Sunteți pe pagina 1din 23

Da transparncia opacidade:

Aurthier-Revuz

Relembrando um conceito de enunciao:

A enunciao este colocar em funcionamento a lngua por um ato individual de utilizao. (BENVENISTE, 1989, p.82). Trata-se, portanto, de um ato, constitudo de um locutor que fala a um interlocutor e, em funo disso, mobiliza a lngua por sua conta. Essa teoria, reconhece o locutor como condio necessria da enunciao. Isso porque a enunciao reconhecida como uso individual da lngua, logo, ela s ocorrer quando o locutor assim decidir. Sem locutor, no h enunciao. Nesse processo, o locutor recorre s diversas possibilidades que a lngua, enquanto sistema estruturado de formas, lhe oferece e enuncia sua posio de locutor por meio de ndices especficos e de procedimentos acessrios. A introduo do locutor na sua prpria fala, portanto, um dado constitutivo da enunciao. E sua presena na enunciao torna cada instncia do discurso um centro de referncia interno. Dessa forma, o locutor relaciona-se com sua enunciao.

Quanto metaenunciao: Benveniste (1989, p. 66) desenvolve o princpio da dupla significncia: o semitico e o semntico. Segundo este princpio, o semitico diz respeito ao modo de significncia que prprio do signo lingustico e que o constitui como unidade. Com o semntico, temos o modo especfico de significncia que dado no discurso, por meio da enunciao. A semantizao da lngua entendida, portanto, como uma relao do sujeito com a lngua (TEIXEIRA, 2000, p.136), a qual se encontra em posio privilegiada entre os sistemas sgnicos, uma vez que a lngua pode interpretar integralmente os signos de outros sistemas, mas o inverso no ocorre.

Quanto metaenunciao: O privilgio da lngua, segundo Benveniste (1989, p.66), reside na propriedade reflexiva, a qual torna possvel lngua falar dela mesma. Comporta, assim, simultaneamente a significncia dos signos e a significncia da enunciao. E, a partir disso, capaz de criar um segundo nvel de enunciao, em que se torna possvel sustentar propsitos significantes sobre a significncia: nesta faculdade metalingustica que encontramos a origem da relao de interpretncia pela qual a lngua engloba os outros sistemas. (BENVENISTE, 1989, p.66). E essa capacidade que sustenta o aparecimento, na enunciao, da modalizao autonmica.

A modalizao autonmica. Authier-Revuz (1998, p.141), inspirada nos trabalhos de Rey-Debove, define a modalizao autonmica a partir da idia de uso+meno.
Ex.: A villa de Joo, como ele chama seu quartinho, est em mau estado. Segundo Authier-Revuz, neste enunciado, o enunciador usa um elemento X e acrescenta ao uso do elemento-padro um retorno a esse uso, comentrio reflexivo no qual intervm a meno ao elemento X visto como palavra, ou seja, o enunciador fala da coisa villa, e, alm disso, fala da palavra villa com a qual ele fala da coisa (1998, p.141).

A modalizao autonmica. Isso ocorre porque em algum ponto o dizer apresenta-se como no bvio: em vez de, em uma aparente transparncia, no apagamento de si, exercer sua funo mediadora de nomeao, o signo interpe-se em sua materialidade com seu significado e seu significante como um objeto que, encontrado no trajeto do dizer, coloca-se como objeto deste. (1998, p.179) Reside a o processo de metaenunciao: a enunciao do signo se dobra em uma representao dela mesma.

Sobre o conceito de metaenunciatividade: as nocoincidncias.


Para Authier-Revuz, a metaenunciatividade representa linguisticamente o ato de dizer em que o enunciador se desdobra em dois, um que diz e o outro que se pronuncia de alguma forma sobre esse dizer. A metaenunciao entendida ento, como uma marca da enunciao revelada no texto produzido pelo sujeito e, portanto, capaz de apontar consideraes importantes acerca das condies de produo do discurso e do sujeito que nele se manifesta.

Consideraes enunciativa:

sobre

heterogeneidade

Authier-Revuz recorre ao dialogismo de Bakhtin e psicanlise de Lacan como exteriores tericos.

Retomando Bakhtin: Para Bakhtin, o princpio dialgico pode ser concebido a partir do dilogo entre interlocutores e do dilogo entre discursos. A interao verbal entre interlocutores, para Bakhtin, diz respeito s duas vozes que sempre ressoam no discurso: a do eu e a do outro, princpio constitutivo do sujeito e da linguagem. Nessa abordagem do sujeito e da linguagem, o discurso nunca individual: Eu me dou forma verbal a partir do ponto de vista do outro, e em definitivo, a partir do ponto de vista da comunidade a que perteno. (BAKHTIN, 1993, p. 88). A essa ideia, o estudioso acrescenta conclusivamente: As palavras so sempre e inevitavelmente as palavras dos outros.

Nos trabalhos de Authier-Revuz, essa concepo fica muito clara, uma vez que a autora v na heterogeneidade revelada pela modalizao autonmica o reconhecimento do ponto de vista do Outro, com o qual a enunciao pode ser contratual ou polmica (princpio da intersubjetividade) No segundo aspecto do dialogismo bakhtiniano, o dilogo entre discursos, destaca-se o que est centrado na alteridade, uma vez que nenhuma palavra pode ser considerada neutra, mas sempre atravessada por outros discursos e ressonncias. Eis a a relao do sujeito enunciador com o objeto referido: ela no direta, mas permeada pelos discursos alheios sobre o mesmo objeto: qualquer discurso se orienta para o j-dito, para o conhecido, para a opinio pblica (BAKHTIN, 1993, p. 88)..

