evolui, para garantir que os riscos sejam atualizados.
4

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


O Gerenciamento dos Riscos do Projeto um processo sistemtico de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto. Isso inclui maximizar a probabilidade e conseqncia de eventos positivos e minimizar a probabilidade e conseqncia de eventos adversos aos objetivos do projeto. A figura a seguir fornece uma viso geral dos seguintes principais progressos: Planejamento da Gerncia de Risco Decidir como abordar e planejar a gerncia de risco no projeto. Identificao dos Riscos determinar os riscos provveis do projeto e documentar as caractersticas de cada um. Analise Qualitativa de Riscos analisar qualitativamente os riscos e condies para priorizar seus efeitos nos objetivos do projeto. Analise Quantitativa de Riscos mensurar a probalidade e impacto dos riscos e estimar suas implicaes nos objetivos do projeto. Planejamento de Resposta a Riscos desenvolver procedimentos e tcnicas para aumentar oportunidades e para reduzir ameaas de riscos para os objetivos do projeto. Controle e Monitorao de Riscos monitorar os riscos residuais, identificar novos riscos, executar os planos de reduo de risco e avaliar sua efetividade durante todo o 5 ciclo de vida do projeto.

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Risco de projeto um evento ou condio incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou negativo no objetivo do projeto. Um risco tem uma causa, se essa ocorrer, uma conseqncia. Por exemplo, a causa pode ser a requisio de uma folga ou ter limitado pessoal designado para o projeto. O evento de risco que a folga possa ser mais longa do que a planejada ou o pessoal no estar adequado para as tarefas. Se um desses eventos incertos ocorrer, existir uma conseqncia no custo, cronograma ou qualidade do projeto. Condies de risco podem incluir aspectos do ambiente do projeto que podem contribuir para o risco como prticas precrias de gerenciamento de projetos ou dependncia de participantes externos que no podem ser controlados. Riscos de projeto incluem tanto ameaas para os objetivos do projeto quanto oportunidades para aprimora-los. Isso tem origem na incerteza que est pressente em todos os projeto.
7

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Riscos conhecidos so aqueles que tem sido identificados, analisados e pode ser possvel planej-los. Riscos desconhecidos no podem ser gerenciados, embora os gerentes de projeto possam consider-los atravs da aplicao de uma contingncia genrica baseada na experincia passada com projetos similares.

As organizaes percebem os riscos como relacionados ameaas ao sucesso do projeto. Riscos, que so ameaas para o projeto, devem ser aceitos se esto balanceados com compensaes que podem ser ganhos na tomada do risco. A organizao deve ser compromissada em tratar a gerncia de risco durante todo o projeto para ter sucesso. Uma medida do comprometimento da organizao a dedicao para reunir dados de alta qualidade dos riscos de projeto e suas caractersticas.
8

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Planejamento da Gerncia de Risco Planejamento da Gerncia de risco o processo de decidir como abordar e planejar a Gerncia de risco no projeto. Isto importante para planejar os processos de gerncia de risco subsequentes de forma a garantir que o nvel, tipo e visibilidade da gerncia de risco esto adequadamente mensurados tanto para o risco, quanto para a importncia do projeto para a organizao Observaes sobre as sadas do Planejamento da Gerncia de Riscos
Plano de gerncia de risco. O plano descreve como a identificao, a anlise qualitativa e quantitativa, o planejamento de respostas, a monitorao e o controle do risco ser estruturado e realizado durante o ciclo de vida do projeto. O plano de gerencia de risco no dirigido para responder a riscos individuais isto acompanhado no plano de resposta ao risco que ser discutido a seguir.
9

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as sadas do Planejamento da Gerncia de Riscos (cont.) O plano de gerncia do risco inclui: Metodologia defini a abordagem, ferramentas e fontes de dados que podem ser usadas no gerenciamento de risco no projeto. Tipos diferentes de avaliaes podem ser adequados, dependendo do estgio do projeto, a quantidade de informao disponvel e a flexibilidade persistente na gerncia de risco.

