Sunteți pe pagina 1din 34

Venda de antibiticos com reteno de receita: avano para a sade pblica A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) publicou

em outubro a RDC 44/10 que exige um controle mais rigoroso na dispensao de antibiticos. Se antes, esses medicamentos deveriam ser vendidos somente .

Sistema Informatizado para Substncias e Medicamentos sob Regime Especial de Controle

Informtica

Unidade de Produtos Controlados

SNGPC
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
Rosangela Furtado Dias
Farmacutica Responsvel

0800-707-2003

Informtica REGULAMENTAO SANITRIA

FUNDAMENTO

Aprovar o Regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial

PORT. 344/98 - ALCANCE

DA FISCALIZAO
LISTA - D1
LISTA DE SUBSTNCIAS PRECURSORAS DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRPICOS (Sujeitas a Receita Mdica sem Reteno)

LISTA - A1
LISTA DAS SUBSTNCIAS ENTORPECENTES (Sujeitas a Notificao de Receita A)

LISTA - A3
LISTA DAS SUBSTNCIAS PSICOTRPICAS (Sujeita a Notificao de Receita A)

LISTA A2
LISTA DAS SUBSTNCIAS ENTORPECENTES (Sujeitas a Notificao de Receita A)

LISTA B1
LISTA DAS SUBSTNCIAS PSICOTRPICAS (Sujeitas a Notificao de Receita B)

LISTA - D2
LISTA DE INSUMOS QUMICOS UTILIZADOS PARA FABRICAO E SNTESE DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRPICOS (Sujeitos a Controle do Ministrio da Justia)

LISTA - B2
LISTA DAS SUBSTNCIAS PSICOTRPICAS ANOREXGENAS (Sujeitas a Notificao de Receita B)

LISTA C1

(Outras sob Controle Especial)

LISTA C2

(Retinides)

SUBSTNCIAS PRSCRITAS

LISTA C3

(Imunossupressores)

LISTA - E PLANTAS

LISTA F1 LISTA F2

LISTA C4

(Anti-retrovirais)

LISTA F3
LISTA F4

LISTA C5

(Anabolizantes)

PONTOS CRTICOS DA PRESCRIO PORT. 344/98 CONTROLE DA


LISTA DISTRIBUIO
(VISA/PROFISSIONAL)

PRESCRIO
VALIDADE

TRATAMENTO
N. DE AMPOLAS OUTRAS FORMAS FARMACUTICAS

A1-A2 (Entorpecentes) A3 (Psicotrpicos) B1-B2 (Psicotrpicos) C2 (Uso Sistmico) C3 (Imunossup.) C1-C2-C4-C5 (outras)

VISA: distribui gratuitamente- (oficial) Profissional: credenciamento. VISA: distribui numerao. Profissional: credenciamento e confeco. VISA: distribui numerao. Profissional: credenciamento e confeco. VISA: distribui gratuitamente - (oficial) Profissional: credenciamento. Profissional: confeco.

Nacional

05

30 DIAS

UF

05

60 DIAS

UF

05

60 DIAS

UF

30 DIAS

Nacional

05

60 DIAS

Desenvolvimento dos Sistemas Remotos PROJETO SNGPC

ETAPAS DO PROJETO

Portaria 158/2002 Projeto Criao Ferramentas de Apoio

Executado

Em Execuo

Prximos Passos

Levantamento de Requisitos

Estudo da Legislao

Desenvolvimento dos Mdulos

Responsvel Tcnico (Farmacutico) insira aqui um e-mail vlido e a sua senha de acesso

sob prescrio mdica, o que de fato no ocorria, agora, as farmcias precisam reter a receita mdica e registrar ofcialmente cada venda de antibitico para fns de controle sanitrio. Mas afnal de contas, era preciso tudo isso?

Bom... vou tentar contar a histria por completo. A humanidade sempre conviveu com doenas infecciosas de uma forma muito trgica. Cidades inteiras sofreram um colapso demogrfico na Idade Mdia por ondas sucessivas de epidemias de varola, tifo e peste. A vida era efmera, cercada por sequelas, pesar e luto. No no to longnquo sculo XIX a expectativa de vida na Europa era de menos de 50 anos. Eis que uma revoluo acontece: o surgimento dos antibiticos! Ao lado de campanhas de vacinao, os antibiticos foram um grande aliado no combate s doenas infecciosas e sem dvida foi um dos fatores que promoveu o crescimento populacional mundial.

