Sunteți pe pagina 1din 44

Conflito Entre Direitos Fundamentais:

Renncia. Aplicabilidade imediata. Enumerao aberta. Tratados e Convenes em Direitos Humanos.


Professora Edna Ferraresi

Conceito de Direito Fundamentais:


Heterogneos de contedos abrangentes, mutveis e que, na maioria das vezes, s podem ser revelados diante de um fato concreto e quando da interao entre si ou nas relaes destes com outros

bens constitucionalmente tutelados.

Resultado:
determinadas situaes fticas, estes
direitos entram em coliso uns com os

outros ou com outros valores


constitucionais, surgindo,

desta forma, a problemtica da coliso


entre direitos fundamentais.
3

Conflito:
O conflito capaz de acionar simultaneamente necessidades:

Proteo de dois ou mais direitos fundamentais, idnticos ou no, Ao exercer um direito fundamental, um indivduo pode: Encontrar pela frente, em condies completamente antagnicas e colidentes quanto ao seu direito, Encontrar outro titular de um direito fundamental que deseja igualmente exerc-lo.

CONCEITO DE COLISO DIREITOS FUNDAMENTAL

o impasse que surge quando um titular de um direito fundamental, ao exerc-lo, impede ou dificulta que o titular de outro direito, tambm fundamental, o exera plenamente.
5

EXEMPLO DE COLISO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS


O choque entre estes dois direitos fundamentais ocorre
comumente quando um cidado adepto ao seguimento religioso, Testemunha de Geov necessita ser submetido uma transfuso de sangue. Como a referido seguimentos religioso no admite esta hiptese, sob pena de se tornar um

ser impuro, o cidado prefere correr o risco de morrer ao ser


submetido a um procedimento como este.
6

Estas colises podem se apresentar em duas hipteses: 1. O exerccio de um direito fundamental entra em choque com o exerccio de outro direito fundamental.

coliso entre o direito vida e o direito liberdade religiosa.


2. Choque se d entre um direito fundamental e um outro bem jurdico protegido constitucionalmente. o direito fundamental de deslocao passa a ser restringido por um bem da comunidade, a sade pblica.
7

Ponderabilidade e Razoabilidade
De um lado da balana, devem ser postos os

interesses protegidos com a medida, e, de outro, os


bens jurdicos que sero restringidos ou sacrificados por ela. Se a balana pender para o lado dos interesses tutelados, a norma ser vlida, mas, se ocorrer o contrrio, patente ser a sua inconstitucionalidade.
8

Ponderar: valorar cada direito fundamental em conflito


de forma orientada, idntica e racional, tendo sempre como parmetro a realidade ftica do conflito.

A Prtica da Ponderao:

em se tratando de direitos fundamentais, no absoluta, pois deve respeitar o que a doutrina achou por melhor denominar de ncleo essencial dos direitos fundamentais.
9

Coliso entre direitos Fundamentais ou entre Princpios So semelhantes pelo fato de justamente, tanto os direitos fundamentais, quanto os princpios, possurem caractersticas peculiares de deterem um contedo polimrfico e por exigirem o emprego de processos semelhantes para a soluo entre conflitos.
10

11

Dignidade da Pessoa Humana e Limitao de Poder

Direitos Fundamentais

Deste estudo temos a verdadeira teoria dos direitos Fundamentais dentro da comunidade Jurdica com premissas importantes.

Conceito de Direitos Fundamentais


Banalizao da expresso Direitos Fundamentais no Brasil: Aplicao imediata art. 5, 1 CF/88 Clusulas Ptreas art. 60, 4, inc. IV CF/88 Hierarquia Constitucional a Lei no poder dificultar ou impedir, de modo desproporcional, a efetivao de um direito fundamental.

Contedo tico dos Diretos Fundamentais


(aspecto material)

Direitos Fundamentais

Dignidade da Pessoa Humana

Limitao de Poder

Atributos da Dignidade Humana

Respeito a autonomia da vontade; Respeito integridade fsica e moral; No coisificao do ser humano; Garantia do mnimo existencial....

Clusula de abertura

Direitos Fundamentais na Constituio

Ttulo II

Decorrentes

Decorrentes

arts.5 a 17

dos Princpios art. 5, 2

de Tratados art. 5, 2 e 3

Direitos Fundamentais

Direitos Fundamentais se aplicam para os direitos do ser humano que esto positivados na esfera do Direito Constitucional positivo de um dado Estado.

Direitos do Homem
Valores ligados dignidade da pessoa humana. No positivados.

Direitos Humanos
Valores ligados dignidade da pessoa humana. Positivados no plano Internacional atravs de tratados.

Direitos Fundamentais
Valores ligados dignidade da pessoa humana e limitao de poder. Positivados no Direito interno, geralmente atravs de normas constitucionais.
18

18

Igualdade desigual

(...) toda igualdade de direito tem por consequncia uma desigualdade de fato, e toda desigualdade de fato tem como pressuposto uma desigualdade de direito (...).
Gilmar Mendes

Dever tico
tica: cincia do comportamento moral dos homens em sociedade e tem como objeto de estudo a Moral. Moral: aspectos do comportamento humano.
A tica vai alm da moral: procura os princpios fundamentais do comportamento humano.

