Sunteți pe pagina 1din 47

A partir de 1860, surge uma reviravolta intelectual portuguesa: O Romantismo est agonizante.

Coimbra a trincheira de jovens revolucionrios influenciados pelas ideias europeias. Comea o grito rebelde da massa estudantil.

No Romantismo, as histrias geralmente terminam em final feliz e em casamentos. No Realismo, elas quase sempre comeam com casamento, que, envolto por interesses e contradies, facilmente seguido de adultrio.

Subjetivismo; Linguagem culta, em estilo metafrico e potico;

Objetivismo; Linguagem culta e direta;

Mulher idealizada, anjo de pureza e perfeio;


Amor sublime e puro, acima de qualquer interesse; Casamento como objetivo maior de relacionamento amoroso;

Mulher no idealizada, mostrada com defeitos e qualidades;


Amor e outros sentimentos subordinados aos interesses sociais Casamento como instituio falida e contrato de interesses e convenincias

Heroi ntegro, de carter irrepreensvel; Heroi problemtico, cheio de fraquezas, manias e incertezas; Narrativa de ao e de aventura; Personagens planas, de pensamento e aes previsveis Individualismo, culto do eu Narrativa lenta, acompanhando tempo psicolgico; Personagens trabalhadas psicologicamente; Universalismo o

O heroi romntico trocado por pessoas comuns do cotidiano; Profundamente anticlerical, antiburgus e antiromntico; Os problemas sociais transformam-se em temas para os dramaturgos realistas; A linguagem sofisticada do Romantismo deixada de lado e entra em cena as palavras comuns do povo.

Com as profundas transformaes vividas pela sociedade europeia, foi exigido uma nova postura diante da realidade; no havia mais espao para as exageradas idealizaes romanticas.

Nesse momento a Europa vive a segunda fase da Revoluo Industrial, ao mesmo tempo que conhece o desenvolvimento do pensamento cientifico e das doutrinas filosficas.

O GRITO REBELDE DA MASSA ESTUDANTIL

O Realismo de origem francesa e desde seu inicio j possua traos de atitudes antiromnticas; As manifestaes de grande importncia datam de 1850 a 1853, anos em que Gustave Coubert exps duas de suas escandalosamente clebres telas realistas Enterro em Ormans e As Banhistas;

Revoltado com a pintura imaginativa do Romantismo, procurou nos seus quadros traduzir os costumes, as ideias e o aspecto atual de sua poca.

Gustave Coubert 1844-1845

Depois de assistir ao funeral de seu tio, Courbet pintou "Enterro em Ornans", em 1850, em uma grande tela medindo 10 metros de altura por 22 metros de comprimento . A inteno de Courbet era trazer os espectadores para enfrentar o que ele viu e transmitiu a eles seus prprios sentimentos de tristeza. Mesmo a paisagem distante foi processado como sombrio, com cu nublado e luz do sol desaparecendo. Para Courbet, no havia nada de glamuroso em um enterro, onde uma pessoa morta foi simplesmente baixou em um buraco no cho.

Gustave

Flaubert o nome de maior influencia em Portugal com o romance Madame Bovary 1857 (ataque hipocrisia romntica e burguesa).

O poeta romntico Antnio Feliciano de Castilho, ao elogiar seu protegido Pinheiro Chagas, agrediu o estilo potico da Escola Coimbr citando os nomes de Antero de Quental e Tefilo Braga. Essa atitude bastou para que a resposta viesse. Antero de Quental respondeu-lhe com folhetos denominados Bom Senso e Bom Gosto e logo se formaram grupos partidrios de ambos os lados. Durante os anos de 1865 e 1866 romnticos e realistas se enfrentaram. Romnticos pregando a tradio; Realistas, a revoluo.

Carta aberta de Antero de Quental para Castilho Bom Senso e Bom Gosto, onde rebate as crticas do mestre romntico:
Levanto-me quando os cabelos brancos de V.Exa. passam diante de mim. Mas o travesso o crebro que est debaixo e as garridas e pequininas cousas que saem dele confesso no merecem, nem admirao, nem respeito, nem ainda estima. A futilidade num velho desgosta-me tanto com a gravidade numa criana V.Exa. precisa menos cinqenta anos de idade, ou ento mais cinqenta de reflexo.

