Sunteți pe pagina 1din 15

ELETRODINMICA

Mdulo 08
www.fisicarildo.blogspot.com

Geradores Eltricos
1)Transforma alguma modalidade de Energia (Potencial, Qumica, Trmica, Nuclear, etc.) em Energia Eltrica.

Equao do Gerador U E r.i

r=Resistncia Interna U=Tenso Fornecida(til) E=Tenso Gerada(f.e.m.) r.i=tenso dissipada (Calor)

2)Gerador em curto-circuito

U E r.i
icc iMxima U E r.i 0 E r.icc E icc r

3)Gerador em circuito aberto


U E r.i i0 U E

Gerador Ideal

U E r.i r0 U E

Figuras
http://osfundamentosdafisica.blogsp ot.com.br/2011/08/cursos-do-blogeletricidade_31.html

Leitura:Usina nuclear como que funciona?


A fsica da fisso nuclear O mtodo que as usinas nucleares utilizam para obter energia eltrica chamado de fisso nuclear e consiste na quebra de tomos grandes em menores. Apesar de ser um processo fsico extremamente complexo com inmeras variveis ele pode ser explicado e assimilado facilmente. A fisso de ncleos atmicos ocorre devido ao lanamento de um nutron em alta velocidade no tomo, ou seja, partculas chamadas nutrons so lanadas na direo de um tomo e o nutron se funde ao ncleo deste tomo causando um desequilbrio no tomo. Esse desequilbrio causado pelo nutron faz com que o ncleo do tomo, agora totalmente instvel e incapaz de continuar coeso, se separe formando outros dois tomos e liberando outros nutrons

A liberao destes novos nutrons devido a fisso do primeiro ncleo atmico cria uma reao em cadeia na qual cada tomo fissurado possibilita a fissura de outros dois tomos, que por sua vez sero responsveis pela fissura de mais dois tomos. A reao continua at que todo material fssi seja fissurado incapacitando os nutrons livres de criar novas fisses nucleares. Criando material fissionvel: o enriquecimento de urnio Agora que j sabemos como os princpios da fisso nuclear funcionam, precisamos encontrar o material certo para isso. Nem todos os tomos da natureza so capazes de sofrer uma fisso nuclear induzida (urnio-238). No planeta Terra o elemento qumico urnio comum, porm o tipo de urnio que pode sofrer uma fisso induzida bastante raro (urnio-235). Estima-se que para cada 1.000 tomos de urnio apenas 7 so de urnio-235 e 993 so de urnio-238. Faz-se necessrio ento criar um processo que, de alguma forma, transforme os tomos de urnio-238 em urnio-235 e este o chamado enriquecimento de urnio. Ento se um tablete de urnio que sofreu transformaes fsicas para aumentar a taxa de urnio-235 chamado de urnio enriquecido.

Antes de se enriquecer o urnio necessrio retir-lo da natureza. Caminhes trazem das minas de escavao o mineral bruto cuja porcentagem de urnio inferior a 0,5%. O urnio, em estado slido, separado dos demais minerais e transformado em gs atravs de reaes qumicas e recebe o nome de hexafluorido de urnio. Esse composto gasoso, agora, sofrer um processo no qual o resultado ser a separao dos tomos de urnio235 dos tomos de urnio-238. Este mtodo pode ser a difuso gasosa ou a ultracentrifugao. No trmino do processo haver quantidades mais concentradas de urnio-235 na quantidade exata requerida.

Produzindo energia eltrica na usina nuclear Existem diversos tipos de usinas nucleares, entretanto seu princpio fundamentalmente o mesmo. As pastilhas, pletes (forma de plula) ou ainda varetas de urnio, so responsveis por todo o processo de gerao de energia. Ele se inicia com a reao nuclear de fisso que gera um enorme volume de energia que tem como subproduto o calor. Esse calor ser utilizado para aquecer grandes quantidades de gua. A gua nos reatores possui dois papis importantes: por um lado responsvel por girar uma turbina que por sua vez gira um gerador eltrico que o equipamento que cria a energia eltrica e por outro responsvel por ajudar a controlar a temperatura da fisso, caso contrrio o urnio poderia superaquecer e derreter.

