Sunteți pe pagina 1din 84

Centro Universitrio de Joo Pessoa

Profa. Ms. Camila Carvalho

1 REGRAS E ELEMENTOS DA APRESENTAO 2 ESTRUTURA DO TRABALHO

Regras e elementos da apresentao escrita

Formato

- Papel branco, formato A4. Papel branco, formato A4. - Utilizao da fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 Para citaes longas e notas de rodap. Recomenda-se a utilizao da fonte Times New Roman ou Arial no Word.

Margens
Margens esquerda e superior: 3 cm

Margens direita e inferior: 2 cm

Espacejamento
1 INTRODUO

Entre o ttulo da seo e seu texto, dois espaos de 1,5

- O texto deve ser digitado com espao 1,5 de entrelinhas. - As citaes longas, as notas, as referncias e os resumos devem ser digitados em espao simples. - Os ttulos das sees devem ser separados por dois espaos 1,5 entrelinhas, antes e depois do texto.

O desenvolvimento da fotografia como prtica social marcado, desde o princpio, por um contexto de forte apelo e estmulo aos avanos tecnolgicos e industriais. Entretanto, a atividade tambm trouxe em sua essncia uma acentuada caracterstica de trabalho artesanal, oferecendo-se como campo propenso experimentao e inventividade. Esta aparente contradio colocou a fotografia em uma rea de fronteira. Forava seus praticantes e consumidores a aderir a uma dinmica globalizada de constante busca de atualizao tcnica e padres visuais, mas dependia da criao de um ambiente nico que fosse capaz de garantir a eficincia no momento da captao, alm de um recolhimento ao ateli, necessrio para o processo de preparao, fixao e reproduo da imagem.

Espaamento 1,5

Indicativos de seo
- O indicativo numrico de uma seo, deve ser colocado antes do ttulo, alinhado esquerda e separado por um espao.

- As sees primrias por serem as principais divises de um texto devem iniciar em folha prpria, digitadas em caixa alta e negrito.
- As sees secundrias devem ser digitadas em caixa alta.

- As sees tercirias devem ser digitadas somente com a primeira letra do ttulo em maiscula.
Exemplos:

Seo primria: 1 CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA


Seo secundria: 1.1 GRADUAO EM ODONTOLOGIA Seo terciria: 1.1.1 Componente curricular Metodologia do Estudo

Ttulos
Os ttulos, sem indicativo numrico, como errata, agradecimentos, lista de ilustrao, sumrio, resumo, referncias e outros devem ser centralizados, em negrito e em caixa alta.

REFERNCIAS

ANDRADE, M. M. de A. Como preparar


trabalhos para cursos de ps-graduao.

5. ed. So Paulo: Atlas, 2002.

FRANA, J. L. Manual para normalizao


de publicaes tcnico-cientficas. 3. ed.

Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Sistema de Bibliotecas. Relatrios. Curitiba: Ed. da UFPR, 2001. v. 3

Paginao
- Todas as folhas do trabalho,a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente. - As pginas pr-textuais no necessitam ser numeradas. - A numerao das pginas textuais colocada a partir da primeira folha da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a dois centmetros da borda superior, exceto nas pginas que iniciam-se os captulos primrios, que so contadas, porm no so numeradas.
9

3 UNIPE O UNIPE tem como proposta formar profissionais com viso humanista, crtica e

3.1 BIBLIOTECA do UNIPE A Biblioteca do UNIPE tem uma freqncia em mdia de 600 pessoas por dia.

Reflexiva.

Paginao

2 cm
1 INTRODUO

11

2 cm

O desenvolvimento da fotografia como prtica social marcado, desde o princpio, por um contexto de forte apelo e estmulo aos avanos tecnolgicos e industriais. Entretanto, a atividade Canto superior tambm trouxe em sua essncia uma acentuada caracterstica de trabalho artesanal, oferecendo-se direito, a 2 cm da como campo propenso experimentao e borda superior, inventividade. ficando o ltimo Esta aparente contradio colocou a fotografia algarismo a 2 cm da em uma rea de fronteira. Forava seus praticantes borda direita da folha. e consumidores a aderir a uma dinmica Todas as folhas, a globalizada de constante busca de atualizao partir da folha de tcnica e padres visuais, mas dependia da criao de um ambiente nico que fosse capaz de garantir rosto, so contadasa eficincia no momento da captao, alm de um sequencialmente; recolhimento ao ateli, necessrio para o processo de preparao, fixao e reproduo da imagem. mas s h

numerao a partir da primeira folha da parte textual

Siglas e Abreviaturas

3.3 As Escolas de Terminologia A Teoria Geral da Terminologia (TGT) separa a linguagem especializada do lxico comum; tem como princpios a univocidade e a

monorreferencialidade. O objetivo da TGT eliminar ambigidades nas comunicaes

cientficas e tcnicas, por meio da normalizao e da padronizao do vocabulrio tcnico-cientfico. A Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), por sua vez, valoriza os aspectos comunicativos

Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parnteses.

dos lxicos especializados, no tem propsitos normalizadores e compreende que as unidades terminolgicas so parte da linguagem natural (KRIEGER; FINATTO, 2004). Seus princpios so de que o termo polidrico e polissmico.

Ilustraes
- A ilustrao deve ser citada no texto e inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere. Caso no seja possvel, podem ser reunidas em forma de anexo.

-Qualquer que seja o tipo de ilustrao, sua identificao aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, grfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, travesso e do respectivo ttulo.

- Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatrio, mesmo que seja produo do prprio autor), legenda, notas e outras informaes necessrias sua compreenso (se houver).

- As legendas devem ser claras, breves, (de maneira que dispensem consulta ao texto).

Ilustraes
As figuras podem ser:
quadros; lminas; plantas; fotografias; grficos; organogramas; fluxogramas; esquemas; desenhos e outros.

1.1 BIBLIOTECA

A Biblioteca

do Centro Universitrio de Joo Pessoa ao acervo, onde

(UNIPE) possui terminais de consulta

os usurios

podem verificar
sua

se

uma obra existe

na

Biblioteca, qual

localizao e se est emprestada.

Neste caso poder realizar uma reserva.