Uma polemica literria travada pelos jornais, o que determinou a crise cultural em Portugal; Golpe de morte no Romantismo; Antnio Castilho faz um posfcio onde critica os jovens da gerao de 70;

Muito h que eu me pergunto a mim donde proviria esta enfermidade que hoje grassa por tantos espritos, de que at alguns dos mais robustos adoecem, que faz com que a literatura e em particular a poesia ande marasmada, com fastio de morte verdade e a simplicidade...

Coimbr porque relativo a Coimbra (cidade), assim como se a questo fosse no Brasil se chamaria a questo brasileira e no a questo Brasil. O cidado de Coimbra era denominado coimbro. Se fosse do gnero feminino coimbr.

O Realismo uma reao contra o romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo a anatomia do carter. a critica do homem. a arte que nos pinta a nossos prprios olhos para condenar o que houver de mau na nossa sociedade. Ea de Queirs, escritor portugus

Tambm chamada Gerao Coimbr ou Gerao Realista. Grupo de jovens liderados por Antero de Quental e do qual faziam parte Oliveira Martins, Tefilo Braga, Guerra Junqueiro. De um lado, estes jovens estudantes de Coimbra, eram seguidores de ideias. De outro lado se defrontavam com os velhos romnticos da Academia de Lisboa.

Essa querela entre antigos e novos vai at o ano de 1871, quando acontecem as Conferncias Democrticas do Cassino Lisbonense, uma tentativa de revolucionar, transformar a sociedade portuguesa e elevar Portugal ao mesmo nvel das potencias europeias, onde, entre outras coisas apregoa-se uma reforma, uma transformao poltica, econmica, social e religiosa da sociedade portuguesa.

Retrato da sociedade e das suas relaes sem idealizao. Exclui-se da obra tudo o que vier da sorte, do acaso e do milagre. Tudo regido por leis naturais; Cientificismo: uso de teorias cientficas e filosficas, como o determinismo, o evolucionismo, a psicologia e o positivismo; Linguagem simples e direta; Tempo da narrativa: preferencialmente o presente, o que faz com que a literatura sirva de denuncia dos aspectos sociais e polticos; Espao urbano;

Personagens caricaturados das pessoas dia-a-dia, retratando-se o aspecto psicolgico ou o biolgico; Romance documental; Observao direta e interpretao critica da realidade; Objetividade; Anlise psicolgica dos personagens; Materialismo; Critica s instituies burguesas, monarquia, a religiosidade, s crendices populares.

A poesia que se desenvolveu no Realismo teve um carter revolucionrio, serviu como arma de combate, bem como de denuncia de questes sociais. Foi uma poesia engajada, isto , compromissada com uma causa poltica; ou, ento, foi voltada para o lado filosfico, de reflexo profunda sobre a existncia. Ou, ainda, trabalhou magistralmente o cotidiano. Representam essas tendncias: Guerra Junqueiro e Antero de Quental poesia revolucionria; Antero de Quental poesia filosfica; Cesrio Verde poesia do cotidiano.

Da mesma forma que a poesia, o romance foi uma arma de denuncia social e de ataque burguesia, ao clero e a monarquia. Nesse sentido fez jus plataforma realista de observao social aprofundada. O romance tornou-se um Verdadeiro documentrio sobre a burguesia. Ea de Queirs foi o grande representante da fico realista.

O ENTERRO DE ORMANS Gustave Coubert

AS BANHISTAS Gustave Coubert

Em 1855, Coubert faz uma represlia por ter sido recusado na Exposio Universal de Paris e afirmou que o ncleo do Realismo a negao do ideal. O Enterro em Ormans foi o enterro ao Romantismo;

O homem convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criaes artsticas, deixando de lado as vises subjetivas e emotivas do romantismo.

OS QUEBRADORES DE PEDRA Gustave Coubert

MOAS PENEIRANDO TRIGO Gustave Coubert

BURGUESES DE CALAIS Gustave de Rodin

BALZAC Auguste de Rodin

Os arquitetos engenheiros procuram responder adequadamente s novas necessidades urbanas, criada pela industrializao. As cidades no exigem mais ricos palcios e tempos. Elas precisam de fabricas, estaes ferrovirias, armazns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operrios quanto para a nova burguesia.