A psicanlise freudo-lacaniana a psicanlise freudo-lacaniana concebe a fala como fundamentalmente heterognea, apontando para um sujeito dividido. A psicanlise leva em conta o fato de que o discurso marcado por rupturas, as quais levam o falante a interromper o fluxo normal da conversa para reformular ou comentar essas construes. Esses fenmenos assinalam, na viso da psicanlise, a revelao de um desejo inconsciente e tambm atestam a estruturao deste inconsciente como uma linguagem.

O recorte terico de Authier-Revuz A partir desses dois exteriores tericos, a autora elege a heterogeneidade mostrada como objeto de suas anlises, uma vez que a heterogeneidade constitutiva da enunciao, apesar de sempre presente nela, no diretamente observvel. Quanto ao heterogneo mostrado, a autora caracteriza-o em dois planos:
o da forma o da sua funo na enunciao, nos discursos

O recorte terico de Authier-Revuz Assim, trata-se de formas metaenunciativas, isolveis como tais sobre a cadeia, que tm a propriedade de referir a um segmento dado da cadeia: so formas estritamente reflexivas, correspondendo, no quadro de um ato nico da enunciao do dizer, ao desdobramento de um elemento por um comentrio simultneo desse dizer. A esse conjunto de formas inventariveis, a autora chama de modalidade autonmica (2004, p. 181).

O recorte terico de Authier-Revuz Quanto funo na enunciao, a autora afirma que ao se dobrar o uso de um termo por um comentrio reflexivo opacificante sobre esse uso, essa modalizao suspende localmente, sobre o termo visado, o carter absoluto, no questionado, o bvio ligado ao uso transparente, padronizado das palavras. Assim, a modalizao confere a um elemento do dizer o estatuto de uma maneira de dizer, relativizada entre outras. Dessa forma, a enunciao se representa, localmente, como no afetada de no-um, como alterada no seu funcionamento por um fato pontual de no-coincidncia.

Sobre o conceito de metaenunciatividade: as nocoincidncias podem ser de quatro tipos:


no-coincidncia interlocutiva; a no-coincidncia do discurso consigo mesmo; a no-coincidncia entre as palavras e as coisas e no-coincidncia das palavras consigo mesmas.

no-coincidncia interlocutiva:
envolve enunciador e enunciatrio, os quais no compartilham de uma palavra, uma maneira de dizer ou um sentido, imediatamente ou de modo algum, o que leva o enunciador a um tentativa de conjurar a no-coincidncia, isto , reinstaurar o um de coenunciao no ponto em que ele ameaado. Ex.: x, sei que voc no gosta da palavra, mas isso mesmo...

a no-coincidncia do discurso consigo mesmo


Esse segundo tipo trata a no-coincidncia do discurso com ele mesmo e refere-se presena estranha de palavras marcadas como pertencentes a outro discurso e que, atravs de um leque completo de relaes com o outro, desenham no discurso o traado que depende de uma interdiscursividade mostrada, como em: Ex.: X, como diz fulano,...

Ex.:
Ah, eu no acredito que vou me submeter a um passeio na casa da LADRA-DE-VAMPIROS! Ah, s de pensar nisso, me da vontade de desmaiar, err...s me da vontade , porque como vocs sabem eu no desmaio. E que s vezes sinto que para mim ainda um pouco difcil desligar-me de minhas reaes humanas... tem uma que eu pratico a noite com meu Cullen, que huummmm, ai, ai, melhor nem comentar, podem ter crianas lendo. Bom, mas como eu ia dizendo, aquela piriguete, como diz a Roslie, com certeza sabendo que meu Cullen, vai estar presente, deve estar armando alguma piriguetagem.
A palavra piriguete aparece com dois empregos: o uso e a meno.

a no-coincidncia entre as palavras e as coisas


refere-se relao entre as palavras e as coisas, manifestada em glosas que representam as hesitaes, fracassos, xito,... na produo da palavra certa, plenamente adequada coisa, como em: Ex.: X, melhor dizendo, Y...
Ex.:

Porque a Google, melhor dizendo, Orkut, no respeita mais nem a privacidade nem a opnio dos usurios?

no-coincidncia das palavras consigo mesmas


Por fim, como quarto tipo de no-coincidncia, a autora apresenta a no-coincidncia das palavras com elas mesmas, manifestada em glosas que designam, como uma recusa, ou ao contrrio da aceitao dos fatos de polissemia, de homonmia, de trocadilho, etc., como em: Ex.: X, em sentido prprio,...

O criminoso conseguiu escapar, digamos assim, s foras policiais.

As formas de no-coincidncia
tais formas representam linguisticamente a negociao obrigatria de todo enunciador com a existncia das no-coincidncias que marcam o seu dizer, ou seja, funcionam como marcas nos enunciados de operaes realizadas na enunciao numa tentativa empreendida pelo enunciador de reafirmar o um mediante o reconhecimento do heterogneo.

Exemplo de questes levantadas com base nesse modelo terico (Diedrich, 2008):
em que momento do seu desenvolvimento lingustico a criana reconhece a presena e a interferncia do heterogneo em sua enunciao? Que no-coincidncias so percebidas primeiramente? E, ao perceb-las, empreende que tentativas de reafirmar o um? Tais questes nos levam, portanto, a dissertar sobre a heterogeneidade do discurso infantil.

Exemplo de questes levantadas com base nesse modelo terico (Diedrich, 2008):
Ex. 1: quero manga, no de camisa, aquela de com No-coincidncia das palavras com as coisas. O enunciador busca respostas de fixao de um sentido: X, no no sentido de q, mas no sentido de p. Tal forma rejeita inicialmente um sentido para depois especificar o sentido a ser entendido, em funo do fato do jogo polissmico da palavra manga. Ex.2: cad aquele regadorzinho?...no...como que diz?....

S-ar putea să vă placă și