Figura 5 Biblioteca UNIPE

Fonte: Acervo particular (2011)

Tabelas
As tabelas so numeradas consecutivamente em algarismos arbicos, precedidas da palavra tabela em letras maisculas. Devem possuir um ttulo de forma a identificar o que a tabela, onde foi aplicada e quando, localizado em sua parte superior.
Assim, o aumento das internaes psiquitricas no perodo apresentado est relacionado a uma resposta do Estado falta de emprego como uma forma de responder questo social; o Estado realiza uma modalidade de proteo social proporcionando a acumulao no setor privado da sade mental. A presena do setor privado contratado pela Previdncia Social relevante na oferta de servios de hospital psiquitrico ao longo de seis dcadas, como se constata na Tabela 01.
TABELA 01 Nmero de hospitais psiquitricos por natureza no Brasil, de 1941 a 1991

As tabelas no devem ser fechadas por linhas laterais.


Quando no couberem na pgina, as tabelas no devem ser fechadas pela linha horizontal inferior, neste caso devem continuar na pgina seguinte, aps a expresso continuao, repetindo-se o cabealho.

Hospitais psiquitricos Privado Filantrpico

1941 39

1961 81

1971 269

1981 357

1991 259

Pblico
Total

23
62

54
135

72
341

73
430

54
313

Fonte: ALVES, D. S. N. et al. Elementos para uma anlise da assistncia em Sade Mental no Brasil. In: CONFERNCIA NACIONAL DE SADE MENTAL, 2., 1992, Braslia. Anais... Ministrio da Sade, 1992.

Tabelas
A fonte dos dados deve aparecer logo abaixo da tabela. se a tabela no couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, no delimitada por trao horizontal na parte inferior, sendo o ttulo e o cabealho repetidos na folha seguinte; nas tabelas utilizam-se fios horizontais e verticais para separar subttulos das colunas no cabealho e fech-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas. As tabelas devem ser apresentadas que acordo com as Normas de Apresentao Tabular do IBGE.
Assim, o aumento das internaes psiquitricas no perodo apresentado est relacionado a uma resposta do Estado falta de emprego como uma forma de responder questo social; o Estado realiza uma modalidade de proteo social proporcionando a acumulao no setor privado da sade mental. A presena do setor privado contratado pela Previdncia Social relevante na oferta de servios de hospital psiquitrico ao longo de seis dcadas, como se constata na Tabela 01.
TABELA 01 Nmero de hospitais psiquitricos por natureza no Brasil, de 1941 a 1991

Hospitais psiquitricos Privado Filantrpico

1941 39

1961 81

1971 269

1981 357

1991 259

Pblico
Total

23
62

54
135

72
341

73
430

54
313

Fonte: ALVES, D. S. N. et al. Elementos para uma anlise da assistncia em Sade Mental no Brasil. In: CONFERNCIA NACIONAL DE SADE MENTAL, 2., 1992, Braslia. Anais... Ministrio da Sade, 1992.

Citaes
Formas de citao
-Quando se utiliza informao extrada de outra fonte, para reforar a idia que se quer transmitir.

- LITERAL OU DIRETA
Transcrio literal de um texto, respeitando-se todas as caractersticas formais de redao, ortografia e pontuao. Exemplo: "[. . .] quando literal, a citao deve ser copiada ao p da letra [. . .]" (LAKATOS; MARCONI, 1992, p.177).

- PARFRASE OU INDIRETA
Reproduo no literal das palavras do autor de forma a reproduzir a sntese de suas idias. Na citao literal a transcrio feita ipsis litteris, indicando a fonte da citao. (LAKATOS; MARCONI, 1992).

Citaes

Citaes
- CITAO DE CITAO
Transcrio, direta ou indireta, extrada de fontes secundrias, ou seja, o autor no obteve acesso fonte original.
No texto, a citao de citao deve ser feita obedecendo a seguinte ordem: autor do documento no consultado, seguido da expresso latina apud ou citado por e autor consultado. Exemplos: Os dois requisitos imprescindveis da boa introduo so: definio do assunto e a indicao do caminho a seguir. (CERVO; BERVIAN apud BECKER; FARINA; SCHEID, 1992, p.14).

Diz Vieira citado por Targino (1993, p.23): "evite referncia a dados no publicados, trabalhos no prelo, resumos em congressos, comunicaes pessoais, relatrios mimeografados em geral - a menos que isso seja essencial".

Citaes
Sistemas de chamada
De acordo com a ABNT (2002, p.3) as citaes devem ser indicadas no texto por um sistema numrico ou autor-data. Qualquer que seja o mtodo adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlao na lista de referncias ou em notas de rodap. - SISTEMA AUTOR-ANO As chamada pelo sobrenome do autor, instituio responsvel ou ttulo, quando includas na sentena so em letras minsculas. Quando estiverem entre parnteses devem ser em letras maisculas. Severino (1992) dividiu os elementos que compem a folha de rosto em quatro itens. Os elementos da folha de rosto dividem-se em quatro itens (SEVERINO, 1992).

Citaes
Sistemas de chamada
- SISTEMA NUMRICO
A indicao da fonte feita por uma numerao nica, consecutiva, em algarismos arbicos remetendo a lista de referncias ao final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. As citaes so indicadas por chamadas numricas que podem aparecer entre parnteses, alinhadas ao texto, ou meia entrelinha acima do texto, aps a pontuao que fecha a citao, mencionando ou no o nome do autor. Exemplos: "Conceber e executar projeto emancipatrio supe de modo geral dois suportes mais visveis, que so a busca de auto-sustentao e de autogesto, algo econmico e poltico. De acordo com Demo, a concepo e execuo do projeto emancipatrio supe, via de regra, dois suportes: a auto-sustentao e a autogesto. (1)

Citaes
Sistema Autor-Ano
- CITAO DE TRABALHOS DE UM AUTOR: Estes documentos so indicados pelo sobrenome do autor e o ano de publicao, separados por vrgula.
Exemplos:

Assim sendo, segundo Cagliari (1989), um elemento imprescindvel alfabetizao o processo de compreenso do funcionamento do sistema da escrita, ou seja, para se apropriar desta linguagem preciso pensar sobre ela e assim desvel-la e compreend-la.
Assim sendo, um elemento imprescindvel alfabetizao o processo de compreenso do funcionamento do sistema da escrita, ou seja, para se apropriar desta linguagem preciso pensar sobre ela e assim desvel-la e compreend-la (CAGLIARI, 1989).

Citaes
- CITAO DE TRABALHOS DE DOIS AUTORES:
Os sobrenomes dos dois autores devem ser ligados por "e", seguido do ano da publicao.