Lembremo-nos que a literatura, porque se dirige ao corao, inteligncia, imaginao e at aos sentidos, toma o homem por todos os lados; toca por isso em todos os interesses, todas as ideias, todos os sentimentos; influi no indivduo como na sociedade, na famlia como na praa pblica; dispe os espritos; determina certas correntes de opinio; combate ou abre caminho a certas tendncias; e no muito dizer que ela quem prepara o bero aonde se h de receber esse misterioso filho do tempo O Futuro

Antero de Quental

Ablio Manuel Guerra Junqueiro nasceu em Portugal, em 1850. Filho de pais ricos e rigorosos seguidores da f catlica, Guerra Junqueiro frequentou a Faculdade de Teologia, entre 1866 e 1868. Mas, largou a idia de ser padre e se dedicou ao Direito, indo estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou em 1873. Foi a partir dessa poca que passou a frequentar o crculo dos polticos e intelectuais da cidade. Sua iniciao literria aconteceu em 1866, quando publicou Mysticae nuptiae, seguida de A morte de D. Joo, de 1874. No ano seguinte, comeou a colaborar na revista Lanterna Mgica e publicou sua obra mais conhecida, A velhice do Padre Eterno".

Alm disso, o autor foi secretrio dos governos de Angra e Viana. Filiado ao Partido Progressista, monrquico, que estava na oposio de 1879, foi deputado pelo crculo de Quelimane, Moambique (1880) e representou o pas em Berna.

Guerra Junqueiro passou a fazer parte do grupo Vencidos da Vida, em 1888. A esse grupo tambm pertenciam grandes nomes como Ea de Queirs e Oliveira Martins. Pouco tempo depois, em 1891, o autor resolveu se recolher em suas propriedades no Douro.
Guerra Junqueiro faleceu em Lisboa, em 1923.

Lista de Obras Viagem Roda Da Parvnia A Morte De D. Joo (1874) Contos para a Infncia (1875) A Musa Em Frias (1879) A velhice do padre eterno (1885) Finis Patriae (1890) Os Simples (1892) Orao Ao Po (1903) Orao Luz (1904) Gritos da Alma (1912) Ptria (1915) Poesias Dispersas (1920) Duas Paginas Dos Quatorze Annos O Melro

Esttua na Casa-Museu

Guerra Junqueiro, no Porto

Guerra Junqueiro teve um papel extremamente importante no cenrio cultural de Portugal. Foi classificado o "Victor Hugo portugus" devido sua importncia e foi considerado, por muitos, o maior poeta social portugus do sculo XIX. Recebeu o reconhecimento de escritores contemporneos importantes, como Ea de Queirs, que o considerou "o grande poeta da Pennsula", como Sampaio Bruno, que viu nele o maior poeta da contemporaneidade, e como Teixeira de Pascoais, que o classificou "um poeta genial". Fernando Pessoa tambm manifestou a sua admirao por Guerra Junqueiro, classificando Ptria uma obra "superior aos Lusadas". Da mesma forma, Miguel de Unamuno, escritor espanhol, tambm considerou-o "um dos maiores poetas do mundo".

A sua obra potica aborda temas sociais que refletem o panorama da sociedade portuguesa dos finais do sculo XIX e do incio do sculo XX. O anticlericalismo e o ataque burguesia corrupta so temas marcantes da obra de Guerra Junqueiro, que apresenta um profundo descontentamento com a decadncia de Portugal e com postura do rei Dom Carlos e de toda a dinastia Bragana face ao destino do pas. Considerava que Portugal estava entregue a uma monarquia que indiferente ao desenvolvimento do pas, e desprovida de moral, porquanto entregue aos interesses ingleses. Junqueiro considerava, portanto, que o pas havia entrado numa decadncia moral e que s poderia se reerguer quando conseguisse redefinir a sua prpria identidade, atravs da revoluo moral.

