Sunteți pe pagina 1din 34

O Islamismo

A Segunda Religio Mundial

Leitura Bblica
E quanto a Ismael, tambm te tenho ouvido; eis aqui o tenho abenoado, e f-lo-ei frutificar, e f-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze prncipes gerar, e dele farei uma grande nao. Gnesis 17:20

A Essncia do Islamismo
Crena; Base; Termos e questes doutrinrias; Alcoro.

A Crena
Os mulumanos crem em um nico Deus; nos anjos; nos profetas que trouxeram revelaes de Deus a humanidade; no fim do mundo; no juzo final, onde todos prestaro contas de seus atos a Deus. Deus tem autoridade no destino do homem e na sua morte.

A Base
Os profetas que os mulumanos crem serem portadores das revelaes de DEUS so: Ado, No, Abrao, Ismael, Isaac, Jac, J, Moiss, Davi, Salomo, Elias, Joo Batista e Jesus Cristo. O ltimo profeta de Deus Mohammad, que revelou as verdades de Deus por intermdio do Anjo Gabriel.

A Base
fundamentada nos ensinos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maom.

A Base
Abl al-Qsim Muhammad ibn Abd Allh ibn Abd alMuttalib ibn Hshim, mais conhecido como Maom, foi um lder religioso e poltico rabe. Segundo a religio islmica, Maom o mais recente e ltimo profeta do DEUS de Abrao.

A Base
Para os mulumanos , Maom foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Davi, Moiss, Jacob, Isaac, Ismael e Abrao. Como figura poltica, ele unificou vrias tribos rabes, o que permitiu as conquistas rabes daquilo que viria a ser um imprio islmico que se estendeu da Prsia at Pensula Ibrica. No considerado pelos mulumanos como um ser divino, mas sim, um ser humano; contundo, entre os fiis, ele visto como um dos mais perfeitos seres humanos.

A Base
Nascido em Meca, Maom foi durante a primeira parte da sua vida um mercador que realizou extensas viagens no contexto dos eu trabalho. Tinha por hbito retirar-se para orar e meditar nos montes perto de Meca. Os mulumanos acreditam que em 610, quando Maom tinha quarenta (40) anos, enquanto realizava um desses retiros espirituais numa caverna do Monte Hira, foi visitado pelo anjo

A Base
Gabriel que lhe ordenou que recitasse os versos enviados por DEUS, e comunicou que DEUS o havia escolhido como o ltimo profeta enviado humanidade. Maom deu ouvidos mensagem do anjo e, aps sua morte, estes versos foram reunidos e integrados no Alcoro, durante o califado de Abu Bakr.

A Base
Maom no rejeitou completamente o judasmo e o cristianismo, duas religies monotestas j conhecidas pelos rabes. Em vez disso, informou que tinha sido enviado por DEUS para restaurar os ensinamentos originais destas religies, que tinham sido corrompidos e esquecidos.

A Base
Muitos habitantes de Meca rejeitaram a sua mensagem e comearam a perseguilo, bem como aos seus seguidores. Em 622 Maom foi obrigado a abandonar Meca, numa migrao conhecida como Hgira (Hijra), tendo se mudado para Yathrib (atual Medina). Nesta cidade, Maom tornou-se chefe da primeira comunidade mulumana. Seguiramse uns anos de batalhas entre os habitantes de Meca e Medina, que resultaram em geral na vitria de Maom e de seus seguidores.

A Base
A organizao militar criada durante estas batalhas foi usada para derrotar as tribos da Arbia. Por altura da sua morte , Maom tinha unificado praticamente todo o territrio sob o signo de uma nova religio: o Islo (Islam).

Termos e Questes Doutrinrias


O Islam um sistema nico e indivisvel que fornece um completo e indivisvel corpo de ensinamentos, tratando de questes concernentes tanto a este mundo como ao outro. Possui 5 axiomas ( verdades inquestionveis) do Islam ( Usul al-Deen) que so: a Unicidade de DEUS, a Justia Divina, Profecia, Imamato (liderana da humanidade) e Ressurreio.

Termos e Questes Doutrinrias


Allah significa DEUS em rabe; Islam significa: submisso, rendio, entrega, que derivada de uma outra palavra que significa paz. No sentido religioso, Islam, significa total submisso vontade de DEUS; Mulumano aquele que faz ou pratica o Isl.

O Alcoro
Alcoro ou Coro (em rabe: lit. "a recitao") o livro sagrado do Isl. Os muulmanos creem que o Alcoro a palavra literal de Deus(Al) revelada ao profeta Maom (Muhammad) ao longo de um perodo de vinte e trs anos. A palavra Alcoro deriva do verbo rabe que significa declamar ou recitar; Alcoro portanto uma "recitao" ou algo que deve ser recitado. um dos livros mais lidos e publicados no mundo. prtica generalizada nas sociedades muulmanas que o Alcoro no seja vendido, mas sim dado.

O Alcoro
O Alcoro descreve as origens do Universo, o Homem e as suas relaes entre si e o Criador. Define leis para a sociedade, moralidade, economia e muitos outros assuntos. Foi escrito com o intuito de ser recitado e memorizado. Os muulmanos consideram o Alcoro sagrado e inviolvel. Alcoro do Al-Andalus (sculo XII) Para os muulmanos, o Alcoro a palavra de Deus, sagrada e imutvel, que fornece as respostas acerca das necessidades humanas dirias, tanto espirituais como materiais. Ele discute Deus e os seus nomes e atributos, crentes e suas virtudes, e o destino dos no-crentes (kuffar); at mesmo temas de cincia. Os muulmanos no seguem apenas as leis do Alcoro, eles tambm seguem os exemplos do profeta, o que conhecido como a Sunnah, e a interpretao do Coro contida nos ensinamentos do profeta, conhecida como hadith.