Exemplos:
De acordo com Cagliari e Rizzo (1989), as dificuldades em enunciar sons resultantes de combinaes de consoantes com vogais levaram os pedagogos a questionarem a validade do mtodo alfabtico e substitu-lo por uma simplificao, semelhante ao primeiro, porm no ensinava mais o nome das letras e sim o seu respectivo som. As dificuldades em enunciar sons resultantes de combinaes de consoantes com vogais levaram os pedagogos a questionarem a validade do mtodo alfabtico e substitu-lo por uma simplificao, semelhante ao primeiro, porm no ensinava mais o nome das letras e sim o seu respectivo som (CAGLIARI e RIZZO, 1989).

Citaes
- CITAO DE TRABALHOS DE TRS AUTORES:

Os sobrenomes dos autores separados por ponto e virgula, seguido do ano da publicao. Exemplo: Toda restaurao ter que ser capaz de resistir s constantes foras oclusais a que est submetida. Isto de primordial importncia em uma ponte fixa, em que as foras que o dente ausente absorveria sero transmitidas aos dentes de apoio atravs dos elementos protticos (SHILINGBURG; HOBO; WHISETT, 1983).

Citaes
Para citaes literais ou diretas necessria a indicao da pgina exata. Exemplo:

Ao conceituar as citaes breves e longas, Becker; Farina; Scheid (1992, p.23) consideram que a "[. . .] distino no deve ser interpretada em sentido rigoroso, pois depende muito das circunstncias da redao do texto.

Citaes
Apresentao das citaes

As citaes so transcritas sempre entre aspas duplas. As aspas simples indicam citao dentro da citao. Exemplos:

Segundo Demo (1992, p.77) "[...] em nome da pesquisa, todo professor deve ser cientista".

Citaes

4.1 Caractersticas da biblioteca pblica e as atribuies do bibliotecrio

Neste projeto ser utilizado como base terica As citaes podem ser curtas ou longas. As citaes curtas tm at trs linhas so incorporadas ao texto e transcritas entre aspas. o Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas pblicas, por se tratar de um documento de

abrangncia mundial e de bastante importncia.

Segundo o Manifesto (INTERNATIONAL..., 1994, online), as bibliotecas pblicas devem fornecer condies bsicas para uma

aprendizagem contnua, para uma tomada de deciso independente [ . . . ]

Citaes
5 ESTUDO DE CASO Para complementar Barros explica que o

As citaes diretas longas tm mais de trs linhas devem ser transcritas em pargrafos prprios, espao entre linhas simples, fonte de tamanho menor que a do texto (tamanho 10), sem aspas. Localizam-se abaixo do texto, em bloco, iniciando, a 4cm da margem esquerda, terminando na margem direita do trabalho. Exemplo:

estudo de caso
[ . . . ] se volta coleta e ao registro de informaes sobre um ou vrios casos particularizados, elaborando relatrios crticos organizados e avaliados, dando margem a decises e intervenes sobre o objeto escolhido para a investigao [ . . . ] (BARROS, 2000, p. 95).

consenso que uma das limitaes do estudo de caso a impossibilidade de generalizao dos dados, pois a unidade escolhida pode no ser a com caractersticas mais comuns s semelhantes (GIL, 1993, p. 60); mas, exatamente por essa subjetividade que ele foi escolhido.

Citaes
Para indicar supresses utiliza-se trs pontos entre colchetes [. . .] e as interpolaes, os acrscimos ou comentrios so feitos entre colchetes. Exemplo:

Como

esta espcie de induo [completa ou formal] no leva a novos conhecimentos, estril, no passando de um processo de colecionar coisas j conhecidas [. . .] (LAKATOS; MARCONI, 1992, p.50).

Citaes
Para indicar nfase ou destaque na citao utiliza-se grifo ou negrito ou itlico e informa-se grifo nosso, entre parnteses, aps a chamada da citao ou grifo do autor, se a nfase ou destaque j fazem parte citao.
H quem, ao recorrer a essas expresses, as coloque ao final da sentena ou at do pargrafo, para no ocasionar interrupo da citao, mas pode dificultar a compreenso. (TARGINO, 1993, p.25, grifo nosso). Em verdade, Galileu recorre propaganda. Usa artifcios psicolgicos, alm das eventuais razes que tenha a oferecer. (FEYERABEND,1977, p.121, grifo do autor.)

Citaes
- CITAES TRADUZIDAS

As citaes podem ser traduzidas pelo autor do trabalho, neste caso o autor deve informar logo aps a chamada de citao a expresso traduo nossa. Exemplo: Nos anos 50 e 60 [Italo Calvino] desempenha as funes de dirigente na Editora Einaudi e intensifica cada mais a sua atividade cultural e seu compromisso no debate poltico-intelectual, colaborando com numerosas revistas. (MALAPARTE, 2007, online, traduo nossa).

Citaes
Em citao de fonte verbal tais como palestras, debates, comunicaes, deve-se indicar, entre parnteses, a expresso informao verbal e mencionar os dados disponveis em nota de rodap. Exemplo:
O Servio de Ouvidoria ser implantado na UFRGS at o final de 2009 (informao verbal).
No rodap: Notcia fornecida por Henry Fayol no Encontro Internacional de Administradores, em Porto Alegre,em maio de 2009.

Citaes
Na coincidncia de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes, persistindo a coincidncia, acrescenta-se o prenome por extenso. Exemplo: (BANDEIRA, M., 1997) (BANDEIRA, P., 1999) (BANDEIRA, Manuel, 1990) (BANDEIRA, Marcio, 1999)

Citaes de diversos trabalhos (livros, artigos) de um autor, num mesmo ano, so distinguidos pelo acrscimo de letras minsculas, em ordem alfabtica, depois da data e sem espao. Exemplo:
(LAKATOS; MARCONI, 1992a, p.56) (LAKATOS; MARCONI, 1992b, p.177).

Citaes
Citaes indiretas de diversos trabalhos de mesma autoria, publicados em anos diferentes, mencionados simultaneamente, tm suas datas separadas por vrgula. Pouco utilizado, pois se cita o mais atualizado. Exemplo: (CERVO; BERVIAN, 2006, 2002, 1996) Citaes indiretas de diversos trabalhos de diversas autorias, mencionados simultaneamente (quando vrios autores em diferentes obras dizem a mesma coisa, so separadas por ponto e vrgula, em ordem alfabtica. Exemplo: (CERVO; BERVIAN, 2006; MARCONI, 2007; VIEIRA, 2003)

Notas de rodap
As notas de rodap so indicaes, observaes ou aditamentos ao texto elaborados pelo autor.
As notas de rodap podem ser: notas explicativas quando prestam esclarecimentos ou fazem comentrios sobre o texto ou quando remetem para uma bibliografia; e notas de referncia quando apresentam a indicao da fonte das citaes no trabalho. Utilizam-se as notas de referncia quando se adota o sistema numrico. As notas devem estar numeradas por algarismos arbicos, numa sequncia nica e consecutiva para cada captulo ou parte. As notas so digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por um filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. .

