Sunteți pe pagina 1din 48

Licenciamento Ambiental

Histrico Institucional
Ano 1947 Lei n 86, de 08 de setembro - Estabelece medidas para a assistncia econmica da borracha natural brasileira. Obs: Art. 5 - criada a Comisso Executiva de Defesa da Borracha. Ano 1962 Lei Delegada n 10, de 11 de outubro - Cria a Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca SUDEPE - (vinculada ao Ministrio da Agricultura).

Histrico Institucional
Ano 1967 Obs: Art. 26 - A Comisso Executiva de Defesa da Borracha reestruturada e passa a denominar-se Conselho Nacional da Borracha. Art. 27 - criada a Superintendncia da Borracha -SUDHEVEA, entidade com personalidade jurdica de direito pblico e autonomia administrativa, tcnica e financeira, sob a jurisdio do Ministrio da Indstria e do Comrcio Decreto-Lei n 289, de 28 de fevereiro - Cria o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal - IBDF(integrante da administrao descentralizada do Ministrio da Agricultura).

Histrico Institucional
Ano 1973 Cria, no mbito do Ministrio do Interior, a Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA. Ano 1981 Lei n 6.938, de 31 de agosto - Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao. Obs: Art. 6 - Constituio do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Art. 7 - criado o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Histrico Institucional

Ano 1985 Cria o Ministrio do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, dispe sobre a sua estrutura Obs: Ficam transferidos para o MDU o CONAMA e a SEMA. Ano 1989 Dispe sobre a extino de SUDHEVEA, IBDF, SEMA e SUDEPE cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA - (vinculada ao Ministrio do Interior). Art. 4. - A SUDHEVEA, IBDF, SUDEPE e SEMA foram transferidos para o IBAMA

Histrico Institucional
Ano 1992 Lei n 8.490, Art. 21 - Ministrio do Meio Ambiente - MMA. Ano 1995 Medida Provisria n 813, de 1 de janeiro Dispe sobre a organizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios. Art. 16, inciso X, organizao atual do MMA, salvo rgos colegiados.

SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente


Sendo constitudo pelos rgos e entidades pblicas, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, e tem a seguinte estrutura: rgo Superior: O Conselho de Governo rgo Consultivo e Deliberativo: O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA rgo Central: O Ministrio do Meio Ambientel - MMA rgo Executor: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA rgos Seccionais: os rgos ou entidades estaduais rgos Locais: os rgos ou entidades municipais

CONAMA
O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA o rgo consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, foi institudo pela Lei 6.938/81, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90. O CONAMA composto por Plenrio, CIPAM, Grupos Assessores, Cmaras Tcnicas e Grupos de Trabalho. O Conselho presidido pelo Ministro do Meio Ambiente e sua Secretaria Executiva exercida pelo SecretrioExecutivo do MMA.

CONAMA

O CONAMA rene-se ordinariamente a cada 3 meses no Distrito Federal, podendo realizar Reunies Extraordinrias fora do Distrito Federal, sempre que convocada pelo seu Presidente, por iniciativa prpria ou a requerimento de pelo menos 2/3 dos seus membros.

CONAMA
da competncia do CONAMA: estabelecer, mediante proposta dos rgos integrantes do SISNAMA e de Conselheiros do CONAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidora. decidir, em ltima instncia administrativa, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA; estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente recomendar ao rgo ambiental competente a elaborao do Relatrio de Qualidade Ambiental

Ministrio do Meio Ambiente (MMA)

Criado em novembro de 1992, tem como misso promover a adoo de princpios e estratgias para o conhecimento, a proteo e a recuperao do meio ambiente, o uso sustentvel dos recursos naturais, a valorizao dos servios ambientais e a insero do desenvolvimento sustentvel na formulao e na implementao de polticas pblicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrtica, em todos os nveis e instncias de governo e sociedade.

Estrutura organizacional
I - rgos de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado; II - rgos especficos singulares; a) Secretaria de Mudanas Climticas e Qualidade Ambiental: 2. Departamento de Licenciamento e Avaliao Ambiental; b) Secretaria de Biodiversidade e Florestas; c) Secretaria de Recursos Hdricos e Ambiente Urbano; d) Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentvel; e) Secretaria de Articulao Institucional e Cidadania Ambiental; III - rgos colegiados; V - entidades vinculadas.