Funes e responsabilidades define o lder, suporte e membros da equipe da gerncia de risco para cada tipo de ao no plano de gerncia de risco. Equipes de gerncia de risco organizadas fora do escritrio de projeto podem ser capazes de executar mais independentemente anlises imparciais dos riscos do projeto do que aquelas equipes patrocinadas pelo projeto.
Oramento estabelece o oramento para a gerncia de risco para o projeto. Sincronismo - define como freqentemente o processo de gerenciamento de risco ser executado durante todo o ciclo de vida do projeto. Os resultados devem ser desenvolvidos cedo bastante para afetar decises. As decises devem ser revisadas periodicamente durante a execuo do projeto. 10

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as sadas do Planejamento da Gerncia de Riscos (cont.) Pontuao e Interpretao. O mtodo de pontuao e interpretao adequado para o tipo e sincronismo da anlise qualitativa e quantitativa do risco ser executado. Mtodos e pontuao devem ser determinados antecipadamente para assegurar consistncia. Tolerncia. O critrio de tolerncia a riscos que ser influenciado, por quem e por qual maneira. O responsvel do projeto, cliente ou patrocinador podem ter diferentes tolerncia a risco. Uma tolerncia aceitvel forma uma meta contra a qual a equipe de projeto medir a efetividade da execuo do plano de resposta ao risco. Relatos formatados. Descrevem o contedo e formato do plano de resposta a risco descrito como os resultados do processo de gerncia de risco sero documentados, analisados e comunicados para a equipe do projeto, partes envolvidas, patrocinadores e outros. Monitorao. Documenta como todas facetas das atividades de risco sero armazenadas para o benefcio do projeto corrente, futuras necessidades e lies aprendidas. Documenta se e como os processos de risco sero auditados.
11

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Identificao do Risco


Envolve determinar quais riscos poderiam afetar o projeto e documentar suas caractersticas. Geralmente, os participantes na identificao do risco incluem: equipe de projeto, equipe de gerenciamento de risco, consultores do assunto de outras partes da companhia, clientes, usurios finais, outros gerentes de projeto, partes envolvidas e especialistas externos. Identificao de risco um processo interativo. A primeira interao deve ser executada por parte da equipe de projeto ou pela equipe de gerncia de risco. Toda a equipe do projeto e as principais partes envolvidas devem fazer a interao seguinte. Para alcanar uma anlise imparcial pessoas que no esto envolvidas no projeto devem executar a interao final. Freqentemente, simples e efetivas respostas a risco podem ser desenvolvidas e mesmo implementadas assim que os riscos so identificados.
12

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as entradas para a Identificao dos Riscos Categorias de risco. Os riscos, que podem afetar o projeto para melhor ou pior, podem ser identificados e organizados em categorias de risco. As categorias de risco deveriam ser bem definidas e deveriam refletir fontes comuns de risco para a indstria ou rea de aplicao. Categorias incluem as seguintes: Riscos tcnicos, qualidade ou desempenho - tal como confiar em tecnologia complexa ou em desenvolvimento, metas de desempenho irreais, mudanas na tecnologia na usada ou nos padres de indstria durante o projeto. Riscos de gerncia de projeto - tal como alocao precria de tempo e recursos, qualidade inadequada do plano de projeto, uso precria de disciplinas de gerncia de projeto. Riscos organizacionais - tais como custo, tempo, e objetivos de escopo que so internamente inconsistentes, falta de priorizao de projetos, insuficincia ou interrupo de fundos e conflitos de recurso com outros projetos na organizao. Riscos externos tais como mudanas legais ou de regulamentaes ambientais, questes trabalhistas, mudanas de prioridades do responsvel, riscos rurais e de clima. Riscos de fora maior como terremotos, inundaes e revoltas civis geralmente requerem aes de recuperao de desastre em lugar de gerncia de risco. 13

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Identificao dos Riscos Tcnica de reunir informaes. Exemplos de tcnicas de reunir informaes usados em identificao de risco podem incluir brainstorming; Delphi; reunies, entrevistas; e anlise de foras, fraquezas, oportunidades, e ameaas (SWOT). Brainstorming: provavelmente, a tcnica de identificao de risco mais freqentemente usada. A meta obter uma lista ampla de riscos que podem ser encaminhada depois para os processos de anlise qualitativa e quantitativa de risco. A equipe de projeto normalmente executa brainstorming, embora um conjunto multidisciplinar de consultores tambm pode executar esta tcnica. Sob a liderana de um facilitator; pessoas geram idias sobre risco de projeto. So identificadas fontes de risco em um escopo amplo e colocadas para todos examinarem durante a reunio. Riscos so categorizados, ento, por tipo de risco e suas definies so delimitadas.

14

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Identificao dos Riscos (cont.)

Tcnica Delphi. um modo para alcanar um consenso de consultores em um assunto como risco de projeto. Os consultores de risco de projeto participam anonimamente. Um facilitator usa um questionrio para solicitar idias sobre os riscos importantes do projeto. As respostas so submetidas individualmente sendo ento circuladas entre os consultores para comentrio adicional. O consenso nos riscos principais de projeto pode ser alcanado em algumas rodadas desse processo. A tcnica Delphi ajuda reduzir a tendenciosidade nos dados e evita que uma pessoa especfica tenha uma influncia imprpria no resultado.