Notas de rodap

4.1 Caractersticas da biblioteca pblica e as atribuies do bibliotecrio

Neste projeto ser utilizado como base terica o Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas pblicas, por se tratar de um documento de abrangncia mundial e de bastante importncia.

Segundo o Manifesto (INTERNATIONAL..., 1994, online), as bibliotecas pblicas devem fornecer condies bsicas para uma aprendizagem contnua, para uma tomada de deciso independente [ . . . ].

Nota explicativa

Para maiores informaes sobre o Manifesto IFLA/UNESCO consulte: http://www.ifla.org.sg/VII/s8/unesco/port.htm

Notas de rodap

4.1 Caractersticas da biblioteca pblica e as

atribuies do bibliotecrio

Neste projeto ser utilizado como base terica o Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas

pblicas, por se tratar de um documento de


abrangncia mundial e de bastante importncia.

Segundo o Manifesto, as bibliotecas pblicas

devem fornecer condies bsicas para uma


aprendizagem contnua, para uma tomada de deciso independente [ . . . ].

Nota de referncia

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas pblicas. 1994. Disponvel em: <http://www.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 24 jun. 2008.

Notas de rodap
Em nota de referncia a primeira citao de uma obra realizada de forma completa. Para as menes posteriores mesma obra devem ser usadas as seguintes expresses latinas: Id. = Idem (do mesmo autor) - substitui o nome do autor em notas sucessivas. Exemplo:

1DEMO,

P. Metodologia cientfica em cincias sociais. So Paulo : Atlas, 1989. p. 26.


2Id.

Pesquisa : princpio cientfico e educativo. 2. ed. So Paulo : Cortez, 1991. p. 77.

Notas de rodap
Ibid. = Ibidem (mesma obra) - substitui a referncia mesma obra em notas sucessivas. Exemplo:

1LEITE,

J. A. A. Metodologia de elaborao de teses. So Paulo : McGraw-Hill do Brasil, 1978. p. 85.


2Ibid.,

p. 87.

Notas de rodap
Op. cit. = Opere Citato (na obra citada) - substitui o ttulo e demais elementos (excetuando-se a paginao) da referncia de obra j citada em nota anterior, ou na mesma pgina. Exemplo:

DEMO, P. Pesquisa : princpio cientfico e educativo. 2. ed. So Paulo : Cortez, 1991. p.77.

LEITE, J. A. A. Metodologia da elaborao de teses. So Paulo : McGraw-Hill do Brasil, 1978. p. 85.


DEMO, op. cit., p. 87.

Notas de rodap
Loc. cit. = Loco citato (no lugar citado) substitui o ttulo e demais elementos da referncia de obra j citada em nota anterior, na mesma pgina. Exemplo:

1SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 18. ed. So Paulo : Cortez, 1992. p. 81. 2HHNE, L. M. Metodologia cientfica : caderno de textos e tcnicas. 3. ed. Rio de Janeiro : Agir, 1989. p. 219. 3SEVERINO, loc. cit.

Estrutura do Trabalho

Estrutura do trabalho

Elementos

Pr Textuais

Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatrias (opcional) Agradecimento (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo / Desenvolvimento / Concluso Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexos (opcional) ndices (opcional)

Textuais

Ps Textuais

Elementos pr-textuais

Capa

CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA SADE CURSO DE GRADUAO EM ODONTOLOGIA

Nome do autor

TTULO DO TRABALHO
subttulo do trabalho

O projeto grfico de responsabilidade do autor!

Joo Pessoa 2011

Folha de rosto
CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA SADE CURSO DE GRADUAO EM ODONTOLOGIA

Nome do autor

TTULO DO TRABALHO
subttulo do trabalho
Trabalho acadmico apresentado ao componente curricular Anatomia I, ministrado pelo professor Haroldo Diniz, como requisito parcial para obteno de nota, referente a Primeira Verificao de Aprendizagem. Orientador: Prof. Haroldo Diniz Co-orientadora: Profa. Me. Camila Carvalho

No verso da folha de rosto deve conter a Ficha Catalogrfica.

Joo Pessoa 2011

Dedicatria

Dedico este trabalho a Deus, minha famlia, ao meu namorado e minha orientadora.

Agradecimentos
AGRADECIMENTOS
Dirigido queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho.
A concluso deste trabalho seria impossvel sem a colaborao de algumas pessoas e instituies que, de diversas formas, deram sua contribuio em diferentes etapas. Destas, manifesto um agradecimento especial,

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), pela concesso da bolsa de estudos; Aos funcionrios e professores do Programa de Ps-graduao em Geocincias (PPGGeo) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Finalmente, minha esposa, minha famlia e amigos, pelo incentivo e companheirismo imprescindveis ao longo deste trabalho.

Epgrafe
Pensamento, frase significativa, provrbio, citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com o assunto do trabalho. Elemento opcional.

Ser que, medida que voc vai vivendo, andando, viajando, vai se ficando cada vez mais estrangeiro? Deve haver um porto.

Caio Fernando Abreu

Resumo em lngua verncula


Apresentao dos pontos relevantes de um texto. O resumo deve dar uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho. Sequncia de frases concisas e objetivas, e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 500 palavras. Recomenda-se o uso de pargrafo nico.

RESUMO
Os direitos dos portadores de transtorno mental, na perspectiva da reforma psiquitrica brasileira, o tema da presente tese, resultante de pesquisa explicativa dialtico-crtico aplicada no Servio Residencial Teraputico Morada So Pedro, vinculado a Secretaria de Estado da Sade do Rio Grande do Sul. O objetivo geral foi verificar se a proposta de desinstitucionalizao do Morada So Pedro possibilitou a efetivao dos direitos dos seus usurios, visando contribuir na formulao e execuo de polticas pblicas no campo da sade mental. Realizado um conjunto de tcnicas qualitativas e a tcnica do tipo quase-experimento para comparao de dados da escala Independent Living Skills Survey (ILSS) dos usurios quando internados no hospital psiquitrico, ano de 2002, e como residentes do Morada So Pedro, em 2004. Palavras-chave: Reforma Psiquitrica. Direitos. Servio Residencial Teraputico.

Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Palavras representativas do contedo do trabalho.

Resumo em lngua estrangeira

ABSTRACT
The rights of the psychiatric patients, in the perspective of the Brazilian psychiatric reform, are the subject of the present thesis, dialectic-critical resultant of explicativa research applied in the Residential Service Therapeutical Morada So Pedro, tied the State Secretary of the Health of the Rio Grande do Sul. The general objective was to verify if the proposal of deinstitutionalization of the Morada So Pedro made possible the effectuation of the rights of the users, aiming at to contribute in the formularization and execution of public politics in the field of the mental health. Carried through a set of qualitative techniques and the technique of the type almost-experiment for comparison of data of the scale Independent Living Skills Survey (ILSS) of the users when interned in the psychiatric hospital, year of 2002, and as resident of the Deve Morada So Pedro, in 2004.

ter as mesmas Keywords: Psychiatric Reform. Rights. Residential caractersticas que Service Therapeutical. o resumo na lngua verncula.

Cada item designado por seu nome especfico.

LISTA DE ILUSTRAES

Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (quadros, lminas, plantas, fotografias, grficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros).

Figura 01 - Hospitais psiquitricos por natureza no Brasil, 1991 .... .................................................................................................. 50

Figura 02 - Alterao do gasto pblico em sade nas esferas de gesto nos anos de 1980, 1994 e 2002.............................................................97
Figura 03 - Previso oramentria em 2004-2007 e valores pagos em 2004 s aes de ateno sade mental.............................................137 Figura 04 Internao Hospitalar e Rede Substitutiva em Sade Mental, 1997 a 2006 Brasil.................................................................................140 Figura 05 - Leitos e CAPS no Brasil 1996 a 2006......................................... 140

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo nmero da pgina.

Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto.

Acompanhado do respectivo nmero da pgina.

Lista de tabelas

LISTA DE TABELAS Cada item designado por seu nome especfico.

Tabela 01 - Nmero de hospitais psiquitricos por natureza no Brasil, 1941 a 1991.................................................................................................. 50 Tabela 02 - Alterao do gasto pblico em sade nas esferas de gesto nos anos de 1980, 1994 e 2002..............................................................97 Tabela 03 - Previso oramentria em 2004-2007 e valores pagos em 2004 s aes de ateno sade mental.............................................137 Tabela 04 - Evoluo Comparativa Percentual entre Gastos com Internao Hospitalar e Rede Substitutiva em Sade Mental, 1997 a 2006 Brasil...............................................................................................140 Tabela 05 - Leitos e CAPS no Brasil 1996 a 2006......................................... 140

Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto.

Acompanhado do respectivo nmero da pgina.

Recomenda-se elaborar lista para cada tipo de ilustrao (grficos, tabelas, quadros e outros)

Lista de siglas
Abrasco Abres AIH AIS Ampasa ANS BPC CAPs CAPS Cebes Cefess CES CIB CILE CIMS

LISTA DE SIGLAS
Associao Brasileira de Ps-Graduao em Sade Coletiva Associao Brasileira de Economia da Sade Autorizao de internao Hospitalar Aes Integradas de Sade Expresso Associao Nacional do Ministrio Pblico de correspondente Defesa da Sade Agncia de Sade Suplementar por extenso Benefcio de Prestao Continuada Caixa de Aposentadorias e Penses Centro de Ateno Psicossocial Centro Brasileiro de Estudos de Sade Conselho Federal de Servio Social Conselho Estadual de Sade Comisso Intergestora Bipartite Termo de Consentimento Livre e Esclarecico Comisso Interinstitucional Municipal de Sade Quando aparecer pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso, acrescentando-se a abreviatura ou a sigla entre parnteses. Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)

Sigla (ou abreviatura) utilizada no texto, em ordem alfabtica seguidas das palavras ou expresses correspondentes escritas por extenso.

Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo.

Lista de abreviaturas
cmH2O l//min

LISTA DE ABREVIATURAS
centmetros de gua litros por minuto

Abreviatura utilizada no texto, em ordem alfabtica seguidas das palavras ou expresses correspondentes escritas por extenso.

Expresso correspondente por extenso

Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo.

Lista de smbolos
cmH2O l//min

LISTA DE SMBOLOS
centmetros de gua litros por minuto

Smbolos utilizados no texto, em ordem alfabtica seguidas das palavras ou expresses correspondentes escritas por extenso.

Expresso correspondente por extenso

Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo.

Sumrio
1 2 2.1 2.2 3

SUMRIO
INTRODUO ....................................................................... SOB O SIGNO DO PARADIGMA INFORMACIONAL: o advento da Sociedade da Informao ............................... A Sociedade da Informao e as modificaes no mundo do trabalho .............................................................. Carreiras e profisses na Sociedade da Informao IDENTIDADES SOCIAIS DE QUE SE REVESTEM OS INDIVDUOS E OS GRUPOS ............................................... A mundializao cultural .................................................... 8 11 13 19

3.1 3.2
3.2.1 3.2.2 3.3

22 27

Paginao: n da primeira pgina OU n das pginas inicial e final.

Identidades profissionais: construo e auto-afirmao


A construo da identidade profissional do bibliotecrio ......

31
36

O papel das entidades de classe na construo da identidade profissional do bibliotecrio ................................. 41-45 Conflitos e tenses identitrias ......................................... O UNIVERSO DA PESQUISA .............................................. CONSIDERAES FINAIS .................................................. 46 57 62

Alinhamento esquerda
Enumerao das divises do trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparecem no documento. . Deve ser apresentado em folha prpria.

4 5

REFERNCIAS .....................................................................
APNDICE A Questionrio .............................................. APNDICE B Roteiro de entrevista ................................ ANEXO A Tabela do IBGE sobre populao residente total por idade ...................................................................... ANEXO B Tabela do IBGE sobre populao residente total por gnero ....................................................................

