Sunteți pe pagina 1din 6

DESEMPREGO NO BRASIL

O QUE ?
O desemprego ocorre quando um trabalhador demitido ou entra no mercado de trabalho (est a procura de emprego) e no consegue uma vaga de trabalho. uma situao difcil para o trabalhador, pois gera problemas financeiros e, em muitos casos, problemas psicolgicos (depresso, ansiedade, etc.) no trabalhador e em sua famlia.

PRINCIPAIS CAUSAS DO DESEMPREGO


- Baixa qualificao do trabalhador: muitas vezes h emprego para a vaga que o trabalhador est procurando, porm o mesmo no possui formao adequada para exercer aquela funo; - Substituio de mo de obra por mquinas: nas ltimas dcadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indstrias passaram a usar mquinas na linha de produo. No setor bancrio, por exemplo, o uso de caixas eletrnicos e desenvolvimento do sistema bankline tambm gerou o fechamento de milhares de vagas; - Crise econmica: quando um pas passa por uma crise econmica, o consumo de bens e servios tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionrios como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.

PRINCIPAIS CAUSAS DO DESEMPREGO


- Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso tpico do Brasil, pois os custos de contratao de empregados so muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionrios a contratar mais mo de obra ;
- Fatores Climticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresrios do setor agrcola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situaes deste tipo.

VOC SABIA?
Pleno Emprego ocorre quando em um pas ou regio todos os trabalhadores em situao de trabalho encontram-se empregados. Ou seja, o mercado de trabalho est em nvel de equilbrio. uma situao extremamente favorvel para a economia de um pas. Segundo o IBGE, no ms de janeiro de 2013, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4%.
A taxa de desemprego de janeiro de 2013 foi a menor para o ms de janeiro dos ltimos 11 anos.

Diante da situao em que vivemos, o Brasil atualmente precisa de mudanas significativas na educao preparando toda a nova gerao para o aprendizado e se encaixar nas exigncias do mercado de trabalho. Por um lado podemos encontrar vrias pessoas desempregadas, por outro encontramos a falta de profissionais qualificados para as empresas. Nos prximos dois anos, o nmero de pessoas sem trabalho no Brasil aumentar em 500 mil e a tendncia de queda da taxa de desemprego registrada nos ltimos anos ser invertida. O alerta da Organizao Internacional do Trabalho que, publicou suas novas estimativas sobre o desemprego.

S-ar putea să vă placă și