Sunteți pe pagina 1din 23

RESOLUO CFP N.

007/2003
Institui o Manual de Elaborao de Documentos Escritos produzidos pelo psiclogo, decorrentes de avaliao psicolgica e revoga a Resoluo CFP 17/2002.

RESOLUO CFP N. 007/2003


Art. 2 - O Manual de Elaborao de Documentos Escritos, referido no artigo anterior, dispe sobre os seguintes itens: I. Princpios norteadores; II. Modalidades de documentos; III. Conceito / finalidade / estrutura; IV. Validade dos documentos; V. Guarda dos documentos.

RESOLUO CFP N. 007/2003


Art. 3 - Toda e qualquer comunicao por escrito decorrente de avaliao psicolgica dever seguir as diretrizes descritas neste manual.

CONSIDERAES INICIAIS
A avaliao psicolgica entendida como o processo tcnico-cientfico de coleta de dados, estudos e interpretao de informaes a respeito dos fenmenos psicolgicos, que so resultantes da relao do indivduo com a sociedade, utilizandose, para tanto, de estratgias psicolgicas mtodos, tcnicas e instrumentos.

PRINCPIOS NORTEADORES NA ELABORAO DE DOCUMENTOS O psiclogo, na elaborao de seus documentos, dever adotar como princpios norteadores: As tcnicas da linguagem escrita. Os princpios ticos: Na elaborao de DOCUMENTO, o psiclogo basear suas informaes na observncia dos princpios e dispositivos do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo. Sempre que o trabalho exigir, sugere-se uma interveno sobre a prpria demanda e a construo de um projeto de trabalho que aponte para a reformulao dos condicionantes que provoquem o sofrimento psquico, a violao dos direitos humanos e a manuteno das estruturas de poder que sustentam condies de dominao e segregao.

PRINCPIOS NORTEADORES NA ELABORAO DE DOCUMENTOS

Princpios tcnicos: O processo de avaliao psicolgica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questes de ordem psicolgica) tm determinaes histricas, sociais, econmicas e polticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivao. Os psiclogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais tcnicos (entrevistas, testes, observaes, dinmicas de grupo, escuta, intervenes verbais) que se configuram como mtodos e tcnicas psicolgicas para a coleta de dados, estudos e interpretaes de informaes a respeito da pessoa ou grupo atendidos.

PRINCPIOS NORTEADORES NA ELABORAO DE DOCUMENTOS


Esses

instrumentais tcnicos devem obedecer s condies mnimas requeridas de qualidade e de uso, devendo ser adequados ao que se propem a investigar. Deve-se rubricar as laudas, desde a primeira at a penltima, considerando que a ltima estar assinada, em toda e qualquer modalidade de documento.

MODALIDADES DE DOCUMENTOSW
1. Declarao * 2. Atestado psicolgico 3. Relatrio / laudo psicolgico 4. Parecer psicolgico * * A Declarao e o Parecer psicolgico no so documentos decorrentes da avaliao Psicolgica, embora muitas vezes apaream desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados.

DECLARAO

ESTRUTURA DA DECLARAO
a) Ser emitida em papel timbrado ou apresentar na subscrio do documento o carimbo, em que conste nome e sobrenome do psiclogo, acrescido de sua inscrio profissional (Nome do psiclogo / N. da inscrio).
b) A declarao deve expor:

- Registro do nome e sobrenome do solicitante;


- Finalidade do documento (por exemplo, para fins de comprovao); - Registro de informaes solicitadas em relao ao atendimento (por exemplo: se faz acompanhamento psicolgico, em quais dias, qual horrio); - Registro do local e data da expedio da declarao; - Registro do nome completo do psiclogo, sua inscrio no CRP e/ou carimbo com as mesmas informaes. Assinatura do psiclogo acima de sua identificao ou do carimbo.

ATESTADO PSICOLGICO

ESTRUTURA DO ATESTADO PSICOLGICO


a) Ser emitido em papel timbrado ou apresentar na subscrio do documento o carimbo, em que conste o nome e sobrenome do psiclogo, acrescido de sua inscrio profissional (Nome do psiclogo / N. da inscrio). b) O atestado deve expor: - Registro do nome e sobrenome do cliente; - Finalidade do documento;

- Registro da informao do sintoma, situao ou condies psicolgicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta podendo ser registrado sob o indicativo do cdigo da Classificao Internacional de Doenas em vigor;
- Registro do local e data da expedio do atestado;
-

Registro do nome completo do psiclogo, sua inscrio no CRP e/ou carimbo com as mesmas informaes; Assinatura do psiclogo acima de sua identificao ou do carimbo.