75
79 83 86 89

Elementos prtextuais no devem constar no sumrio

Sumrio
1 2

Os indicativos das sees subsequentes SUMRIO primeira so separados INTRODUO ....................................................................... 8 das anteriores por um SOB O SIGNO DO PARADIGMA INFORMACIONAL: o advento da Sociedade da Informao ............................... 11 ponto.
A SOCIEDADE DA INFORMAO E AS MODIFICAES NO MUNDO DO TRABALHO ............................................... CARREIRAS E PROFISSES NA SOCIEDADE DA INFORMAO ....................................................................... IDENTIDADES SOCIAIS DE QUE SE REVESTEM OS INDIVDUOS E OS GRUPOS ............................................... A MUNDIALIZAO CULTURAL ......................................... IDENTIDADES PROFISSIONAIS: CONSTRUO E AUTO-AFIRMAO................................................................ A construo da identidade profissional do bibliotecrio ...... 13 19 22 27 31 36

Subordinao dos itens destacada pelas diferentes apresentaes tipogrficas (uso de CAIXA ALTA, negrito, itlico).

2.1 2.2 3

3.1
3.2 3.2.1 3.2.2

De forma idntica no sumrio e no texto.

O papel das entidades de classe na construo da identidade profissional do bibliotecrio ................................. 41-45 Conflitos e tenses identitrias ......................................... O UNIVERSO DA PESQUISA .............................................. CONSIDERAES FINAIS .................................................. REFERNCIAS ..................................................................... APNDICE A Questionrio .............................................. APNDICE B Roteiro de entrevista ................................ ANEXO A Tabela do IBGE sobre populao residente total por idade ...................................................................... ANEXO B Tabela do IBGE sobre populao residente total por gnero .................................................................... 46 57 62

3.3 4 5

O indicativo de 79 seo separado 83 de seu ttulo por um espao. No 86 se utiliza sinal 89 algum aps o indicativo de seo
75

Elementos textuais

Introduo
Indicativo numrico de seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere.

1 INTRODUO

Entre o ttulo da seo e seu texto, dois espaos de 1,5

O desenvolvimento da fotografia como prtica social marcado, desde o princpio, por um contexto de forte apelo e estmulo aos avanos tecnolgicos e industriais. Entretanto, a atividade Os ttulos das tambm trouxe em sua essncia uma acentuada sees primrias caracterstica de trabalho artesanal, oferecendo-se devem iniciar em como campo propenso experimentao e folha distinta. inventividade. Esta aparente contradio colocou a fotografia em uma rea de fronteira. Forava seus praticantes e consumidores a aderir a uma dinmica globalizada de constante busca de atualizao tcnica e padres visuais, mas dependia da criao de um ambiente nico que fosse capaz de garantir Espaamento a eficincia no momento da captao, alm de um 1,5 recolhimento ao ateli, necessrio para o processo de preparao, fixao e reproduo da imagem.

DesenvolviMento ou Reviso da Literatura

2 SOB O SIGNO DO PARADIGMA INFORMACIONAL

Todas as sees devem conter um texto relacionado a elas.

O desenvolvimento da fotografia como prtica social marcado, desde o princpio, por um contexto de forte apelo e estmulo aos avanos tecnolgicos e industriais.

Dois espaos de 1,5

2.1 A Sociedade da Informao modificaes no mundo do trabalho

as

Tamanho da fonte: 12 (exceto quando indicado fonte menor)

Parte principal do texto, que contm a exposio ordenada do assunto. Divide-se em sees e subsees.

Esta aparente contradio colocou a fotografia em uma rea de fronteira. Forava seus praticantes e consumidores a aderir a uma dinmica globalizada de constante busca de atualizao tcnica e padres visuais.

Alinhamento: justificado

Concluso

6 CONSIDERAES FINAIS
O objetivo desse trabalho foi o de compreender o funcionamento da categorizao e verificar como a noo foi explorada na elaborao de linguagens documentrias em diversos momentos. sensato afirmar que a

complexidade da questo no permite, nos limites deste


trabalho, uma avaliao conclusiva. Foi possvel, porm, enumerar algumas referncias para futuras pesquisas a partir da reunio de algumas reflexes sobre o tema.

Ao final do trabalho, somos tentados a encontrar um ponto comum entre os vrios modos de abordar a questo da categorizao, como meio de encaminhar uma proposta para um avano nas discusses. Nesse sentido, quatro

Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos.

principais direes so apontadas.

Elementos ps-textuais

Referncias

REFERNCIAS

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informao o uso consciente de tecnologia para o gerenciamento. So Paulo: Saraiva, 2004.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competncia informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Cincia da Informao, Braslia, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez.2003. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princpios, filosofia e prtica. Cincia da Informao, Braslia, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.

Separadas entre si por dois espaos simples Espao entrelinhas simples

Alinhamento esquerda

Elemento obrigatrio.

HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Minidicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Recurso tipogrfico Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

que destaca o ttulo deve ser uniforme

Referncias R
Descreve a apresentao dos documentos utilizados em um trabalho acadmico. Referncia uma lista ordenada dos documentos que foram citados pelo autor ou que serviram de embasamento para a elaborao do trabalho. Bibliografia considerada um levantamento de documentos relacionados com o tema abordado em uma obra, para que o leitor possa se aprofundar no assunto. Documentos so suportes fsicos que contm informaes. Podem ser: impressos (livros, peridicos, normas tcnicas, mapas, etc.); eletrnicos (CD-ROM, disquetes, informaes veiculadas pela internet, etc); sonoros (CD, fita cassete); entre outros.

Referncias
COMO FAZER UMA REFERNCIA Existem elementos essenciais e elementos complementares que identificam a obra. Os elementos essenciais so obrigatrios identificao da obra: autor, ttulo, subttulo (quando houver), edio, local de publicao, editora ou produtora e data de publicao ou produo. Os elementos complementares so opcionais e possibilitam uma maior identificao da obra: nmeros de pginas, volumes totais da obra, ttulo e nmero da srie, outros tipos de responsabilidades como ilustrador, editor, organizador, tradutor.

Referncias

4.2 REGRAS DE APRESENTAO

Na apresentao deve-se obedecer seqncia dos elementos: autor, ttulo, subttulo, edio, local de publicao, casa publicadora e data. As referncias devero ser alinhadas somente margem esquerda. A pontuao e o recurso tipogrfico para destacar o ttulo da obra (negrito, grifo ou itlico) devem ser uniformes em todas as referncias.
4.3 LOCALIZAO DAS REFERNCIAS As referncias podem ser dispostas: a) em nota de rodap, no caso de citaes; b) no final de texto ou de captulo; c) em lista de referncias, no final do trabalho; d) antecedendo resumos e resenhas.

