Sunteți pe pagina 1din 37

Polticas Pblicas para o Esporte e Lazer

Polticas Pblicas para o Esporte e o Lazer


Podem ser entendidas como uma interveno do Estado no

mbito das relaes sociais por meio de aes implementadas diretamente pelo governo ou por um conjunto de instituies estatais, sob a justificativa de, por um lado, atender as demandas presentes na sociedade e, por outro, manter as condies de estabilidade adequadas a fim de garantir a produo e a reproduo social. Elas podem se efetivar em aes direcionadas para garantir direitos sociais relativos a um setor especfico (educao, assistncia, sade, cultura, esporte, lazer), sendo que nesse caso podem receber o complemento de setoriais. comum ganharem o qualificativo de sociais quando dizem respeito proteo do trabalhador e assistncia social.

Estado

Polticas Pblicas

Sociedade

EMENTA:

Sistemas polticos e aes governamentais para o

Esporte, Lazer.

Objetivos
- Verificar as teorias de Estado; - compreender as dimenses das polticas pblicas no mbito do esporte e do lazer; - conhecer as vrias formas de governo no mbito federal, estadual e municipal; - Conferncia Nacional de Esporte - analisar os programas de esporte e lazer dos governos federal, estadual e municipal.

AVALIAO
A avaliao ser feita de forma sistemtica e

participativa. Realizaremos 1 prova terica e a apresentao de um Seminrio (e com a participao na organizao da etapa livre da Conferncia Nacional de Esporte) . Cada avaliao tem o valor de 10 (dez), a mdia ser a soma das duas notas e dividida por dois.

Possibilidades terico metodolgicas


Qual a relao entre as polticas pblicas para o esporte, lazer e a

produo do conhecimento? Historicamente como as polticas pblicas para o esporte e lazer se desenvolveram? Quais as possibilidades de gesto pblica para o esporte e lazer? Quais os conceitos sobre esporte e lazer embutidos nas propostas governamentais? Como se estabelece a estrutura organizacional de uma Secretaria de esporte e lazer? Quais as maneiras de financiamento para o esporte e lazer? Quais os objetivos, funes e pblico alvo a serem alcanados nos programas de esporte e lazer? Quais as questes metodolgicas intrnsecas nessas temticas? Quais as relaes entre o setor pblico e a iniciativa privada ?

CONTEDO PROGRAMTICO:
1- Formao do Estado
As diversas possibilidades de formao do Estado

2- Teorias de Gesto Pblica 2.1 Demonstrar as diversas formas de Gesto Pblica 2.2 Estrutura Burocrtica da Secretaria 3- As Polticas Pblicas para o Esporte e Lazer 3.1 Gesto Pblica para o esporte e lazer 3.2 Financiamento para o esporte e lazer? 3.3 Programas de esporte e lazer Crianas, 3 Idade, PPNE, Sade, Mulher 3.4 As atuais polticas pblicas para o Esporte e Lazer no mbito Federal, Estadual e Municipal. 3.5 Elaborao de Programas e Projetos para o Esporte e Lazer.

Programao para as aulas da disciplina


Maro Apresentao Formao do Estado Formao do Estado Formao do Estado Gesto Pblica Gesto Pblica Estrutura Burocrtica Conferncia Nacional do Esporte Livre

Preparao

Abril
Gesto Poltica do Esporte e Lazer

Gesto Poltica do Esporte e Lazer Conferncia Nacional do Esporte Livre preparao Financiamento para o Esporte e Lazer Financiamento para o Esporte e Lazer Conferncia Nacional do Esporte Livre

Realizao

Junho
Futebol e o Estatuto do Torcedor

Seminrio Prova
Seminrio Seminrio

Maio

Projetos para Esporte e Lazer Projetos para Esporte e Lazer Polticas e Programas do Governo Federal Polticas e Programas do Governo Estadual Visita a CCE Polticas e Programas do Governo Municipal Visita a uma regional de Curitiba Pblico e Privado

BIBLIOGRAFIA
ARMANI, Domingos. Como Elaborar Projetos? Guia prtico para elaborao e gesto de projetos sociais. Porto Alegre, Tomo Editorial, 2000. BASTOS, Joo Baptista. Gesto Democrtica. 3 ed., Rio de Janeiro, DP&A, 2002. BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da poltica. Rio de Janeiro: Paz e Terra 10 ed. 2003. BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo. Braslia: 10 ed. Editora UNB, 1997. BONAVIDES. Paulo. Cincia Poltica. So Paulo: 11 Ed. Malheiros Editoras, 2005. BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. So Paulo: Brasiliense, 1983. __________, Pierre. Questes de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 150. CARNOY, Martin. Estado e Teoria Poltica 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 1990. ELIAS, Norbert. DUNNING, Eric. A Busca da Excitao Lisboa: DIFEL, ELIAS, Norbert. Introduo a sociologia. So Paulo: Edies 70, 1970. ____. O Processo Civilizador: uma histria dos costumes vol. 1 - 2 ed. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar 1994 ____. O Processo Civilizador: formao do Estado e civilizao. Vol. 2 2 ed. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar 1994.

FISCHER, Tnia. Poder local: um tema em anlise. Poder local:

governo e cidadania. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1993. GARRIGOU, Alain e LACROIX, Bernard. Norbert Elias : A poltica e a histria. S.P.: Ed. Perspectiva S.A., 2001. HOBSBAWN, Eric. & RANGER Terence. Inveno das Tradies Rio de Janeiro: Paz e Terra Histria, 1984 ______________. Naes e nacionalidade desde 1780: programa, mito e realidade; traduo: Maria Celia Paoli, Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. JACOBI, Pedro Roberto. Polticas sociais e ampliao da cidadania. Rio de Janeiro: Editora FVG,2000. LUCENA, Ricardo de Figueiredo. Esporte na cidade: aspectos do espao civilizador brasileiro. Campinas, Sp: Autores Associados,2001. MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e Esporte: poltica pblicas. 2. Ed. Campinas, SP: Autores Associados,2001.

MEZZADRI, Fernando Marinho Mezzadri. A estrutura do esporte

paranaense: da formao dos clubes a situao atual. Tese de doutorado apresentada na Faculdade de Educao Fsica da Unicamp, 2000. PFEIFFER, Peter. Planejamento estratgico municipal no Brasil: uma nova abordagem. Braslia, ENAP, 2000. POULANTZAS, Nicos, O Estado, o Poder, o Socialismo So Paulo: Paz e Terra, 2000. REES, Roger & MIRACLE, Andrew C. Sport and Social Theory. Champaing - Illinois: Human Kinetics Publishers, Second Edition, 1986. VERONEZ, Luiz Fernando Camargo. Quando o Estado joga a favor do privado: as polticas de esporte aps a Constituio Federal do 1988. Tese de doutorado apresentada Faculdade de Educao Fsica da Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2005. ZALUAR, Alba. Cidados no vo ao paraso . Ed. Edunicamp. 1996.

S-ar putea să vă placă și