Departamento de Licenciamento e Avaliao Ambiental


Tem como objetivo subsidiar a formulao de polticas, normas e estratgias para o desenvolvimento de temas relacionados com: - a avaliao de impacto ambiental, por meio do desenvolvimento de novos instrumentos de gesto e planejamento ambiental; - o licenciamento ambiental, por meio do aperfeioamento e da harmonizao de procedimentos e de normas relativas ao licenciamento ambiental e ao desenvolvimento de sistemas de licenciamento ambiental.

IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama) uma autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente

art. 2o da Lei no 7.735, de 22 de fevereiro de 1989 criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, autarquia federal, com a finalidade de: I - exercer o poder de polcia ambiental; II - executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente; e III - executar as aes supletivas de competncia da Unio, de conformidade com a legislao ambiental vigente.

Cabe ao IBAMA propor e editar normas e padres de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliao de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuies federais; a implementao do Cadastro Tcnico Federal; a fiscalizao ambiental e a aplicao de penalidades administrativas; a gerao e disseminao de informaes relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito preveno e controle de desmatamentos, queimadas e incndios florestais; o apoio s emergncias ambientais; a execuo de programas de educao ambiental; a elaborao do sistema de informao e o estabelecimento de critrios para a gesto do uso dos recursos faunsticos, pesqueiros e florestais;

Licenciamento Ambiental
O licenciamento ambiental o procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental autoriza a localizao, instalao, ampliao e operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental.

RESOLUO CONAMA N 001, de 23 de janeiro de 1986 Publicado no D. O . U de 17 /2/86.

O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE IBAMA, no uso das atribuies que lhe confere o artigo 48 do Decreto n 88.351, de 1 de junho de 1983, para efetivo exerccio das responsabilidades que lhe so atribudas pelo artigo 18 do mesmo decreto, e Considerando a necessidade de se estabelecerem as definies, as responsabilidades, os critrios bsicos e as diretrizes gerais para uso e implementao da Avaliao de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, RESOLVE:

RESOLUO CONAMA N 001, de 23 de janeiro de 1986 Publicado no D. O . U de 17 /2/86. Artigo 1 - Para efeito desta Resoluo, considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais.

RESOLUO CONAMA N 001, de 23 de janeiro de 1986 Publicado no D. O . U de 17 /2/86.


Artigo 2 - Depender de elaborao de estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos aprovao do rgo estadual competente, e do IBAMA em carter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; II - Ferrovias; XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais ZEI; XVI - Qualquer atividade que utilize carvo vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia

Processo de Licenciamento

Licena Prvia (LP) - Deve ser solicitada ao IBAMA na fase de planejamento da implantao, alterao ou ampliao do empreendimento. Essa licena no autoriza a instalao do projeto, e sim aprova a viabilidade ambiental do projeto e autoriza sua localizao e concepo tecnolgica. Alm disso, estabelece as condies a serem consideradas no desenvolvimento do projeto executivo. Licena de Instalao (LI) - Autoriza o incio da obra ou instalao do empreendimento. O prazo de validade dessa licena estabelecido pelo cronograma de instalao do projeto ou atividade, no podendo ser superior a 6 (seis) anos. Empreendimentos que impliquem desmatamento depende, tambm, de "Autorizao de Supresso de Vegetao".

Processo de Licenciamento

Licena de Operao (LO) - Deve ser solicitada antes de o empreendimento entrar em operao, pois essa licena que autoriza o incio do funcionamento da obra/empreendimento. Sua concesso est condicionada vistoria a fim de verificar se todas as exigncias e detalhes tcnicos descritos no projeto aprovado foram desenvolvidos e atendidos ao longo de sua instalao e se esto de acordo com o previsto nas LP e LI. O prazo de validade estabelecido, no podendo ser inferior a 4 (quatro) anos e superior a 10 (dez) anos.