15

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Identificao dos Riscos (cont.)

Entrevistas. Os riscos podem ser identificados por entrevistas com experimentados gerentes de projeto ou especialistas no assunto. A pessoa responsvel pela identificao dos riscos identifica os indivduos adequados, apresenta para eles o resumo do projeto, e prov informaes como o EAP e a lista de premissas. Os entrevistados identificam os riscos do projeto baseados na experincia prpria de cada um, nas informaes do projeto e outras fontes que acharem teis. Anlise de foras, fraquezas, oportunidades, e ameaas (SWOT). Assegura a anlise para o projeto sob a perspectiva dos elementos SWOT aumentando a visibilidade dos riscos considerados.
16

17

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Anlise Qualitativa do Risco


o processo de avaliar o impacto e probabilidade dos riscos identificados. Este processo prioriza riscos de acordo com o seu efeito potencial nos objetivos de projeto. A anlise qualitativa dos riscos nico caminho para se determinar a importncia de se tratar riscos especficos e guiar as respostas aos riscos. As aes relacionadas a risco que tm criticidade de tempo podem ampliar a importncia do risco. A avaliao da qualidade da informao disponvel tambm ajuda a modificar a avaliao do risco. A anlise qualitativa dos riscos requer que a probabilidade e as conseqncias do riscos sejam avaliadas usando mtodos e ferramentas j estabelecidos de anlise qualitativa. A ocorrncia de uma tendncia nos resultados quando se repete a anlise qualitativa pode indicar a necessidade de mais ou menos ao de gerncia do risco. O uso de ferramentas ajuda corrigir parcialidade que est freqentemente presente em um plano de projeto. A anlise de qualitativa de risco dever ser revista durante o ciclo de vida do projeto para ficar atualizada com mudanas nos riscos de projeto.
18

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Anlise Qualitativa dos Riscos

Probabilidade de risco e impacto. A probabilidade e as conseqncias de um risco podem ser descritas em termos qualitativos, tais como muito alto, alto, moderado, baixo e muito baixo. A probabilidade de um risco a probabilidade de que um determinado risco venha a ocorrer. As conseqncias de um risco o efeito nos objetivos de projeto, se o evento de risco ocorrer. Estas duas dimenses de risco so aplicadas a eventos de risco especficos e no para o projeto global. As anlises de riscos que usam probabilidade e conseqncias ajudam a identificar aqueles riscos que devem ser gerenciados com maior rigor
19

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Anlise Qualitativa dos Riscos (cont.) Matriz de graduao da probalidade/impacto de risco. Uma matriz pode ser construda designando as graduaes de risco (muito baixo, baixo, moderado, alto, muito alto) tanto para riscos ou condies baseadas nas combinaes de probabilidades e escalas de impactos. Riscos com probabilidade alta e impacto alto provavelmente exigiro anlise adicional, inclusive quantificaes, e agressiva gerncia de risco. A graduao de risco obtida usando-se uma matriz e uma escala de risco para cada risco. A escala de probabilidade de um risco situa-se naturalmente entre 0.0 (nenhuma probabilidade) e 1.0 (certeza). Avaliar a probabilidade de risco pode ser difcil porque, freqentemente, uma avaliao especializada feita sem considerar os dados histricos. Uma escala ordinal, representando valores relativos de probabilidade de muito improvvel para quase certo, poderia ser usada. A escala de impacto de risco reflete a severidade de seu efeito no objetivo de projeto. O impacto pode ser ordinal ou cardinal e dependendo da cultura da organizao que conduz a anlise. Escalas ordinais so simplesmente valores de graduao ordenados, tais como muito baixo, baixo, moderado, alto, e muito alto. Escalas cardinais designam valores aos impactos.
20

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Anlise Qualitativa dos Riscos (cont.) Escalas bem definidas, sejam ordinais ou cardinais, podem ser desenvolvidas usando definies negociadas com a organizao. Estas definies melhoram a qualidade dos dados e tornam o processo mais capaz de ser repetido. A Figura 11-2 um exemplo de avaliao dos impactos de um risco nos objetivos do projeto. Ilustra o uso de uma abordagem ordinal ou cardinal. Esta escala de impacto relativo deveria ser preparada pela organizao antes do projeto comear. A Figura 11-3 uma matriz de Probabilidade - Impacto (P-I). Ilustra a formao de uma matriz obtida pela multiplicao simples dos valores das escala representando as estimativas de probabilidade e impacto, um modo comum para combinar estas duas dimenses, determinando se um risco considerado baixo, moderado, ou alto. A organizao deve determinar quais combinaes de probabilidade e resultados de impacto de um risco sero classificadas como risco alto (condio vermelha), risco moderado (condio amarela), e baixo risco (condio verde) para qualquer abordagem. As pontuaes de risco auxiliam colocar o risco em uma categoria que orientar as aes para as resposta aos riscos. 21

