Sunteți pe pagina 1din 18

ESTADO E POLTICA INDIGENISTA: REPRESENTAO E PARTICIPAO POLTICA INDGENA TEMB.

Justificativa.
O processo de interao com a sociedade nacional levou a que diversos ideogramas, como a luta

ecolgica e o desenvolvimento sustentvel, fossem incorporados nos discursos das lideranas indgenas para auditrios brancos (Albert 2000). O movimento indigenista que se expressa atravs de numerosas organizaes indgenas, estabeleceram estreitas relaes com ONGs. Esta relao foi sinalizada por Albert (2000) como uma associao poltico-pedaggica, atravs da qual o movimento indigenista consegue seu reconhecimento a partir da apropriao do universo ideolgico de seus aliados.

As relaes entre os povos indgenas e o Estado brasileiro sempre foi marcada por uma grande assimetria de poder ,primeiramente porque os indgenas eram vistos como uma ameaa soberania nacional, principalmente no que diz respeito questo territorial j que para o ndio o territrio representa a sua ligao com a identidade tnica. a luta pela sobrevivncia dos povos indgenas representa a dicotomia das relaes intertnicas.

As sociedades indgenas vm protagonizando

um novo momento histrico, com o fortalecimento de organizaes indgenas que se uniram como forma de reao a um processo de excluso que se ampliou desde o perodo colonial. Os indgenas reagem a esse processo de forma diferenciada ao longo de sua histria, desde pequenos levantes at a resistncia armada, mas recentemente tem havido a consolidao de uma nova etapa nesse enfrentamento que so as diferentes formas de luta poltica, viabilizadas pelas organizaes indgenas. ( BAINNES, 2008).

problemtica
1. Os ndios participam do processo decisrio de implementao das polticas de desenvolvimento?
2.Como

se

efetiva

participao

poltica

indgena?

objetivos
.1 objetivo geral: Verificar a participao poltica e autonomia do povo Temb, localizados na regio do Gurupi e Alto Rio Guam, no processo de deciso e implementao de

polticas de desenvolvimento indigenistas.


2 objetivos especficos: Verificar como se processa a participao do povo

indgena Temb em projetos que incidem em seu territrio. Verificar como est se construindo a participao poltica dos Tembs no processo de aes governamentais ou de outra natureza.

Referencial terico
Conforme analisou Cunha (1992) a questo indgena sempre esteve na histria brasileira, intimamente associada construo do Estado e aos problemas militares. A formao do Estado Nao teve nas foras armadas um de seus elementos bsicos e se deu num processo antagnico aos interesses dos povos nativos, o que d integrao, uma conotao de negar aos ndios sua condio de povos diferenciados.

A dinmica de luta e combate excluso dos povos indgenas possui uma dimenso emancipadora, capaz de gerar a constituio de novos sujeitos sociais e de novas formas de reivindicao do exerccio dos direitos de cidadania. De acordo com BOBBIO (1992) O elenco dos direitos se modificou e continua a se modificar, com mudanas das condies histricas, ou seja, dos carecimentos e dos interesses, das classes no poder, dos meios disponveis para realizao dos mesmos, das transformaes tcnicas... ( p. 18)

De acordo com Mill(1981), na democracia representativa no haveria limite de participao, pois esta a condio da democracia.O legislativo seria o espao central para discutir vontades e demandas e a representao proporcional oportuniza uma real soberania popular, permitindo a minoria a participao no governo. Portanto, significado do governo representativo que o povo inteiro ou uma parte numerosa dele exera,

atravs dos deputados periodicamente eleitos pelo povo, o extremo poder de controlador que, em qualquer constituio, deve residir em alguma parte. ( MILL, 1981, P. 78)

Art. 232. Os ndios, suas comunidades e organizaes so partes legtimas para ingressar em juzo em defesa de seus direitos e

interesses, intervindo o Ministrio Pblico em todos os atos do processo. .(BRASIL,1990) Albert (2000) chama a ateno para o crescimento do nmero de organizaes indgenas depois de que o artigo 232 da Constituio permitiu que estas organizaes se constitussem como pessoas jurdicas.

O grupo indgena pede voz poltica, como meio de ser agente de seu prprio desenvolvimento. Atualmente temos a COIAB(Coordenao das Organizaes Indgenas da Amazonia Brasileira), que nasceu em 1989, como uma das mais importantes

organizaes de articulao poltica e defesa dos direitos indgenas. formada por 75 organizaes membros dos nove Estados da Amaznia brasileira ( associaes locais, regionais, organizaes de mulheres, professores e estudantes indgenas) , representa cerca de 60% das populaes indgenas do Brasil.

Possui uma representao em Braslia para facilitar a articulao e apoio s organizaes indgenas. Rene a cada trs anos lideranas de 31

regies de 9 Estados da Amaznia legal brasileira. A cada assemblia realizada tirada uma estratgia poltica de luta, que definida no Frum Permanente dos Povos Indgenas da Amaznia. Trs Fruns j foram realizados e buscaram os seguintes objetivos: polticas publicas do estado brasileiro na viso dos povos indgenas;criao de um parlamento indgena nacional e instancias representativas e proteo aos direitos indgenas. (COIAB)

Em 2006 temos a implantao da CAFI (Centro Amaznico de Formao Indgena) que visa formar lideranas indgenas tcnica e politicamente. Com o objetivo de fortalecer organizaes indgenas locais e regionais

segundo Bobbio (2000) participao poltica:

h trs tipos de

H pelo menos trs formas ou nveis de Participao

poltica que merecem ser brevemente esclarecidos. A primeira forma, que poderamos designar com o termo de presena, a forma menos intensa e mais marginal de Participao poltica; trata-se de comportamentos essencialmente receptivos ou passivos, como a presena em reunies, a exposio voluntria a mensagens polticas, etc, situaes em que o indivduo no pe qualquer contribuio pessoal. A segunda forma poderamos design-la com o termo de ativao: aqui o sujeito desenvolve, dentro ou fora de uma organizao poltica, uma srie de atividades que lhe foram confiadas por delegao permanente, de que incumbido de vez em quando, ou que ele mesmo pode promover. O termo participao, tomado em sentido estrito, poderia ser reservado, finalmente, para situaes em que o indivduo contribui direta ou indiretamente para uma deciso poltica.(p.888)

Para Huntington (1968) a participao poltica est

relacionada institucionalizao e estabilidade poltica que depende dessa relao. O surgimento do movimento indgena a expresso de um processo organizacional e que se caracteriza tambm com o uma forma de instrumentalizao da identidade e da diferena, da exaltao dos valores comunitrios, de direito diferena, da rejeio marginalizao e dominao. Esses so os pilares desse movimento. a necessidade da defesa de um interesse coletivo e particular, da a necessidade de uma institucionalizao do movimento indgena, da mediao entre o local e o nacional que torna esses movimentos como novos espao para se fazer poltica, no qual surge um sujeito coletivo que passa a ter visibilidade poltica e social.

Metodologia
Pesquisa bibliogrfica e documental.
Construo de uma reflexo terica sobre o conceito de participao, representao e poltica indigenista,

partindo do clssicos da poltica at a contemporaneidade. Aps a reviso bibliogrfica ser realizado o trabalho de campo na aldeia da comunidade Temb, localizada no Gurupi e Alto Rio Guam. Entrevistas com liderana indgenas das associaes dos Temb do Gurupi e alto Rio Guam .

Entrevistas com representantes da COIAB, em Braslia. Anlise das organizaes Temb de acordo com o referencial terico estudado.

Obrigada!

S-ar putea să vă placă și