Documentos Tcnicos

Ficha de Caracterizao do Empreendimento

Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatrio de Impacto Ambiental RIMA

O uso deste instrumento no licenciamento ambiental visa minimizar, mitigar ou compensar os impactos causados, ou at mesmo evit-los quando o Estudo de Impacto Ambiental e as manifestaes pblicas demonstrarem que a ocorrncia de impactos so ambientalmente inaceitveis e que os benefcios sociedade sero maiores na hiptese da no realizao do empreendimento proposto pelo Estado ou pela iniciativa privada.

Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatrio de Impacto Ambiental RIMA

Para o licenciamento de aes e atividades modificadoras do meio ambiente com impactos significativos, a legislao prev a elaborao, pelo empreendedor, do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental RIMA, a serem apresentados para a obteno da Licena Prvia. Conforme estabelecido pela Resoluo CONAMA no 237/97, artigo 3o, pargrafo nico, cabe ao IBAMA verificar o potencial de degradao do meio ambiente, definindo os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento da atividade ou empreendimento.

Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatrio de Impacto Ambiental RIMA

Realizado por equipe multidisciplinar, s expensas do empreendedor, e tambm avaliado por equipe multidisciplinar do rgo Ambiental, os estudos ambientais, na forma resumida de RIMA, submete-se submetem-se apreciao pblica, sendo um dos mais transparentes instrumentos de licenciamento ambiental.

Termos de Referncia
Os Termos de Referncia tm por objetivo estabelecer as diretrizes, contedo mnimo e abrangncia do estudo ambiental exigido e o instrumento orientador para seu desenvolvimento, expedido para a modalidade de Licena Prvia, quando do requerimento da licena. Os Termos de Referncia constituem passo fundamental para que o EIA alcance o fim desejado e a qualidade esperada.

Relatrio Ambiental Simplificado - RAS

Usinas hidreltricas e sistemas associados; usinas termeltricas e sistemas associados; sistemas de transmisso de energia eltrica (linhas de transmisso e subestaes); e para usinas elicas e com outras fontes alternativas de energia. Tal orientao aplica-se somente a empreendimentos com impacto ambiental de pequeno porte, mediante definio do rgo ambiental competente, fundamentada em parecer tcnico.

Relatrio Ambiental Simplificado - RAS


O Relatrio Ambiental Simplificado compe-se dos estudos relativos aos aspectos ambientais concernentes localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsdios para a concesso da Licena Prvia, contendo as informaes relativas ao diagnstico ambiental da regio de insero do empreendimento, sua caracterizao, a identificao dos impactos ambientais e das medidas de controle pertinentes. Conteudo Mnimo A. Descrio do Projeto: B. Diagnstico e Prognstico Ambiental: C. Medidas de Controle:

Relatrio de Controle Ambiental RCA

O Relatrio de Controle Ambiental compe-se de estudos relativos aos aspectos ambientais concernentes localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou um empreendimento que no gera impactos ambientais significativos, e que contem informaes relativas: caracterizao do ambiente em que se pretende instalar; a sua localizao frente ao Plano Diretor Municipal; alvars e documentos similares; e plano de controle ambiental, que identifique as fontes de poluio ou degradao, e as medidas de controle pertinentes. Seu contedo ser estabelecido caso a caso.

Projeto Bsico Ambiental PBA

O Projeto Bsico Ambiental o documento que apresenta, detalhadamente, todas as medidas de controle e os programas ambientais propostos no EIA. Deve ser apresentado para a obteno da Licena de Instalao.

Plano de Controle Ambiental PCA

O Plano de Controle Ambiental deve conter os projetos executivos de minimizao dos impactos ambientais avaliados atravs de EIA/RIMA e entregues para a obteno da Licena Prvia.

Relatrio de Detalhamento dos Programas Ambientais RDPA

o documento que apresenta, detalhadamente, todas as medidas de controle e os programas ambientais propostos no Relatrio Ambiental Simplificado RAS, devendo ser apresentado junto com a comprovao do atendimento das condicionantes da Licena Prvia, ao IBAMA, no requerimento da Licena de Instalao. Assim como o RAS, este relatrio utilizado somente para empreendimentos com impacto ambiental de pequeno porte, assim definido pelo IBAMA

Plano de Recuperao de reas Degradadas PRAD


Este Plano utilizado, geralmente, para a recomposio de reas degradadas por atividades de minerao. Pode ser solicitado na regularizao de obras no licenciadas ou agregada ao Plano de Controle Ambiental, para emisso da Licena de Instalao ou Licena de Operao.