22

23

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Anlise Quantitativa do Risco


O processo de anlise quantitativa dos riscos objetiva analisar numericamente a probabilidade de cada risco e sua conseqncia nos objetivos de projeto, bem como a extenso do risco global do projeto. Este processo usa tcnicas, como simulao Monte Carlo, e anlise de deciso para: Determinar a probabilidade de alcanar um objetivo especfico do projeto. Quantificar a exposio de risco para o projeto, e dimensionar o custo e reservas de contingncia de cronograma que possam ser necessrias. Identificar riscos que requerem uma maior ateno atravs da quantificao da sua contribuio relativa no risco do projeto. Identificar custos, cronogramas, e objetivos de escopo realistas e factveis. A anlise quantitativa dos riscos, geralmente, segue a anlise qualitativa. Ela requer a identificao dos riscos. Os processos de anlise qualitativa e quantitativa dos riscos podem ser usados separadamente ou juntos. A ocorrncia de tendncias nos resultados, quando a anlise quantitativa repetida, pode indicar a necessidade de maior ou menor ao de gerenciamento de risco.
24

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Anlise Quantitativa dos Riscos Entrevistas. So usadas entrevistas tcnicas para quantificar a probabilidade e a conseqncia dos riscos nos objetivos de projeto. Uma entrevista de risco com as partes envolvidas do projeto e especialistas no assunto em questo pode ser o primeiro passo na quantificando dos riscos. A informao necessria depende do tipo das distribuies de probabilidade que sero usadas.

Por exemplo, a informao pode ser reunida em cenrios otimista (baixo), pessimista (alto) e no mais provvel, se forem usadas distribuies triangulares, ou na mdia ou desvio padro para distribuies normais e normal logartmica. A Figura 11-4 apresenta exemplos de estimativas trspontos para uma estimativa de custo. Distribuies de probabilidade contnuas so normalmente usadas em anlises quantitativas dos riscos . As distribuies representam ambas, a probabilidade e a conseqncias do componente do projeto. Os tipos de distribuio mais comuns incluem as distribuies uniforme, normal, triangular, beta, e normal logartmica. Na Figura 11-5 so mostrados dois exemplos destas distribuies (onde o eixo vertical se refere probabilidade e o eixo horizontal ao impacto).
25

26

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para a Anlise Quantitativa dos Riscos (cont.) Anlise de sensibilidade. Ajuda determinar quais riscos tm o maior impacto potencial no projeto. Examina at que ponto a incerteza de cada elemento de projeto afeta o objetivo que est sendo examinado, quando todos os outros elementos incertos so fixados nos seus valores de baseline. Anlise de rvore de deciso. Uma anlise de deciso normalmente estruturada como uma rvore de deciso. A rvore de deciso um diagrama que descreve uma deciso sob considerao e as implicaes de escolher um ou outra das alternativas disponveis. Ela incorpora as probabilidades dos riscos e o custo ou ganho de cada caminho lgico de eventos e decises futuras. A resoluo da rvore de deciso indica qual deciso produz o maior valor esperado para o tomador de deciso, quando esto quantificadas todas as implicaes incertas, custos, ganhos e decises subseqentes. Uma rvore de deciso mostrada na Figura 11-6. Simulao. Uma simulao de projeto usa um modelo que traduz as incertezas, especificadas a um nvel detalhado, no seu impacto potencial nos objetivos, que so expressados ao nvel do projeto completo. A Figura 11-7 mostra o resultado de uma simulao de risco de custo. 27

28

29

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Planajamento de Respostas ao Risco o processo de desenvolver opes e determinar aes para ampliar oportunidades e reduzir ameaas aos objetivos do projeto. Inclui a identificao e designao de indivduos ou grupos responsveis para cada resposta de risco planejada. Este processo assegura que os riscos identificados sero corretamente tratados. A efetividade da resposta planejada determinar diretamente se o risco aumentou ou diminuiu para o projeto.

