Sunteți pe pagina 1din 22

Professor: Eraldo Pereira

Nas ltimas dcadas, as redes de comunicao passaram por um processo de evoluo tecnolgica que propiciou a convergncia de servios, dados e multimdia, e a disponibilizao dos mesmos em uma rede nica.

A primeira transmisso de voz realizada pelo cientista Alexandre Graham Bell, ocorreu em 1876, por meio de um circuito chamado ring-down. A caracterstica desta conexo que no houve digitao de nmeros, pois em vez disso, existia uma conexo fsica entre dois dispositivos, na qual havia uma pessoa em cada ponta e a transmisso de voz era unidirecional.

O telefone um dos dispositivos de telecomunicaes desenhados para transmitir sons por meio de sinais eltricos nas vias telefnicas. definido como um aparelho eletroacstico que permite a transformao, no ponto transmissor, de energia acstica em energia eltrica e, no ponto receptor, teremos a transformao da energia eltrica em acstica, permitindo desta forma a troca de informaes (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes. Para haver xito nessa comunicao, os aparelhos necessitam estar ligados a vrios equipamentos, que formam uma central telefnica.

Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O Usurio tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, atravs da solicitao do usurio, comutava os pontos manualmente atravs das "pegas". Assim um assinante era conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automticas os telefones passaram a ser providos de "discos" para envio da sinalizao. Estes discos geravam a sinalizao decdica, que consiste de uma srie de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu at o final da dcada de 1960 quando comearam a surgir os telefones com teclado eletrnico. Os telefones com teclado facilitavam a "discagem", pois demorava menos para teclar um nmero.

Central telefnica um equipamento eletrnico que realiza a ligaes entre dois usurios do servio de telefonia, as principais funes de uma central telefnica so: atendimento, recepo de informao, processamento da Informao, teste de ocupado, interconexo, alerta, superviso, envio de informao, disponibilidade maior. Nascida por volta de 1879 em Paris, no mesmo ano em que foi instalada no Rio de Janeiro a Companhia Telephonica do Brasil a criao da Central telefnica foi considerada um avano importante e surpreendente para a poca, essas Centrais Telefnicas precisavam de pessoas para oper-las e funcionavam em sua totalidade com operaes manuais. Nesta poca surgiram desconfianas de que as telefonistas desviavam propositalmente as ligaes. Por isso, criou-se a necessidade de inventar um sistema que dispensasse o intermdio delas.

Central Micro Conecta Capacidade para 2 linhas e 8 ramais. A Micro Conecta a mais barata da Intelbrs, ela bastante usada em pequenos escritrios, consultrios e at residncias que necessitem de um Pabx. Por ser uma Central mais acessvel, ela tambm possui menos recursos que as demais Centrais da Intelbras, mais ainda assim voc pode encontrar nela algumas funcionalidades como identificador de chamadas, possui porteiro eletrnico, sistema de tarifao entre outros.

No inicio da dcada de 50, o departamento de defesa dos Estados Unidos em funo do cenrio poltico (a Guerra Fria) e preocupado com a vulnerabilidade da rede de telefonia- fomentou um projeto para criao e implantao de uma rede que pudesse sobreviver a uma guerra nuclear. Em 1967 a ARPA (Advanced Research Projects Agency), em conjunto com as universidades americanas e alguns centros de pesquisa, divulgou um prottipo que se tornaria a primeira rede de comutao de pacotes: a ARPANET, que foi a predecessora da Internet.

No final dos anos 70, a ARPANet tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutao de pacotes original, chamado Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Foi ento que a ARPANet comeou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). ARPANet divide-se e origina a MILNET -- para assuntos militares -- e o restante da rede tornase pblica e tem seu nome alterado para Internet.

As redes comutadas por circuitos e as redes comutadas por pacotes tm caractersticas distintas e foram projetadas para suportar diferentes tipos de trfego e servios. Com a crescente demandas de novos servios e a evoluo tecnolgica surgiu um novo conceito para redes e servios, ou seja: redes e servios convergentes. Convergncia significa dotar uma rede de capacidades para suportar diferentes tipos de trfego e que demandam tratamentos diferentes. Podemos dizer que uma rede convergente a fundao tecnolgica que permite a combinao de aplicaes de voz, vdeo e dados.