RELATRIO/ LAUDO PSICOLGICO

ESTRUTURA DO LAUDO PSICOLGICO


O relatrio psicolgico deve conter, no mnimo, 5 (cinco) itens: identificao, descrio da demanda, procedimento, anlise e concluso. 1.Identificao 2.Descrio da demanda 3. Procedimento 4. Anlise 5. Concluso

ESTRUTURA DO LAUDO PSICOLGICO


IDENTIFICAO: a parte superior do primeiro tpico do documento com a finalidade de identificar: O autor/relator quem elabora; O interessado quem solicita; O assunto/finalidade qual a razo/finalidade.
DESCRIO DA DEMANDA Esta parte destinada narrao das informaes referentes problemtica apresentada e dos motivos, razes e expectativas que produziram o pedido do documento. Nesta parte, deve-se apresentar a anlise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.

ESTRUTURA DO LAUDO PSICOLGICO


PROCEDIMENTO A descrio do procedimento apresentar os recursos e instrumentos tcnicos utilizados para coletar as informaes (nmero de encontros, pessoas ouvidas etc) luz do referencial terico-filosfico que os embasa. O procedimento adotado deve ser pertinente para avaliar a complexidade do que est sendo demandado.
ANLISE a parte do documento na qual o psiclogo faz uma exposio descritiva de forma metdica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situaes vividas relacionados demanda em sua complexidade.

ESTRUTURA DO LAUDO PSICOLGICO


CONCLUSO Na concluso do documento, o psiclogo vai expor o resultado e/ou consideraes a respeito de sua investigao a partir das referncias que subsidiaram o trabalho. As consideraes geradas pelo processo de avaliao psicolgica devem transmitir ao solicitante a anlise da demanda em sua complexidade e do processo de avaliao psicolgica como um todo. Aps a narrao conclusiva, o documento encerrado, com indicao do local, data de emisso, assinatura do psiclogo e o seu nmero de inscrio no CRP.

PARECER

ESTRUTURA DO PARECER
O psiclogo parecerista deve fazer a anlise do problema apresentado, destacando os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados e com fundamento em referencial terico-cientfico. O parecer composto de 4 (quatro) itens: 1. Identificao 2. Exposio de motivos 3. Anlise 4. Concluso

ESTRUTURA DO PARECER
IDENTIFICAO Consiste em identificar o nome do parecerista e sua titulao, o nome do autor da solicitao e sua titulao. EXPOSIO DE MOTIVOS Destina-se transcrio do objetivo da consulta e dos quesitos ou apresentao das dvidas levantadas pelo solicitante. Deve-se apresentar a questo em tese, no sendo necessria, portanto, a descrio detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.

ESTRUTURA DO PARECER
ANLISE A discusso do PARECER PSICOLGICO se constitui na anlise minuciosa da questo explanada e argumentada com base nos fundamentos necessrios existentes, seja na tica, na tcnica ou no corpo conceitual da cincia psicolgica. Nesta parte, deve respeitar as normas de referncias de trabalhos cientficos para suas citaes e informaes. CONCLUSO Na parte final, o psiclogo apresentar seu posicionamento, respondendo questo levantada. Em seguida, informa o local e data em que foi elaborado e assina o documento.

VALIDADE DOS CONTEDOS DOS DOCUMENTOS


O prazo de validade do contedo dos documentos escritos, decorrentes das avaliaes psicolgicas, dever considerar a legislao vigente nos casos j definidos. No havendo definio legal, o psiclogo, onde for possvel, indicar o prazo de validade do contedo emitido no documento em funo das caractersticas avaliadas, das informaes obtidas e dos objetivos da avaliao.

GUARDA DOS DOCUMENTOS E CONDIES DE GUARDA


Os documentos escritos decorrentes de avaliao psicolgica, bem como todo o material que os fundamentou, devero ser guardados pelo prazo mnimo de 5 anos, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psiclogo quanto da instituio em que ocorreu a avaliao psicolgica. Esse prazo poder ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinao judicial, ou ainda em casos especficos em que seja necessria a manuteno da guarda por maior tempo. Em caso de extino de servio psicolgico, o destino dos documentos dever seguir as orientaes definidas no Cdigo de tica do Psiclogo.

S-ar putea să vă placă și