Sunteți pe pagina 1din 21

ROMANTISMO

ROMANTISMO O sculo XIX foi agitado por fortes mudanas sociais, polticas e culturais causadas pela Revoluo Industrial, (aumento de produo, a diviso do trabalho e o incio da especializao da mo-de-obra) e pela Revoluo Francesa que lutava por uma sociedade mais harmnica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Do mesmo modo, a atividade artstica tornou-se complexa.

Os artistas romnticos procuraram se libertar das convenes acadmicas em favor da livre expresso da personalidade do artista. Caractersticas gerais: * a valorizao dos sentimentos e da imaginao; * o nacionalismo; * a valorizao da natureza como princpios da criao artstica; e * os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

ARQUITETURA E ESCULTURA A escultura e a arquitetura registram pouca novidade. Observa-se, grosso modo, a permanncia do estilo anterior, o neoclssico. Vez por outra retomou-se o estilo gtico da poca medieval, gerando o neogtico. Obra Destacada: Edifcio do Parlamento Ingls
Para seu conhecimento Forte influncia da arquitetura neoclssica foi a descoberta arqueolgica das cidades italianas de Pompia e Herculano que, no ano de 79 a.C., foram cobertas pelas lavas do vulco Vesvio. Diante daquelas construes, num erro de interpretao, os historiadores de arte acreditavam que os edifcios gregos eram recobertos com mrmore branco, ocasionando a construo de tantos edifcios brancos. Exemplo: Casa Branca dos Estados Unidos.

PINTURA

Caractersticas da pintura: * Aproximao das formas barrocas; * Composio em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; * Valorizao das cores e do claro-escuro; e * Dramaticidade

Temas da pintura:

* Fatos reais da histria nacional e contempornea da vida dos artistas; * Natureza revelando um dinamismo equivalente as emoes humanas; e * Mitologia Grega

Principais artistas: Goya


- Senhor absoluto da caricatura do seu tempo. Considerado um gnio espanhol.

Foi um rebelde, um libertrio que se opunha a qualquer tipo de tirania. Trabalhou temas diversos: retratos de personalidades da corte espanhola e de pessoas do povo, os horrores da guerra, a ao incompreensvel de monstros, cenas histricas e as lutas pela liberdade. Obra destacada: Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808.

O efeito de luz utilizado na pintura efeito que, em arte, chamamos de claro-escuro - obtido pela presena de um nico foco de luminosidade, que se concentra na vtima central, de braos abertos, e se espalha para o cho, onde se encontra um cadver. a nica luz que ilumina a noite, prendendo nossa ateno nesse homem que, talvez num gesto de bravura, abre os braos antes de morrer. Esse efeito de luz tpico da dramaticidade do romantismo herico. Um efeito que concede fora inigualvel a essa obra, que Goya fez em 1814 para homenagear os espanhis revoltosos, fuzilados em maio de 1808 por ordem do marechal francs Joaquim Murat, cunhado de Napoleo.

Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808

Dessa variedade temtica, vamos destacar uma cena histrica que reconhecidamente um smbolo das lutas pela liberdade.

Saturno devorando a un hijo (Saturno devorando um filho) leo sobre reboco transladado a tela 146 cm 83 cm cm Museu do Prado (Madrid)

Maja vestida

Mauricio de Sousa

Pipa vestida

Alm de pintor, Goya era gravador e fez uma srie de 82 gravuras, entre 1810 e 1814, denominada "Os desastres da guerra", nas quais so retratadas cenas de levantes e conflitos da luta dos espanhis sob o domnio napolenico. So cenas que o artista testemunhou em cidades como Zaragoza, Aranjuez e Madri e que retratam as consequncias da guerra: fome, misria, egosmo e violncia. Veja, por exemplo, a imagem abaixo:

Turner - representou grandes movimentos da natureza, mas por meio do estudo da luz que a natureza reflete, procurou descrever uma certa atmosfera da paisagem. Uma das primeiras vezes que a arte registra a presena da mquina (locomotiva). Obras destacadas: Chuva, Vapor e Velocidade e O Grande Canal, Veneza.

Eugne Delacroix (1798-1863), suas obras apresentam forte comprometimento poltico e o valor da pintura assegurada pelo uso das cores, das luzes e das sombras, dandonos a sensao de grande movimentao. Representava assuntos abstratos personificando-os (alegorias).

Eugne Delacroix, O Massacre de Quios, 1824.

Do ponto de vista temtico, o artista revela-se entusiasmado com o movimento da multido reunida na rua.

A Agitao de Tnger

Alis, esse tema de multides agitando-se nas ruas tambm foi trabalhado por Delacroix no seu quadro mais conhecido: A Liberdade Guiando o Povo. Esse trabalho foi realizado pelo artista como exaltao da Revoluo de 1830. Apesar do forte comprometimento poltico e particularizador da obra, o valor pictural assegurado pelo uso das cores e das luzes e sombras.

A Liberdade Guiando o Povo

Para seu conhecimento:

A palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade. O comportamento romntico caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer tempo da histria.
Romantismo designa uma tendncia geral da vida e da arte; portanto, nomeia um sistema, um estilo delimitado no tempo.

Pesquisar para prxima aula:


John Constable Joseph Mallord William Turner

S-ar putea să vă placă și