O que no era esperado foi o desenvolvimento da resistncia microbiana, ou seja, a perda da eficcia de um antibitico em controlar uma infeco. O grande problema que a resistncia a esses medicamentos ocorre muito mais rapidamente do que o desenvolvimento de novos antibiticos, apesar do grande esforo em pesquisa. A resistncia microbiana pode nos levar de volta era pr-antibitica!

Um dos principais fatores que colaboram para a resistncia microbiana a banalizao no uso dos antibiticos. E por isso que se justifca o controle na venda desses medicamentos, o qual pode parecer um absurdo hoje, em 2010, mas que, em longo prazo, ir colaborar para a reduo da resistncia microbiana e de superinfeces que tanto vitimam os mais vulnerveis: munocomprometidos, crianas e idosos. Essa uma medida que nos tornar mais civilizados. Se hoje, muitos podem repudiar essa lei, daqui a muito pouco tempo, ns nos lembraremos de um modo quase que jocoso do tempo m que se podia comprar um antibitico sem receita, na farmcia da esquina. No se esqueam que h bem pouco tempo era perfeitamente aceitvel ou ustifcvel fumar em ambientes fechados, beber e dirigir, acomodar crianas no banco da frente, no usar o cinto de segurana, bater em mulher, bater

em criana... E hoje? Somente depois da criao de leis especficas que punem com multa, ou at priso para algumas situaes, que comeamos a repudiar esses delitos/crimes. Hoje impensvel (ou inconfessvel) andar sem o cinto de segurana, beber e dirigir ou bater em mulher. Espero que daqui a um ano, comprar antibitico sem receita mdica seja inimaginvel!

Novas regras sobre antimicrobianos A RDC 20/11 estabelece critrios para prescrio, dispensao, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos base de substncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrio mdica, isoladas ou em associao, conforme listagem especificada em seu Anexo I.

Essas regras visam coibir a venda ilegal de antimicrobianos sem prescrio no pas, promover o uso racional de medicamentos e contribuir para o combate resistncia bacteriana, alm de evitar a exposio da populao aos riscos da automedicao.

De acordo com a RDC 20/11, a dispensao fica sujeita reteno de receita e escriturao em farmcias e drogarias privadas, assim como em unidades pblicas de dispensao municipais, estaduais e federais que disponibilizam medicamentos mediante ressarcimento, tais como o Programa Farmcia Popular do Brasil.

Receiturio A receita das substncias que constam no Anexo I da RDC 20/11, dever ser prescrita por profissionais legalmente habilitados em duas vias, de forma legvel e sem rasuras, para que no induzam a erro ou troca de medicamentos no momento da dispensao.

Apesar de no existir um modelo de receiturio especfico para a prescrio de antimicrobianos, a receita deve conter obrigatoriamente as seguintes informaes, preenchidas pelo prescritor:

RECEITA
- identifcao do paciente: nome completo, idade e sexo; - nome do medicamento ou da substncia prescrita sob a forma de Denominao Comum Brasileira (DCB);

- dose ou concentrao, forma farmacutica, posologia e quantidade (em algarismos arbicos); - identificao do emitente: nome do profssional com sua inscrio no Conselho Regional ou nome da instituio, endereo completo, telefone, assinatura e marcao grfica (carimbo);

Em situaes de tratamento prolongado, a receita dever conter a indicao de uso contnuo com a quantidade a ser utilizada para cada 30 dias.

Alm de antimicrobianos, a receita poder conter a prescrio de outras categorias de medicamentos, desde que no sejam de controle especial. No h limitao do nmero de medicamentos que podem ser prescritos por receita. A receita vlida em todo o territrio nacional por 10 dias a contar da data de sua emisso.

Dispensao Ao realizar a dispensao desses medicamentos, deve anotar no verso das duas vias da receita os seguintes dados: - data da dispensao; - quantidade aviada do antimicrobiano; - nmero de lote do medicamento dispensado; - rubrica, atestando o atendimento

As farmcias e drogarias privadas devem realizar a escriturao da movimentao de medicamentos que contenham substncias antimicrobianas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), conforme estabelecido em legislao especfica.

Os medicamentos antimicrobianos no necessitaro dispor de sistema segregado (armrio fechado ou sala prpria) com chave para o seu armazenamento. Eles podem continuar normalmente dispostos nas prateleiras, sem nenhum tipo de mudana em sua forma de estocagem.

Lista de Antimicrobianos Sujeitos a Controle (Anexo I da RDC 20/11)

S-ar putea să vă placă și