Sunteți pe pagina 1din 11

Escola Superior Madre Celeste Curso de Licenciatura em Educao Fsica Ensino da Capoeira

PLANO

DE

ENSINO
Otvio Luiz Pinheiro Aranha

EMENTA

DA

DISCIPLINA

Aspectos histrico-culturais da capoeira no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento e institucionalizao. As principais vertentes de capoeira e seus principais representantes. Capoeira na escola. Cultura e tradio - fundamentos ritualsticos da capoeira. Organizao e normatizao da capoeira. Fundamentos tcnicos da capoeira. Fundamentos musicais e instrumentao da capoeira. Fundamentos biofsicos aplicados capoeira bases cinesiolgicas, fisiolgicas, capacidades sensrio-motoras e fsicas; Fundamentos e aplicaes didtico-pedaggicas para o ensino da capoeira planejamento, mtodos de ensino e avaliao do ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS
1.Geral:

DA

DISCIPLINA

Fazer a reflexo terico-metodolgica sobre a Capoeira enquanto manifestao da cultura corporal brasileira, seu histrico, desenvolvimento, seus rituais, seus fundamentos de jogo, dana, luta e ginstica, suas implicaes sociais contemporneas e seus limites e possibilidades de ensino no contexto escolar.

2. Especficos :
Discutir e analisar o contexto histrico e social da Capoeira, ressaltando o mundo do trabalho escravo, a situao do negro e o racismo no Brasil. Discutir e apresentar elementos terico-metodolgicos, sistematizadas ou no que orientem possibilidades de desenvolver o trabalho pedaggico em capoeira no contexto escolar. Contribuir para a formao da conscincia poltica do futuro professor de Educao Fsica, a partir do trato com o conhecimento da Capoeira.

HABILIDADES ESPERADAS DO DISCENTE


Educadores com a formao para atuar no campo escolar nos diversos ciclos ou nveis de escolaridade com o trato do conhecimento Capoeira, considerando:
A apreenso crtica da capoeira e da sua realidade no contexto escolar; As bases terico-metodolgicas para a produo do conhecimento em capoeira, articulando ensino e pesquisa; As bases terico-metodolgicas para a formulao do trabalho pedaggico tendo em vista a relao da capoeira com a educao e o projeto de formao humana.

CONTEDO
UNIDADE I - HISTRIA E DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA. A configurao do mundo do trabalho escravo e as formas de resistncia do negro. A Capoeira: origem e desenvolvimento. A Capoeira no Par.

UNIDADE II - AS PRINCIPAIS VERTENTES DA CAPOEIRA Mestre Pastinha e a Capoeira Angola Mestre Bimba e a Capoeira Regional Outras vertentes

CONTEDO
UNIDADE III - ORGANIZAO E NORMATIZAO DA CAPOEIRA Tradio, Cultura, Cerimnias e Rituais. Grupos Capoeiras, fundamentos filosficos e sistemas de graduao. A Capoeira contempornea e sua institucionalizao.

UNIDADE IV - FUNDAMENTOS TCNICOS DA CAPOEIRA Ginga, deslocamentos e movimentao em capoeira. Movimentos ofensivos, defensivos, traumatizantes, desequilibrantes e floreios. Roda de Capoeira.

CONTEDO
UNIDADE V INTRUMENTAO E FUNDAMENTOS MUSICAIS DA CAPOEIRA Instrumentos: berimbau, pandeiro, atabaque, caxixi, agog. Cnticos da capoeira

UNIDADE VI - A CAPOEIRA NA ESCOLA As transformaes do mundo do trabalho escravo e a esportivizao da capoeira. Capoeira, a realidade escolar e a formao de professores. Organizao do trabalho pedaggico e trato com o conhecimento Capoeira no contexto escolar

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
Exposio verbal Demonstraes, ilustraes e exemplificaes Leituras orientadas

Exibio de Vdeos
Oficinas e vivncias Trabalhos independentes e em grupos Seminrios Elaborao de portflios Produo de textos.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
1 NPC: Prova escrita. Participao e frequncia

2 NPC: Elaborao e operacionalizao de plano de aula Seminrio de socializao Participao e frequncia

CRONOGRAMA
AGO SET OUT
UNIDADE I - HISTRIA E DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA. UNIDADE II - AS PRINCIPAIS VERTENTES DA CAPOEIRA 1 NPC UNIDADE III - ORGANIZAO E NORMATIZAO DA CAPOEIRA UNIDADE IV - FUNDAMENTOS TCNICOS DA CAPOEIRA

NOV

UNIDADE V - FUNDAMENTOS MUSICAIS E INTRUMENTAO DA CAPOEIRA UNIDADE VI - A CAPOEIRA NA ESCOLA 2 NPC


2 NPC NEF

DEZ

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO
MESTRE BOLA SETE. Capoeira Angola do Iniciante ao Mestre. So Paulo: Pallas, 2004. SILVA, J.M.F. A Linguagem do Corpo na Capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. VIEIRA, L.R. O Jogo da Capoeira: Cultura Popular no Brasil. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998.

Bibliografia Complementar
CAMPOS, H.J.B.C. Capoeira na Escola. Salvador: Presscolor, 1990. CAPOEIRA, N. Capoeira Pequeno Manual do Jogador. Rio de Janeiro: Record, 1998. FALCO, J.L.C. A Escolarizao da Capoeira. Braslia: Royal Court Editora, 1996.

S-ar putea să vă placă și