Sunteți pe pagina 1din 18

Definies

Lutar Conquistar Fugir Caar para sobreviver

Histria da educao Fsica no Mundo

Quando Surgiu?
China
3000 A.C.
Atravs do imperador guerreiro Hoang Ti com as seguintes finalidades: Teraputicas Higinicas Carter guerreiro

ndia

No comeo do milnio os exerccios eram tidos como doutrina pelo Livro de Manu. uma espcie de cdigo civil, poltico, social e religioso. Eram indispensveis s necessidades militares alm do carter fisiolgico.

Japo

A histria do desenvolvimento das civilizaes est ligados aos fundamentos mdicohiginicos, fisiolgicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilizao japonesa tambm tem sua histria ligada ao mar devido posio geogrfica, alm das prticas guerreiras feudais: OS SAMURAIS.

Egito

Dentre os costumes egpcios estavam os exerccios Gmnicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas. A ginstica egpcia j valorizava o que se conhece hoje como qualidades fsicas tais como: equilbrio, fora, flexibilidade

e resistncia.

Grcia

Civilizao que mais marcou e desenvolveu a Educao Fsica. Nomes como Scrates, Plato, Aristteles e Hipcrates contriburam e muito para a Educao Fsica e Pedagogia, atribuindo conceitos at hoje aceitos na ligao corpo e alma atravs das atividades corporais e da msica.

Roma

A atividade fsica antes destinada s prticas militares, passa a ter motivao cultural e para o lazer.

Educao fsica no Brasil

ndios

No Brasil colnia, os primeiros habitantes, os ndios, deram pouca contribuio educao fsica, a no ser os movimentos rsticos naturais tais como nadar, correr atrs da caa e o arco-e-flecha. Nas suas tradies incluem-se as danas, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc.

Os negros e a capoeira

Os Negros escravos impostos a lutar contra seus donos desenvolveram a capoeira como defesa para escapar da escravido, e acabaram desencadeando um esporte praticado at os dias atuais.

Brasil Imprio

Em 1851 o Governo Imperial, atravs da lei n0 630 de 17/09 inclui a ginstica no ensino das escolas primrias. Embora Rui Barbosa no quisesse que o povo soubesse da historia dos negros, preconizava a obrigatoriedade a educao fsica nas escolas primarias e secundarias, praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.

Brasil Repblica

Perodo em que comeou a profissionalizao da Educao Fsica Limitado at anos 60. O processo de desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas especifica - DIVISO DE EDUCAO FSICA e o Conselho Nacional de DESPORTOS.

Anos 70

Nos anos 70, foi marcada pela Ditadura Militar, a Educao Fsica era usava, no para fins educativos, mas de propaganda para o governo sendo todos os ramos e nveis de ensino voltado para os esportes de alto rendimento.

Anos 80

Nos anos 80, a Educao Fsica vive uma crise existencial procura de propsitos voltados sociedade. No esporte de aloto rendimentos deram origem aos patrocnios e empresas contratando atletas, funcionrios, surgindo uma gerao de campees.

Anos 90

Nos anos 90, o esporte passa a ser visto como um meio de promoo sade acessvel a todos.

Obrigadis!!

Fim

S-ar putea să vă placă și