Referncias

4.4 TRANSCRIO DOS ELEMENTOS Os elementos abaixo apresentados esto na seqncia em que devero ser transcritos na referncia. 4.4.1 Autoria pessoal 4.4.1.1 Um autor Quando a obra possui um autor indica-se, primeiramente, seu ltimo sobrenome em letra maiscula seguido por vrgula e logo aps, as iniciais dos nomes em maiscula. 4.4.1.2 Dois e trs autores Quando a obra possui dois ou trs autores a indicao dos autores deve ser seguida como a anterior sendo que os autores devem ser separados por ponto e vrgula.

Referncias

4.4.1.3 Mais de trs autores Menciona-se apenas o primeiro autor que aparece na obra seguido da expresso et al. 4.4.1.4 Autoria desconhecida Em caso de autor desconhecido a referncia bibliogrfica deve ser iniciada pelo ttulo, sendo a primeira letra em maiscula. 4.4.2 Autor entidade / instituio Para obras publicadas sob a responsabilidade de uma entidade (empresas, rgos governamentais, congressos, seminrios, etc.) deve-se identificar o nome por extenso e em letra maiscula. 4.4.3 Ttulo e subttulo O ttulo e o subttulo devem ser transcritos como aparecem na obra, separados por dois pontos. O ttulo dever aparecer em destaque: negrito, itlico ou grifado.

Referncias

4.4.4 Edio Quando aparecer uma indicao de edio, esta deve ser apresentada de forma abreviada, a partir da 2.ed., bem como as emendas de edio aumentada (aum.), revisada (rev.), atualizada (atual.), etc. 4.4.5 Local Indica-se o nome da cidade onde a obra foi publicada. Quando houver mais de um local, anotar o que aparece primeiro ou aquele que estiver em destaque. Quando o local no aparece na obra, mas pode ser identificado, coloc-lo entre colchetes. Na impossibilidade de identificar o local, transcrever, entre colchetes, a abreviao da expresso latina sine loco (sem local) [s.l.] .

Referncias

4.4.6 Casa publicadora Pessoa ou instituio responsvel pela produo de um documento. No caso de instituio: editora (para documentos impressos); produtora (para imagens em movimento); gravadora (para registros sonoros). O nome da casa publicadora indicado sem as palavras que designam sua natureza jurdica ou comercial (editora, livraria, gravadora, etc). Quando houver mais de uma casa publicadora, indicar a que aparece em destaque na obra, ou a que primeiro aparecer na folha de rosto. Entretanto, as demais tambm podem ser indicadas com seus respectivos locais. Na ausncia da casa publicadora, indicar a abreviao, entre colchetes, da expresso latina sine nonime (sem editora) [s.n.].

Referncias

4.4.7 Data

A data de publicao ou produo deve ser indicada em algarismo arbico. Quando no aparecer data na obra, indicar uma data aproximada entre colchetes.
Exemplificando: [1980 ou 1981] um ano ou outro [1975?] data provvel [1997] data certa, mas no indicada na obra [entre 1945 a 1959] usar para intervalos menores de 20 anos [ca. 1988] data aproximada [199-] dcada certa [199?] dcada provvel [18--] sculo certo [18--?] sculo provvel Nas referncias de documentos com vrios volumes, indicam-se a data inicial e a data final de publicao, separadas por hfen.

Referncias

Nas referncias de artigos de peridicos, os meses devem ser indicados no idioma original da publicao, de forma abreviada. Exemplo: Portugus janeiro - jan. fevereiro - fev. maro - mar. abril - abr. maio - maio junho - jun. julho - jul. Agosto - ago. setembro - set. outubro - out. novembro - nov. dezembro- dez. Espanhol enero - enero febrero - feb. marzo - marzo abril - abr. mayo - mayo junio - jun . julio - jul. agosto - agosto septiembre - sept. octubre - oct. noviembre - nov. diciembre - dic. Ingls January - Jan. February -Feb. March - Mar. April - Apr. May - May June - June July - July August - Aug. September -Sept. October - Oct. November- Nov. December- Dec.

Obs.: Na lngua inglesa as iniciais dos meses e suas abreviaturas so em letra maiscula.

Referncias

4.4.8 Descrio fsica Em caso de referncias de parte da obra, artigos de peridicos e publicaes avulsas, deve-se anotar o nmero da pgina inicial e final separados por hfen, seguidos da abreviatura (p.). Para os materiais sonoros indica-se o nmero das partes em algarismo arbico e a designao especfica do material. Quando necessrio indicar entre parnteses outras especificaes. Exemplo: 1 disco sonoro (56 min.)

4.4.9 Srie e coleo Anotar entre parnteses o ttulo da srie ou coleo e sua numerao como figuram no documento. Este elemento no obrigatrio, mas recomendvel indic-lo quando faz diferena para a identificao do documento.

Referncias

4.5 DOCUMENTOS A SEREM REFERENCIADOS

4.5.1 Livros (Monografias) considerados no todo


SOBRENOME, Prenomes (abreviados) do autor.

Ttulo: subttulo. Edio. Local de publicao:


Editora, ano.

Obra com um autor

HIBBELER, R. C. Esttica: mecnica para engenharia. 10.ed. So Paulo: Prentice Hall, 2005. DORF, R. C.; BISHOP, R. H. Sistemas de controle modernos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. ANDRADE, R. O. B. de; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. de. Gesto ambiental: enfoque estratgico aplicado ao desenvolvimento sustentvel. 2.ed. So Paulo: Makron Books, 2002. COLEMAN, D. et al. Desenvolvimento orientado a objetos: o mtodo fusion. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996. ALMANAQUE Abril. So Paulo: Abril Cultural, 1995.

Obra com dois autores Obra com trs autores

Obra com mais de trs autores Citar o primeiro autor e a expresso et al (e outros) Obra sem autoria Iniciar pelo ttulo

Referncias

4.5.1.1 Documentos considerados em parte

SOBRENOME, Prenomes (abreviados) do autor da parte da obra. Ttulo da parte. In: Autor da obra. Ttulo da obra. Edio. Local de publicao: Editora, ano. Pgina inicial-final da obra. Captulo de livro ALVES, L. S. Composio visual como base terica para o planejamento grfico. In: Metodologia da problematizao: experincias com questes de ensino superior. Londrina: Ed. UEL, 1998. p. 105-129. CUNHA, E. C. da; CARMO, L. F. R. da C.; PIRMEZ, L. Uma estratgia de autoria de documentos multimdia para apresentao adaptativa. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMDIA E HIPERMDIA, 5, 1999, Goinia. Anais... Goinia: UFG - Instituto de Informtica. p. 13-28.