Regresso ao Lar Ai, h quantos anos que eu parti chorando Deste meu saudoso, carinhoso lar!... Foi h vinte?... H trinta? Nem eu sei j quando!... Minha velha ama, que me ests fitando, Canta-me cantigas para me lembrar!... Dei a Volta ao mundo, dei a volta Vida... S achei enganos, decepes, pesar... Oh! A ingnua alma to desiludida!... Minha velha ama, com a voz dorida, Canta-me cantigas de me adormentar!...

Trago d'amargura o corao desfeito... V que fundas mgoas no embaciado olhar! Nunca eu saira do meu ninho estreito!... Minha velha ama que me deste o peito, Canta-me cantigas para me embalar!...

Ps-me Deus outrora no frouxel do ninho Pedrarias d'astros, gemas de luar... Tudo me roubaram, v, pelo caminho!... Minha velha ama, sou um pobrezinho... Canta-me cantigas de fazer chorar!

Como antigamente, no regao amado, (Venho morto, morto!...) deixa-me deitar! Ai, o teu menino como est mudado! Minha velha ama, como est mudado! Canta-lhe cantigas de dormir, sonhar!...
Canta-me cantigas, manso, muito manso... Tristes, muito tristes, como noite o mar... Canta-me cantigas para ver se alcano Que a minh'alma tenha paz, descanso, Quando a Morte, em breve, me vier buscar!... In: Os simples (1892)

A Beno da Locomotiva A obra est completa. A mquina flameja, Desenrolando o fumo em ondas pelo ar. Mas, antes de partir mandem chamar a Igreja, Que preciso que um bispo a venha baptizar. Como ela concerteza o fruto de Cam, A filha da razo, da independncia humana, Botem-lhe na fornalha uns trechos em latim, E convertam-na f Catlica Romana. Devem nela existir diablicos pecados, Porque feita de cobre e ferro; e estes metais Saem da natureza, mpios, excomungados, Como samos ns dos ventres maternais!

Vamos, esconjurai-lhes o demo que ela encerra, Extra a heresia ao ao lampejante! Ela acaba de vir das forjas d'Inglaterra, E h-de ser com certeza um pouco protestante. Para que o monstro corra em frvido galope, Como um sonho febril, num doido turbilho, Alm do maquinista necessrio o hissope, E muita teologia... alm de algum carvo.

Atirem-lhe uma hstia boca fumarenta, Preguem-lhe alguns sermes, ensinem-lhe a rezar, E lancem na caldeira um jorro d'gua benta, Que com gua do cu talvez no possa andar.

As crianas tm medo noite, s horas mortas, Do papo que as espera, hediondo, atrs das portas, Para as levar no bolso ou no capuz dum frade. No te rias da infncia, velha humanidade, Que tu tambm tens medo ao brbaro papo, Que ruge pela boca enorme do trovo, Que abenoa os punhais sangrentos dos tiranos, Um papo que no faz a barba h seis mil anos, E que mora, segundo os bonzos tm escrito, L em cima, detrs da porta do infinito!

Haver algum engano na data? "Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambzio, fatalista e sonmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misrias, sem uma rebelio, um mostrar de dentes, a energia de um coice, pois que nem j com as orelhas capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, no se lembrando nem donde vem, nem onde est, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e bom, e guarda ainda na noite da sua inconscincia como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cvica e politicamente corrupta at medula, no distinguindo j o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carcter, havendo homens que, honrados na vida ntima, descambam na vida pblica em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infmia, da mentira falsificao, da violncia ao roubo, donde provm que na poltica portuguesa sucedam, entre a indiferena geral, escndalos monstruosos, absolutamente inverossmeis no Limoeiro. Um Poder Legislativo, esfrego de cozinha do Executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicao unnime do Pas. A Justia ao arbtreo da Poltica, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas. Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convices, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo cptico e pervertido, anlogos nas palavras, idnticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e no se malgando e fundindo, apesar disso, pela razo que algum deu no Parlamento, de no caberem todos duma vez na mesma sala de jantar"
GUERRA JUNQUEIRO (1896)

"A felicidade consiste em trs pontos: trabalho, paz e sade. "A vida um calvrio. Sobe-se ao amor pela dor, redeno pelo sofrimento. "O problema da morte , no fundo, o problema da vida."

S-ar putea să vă placă și