Sunteți pe pagina 1din 15

AMBIENTE E SADE

TRABALHO DE CIDADANIA
Elaborado por: Vanessa Sereno

PESTICIDAS
O que so:
Os pesticidas so todas as substncias ou misturas que tm como objectivo impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga. Pode ser uma substncia qumica ou um agente biolgico (tal como um vrus ou bactria) que lanada de encontro com as pragas no desejadas, disseminando doenas, incomodando pessoas, etc. utilizada em diversos seres vivos, tais como: insectos, erva daninha, moluscos, pssaros, mamferos, peixes e micrbios. No so necessariamente venenos, porm quase sempre so txicos ao ser humano, etc.

HISTRIA
O 1 pesticida a ser usado foi o enxofre, desde aproximadamente 500 a.C. para proto das colheitas. No Sculo XV, comearam a serem utilizados elementos qumicos txicos como o arsnio e o mercrio, o sulfato de nicotina no Sculo XVII e recentemente, no Sculo XIX, introduz-se dois novos pesticidas: um derivado do Chrysanthemum cinerariaefolium da famlia asteraceae, e orotenone que derivado de razes de legumes tropicais.

HISTRIA
Em 1939, Paul Mller descobriu que o DDT era um insecticida muito eficaz, mas, na dcada de 1960, descobriu-se que o DDT provocava danos sade, prejudicando a reproduo de diversas espcies de aves, gerando riscos para biodiversidade. Actualmente, o DDT proibido em pelo menos 86 pases, embora continue a ser utilizado em certos pases no combate malria e outras doenas tropicais, matando os insectos transmissores. Hoje, cerca de 2,5 milhes de toneladas de pesticidas industriais so utilizados todos os anos.

LEGISLAO
Na maior parte dos pases, a venda ou uso de um pesticida deve ser certificada por uma agncia do governo. Devem ser feitos estudos para indicar os riscos e a eficincia do mesmo. Alguns pesticidas so considerados demasiadamente perigosos para serem vendidos ao pblico geral. Somente pessoas e/ou organizaes que passaram por avaliaes prvias podem comprar e supervisionar a aplicao destes tipos de pesticida. O uso de pesticidas tambm pode causar contaminao ou at mesmo desertificao dos solos, para alm de outros causados pelo uso de pesticidas na agricultura.

EFEITOS NOCIVOS DE PESTICIDAS


No ambiente:
O uso de agro txicos para combate as pragas deve ser moderado, o uso intenso pode levar a degradao dos recursos naturais, em alguns casos de forma irreversvel, levando a desequilbrios biolgicos e ecolgicos, entre eles a contaminao dos lenis freticos e claro do prprio solo. De acordo com um estudo da US Geological Survey pesticidas foram encontrados em lagos, rios e crregos nos Estados Unidos. Tal situao se repete em outros pases. Ambientes aquticos so muito afetados pelo uso de pesticidas. Para os Anfbios, por exemplo, so altamente letais, de acordo com um estudo da University of Pittsburgh.

EFEITOS NOCIVOS DE PESTICIDAS


No Homem:
Houve muitos estudos com agricultores com o objetivo de determinar os efeitos nocivos sade, resultantes do contato com pesticidas. Estudos indicaram que a exposio ao pesticida est associada, a vrios problemas de sade, tais como: dificuldades respiratrias, problemas de memria, problemas dermatolgicos, cancergenos, depresso, etc..

RESDUOS DE PESTICIDAS EM ALIMENTOS


Devido aos impactos de pesticidas no meio ambiente, grande o risco de que haja contaminao de alimentos. Nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura (United States Department of Agriculture) desenvolveu um programa chamado Pesticide Data Program que teve como objetivo verificar o ndice de alimentos contaminados por pesticidas vendidos em territrio estadual. Em 1990, o programa recolheu dados de aproximadamente 60 tipos diferentes de alimentos e cerca de 400 tipos de pesticidas, a partir de amostras retiradas nos locais de venda. Os primeiros resultados foram divulgados em 2004. Alguns dos dados obtidos:
Fruta/Vegetal Ma Alface Pra Sumo de laranja N amostras analisadas 774 743 741 186 Amostras com resduos detectados 727 657 643 93 % de amostras contaminadas 98 88 87 50 Diferentes pesticidas encontrados 33 47 31 3 Resduos diferentes encontrados 41 57 35 3

Os pesticidas, como demonstrado acima, podem apresentar perigo para os consumidores. Eles oferecem ameaas tambm durante a manufactura, o transporte, durante e/ou depois de seu uso.

