Sunteți pe pagina 1din 1

COORDENAO DE ADMINISTRAO Acadmico (s): Anabele Cristina Biesek Orientador (a): Ranieri Braga

INTRODUO
O Marketing de Relacionamento na empresa Fortaleza Distribuidora de Materiais de Construo vm como meio de melhorar o relacionamento com os clientes atravs do conhecimento do mesmo, o objetivo analisar as vantagens obtidas pela empresa no municpio de Porto Velho com aplicao permite atender as necessidades dos clientes e oferecer a empresa oportunidades de criar e compartilhar os valores aos seus clientes. O Marketing de Relacionamento vem como uma ferramenta inovadora na regio, com a finalidade de manter e melhorar a relao entre o cliente e a loja, trazendo assim maior satisfao para o cliente, o que o objetivo de qualquer estabelecimento. O mesmo melhora a relao entre o cliente e a loja, pois o cliente comea a ser tratado como uma pessoa amiga, tornando o dilogo mais formal, sincero,direto e agradvel porque conhecer o cliente e saber os seus gostos e preferncias alcanando assim uma maior satisfao.

METODOLOGIA
Mtodo : Tcnica : Forma de coleta de dados: Questionrios com perguntas fechadas e abertas Forma de anlise de dados: grficos EMPRESA: Fortaleza Distribuidora Materiais de Construo Ltd. de

OBJETIVO
OBJETIVO GERAL : Identificar as estratgias da utilizao de marketing de Relacionamento , na fidelizao e satisfao dos clientes , da empresa Fortaleza Distribuidora de Materiais de Construo. OBJETIVOS ESPECFICOS:
Avaliar o perfil do cliente da empresa; Identificar os sistemas de criao de estratgias Verificar o grau de satisfao dos clientes em relao aos produtos oferecidos pela empresa; Sugerir estratgias de Marketing de Relacionamento para a empresa Fortaleza Distribuidora de Matrias de Construo;

RESULTADOS ESPERADOS O que interessa hoje para a empresa Fortaleza Distribuidora de Materiais de Construo a satisfao dos seus clientes. Est satisfao utilizada como ferramenta para a conquista de novos clientes atravs do Marketing de Relacionamento.

PROBLEMA
A empresa encontra algumas dificuldades para avaliar o grau de satisfao de seus clientes em relao aos produtos e servios oferecidos e verificar o nvel de fidelizao dos seus clientes se comparados aos principais concorrentes . A questo que tenciona esta pesquisa : Como o Marketing de Relacionamento pode melhorar a relao clienteempresa na Fortaleza Distribuidora de Materiais de construo?

FUNDAMENTAO TERICA
Conceito Marketing :
De acordo com Philip Kotler (1997), marketing o processo de planejamento e execuo desde a concepo, preo, promoo e distribuio de idias, bens e servios para criar trocas que satisfaam os objetivos de pessoas e de organizaes. O estudo do marketing vem se desenvolvendo com o passar dos anos e sofreu mudanas ao longo da historia. Para Kotler (2000, p.39) Existem cinco orientaes concorrentes com bases nas quais as organizaes conduzem atividades de marketing: a orientao de produo, a orientao de produto, a orientao de vendas, a orientao de marketing e a orientao de marketing societal. Marketing de Relacionamento Segundo GORDON (1998 p. 31). Marketing de relacionamento o processo contnuo de identificao e criao de novos valores com os clientes individuais e o compartilhamento de seus benefcios durante uma vida toda de parceria. Isso envolve a compreenso, a concentrao e a administrao de uma continua colaborao entre fornecedores e

REFERNCIAS
KOTLER, Philip. ARMSTRONG, G. Princpios de marketing.9. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2003. KOTLER, Philip. Marketing para o sculo XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. So Paulo: Editora, 2009. Kotler, Philip: Administrao de marketing: a edio do novo milnio/ Philip Kotler; traduo Bazn Tecnologia e Lingstica; reviso tcnica Aro Sapiro. So Paulo: Prentice Hall, 2000. GONALVES, Carlos A.; JAMIL, George L.; TAVARES, Wolmer R.. Marketing de Relacionamento: DataBase Marketing: uma estratgia para adaptao em mercados competitivos. Rio de Janeiro: Axcel, 2002. PORTER, Michael E. Estratgia competitiva- tcnicas pra anlise de indstrias e a concorrncia. Rio de Janeiro: Campus, 1986. Gordon, Ian Marketing de relacionamento: estratgias, tcnicas e tecnolgicas para conquistar clientes e mant-los para sempre/ Ian Gordon; traduo Mauro Pinheiro- So Paulo: Futura, 1998. Cobra, Marcos Henrique Nogueira: Marketing bsico: uma perspectiva brasileira/ Marcos Cobra. -4. Ed.- So Paulo: Atlas 1997.

S-ar putea să vă placă și