Sunteți pe pagina 1din 23

METROLOGIA

Vocabulrio Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (VIM)

Generalidades sobre o VIM


Desde 1995 no Brasil. Conjunto de definies e termos associados em portugus . As definies a seguir so conhecidas por todos que intervm, diretamente ou indiretamente, no campo da instrumentao industrial.

Sistema Internacional de Unidades (SI)


Grandeza de base Unidade de base
metro quilograma m kg

Sistema de unidades, baseado no Sistema Internacional de Grandezas, incluindo os nomes e os smbolos das unidades e uma srie de prefixos com seus nomes e smbolos, em conjunto com regras de utilizao, adotado pela Conferncia Geral de Pesos e Medidas (CGPM).

comprimento massa

tempo
corrente eltrica temperatura termodinmica quantidade de substncia intensidade luminosa

segundo
ampere kelvin mol candela

s
A K mol cd

NOTA : O SI baseado nas sete grandezas de base do ISQ. Os nomes e os smbolos das unidades de base esto contidos na tabela Ao lado.

Prefixos SI para os Mltiplos e Submltiplos das Unidades Fator

Prefixo

102

hecto deca deci centi

h da d c

Nome

Smbolo
Y

101
10-1

1024

yotta

10-2
Z E P T G M k

1021
1018 1015 1012 109 106 103

zetta
exa peta tera giga mega quilo

10-3
10-6 10-9 10-12 10-15

mili
micro nano pico femto atto zepto

m
m n p f a z

10-18
10-21

Resultado de medio
Valor de uma grandeza obtido por medio. Uma expresso completa do resultado de uma medio compreende tambm a incerteza de medio e os valores de referncia das grandezas que influem sobre o valor da grandeza a medir ou sobre o instrumento de medir.

Indicao
Valor de uma grandeza a ser medida fornecido por um instrumento de medir. A indicao expressa em unidades da grandeza medida.

Exatido
Grau de concordncia entre o resultado da medio e o valor verdadeiro convencional da grandeza medida. O uso do termo preciso no lugar de exatido deve ser evitado.

Reprodutibilidade
Grau de concordncia entre os resultados das medies de uma mesma grandeza, onde as medies individuais so efetuadas variando-se uma ou mais das seguintes condies: mtodo de medio, observador, instrumento de medida, local, condies de utilizao e tempo. Para que uma uma expresso de reprodutibilidade seja obtida necessrio especificar as condies que foram alteradas.

Desvio padro experimental


Para uma srie de N medies de uma mesma grandeza o parmetro s, que caracteriza a disperso dos resultados, dado pela frmula:

Onde: s = Desvio Padro; MM = Mdia das Medidas; M = Valores obtidos em cada leitura efetuada no sistema de medio; n = Nmero total de ensaios em cada ponto medido;

Incerteza
Estimativa caracterizando a faixa de valores dentro da qual se encontra o valor verdadeiro da grandeza medida. A incerteza da medio compreende, em geral, muitos componentes. Alguns desses componentes podem ser estimados com base na distribuio estatstica dos resultados das sries de medies e caracterizados por um desvio padro experimental. A estimativa dos outros componentes somente pode ser avaliada com base na experincia ou em outras informaes.

EXATIDO DE MEDIO
Grau de concordncia entre o resultado de uma medio e um valor verdadeiro do mensurando. Observaes: 1) Exatido um conceito qualitativo.
2) O termo preciso no deve ser utilizado como exatido.

Erro absoluto
Resultado de uma medio menos o valor verdadeiro convencional da grandeza medida.

Erro relativo

Quociente do erro absoluto da medio pelo valor verdadeiro convencional da grandeza medida.

Erro aleatrio
(erros indomveis)

Componente do erro de medio que varia de uma forma imprevisvel quando se efetuam vrias medies da mesma grandeza.

Erro sistemtico
(erros domveis) Componente do erro da medio que se mantm constante ou varia de forma previsvel quando se efetuam vrias medies de uma mesma grandeza. Os erros sistemticos e suas causas podem ser conhecidos ou desconhecidos. Para um instrumento de medida ver "erro de justeza".

Erro no Ponto de Controle (de um instrumento de Medio)

Erro de um instrumento de medio em uma indicao especificada ou em um valor especificado do mensurando, escolhido para controle do instrumento.

Erro no Zero (de um Instrumento de Medio)

Erro no ponto de controle de um instrumento de medio para o valor zero do mensurando.

Erro Intrnseco (de um Instrumento de Medio)

Erro de um instrumento de medio, determinado sob condies de referncia.

Erro de paralaxe
Ocorre atravs da observao errada do valor na escala analgica do instrumento, devido ao ngulo de viso. Esta no ocorre em instrumentos digitais.

Erro grosseiro
pode decorrer de leitura errnea, de operao indevida ou de dano no sistema de medio. Seu valor totalmente imprevisvel, podendo seu aparecimento ser minimizado no caso de serem feitas, periodicamente, aferies e calibraes dos instrumentos.

Histerese
tambem conhecido por erro de reversibilidade. Consiste na diferena de leituras para um mesmo valor de mensurando, conforme a medio efetuada no sentido crescente ou decrescente da escala.

Histerese
a diferena mxima apresentada por um instrumento, para um mesmo valor, em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a varivel percorre toda a escala nos sentidos ascendente e descendente ou o desvio porcentual mximo com o qual, para uma mesma varivel (por exemplo vazo), uma indicao do valor instantneo afasta-se do outro, dependendo de ter sido alcanado a partir de valores maiores ou menores.

VALOR DE REFERNCIA
valor de uma grandeza cuja incerteza associada considerada suficientemente pequena para que o valor possa servir de base na comparao com outras grandezas da mesma natureza.

S-ar putea să vă placă și