O Alcoro
Aos muulmanos ensinado que Deus lhes enviou outros livros. Para alm do Alcoro, os outros so o livro de Ibrahim (que se perdeu), a lei de Moiss (aTor), os Salmos de David (o Zabr) e o evangelho de Jesus (o Injil). O Alcoro descreve cristos e Judeus como "povos do Livro" (ahl al Kitb). Os ensinamentos do Islo englobam muitas das mesmas personagens do judasmo e do cristianismo. Personagens bblicas bem conhecidas como Ado,No, Abrao, Moiss, Jesus, Maria (a me de Jesus) e Joo Baptista so mencionados no Alcoro como profetas do Islo. No entanto, os muulmanos frequentemente se referem a eles por nomes em lngua rabe, o que pode criar a iluso de que se trata de pessoas diferentes (exemplos: Al para Deus, Iblis para Diabo, Ibrahim para Abrao, etc). A crena no dia do julgamento e na vida aps a morte (Akhirah) tambm fazem parte da teologia islmica.

Curiosidades

Curiosidades

Curiosidades
Irmos de sangue
Estudo de DNA comprova que judeus e rabes so parentes prximos, como diz a Bblia

Se a origem gentica em comum fosse sinnimo de paz, talvez a dolorosa histria de conflitos no Oriente Mdio nunca tivesse comeado. Com uma nova tcnica baseada no estudo da descendncia masculina, bilogos concluram que as vrias populaes judaicas no apenas so parentes prximas umas das outras, mas tambm de palestinos, libaneses e srios. A descoberta significa que todos so originrios de uma mesma comunidade ancestral, que viveu no Oriente Mdio h 4.000 anos. Em termos genticos significa parentesco

bem prximo, maior que o existente entre os judeus e a maioria das outras populaes. Quatro milnios representam apenas 200 geraes, tempo muito curto para mudanas genticas significativas. Impressiona como o resultado da pesquisa coerente com a verso expressa na Bblia de que rabes e judeus descendem de um ancestral comum, o patriarca Abrao.

Curiosidades
A pesquisa conduzida pelo bilogo Michael Hammer, da Universidade do Arizona, com a colaborao de cientistas europeus, israelenses e sulafricanos, comparou o cromossomo Y (presente apenas no sexo masculino) de 1.371 homens de 29 comunidades. Acredita-se que todos os cromossomos Y existentes sejam originrios de um nico "Ado", que viveu h 140.000 anos. Em princpio, so idnticos em todos os homens, mas pequenas modificaes podem ocorrer na seqncia de DNA dos cromossomos Y. Os pesquisadores perceberam tambm que, apesar da longa dispora, as populaes judaicas mantiveram intacta a identidade biolgica. A tradio hebraica considera como judeu aquele que filho de me judia. Sabe-se agora que a quantidade de pais no judeus foi igualmente bem reduzida. O resultado no apenas est de acordo com a tradio bblica como refuta as teses de que as comunidades judaicas atuais consistem principalmente de descendentes de convertidos de outras crenas ou dos khazars, uma tribo do Cucaso que adotou o judasmo na Idade Mdia. "Onde quer que fossem, eles permaneceram geneticamente muito isolados", diz Hammer.
Edio 1 649 -17/5/2000

Curiosidades

O Islamismo no Brasil
O islamismo chegou ao Brasil no incio do sculo 20. Hoje h mesquitas em todas as grandes capitais dos estados e em algumas cidades do interior.

O Islamismo e a F Crist
1.A Bblia No uma coleo de revelaes dadas a um homem s, por um anjo. 2. O Deus da Bblia Todo-Poderoso, mas tambm o prprio amor. 3. O Jesus da Bblia a) profeta, sim , mas tambm o filho unignito de Deus. b) Deus c) Sua Pessoa e obra so confirmadas pelas profecias do Antigo Testamento. d) Morreu na cruz, de verdade, como sacrifcio. O nico que salva do pecado. e) Ressuscitou cumprindo as profecias. f) Voltar para julgar o mundo e estabelecer Seu reino eterno. g) A salvao e o perdo vem pela f Nele, no pela obras.

O Islamismo e a F Crist
4. A vida futura que a Bblia garante aos salvos a) Estaremos para sempre com o Senhor e com todos os salvos b) Veremos Jesus face a face e compartilharemos sua santidade. c) Teremos servio a prestar em condies perfeitas. d) O mundo vindouro ter tudo restaurado; ser governado por Cristo, Reis dos Reis e Senhor dos Senhores

Concluso
Cristianismo e islamismo tem alguns pontos em comum: So religies de um livro (cada uma tem o seu); Cada um tem seu fundador e mestre principal; Cada um tem sua viso do mundo e da realidade; Cada um exige submisso total a Deus;

Concluso
Cada um requer que os valores religiosos determinem o comportamento de seus seguidores na sociedade; Porm, o islamismo difere em muito ao cristianismo, em relao a Jesus Cristo, o filho de Deus, o autor e consumador da nossa f. Nosso eterno Salvador.

S-ar putea să vă placă și