Dever tico e Jurdico


Lei de ouro da tica: No faa ao outro o que no queres que o outro faa a ti (atitude passiva). Faa ao outro o que queres que o outro faa a ti (atitude pro ativa). Todos so iguais perante a lei sem distino de qualquer natureza enuncia um dever tico jurdico de respeito ao prximo.

Cdigo de tica Forense


nas cincias jurdicas que as normas e os deveres morais se impem com toda nitidez. Por isso, se discute h tempos a elaborao de um Cdigo de regras que se convencionou chamar de Deontologia Forense

Discriminao: onde comea?

Discriminao: Negativa e Positiva

Negativa: a discriminao para o mal, que desrespeita o outro, que prejudica por preconceito, que retira vantagens sem motivos plausveis, que desconsidera o prximo pela simples vontade de menosprezar.

Positiva: a discriminao para o bem, que procura ajudar o prximo, tratando-o desigualmente para dar-lhe iguais oportunidades, pensando em melhorar as condies de vida daquele que precisa de auxlio.

DISCRIMINAO NEGATIVA

DISCRIMINAO POSITIVA

Prejudica quem Adotar medidas precisa de ajuda de ao afirmativa estatal e para ajudar as beneficiar que pessoas em no precisa desta desvantagem ajuda

Robert Alexy

Nenhum ato ser conforme o Direito se for incompatvel com os direitos Fundamentais

Renncia ????
Como se qualificam os Direitos Fundamentais? Os direitos fundamentais so histricos,

inalienveis, imprescritveis e irrenunciveis.


Histricos : so criados num contexto histrico;
Inalienveis : no podem ser negociados, nem vendidos; Imprescritveis: no perdem a validade, pode/deve

reivindic-los a qualquer momento;


Irrenunciveis: no podemos renunci-los de forma alguma.
29

Aplicabilidade dos Direitos Fundamentais


Eficcia imediata (ou direta) dos direitos essenciais, tendo uma perspectiva dos direitos fundamentais de dimenso objetiva, exigindo do Estado uma conduta ativa de proteo a esses direitos. O predicado mais relevante desta corrente a falta de intermediao das normas de direito privado na interpretao das diretrizes constitucionais, cuja aplicao se d prontamente, nos termos do disposto no pargrafo 1 do artigo 5 da Constituio de 88.
30

Direitos Fundamentais
Nazismo, banalidade do mal
Hannah Arendt
Os

direitos do homem esto acima dos direitos do Estado.


Main Kampf (Minha Luta)

O que Biotica?
um ramo do conhecimento transdisciplinar, que sofre influncia da Sociologia, Biologia, Medicina, Psicologia, Teologia, Direito, dentre outros. A preocupao bsica est nas implicaes ticomorais decorrentes das descobertas tecnolgicas nas reas da Medicina e Biologia. Ela busca entender o significado e alcance dessas descobertas, com o intuito de lanar regras que possibilitem o melhor uso dessas novas tecnologias. Tais regras so desprovidas de coero, so apenas conselhos morais, para a utilizao eticamente correta das novas tcnicas. E a que entra o Direito.

Lei 11.105/2005 Biossegurana Regulamenta os incisos II, IV e V do 1o do art. 225 da Constituio Federal, estabelece normas de segurana e mecanismos de fiscalizao de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurana, reestrutura a Comisso Tcnica Nacional de Bioss., dispe sobre a Poltica Nacional de Bioss., revoga disposies contrrias.

Normas de segurana e mecanismos de fiscalizao sobre a construo


o cultivo; a produo; a manipulao; o transporte; a transferncia; a importao; a exportao; o armazenamento; a pesquisa; a comercializao; o consumo;
a liberao no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados e seus derivados, tendo como diretrizes o estmulo ao avano cientfico na rea de bioss. e biotecnologia, a proteo vida e sade humana, animal e vegetal, e a observncia do princpio da precauo para a proteo do meio ambiente.

Pesquisa de Clulas Tronco


so clulas de embrio que apresentam capacidade de se transformar em clulas de qualquer tecido de um organismo utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no utilizados no procedimento

CONDIES

CONDIES Que os embries sejam inviveis; Que os embries sejam congelados h 3 anos ou mais, da data da publicao da Lei 11.105/05; Se j congelados na publicao da Lei, depois de completarem 3 anos, contados da data de congelamento
.

EMBRIO - trs dias depois da fecundao j dividido em 8 clulas (Mrula). Ainda se encontra na trompa de falpio estando, s se implantar mais tarde na parede uterina.

Blastognese
1 dia 2 dia
3 dia 24h 2 clulas

72h 8 a 10 clulas

Blastocisto

Nidao Nidao

Nidao

72h
Blastolisto

Embriognese

Quando a vida comea?


ADIn 3510/DF PGR A vida comea na fecundao, logo permitir a pesquisa com clulas-tronco seria o mesmo que realiz-las em vidas humanas o que violaria a base do Estado Democrtico de Direito, fundado na preservao da dignidade da pessoa humana.

A vida: comea quando?


A vida humana comea com a fecundao. A vida humana comea com a nidao. A vida humana comea com o bater do corao. A vida humana comea com o estado de feto. A vida humana comea quando est formado o sistema nervoso central. A vida humana comea com capacidade de ser consciente de si prprio. A vida humana comea com o nascimento.

Vamos em paz e o Senhor vos acompanhe

43

S-ar putea să vă placă și