Sunteți pe pagina 1din 19

A Evoluo da Orquestra em Beethoven Quarteto de Cordas

Por Laudimar da Silva

Imaterialidade e Abstrao
A obra sinfnica muito mais aberta ao leigo, enquanto a camerstica tem, no quarteto, o mais imaterial e abstrato de todos os grupos de formao musical. A escolha de Beethoven para suas produes derradeiras retratada por essa imaterialidade e abstrao, cumprindo-se as intenes mais msticas do autor.

Durante toda a sua trajetria composicional Beethoven escreveu quartetos.


Praticamente na mesma poca das sinfonias iniciou-se na composio deles e, vemos a evoluo e compreenso absoluta desse gnero na sua terceira fase.

Criou o Quarteto op.18 antes das primeiras sinfonias, os Quartetos op. 59, Razumowsky, aps a Sinfonia Erica. Depois da 5 Sinfonia, comps o Opus 74 conhecido como das Harpas E, finalmente, aps a 8 Sinfonia, o Concerto Imperador, o Concerto para violino op. 61 e as Aberturas, escreveu o Opus 95.

O Opus 18 de Beethoven formado por seis quartetos; no Opus 59, eles diminuem para trs e, ento, comea a dar-lhes um nmero nico de obra.

No quarteto, da arte musical, Beethoven tinha a manifestao mxima, pois nenhuma outra concepo de modo intimista seria to revelador de sua necessidade de isolamento e concentrao.

Particularmente na terceira fase, alm desse fator pessoal, o veculo mais eficiente para expressar todo o projeto de renovao de sua msica, o elemento verdadeiramente transformador, foi o quarteto.

OS CINCO LTIMOS QUARTETOS: Op. 127, Op. 130, Op. 131, Op. 132 e Op. 135
A Condio essencial de maturidade que exigida de um autor na composio de um quarteto de cordas a de no faltar elevao desta forma, uma espcie quintessenciada, a um grau de unidade mais profundo do que aquele da sonata, a uma perfeio to elevada, consequncia da soma de uma alta reflexo prvia e da habilidade tcnica. Ao estudar as obras primas que so os dezesseis Quartetos de Beethoven, presencia-se a assombrosa transformao pela qual passa seu gnio, por alcanar os cumes que so, aos nossos olhos, o apocalipse do evangelho musical beethoveniano.
(NETO, Jos V. M. Beethoven e o Sentido da Transformao. Anlise dos ltimos Quartetos e da Grande Fuga Op. 133 Apud DINDY, Vicent. Curso de Composio Musical. Paris, Deirand, 1912, 2 v., 2 parte, p. 218.).

OS CINCO LTIMOS QUARTETOS: Op. 127, Op. 130, Op. 131, Op. 132 e Op. 135
Mais do que a pianstica e muito mais do que o Quarteto de Cordas, a obra sinfnica de Beethoven bastante acessvel ao leigo, porm nesse gnero que aflora o lado mais interior desse compositor. A partir do Quarteto n 12, Opus 127, esto todos na terceira subfase desta terceira fase, na qual se encontra o auge do estilo arcaico do final de sua produo e que o colocou em um ponto de extrema vanguarda.

Do Opus 95 ao Opus 127 foram treze anos de espera para finalmente expressar, em Quarteto de Cordas, aquilo que s o quarteto pode exprimir. Os quartetos anteriores talvez soassem mais como sinfonias (o mesmo se aplicando a vrias sonatas para piano). Pelo carter indubitavelmente sinfnico de grande parte de sua produo, podemos at dizer que a nica fase de sua obra em que a ideia de orquestrao parece descaracterizada estilisticamente na construo dos ltimos quartetos. Neles, intimismo vence a orquestrao da fase heroica que, provavelmente comprometeria o contedo que essas obras tm a nos legar.

primeiro Quarteto em mi bemol, Opus 127, escrito por encomenda do prncipe Galitzin, justamente na poca do trmino da 9 Sinfonia foi iniciado e na produo de Beethoven representa um redirecionamento total. Marliave nos diz que... ele iniciou o 12 Quarteto em mi bemol, op. 127, em 1824 e os primeiros esboos dessa obra se confundem com os da nona Sinfonia. o Opus 127 que abre a srie de suas criaes finais.

Foi inaugurado com ele escrita polifnica, em sua ltima fase. Sua tonalidade igual da Sinfonia Erica.

Ela foi o marco inicial de toda uma maneira renovada com relao expresso Sinfnica, e esse Quarteto foi o ponto inicial de sua obra camerstica, portanto ambos so obras de reincio e redirecionamento esttico e de estilo.
Assim como a Erica abre possibilidade de expresso sinfnica, o Quarteto Opus 127 retorna linha polifnica de escrita.

J transparecem as intenes do mestre nesse Quarteto de alternar vrios padres estticos.


Nele, Beethoven alterna um estilo de poca diferente do outro a cada grupo de aproximadamente uma dezena de compassos.

o que podemos verificar na passagem de processo de escrita horizontal contrapontstica do primeiro tema (At o compasso 22), para continuar uma linha acrdica vertical, com melodia nos primeiros violinos, num modelo muito semelhante aos padres haydnianos, retornando (no compasso 32) ao estilo horizontal.

A ligao ainda intensa nessa obra, com a forma sonata e a retrica grandiosa do estilo heroico, sentido fortemente na 9 Sinfonia, marcam a mente de Beethoven:
alguns compassos de introduo (maestoso) precedem o primeiro tema do Allegro, doce e terno, que se ope a um segundo motivo melanclico em sol menor
NETO, Jos V. M. Beethoven e o Sentido da Transformao. Anlise dos ltimos Quartetos e da Grande Fuga Op. 133 Apud GAUTHIER, Andr. Beethoven, Madri, Espasa-Calpe, 1985

Referncia Bibliogrfica:
IAFELICE, Carlos. Beethoven E A Sua X Sinfonia. Motivo Editorial, So Paulo, 1990.

NETO, Jos V. M. Beethoven e o Sentido da Transformao. Anlise dos ltimos Quartetos e da Grande Fuga Op. 133. ANNABLUME editora, So Paulo, 1997.

S-ar putea să vă placă și