ANOREXIA

O que ? Anorexia ( An sem + rexis apetite) a perda ou ausncia de apetite, tambm usada como sinnimo de hiporexia, diminuio do apetite. No deve ser confundida com anorexia nervosa, que um transtorno alimentar em que ocorre recusa constante de alimentos mesmo quando se sente fome.

A diminuio do apetite pode ser sintoma de infeces como tuberculose, sfilis e doenas virais, de transtornos psiquitricos como depresso nervosa e transtorno de ansiedade generalizada ou de medicamentos como antidepressivos, metanfetaminas e opiceos.

AS CAUSAS?
Opiceos: Os opiceos actuam sobre o sistema digestivo e pode reduzir a sensao fsica da fome, da mesma forma que reduzem as sensaes de dor fsica. Eles tambm costumam causar retardo no esvaziamento gstrico e por vezes pode levar a alteraes no metabolismo com o uso a longo prazo.

Anorexia no cncer: Anorexia e consequentemente catexia (perda de peso) um sintoma comum nos pacientes oncolgicos, associada inicialmente ao processo natural da doena ou, mais tardiamente, ao crescimento tumoral e presena de metstases. Pode estar relacionada nusea e vmito, prpria doena, ou ser resultante de medicamentos utilizados durante o tratamento, desconforto devido mucosite, entre outros.

AS CAUSAS?
Diminuio do apetite: Frequentemente so apresentadas queixas sobre os distrbios do apetite na infncia, representadas comummente pelas mes como: "Meu filho no come" e/ou "s come porcarias". Essas queixas so cada vez mais comuns nos consultrios de pediatras e nutricionistas, afectando a todos os nveis socioeconmicos e culturais, merecendo desta forma, uma anlise cuidadosa do caso, a fim de se propor uma conduta mais adequada. As razes desse comportamento so bastante complexas. Existem interaces de caractersticas familiares e contextos sociais, sendo comum em algumas faixas etrias, com causa preponderante a inapetncia. Algumas vezes a Anorexia pode ser consequncia da Bulimia nervosa. Assim a pessoa come menos e pratica o ato bulmico mais vezes do que deveria, fazendo com que a Anorexia ocorra mais rpido.

AS CAUSAS?
Anorexgenos: So medicamentos que tem por finalidade diminuir o apetite, usados no tratamento de Transtorno da compulso alimentar peridica (TCAP) e em casos de obesidades que comprometem seriamente a sade.

AS CAUSAS?

Recusa alimentar na infncia: A inapetncia costuma coincidir com a ansiedade dos pais para que a criana se alimente, oferecendo alimentos saborosos mas pouco nutritivos (Fast food). Desta forma, a criana associa que, se ela no comer, obter o que deseja. importante aos pais estabelecer um acordo com a criana sobre o que ela deve comer (muitas frutas, legumes e gros) e limitar as comidas gordurosas. Nesse sentido estudos indicam que preciso distinguir as crianas que comem pouco e/ou so selectivas daquelas que realmente apresentam critrios diagnsticos da Anorexia. A simples selectividade alimentar no pode ser classificada como uma desordem alimentar clssica e sim como uma manifestao de protesto e oposio da criana aos pais.

COMO COMBATER:
A regulao do apetite um mecanismo complexo, influenciado pelos nveis sricos (quantidade no sangue) dos nutrientes circulantes, funo heptica, capacidade GI, sensaes de paladar e olfacto processados pelo crebro.

S-ar putea să vă placă și