Estudo de Viabilidade Ambiental EVA

A fase de viabilidade tem uma natureza tcnico-econmica. Seu objetivo obter, em linhas gerais, a concepo geral de um dado empreendimento e seus condicionantes tcnicos e avaliar suas melhores alternativas tanto sob o aspecto tcnico quanto econmico, de modo a demonstrar a viabilidade do empreendimento.

Relatrio de Desempenho Ambiental do Empreendimento


Para a renovao da Licena de Operao, o empreendedor dever demonstrar que o empreendimento est atendendo a todas as exigncias legais e aos compromissos assumidos nas diversas fases do Licenciamento Ambiental. O relatrio a ser apresentado ao IBAMA dever referir-se a todos os elementos indicados como medidas mitigadoras e situao em que se encontram os programas ambientais, apresentados no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Projeto Bsico Ambiental (PBA), assim como fazer referncia a elementos complementares que tenham sido incorporados no Relatrio de Implantao dos Programas Ambientais e do atendimento a eventuais condicionantes para a operao do empreendimento, exigidos pelo IBAMA por ocasio da obteno da LO.

Descrio dos Procedimentos

Procedimentos para o Licenciamento Ambiental

Os empreendimentos ou atividades sero classificados, em funo da origem do processo, competncia, etapa do projeto e do licenciamento e estgio dos estudos ambientais, divididos em 22 classes.

Abertura do Processo de Licenciamento Ambiental no IBAMA


1. Atividades do Empreendedor Encaminha correspondncia ao Diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental (IBAMA/Sede) com a manifestao da inteno de localizar, instalar, ampliar, operar ou regularizar sua atividade ou empreendimento, contemplando as seguintes informaes: dados gerais do empreendedor; informao sobre a tipologia da atividade ou empreendimento; proposio de etapa de licenciamento (LP, LI e LO) a qual ser submetida atividade ou empreendimento; informao sobre a existncia ou no de estudo ambiental; informao sobre a existncia ou no de licena ambiental emitida por rgo ambiental estadual.

Abertura do Processo de Licenciamento Ambiental no IBAMA

2. Atividades do IBAMA Recebe correspondncia do empreendedor com a manifestao da inteno de localizar, instalar, ampliar, operar ou regularizar sua a atividade ou empreendimento. Encaminha ao empreendedor a Ficha de Caracterizao do Empreendimento FCE correspondente tipologia da atividade ou empreendimento.

Abertura do Processo de Licenciamento Ambiental no IBAMA


3. Atividades do Empreendedor Preenche a Ficha de Caracterizao do Empreendimento - FCE recebida e a envia juntamente com os estudos e licenas que existirem a Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental DILIQ. Prope, se considerar necessrio, uma minuta de Termo de Referncia, caso no existam os estudos ambientais. Solicita agendar apresentao do empreendimento pretendido.

Abertura do Processo de Licenciamento Ambiental no IBAMA

4. Atividades do IBAMA Recebe do empreendedor a FCE devidamente preenchida e os estudos ambientais e licenas, caso existentes, e efetua imediatamente o cadastro de abertura do processo de licenciamento no Sistema de Licenciamento Ambiental SISLIC.

Abertura do Processo de Licenciamento Ambiental no IBAMA

Caso sejam apresentados Estudos Ambientais, ser realizada uma anlise expedita com fins de enquadramento. A partir desse momento, todos os passos do processo de licenciamento sero registrados no SISLIC. Agenda a apresentao e convida os OEMAs e os demais rgos governamentais diretamente envolvidos, para participarem da apresentao.

Abertura do Processo de Licenciamento Ambiental no IBAMA

Efetua anlise da FCE e eventuais estudos ambientais e licenas, com vistas ao cadastro e enquadramento do empreendimento. Define a classe de enquadramento do empreendimento. A partir deste momento, os procedimentos seguiro conforme o enquadramento do empreendimento na classe correspondente.

Referncias Bibliograficas

S-ar putea să vă placă și