Sunteți pe pagina 1din 8

Mit Engenharia de Redes Prof: Jos Mauro Mdulo: CCNA2 Aluna: Edinilza Maria Carneiro de Lima

Trabalho de Concluso de Mdulo.

Estudo de Caso:
A empresa XPTO Corp. est em fase de crescimento e devido ao aumento de unidades faz-se necessrio a utilizao de um protocolo de roteamento. Na funo de principal analista de rede da Empresa, espera-se sua recomendao sobre qual protocolo de roteamento utilizar, o motivo de sua utilizao, suas principais caractersticas e vantagens.

A estrutura de rede ser de 25 roteadores, entre os modelos Cisco 2911 e Cisco 1905. Toda a rede precisa se comunicar. Neste mdulo fiquei na dvida entre o protocolo de roteamento usar: EIGRP ou OSPF.
EIGRP: converge muito mais rpido, mais simples de configurar e fcil de solucionar. OSPF: escala melhor, oferece mais granularidade, mais flexibilidade.
2

O objetivo da concluso deste cenrio para garantir a conectividade plena entre toda a rede. Nesse caso, EIGRP seria o melhor, porm a empresa est crescendo e pode precisar de uma rede hierarquizada, fuses, equipamentos de rede heterogneos e similares ento o OSPF seria a melhor escolha

Comparao protocolos de roteamento internos

PROTOCOLO Classless/Classfu l Convergncia Escalvel Atualizao Loops Interopervel Mtricas

Comparao protocolos de roteamento internos OSPF RIP1 RIP2 Classfull Lenta No Constant e Associada No Sim Sim Sim Largura de banda/ N saltos Confiabilidade Classless Rpida Sim Classfull Lenta No Constant e Sim Sim N saltos

EIGRP Classless Rpida Sim

Associada No No Largura de banda/atraso/ confiabilidade/ carga

O OSPF - Open Shortest Path First


um protocolo de roteamento para redes que operam com protocolo IP; desenvolvido pelo grupo de trabalho de IGPs (Interior Gateway Protocol) da IETF (Internet Engineering Task Force) o OSPF foi criado para substituir o protocolo RIP e limitaes para operar satisfatoriamente em uma rede de grande porte. Atualmente o OSPF um dos protocolos de roteamento mais empregados, sendo suportado pela maioria dos roteadores, assim como por servidores que implementem os sistemas operacionais Linux e Unix. Verstil, o OSPF pode ser empregado tanto a redes de pequeno quanto em redes de grande porte.
5

Principais caractersticas
A primeira, que se trata de um protocolo aberto, o que significa que suas especificaes so de domnio pblico; A segunda, que ele se baseia no algoritmo SPF, tambm chamado de algoritmo de Dijkstra, nome de seu criador. OSPF um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexo (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma rea hierrquica. Informaes sobre interfaces ligadas, mtrica usada e outras variveis so includas nas LSAs. Ao mesmo tempo em que o roteador OSPF acumula informaes sobre o estado do link, ele usa o algoritmo SPF para calcular a melhor rota para cada n. Por ser um protocolo do tipo link-state, o OSPF difere-se do RIP e do IGRP, que so protocolos de roteamento baseados em vetores de distncia. Os roteadores que trabalham com algoritmos de vetor de distncia, a cada atualizao, enviam toda ou parte de suas tabelas de roteamento para seus vizinhos.

Vantagens do OSPF
Suporta encaminhamento com base no ToS (tipo de servio); Suporta load balancing (balancear o trfego pelas ligaes); Permite a partio duma AS em reas e efetuar encaminhamento de uma forma hierrquica; Permite autenticao na troca de mensagens entre routers; Suporta rotas especficas de terminal e de rede; Suporta mscaras com vrios tamanhos (VLSM) Suporta multicast Importa rotas exteriores (RIP e EGP) para a sua base de dados; Tem convergncia rpida; No tem limitao de Hop Count; Processa as atualizaes eficientemente; Seleciona o caminho baseado na largura de banda das ligaes e na sua ocupao; Muito escalvel.

S-ar putea să vă placă și