O planejamento de respostas aos riscos deve ser apropriado gravidade do risco, deve pesar o custo contra os desafios enfrentados, considerar a oportunidade de ter xito, ser realista no contexto de projeto, ser aceito por todas as partes envolvidas, e ser delegado a uma pessoa responsvel. Muitas vezes preciso selecionar-se a melhor resposta aos riscos entre vrias opes disponveis. 30

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para o Planejamento de Resposta ao Risco Existem disponveis vrias estratgias de respostas aos riscos. Deve ser selecionada aquela considerada com maior probabilidade de eficcia para cada risco. A partir da, devem ser desenvolvidas aes especficas para implementar aquela estratgia. Podem ser selecionadas estratgias principais e substitutivas. Evitar o risco. mudar o plano do projeto para eliminar o risco ou condio, ou para proteger os objetivos de projeto de seu impacto. Embora a equipe de projeto nunca consiga eliminar todos os eventos de risco, alguns riscos especficos podem ser evitados. Reduzir o escopo para evitar atividades de alto risco, adicionar recursos ou prazo ao projeto, adotar uma abordagem tradicional em vez de uma inovadora, ou evitar um subcontratado sem tradio so exemplos de como se evitar riscos num projeto. Transferncia . Transferncia de risco tentar passar as conseqncias de um risco assim como a responsabilidade de resposta para uma terceira parte. Transferir o risco simplesmente coloca na outra parte a responsabilidade de gerenci-lo, mas no o elimina. A transferncia do risco quase sempre envolve pagamento de um prmio de risco para a parte que assume o risco. 31

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para o Planejamento de Resposta ao Risco Mitigao. Busca reduzir as conseqncias e/ou probabilidade de um evento de risco adverso para uma tolerncia aceitvel. Tomar antecipadamente aes para reduzir a probabilidade de um risco acontecer ou o seu impacto no projeto mais efetivo do que tentar reparar as conseqncias depois elas ocorrerem. Os custos de mitigao devem ser compatveis com a probabilidade esperada do risco e suas conseqncias.

A mitigao do risco pode determinar a forma de implementar de um novo curso de ao que reduzir o problema - por exemplo, adotar processos menos complexos, conduzir testes mais completos ou planejados, ou escolher um vendedor mais estvel. Pode envolver mudar as condies para que seja reduzida a probabilidade de que o risco venha a ocorrer - por exemplo, adicionar recursos ou prazo para o cronograma.
Onde no possvel reduzir a probabilidade, uma resposta de mitigao pode atacar o impacto do risco buscando indicadores que determinem a severidade . Por exemplo, projetar uma redundncia em um subsistema pode reduzir o impacto resultante de uma falha de um componente original.
32

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos


Observaes sobre as Ferramentas e Tcnicas para o Planejamento de Resposta ao Risco Aceitao. Esta tcnica indica que o equipe de projeto decidiu no mudar o plano de projeto para lidar com um risco ou incapaz de identificar qualquer outra estratgia factvel de resposta . Uma aceitao ativa pode ser o desenvolvimento de um plano de contingncia a ser executado, se um risco ocorrer. Uma aceitao passiva no requer nenhuma ao e deixando a equipe de projeto com a responsibilidade de lidar com os riscos se eles ocorrerem. Um plano de contingncia aplicado a riscos identificados que surgem durante o projeto. Desenvolver um plano de contingncia com antecedncia pode reduzir drasticamente o custo de uma ao, se o risco ocorrer. A resposta de aceitao de risco mais habitual estabelecer um margem de reserva de contingncia, incluindo aspectos de prazo, dinheiro ou recursos para responder a riscos conhecidos. A margem deve ser determinada, para os riscos que foram aceitos, pelos impactos computados para um nvel aceitvel de exposio ao risco.

33

Gerncia de Projetos Gerenciamento dos Riscos Controle e Monitorao do Risco


o processo de manter a rastreabilidade dos riscos identificados, monitorar riscos residuais e identificar novos riscos, assegurar a execuo dos planos de risco e avaliar a sua efetividade na reduo dos riscos. Controle e monitorao de riscos um processo contnuo para a vida do projeto. Os riscos mudam quando o projeto amadurece, novos riscos surgem, ou riscos previstos desaparecem. O propsito da monitorao dos riscos determinar se:
As respostas aos riscos esto sendo implementadas como planejadas. As aes de respostas aos riscos so to efetivas quanto esperadas ou se deveriam ser desenvolvidas novas respostas. As premissas do projeto ainda so vlidas. A exposio ao risco mudou frente ao seu estado anterior, com a anlise de tendncias. Um gatilho de risco ocorreu. Polticas e procedimentos adequados esto sendo seguidos. Tm ocorrido ou surgido riscos que no estavam identificados previamente.
34

S-ar putea să vă placă și