Referncias

4.5.2 Teses, dissertaes e monografias

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes (abreviados). Ttulo. Local, ano. Nmero de folhas. Tese, Dissertao, monografia, TCC e outros (grau e rea) Instituio.

FIGUEIREDO, K. M. de. Mapeamento dos modos de transferncia metlica na soldagem MIG de alumnio. Uberlndia, 2000. 75 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Mecnica) Faculdade de Engenharia Mecnica, Universidade Federal de Uberlndia. 4.5.3 Publicao peridica 4.5.3.1 Artigos de peridicos
SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes (abreviados). Ttulo do Peridico, Local de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicialfinal do artigo, data.

Referncias

DIAS, A. Voc tem um plano B? Voc S/A., So Paulo, n. 82, p. 40-45, abr. 2005. REIS, R. L. G. Crise de energia dificulta expanso do mercado. Qumica Industrial, So Paulo, v. 11, n. 76, jul./ago. 2001. SILVA, F. C. A. da. et al. Controle de fontes radioativas atravs de inspees regulatrias de radioproteo na indstria brasileira. Soldagem & Inspeo, So Paulo, v. 6, n. 6, p. 21-22, set. 2000. 4.5.3.2 Artigos de jornais SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes (abreviados). Ttulo do artigo. Ttulo de Jornal, local de publicao, data (dia, ms, ano). Nmero ou ttulo do caderno, seo, suplemento, etc., pgina(s) do artigo.

MESQUITA, A. Lagos trazem um ambiente de calma e conforto aos stios. Folha de S. Paulo, So Paulo, 09 out. 2001. Agrofolha, Caderno 7, p. 2 .

Referncias

BORGES,F. Trabalho de reflorestamento premiado. Folha de Londrina, Londrina, 15 dez. 2005. Folha Cidades, p. 3. 4.5.4 Normas tcnicas RGO NORMALIZADOR. Ttulo : subttulo. Local, ano. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NB 9000, ISO 9000: normas de gesto da qualidade e garantia da qualidade: diretrizes para seleo e uso. Rio de Janeiro, 1990.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Rio de Janeiro, 2002.
4.5.5 Entrevistas 4.5.5.1 Entrevistas no publicadas AUTOR (entrevistado). Nota da entrevista. Local, data.

Referncias

SCHERER, T. Entrevista concedida a Clara Nunes Machado. Curitiba, 20 set. 1999. 4.5.5.2 Entrevistas publicadas AUTOR (entrevistado). Ttulo da entrevista. Publicao que divulgou a entrevista. Nota de entrevista KEEGAN, J. A guerra irracional. Veja, So Paulo, v. 34, n. 39, 03 out. 2001. p. 9-13. Entrevista. 4.5.6 Documentos eletrnicos 4.5.6.1 CD-ROM (Compact disc on read only memory) e assemelhados TANENBAUM, A. S.; WOODHULL, A. S. Sistemas operacionais: projeto e implementao. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1997. 1 CD-ROM. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECNICA, 14., 1997, Bauru. Anais... Bauru: UNESP/ABCM, 1997. 1 CD-ROM.

Referncias

4.5.6.1.1 Bases de dados em CD-ROM SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE, Prenomes(abreviados). Ttulo da parte. In: SOBRENOME DO AUTOR DO TODO, Prenomes (abreviados). Ttulo do todo. Local : Editora, data. Tipo de suporte. Nmero de CD. PEIXOTO, M. F. V. Funo citao como fator de recuperao de uma rede de assunto. In: IBICT. Base de dados em cincia e tecnologia. Braslia: IBICT, n. 1,1996 1 CD-ROM. 4.5.6.2 Documentos on-line SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE, Prenomes(abreviados). Ttulo da parte. In: SOBRENOME DO AUTOR DO TODO, Prenomes (abreviados). Ttulo do todo. Local : Editora, data. Tipo de suporte. Nmero de CD. ALVES, M. B. M.; ARRUDA, S. M. Como fazer referncias: bibliogrficas, eletrnicas e demais formas de documentos. Disponvel em: http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html. Acesso em: 10 nov. 2005.

Referncias

CAVERNA revela arte de 28 mil anos. Isto , So Paulo, 05 jul. 2001. Disponvel em: http://www.istoedigital.terra.com.br. Acesso em: 26 nov. 2003 4.5.6.2.1 E-mail

SOBRENOME DO AUTOR DA MENSAGEM, Prenomes (abreviados). Assunto da mensagem. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por email do destinatrio. Data do recebimento.

MARINO, A. M. Educao. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por educatorinfo@gets.org em 12 maio 2005.
Nota: As mensagens recebidas por e-mail no so fontes formais, por isso, no so recomendadas como fonte de pesquisa cientfica ou tcnica.

Apndice

APNDICE A Roteiro de entrevista semiestruturada aos funcionrios da biblioteca Como a rotina na Biblioteca? Que atividades voc realiza? A Biblioteca realiza atividades culturais? Qual o pblico-alvo dessas atividades? Voc sente dificuldade para realizar as tarefas rotineiras, tais como o registro e catalogao dos livros, emprstimo e pesquisa? H idia de implementao de projetos para a melhoria da Biblioteca e de suas atividades? Como voc avalia as atividades exercidas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Pblicas? Ele d o suporte esperado?

Identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e respectivo ttulo.

Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao.

Anexo

ANEXO A Tabela do IBGE sobre populao residente total por idade

Identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e respectivo ttulo.

Texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao.

NORMAS UTILIZADAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao referncias elaborao. Rio de Janeiro ______. NBR 6023: Informao e Documentao - Referncias - Elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 6024: Informao e Documentao - Numerao Progressiva das Sees de um Documento Escrito - Apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6027: Informao e Documentao - Sumrio - Apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6028: Informao e Documentao - Resumo - Apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6029: informao e documentao - livros e folhetos - apresentao. Rio de Janeiro, 2006. ______. NBR 10520: Informao e Documentao - Citaes em Documentos - Apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 14724: Informao e Documentao - Trabalhos Acadmicos - Apresentao. Rio de Janeiro, 2005. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. Disponvel em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/visualiza_colecao_digital.php?titulo=Normas%20 de%20apresenta%E7%E3o%20tabular&link=Normas_de_Apresentacao_Tabulares>. Acesso em: 20 maio 2009.

S-ar putea să vă placă și