O vapor de gua passa pela turbina temperaturas extremamente altas. Esse vapor resfriado por um sistema de troca de calor, que pode ser um sistema isolado com, por exemplo, lquidos o gases refrigerantes com a finalidade de transformar o vapor em gua lquida para o ciclo continue. Usinas nucleares que possuem esse sistema podem operar em temperaturas mais alta produzindo assim mais energia. Hastes de controle so introduzidas no sistema para, juntament com a gua, ajudar a controlar a temperatura do reator. Essas hastes possuem a capacidade de absorver nutrons, impedindo assim futuras quebras atmicas que estes desencadeariam reduzindo, portanto, a temperatura do sistema. A quantidade de hastes depende de clculos precisos feitos de acordo com o nvel de enriquecimento de urnio, capacidade de resfriamento da gua entre outros fatores. As turbinas, que so impulsionadas pelo vapor, giram rapidamente devido a presso do gs que passa em alta velocidade. Utilizando um princpio parecido com a utilizada por usinas hidroeltricas, as usinas nucleares transformam a energia cintica do gs em energia mecnica que gira as turbinas que por sua vez girar um gerador eltrico. Esse gerador ir criar energia eltrica que ser levada para torres de transmisso e distribuda na rede de energia.

As vantagens e desvantagens da usina nuclear Apesar da possibilidade de acidentes ao longo da vida de uma usina nuclear comprovada a eficcia destas estruturas em desempenhar sua funo e produzirem energia de forma muito ma limpa. Uma das principais vantagens que podem ser citadas a quantidade de urnio-235 necessria para produzir energia. Apenas 10g de urnio podem ser suficientes para produzir a mesma quantidade de energia que 700 kg de petrleo e 1200 kg de carvo. A eficincia das usin nucleares fantstica comparando-a com a eficincia de uma usina termoeltrica, por exemplo. As usinas nucleares no lanam gases estufa no planeta, logo elas no contribuem para o aquecimento global. uma forma muito mais limpa de produzir energia eltrica.

Em relao s desvantagens de uma usina nuclear, podemos citar alguns itens. Um dos principai problemas que uma usina nuclear pode causar o lixo radioativo. Esse material resultado da fisso nuclear e por ser radioativo no pode ser deixado exposto uma vez que essa radiao causaria problemas para a fauna e flora da regio em que o material se encontra. O lixo radioativ de uma usina nuclear pode demorar centenas de anos para perder suas propriedades radioativa todavia no so uma ameaa maior que os dejetos produzidos por outros tipos de usinas, uma v que o material radioativo s precisa ser armazenado em lugares protegidos sem jamais causar qualquer tipo de problema. Enquanto as usinas nucleares apresentam como subproduto apenas material radioativo que s precisa ser armazenado de forma devida, usinas como termoeltricas produzem como subprodutos dixido de carbono e outros gases que so acusados de acelerar o aquecimento global.

Impactos de acidentes das usinas nucleares Assim, no podemos esquecer dos graves impactos que j foram ocasionados em decorrncia de algum problema nas usinas nucleares. O mais recente, como bem sabemos, aconteceu na Usina de Fukushima, no Japo. Aps um terremoto seguido de tsunami, o Japo enfrentou um srio problema em suas usinas que foram danificadas. Mesmo com todos os procedimentos necessrios serem tomados, foi inevitvel a evitar sada de material radioativo. As pessoas que ainda se encontravam perto das usinas foram obrigadas a deixar suas casas em decorrncia do grande risco de exposio. Tambm no podemos esquecer outros importantes acontecimentos em relao a energia nuclear. No ano de 1986, a cidade de Chernobyl, na Ucrnia, se transformou em um palco de horrores, na ocasio, um vazamento de material radioativo obrigou mais de 200 mil pessoas a deixar suas casas. As consequncias desse fato geram problemas at hoje, alm de inutilizar vrios hectares de terra, muitas pessoas ainda sofrem com problemas de sade, incluindo os descendentes de quem estava presente no local.

S-ar putea să vă placă și