Sunteți pe pagina 1din 1

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA APOIO EDUCAO PRESENCIAL

Osvaldo Novais Jnior1


1. Professor do curso tcnico de Automao Industrial do IFMG Campus Ouro Preto - MG, e-mail: osvaldonovais@gmail.com

Introduo
Apresentao do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Disciplina de Sistemas Operacionais do Curso de Automao Industrial - CODAAUT - IFMG - Campus Ouro Preto.

Resultados e Discusses
Os alunos participam pela Internet de atividades propostas no AVA (blogs, wikis, questionrios, fruns de discusso, entre outros) tanto na Escola quanto fora do horrio de aula.

Fig. 2 - Frum de discusso sobre Software Livre no AVA

Fig. 1 - Pgina principal do AVA na Internet:

http://inovais.org/sistemas2009

A Internet, juntamente com as novas tecnologias digitais de comunicao e informao (TDIC), abre novas perspectivas para o ensino e para a aprendizagem. Porm, algumas questes sobre a relao Computador, Internet e Escola devem ser discutidas neste contexto. A gesto das TDIC nas Escolas, a insero das TDIC no currculo da Escola, a capacitao de professores para uso das TDIC na Educao.

Metodologia
O presente trabalho tem o objetivo de divulgar as experimentaes com o uso de um ambiente virtual de aprendizagem, criado com o Moodle, para apoio disciplina presencial de Sistemas Operacionais (turmas D1AUT1, D1AUT2, D1AUT3 e N1AUT1) do primeiro ano do Curso Tcnico de Automao Industrial no IFMG - Campus Ouro Preto. O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), um software livre - de cdigo aberto distribudo gratuitamente desenvolvido na dcada de 90 por Martin Dougiamas na Curtin University os Tecnology na Austrlia. um projeto que nasceu com o objetivo de intermediar a Educao na Internet. O uso desta metodologia tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma extenso da de aula de tijolos para uma sala de aula de bits, onde atravs de atividades motivadoras o professor pode otimizar o envolvimento do aluno com a disciplina, alm de estimular o aluno a desenvolver mais autonomia em sua aprendizagem.

Concluses
O interesse e a participao dos alunos mostram que esta uma abordagem promissora. Existem atualmente vrias opes de servios gratuitos na Internet que podem disponibilizar desde uma sala de aula no Moodle (www.1fish.info), ou at mesmo um AVA completo baseado na plataforma Moodle, com vrias salas virtuais (www.ninehub.com), sem nenhuma necessidade de conhecimentos avanados de TI. Isto abre a possibilidade para que um professor interessado possa criar uma sala virtual para seus alunos do ensino presencial ou at mesmo que uma Instituio de Ensino possa desfrutar desta tecnologia.

Agradecimentos
Aos professores e alunos do Departamento de Automao Industrial - CODAAUT - do IFMG Campus Ouro Preto pelo apoio e incentivo realizao deste trabalho.

S-ar putea să vă placă și