Sunteți pe pagina 1din 10

ESTATUTO DOS POLICIAIS MILITARES DO PIAU

CAPTULO II DA HIERARQUIA E DA DISCIPLINA ART. 12 AO 17

Art. 12 A hierarquia e a disciplina so a base institucional da Polcia Militar. A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. 1 - A hierarquia policial-militar a ordenao de autoridade em nveis diferentes, dentro da estrutura da Polcia Militar. A ordenao se faz por posto ou graduaes; dentro de um mesmo posto ou de uma mesma graduao se faz pela antiguidade no posto ou na graduao. O respeito hierarquia substanciado no esprito de acatamento sequncia de autoridade.

2 - Disciplina a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies que fundamentam o organismo policialmilitar e coordenam seu funcionamento regular e harmnico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo. 3 - A disciplina e o respeito hierrquica devem ser mantidos em todas as circunstncias da vida, entre policiais-militares da ativa, da reserva remunerada e reformados.

Art. 13 Crculos hierrquicos so mbitos de convivncia entre policiais-militares da mesma categoria e tm a finalidade de desenvolver o esprito da camaradagem em ambiente de estima e confiana, sem prejuzo do respeito mtuo. Art. 14 Os crculos hierrquicos e escala hierrquica na Polcia Militar so fixados no quadro e pargrafos seguintes:

1 - Posto o grau hierrquico do Oficial, conferido por ato do Governador do Estado. 2 - (Revogado pela Lei Complementar n 68, de 23/03/2006). 3 - Os Aspirantes-a-Oficial e os Alunos-Oficiais PM, so denominados Praas Especiais. 4 - Os graus hierrquicos inicial e final dos diversos Quadros e Qualificaes so fixados, separadamente, para cada caso, em Lei de fixao de Efetivo.4 5 - Sempre que o policial-militar da reserva remunerada ou reformado fizer uso do posto ou graduao, dever faz-lo mencionando essa situao.

Art. 15 A precedncia entre policiais-militares da ativa, do mesmo grau hierrquico, assegurada pela antiguidade no posto ou na graduao, salvo nos casos de precedncia funcional em lei ou regulamento. 1 - A antiguidade em cada posto ou graduao contada a partir da data da assinatura do ato da respectiva promoo, nomeao, declarao ou incluso, salvo quando estiver taxativamente fixada outra data.

2 - No caso de ser igual a antiguidade referida no pargrafo anterior, a antiguidade estabelecida: a) entre policiaismilitares do mesmo Quadro, pela posio nas respectivas escalas numricas ou registros de que trata o artigo 17; b) nos demais casos, pela antiguidade no posto ou na graduao anterior, se, ainda assim, subsistir a igualdade de antiguidade, recorrer-se- sucessivamente, aos graus hierrquicos anteriores, a data de incluso e data de nascimento para definir a precedncia e , neste ltimo caso, o mais velho considerado mais antigo; c) entre os alunos de um mesmo rgo de formao de policiaismilitares, de acordo com o regulamento de respectivo rgo, se no estiverem especificamente enquadrados nas letra "a" e "b".

3 - Em igualdade de posto ou graduao, os policiais-militares da ativa tm precedncia sobre os da inatividade. 4 - Em igualdade de posto ou graduao, a precedncia entre os policiaismilitares de carreira na ativa e os da reserva remunerada que as tiverem convocados definida pelo tempo de efetivo servio no posto ou graduao.

Art. 16 A precedncia entre as praas especiais e as demais praas assim regulada: I Os Aspirantes-a-Oficial PM so hierarquicamente superiores aos demais praas; II Os Alunos-Oficiais PM so hierarquicamente superiores aos Subtenentes PM. Art. 17 A Polcia Militar manter um registro de todos os dados referentes ao seu pessoal da ativa e da reserva remunerada, dentro das respectivas escalas numricas, segundo as instrues baixadas pelo Comandante da Corporao.

S-ar putea să vă placă și