Sunteți pe pagina 1din 7

DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA

INTRODUO
A energia eltrica um pouco como o ar que respiramos - voc no pensa sobre ela at ficar sem. A energia apenas est "l", satisfazendo cada uma de suas necessidades constantemente. Voc a usa para aquecimento, esfriamento, cozimento, refrigerao, iluminao, som, computador, entretenimento... Sem ela, a vida pode ficar meio desconfortvel. A energia viaja desde a usina eltrica at sua casa por um sistema incrvel chamado, rede de distribuio de energia.

A USINA ELTRICA
A energia eltrica gerada na usina eltrica. Em quase todos os casos, a usina eltrica consiste de um gerador eltrico rotativo . Algo tem que acionar esse gerador - pode ser uma turbina hidrulica em uma represa hidreltrica, um grande motor a diesel ou uma turbina a gs. Nos Estados Unidos, na maioria dos casos o gerador acionado por uma turbina a vapor. O vapor pode ser obtido pela queima de carvo, leo ou gs natural. O vapor pode vir tambm de um reator nuclear.

SUBESTAO DE TRANSMISSO
A energia trifsica (sinais de tenso e corrente CA) sai do gerador e segue para a subestao de transmisso na usina eltrica. Essa subestao utiliza grandes transformadores para elevar a tenso do gerador (que est em um nvel de milhares de volts) at tenses extremamente altas, para a transmisso de longa distncia atravs da rede de transmisso.

A REDE DE DISTRIBUIO
Para a energia ser til em uma casa ou comrcio, ela vem da rede de transmisso e reduzida para a rede de distribuio. Isso pode acontecer em vrias etapas. O local onde ocorre a reduo da "transmisso" para a "distribuio" a subestao de distribuio . Uma subestao de distribuio geralmente faz duas ou trs coisas: ela tem transformadores que reduzem a tenso de transmisso (de uma faixa de dezenas ou centenas de milhares de volts) para a tenso de distribuio (geralmente de menos de 10 mil volts); ela tem um "barramento" que pode direcionar a energia para vrias cargas; geralmente h disjuntores e chaves, visando desconectar a subestao da rede de transmisso ou desligar linhas que saem da subestao de distribuio quando necessrio.

FABRICAS
Nas fabricas ao contrario das casas, a energia aumentada por meio de transformadores. Para que esse procedimento seja realizado a fabrica/empresa deve enviar um relatrio a empresa que fornece energia em seu estado, com clculos de tenso, provando a necessidade do aumento da teno.

EM CASA
E, finalmente, estamos no cabo que leva a energia at sua casa! Fora de uma casa comum existe um conjunto de postes com um condutor fase (de 7.200 volts ) e um fio condutor terra (embora s vezes haja duas ou trs fases no poste, dependendo de onde a casa est localizada na rede de distribuio). Em cada bairro, h um transformador conectado ao poste. O trabalho do transformador reduzir os 7.200 volts para os 220 volts usados nas instalaes eltricas residenciais normais.

S-ar putea să vă placă și