Rede nica para servios de voz, dados e vdeo; Rede de transporte baseada em comutao por pacotes; Escalabilidade e flexibilidade para ampliaes; Qualidade de servio (QoS); Baixo custo operacional.

Tecnologia, servio e funcionamento VOIP; Servios de VOIP; Funcionamento do VOIP; Vantagens e desvantagens para adoo da tecnologia VOIP;

A tecnologia de comunicao de voz em uma rede de dados, cujo protocolo o IP. VOIP significa Voice over Intyernet Protocol. As transmisses de voz tiveram origem em redes baseadas em comutao por circuito. A voz sobre IP utiliza rede comutada por pacotes (IP), que originalmente foi projetada para comunicao de dados.

Segundo Colcher (2005), denomina-se servio conversacional VoIP o servio essencialmente destinado a comunicao de voz, de modo similar ao provido pela PSTN, com a participao de pelo menos um interlocutor ligado a uma rede IP. Dentro dessa classificao incluem-se tambm os servios suplementares tpicos de telefonia, tais como: udioconferncia, reteno e redirecionamento de chamadas telefnicas.

Uma comunicao via VOIP pode ser realizada por dispositivos diferentes dos aparelhos telefnicos tradicionais utilizados na telefonia convencional, ou seja, uma ligao pode ser efetuada entre:

Um telefone IP e um computador, sendo que neste dever ter instalado um aplicativo chamado softphone (um aplicativo multimida que permite a realizao de chamadas diretamente de um computador); Entre dois telefones IP; Entre dois computadores com aplicativo softphone instalado; Um telefone IP e um telefone convencional conectado em um dispositivo. Um telefone convencional conectado em um dispositivo chamado ATA e um computador com o aplicativo softphone instalado. Entre dois telefone convencionais conectados em dispositivos ATA.

Chamadas gratuitas entre estaes com o mesmo sistema: em ligao entre sistemas da mesma rede, no h tarifao, ou seja, ligaes de ramal a ramal, mesmo que distantes geograficamente, so realizadas gratuitamente. Realizar e receber chamadas em qualquer lugar do mundo, onde haja conexo com a Internet, desde que esta conexo possua disponibilidade de banda que atenda s necessidades do sistema VOIP. Reduo de custos para ligaes urbanas, interurbanas e internacionais (isto dependendo do provedor Voip utilizado). Pelo fato de existirem muitos provedores, h grande concorrncia em relao tarifao;

Utilizao da mesma infraestrutura da empresa para prover servios de dados e telefonia. Assim, no h necessidade da implantao de dois projetos de cabeamento estruturado distintos, o que diminui os custos com infraesturura; Maior nmero de ramais disponveis: pode-se configurar o nmero de ramais internos desejados, conforme a necessidade e sem custos adicionais; Funes multimdia (como vdeo e dados) que podem ser integradas com diversas aplicaes, rodando em computadores ou em dispositivos desenvolvidos propriamente para tais fins.

Falha na comunicao, quando a rede possui grandes volumes de downloads e uploads, devido utilizao; Necessidade de energia eltrica para alimentao de telefones IP, computadores, entre outros equipamentos especializados. O link da Internet precisa estar sempre ativo, permitindo a realizao das ligaes para telefonia fixa ou para outros ramais ou nmero externos; No pode haver grandes atrasos nas entregas de pacotes, caso contrrio, a qualidade da ligao decair, e a compreenso de voz ou vdeo ser dificultada.

CARACTERSTICA Conexo na casa do usurio

TELEFONE CONVENCIONAL Cabo de cobre (par tranado)

TELEFONE IP Banda Larga de Internet

Falta de energia eltrica

Continua a funcionar

Para de funcionar

Mobilidade

Limitada casa do usurio

Acesso em qualquer lugar do mundo, desde que conectado Internet


Associado rea local do nmero contratado rea local do nmero contratado.

Nmero telefnico

Associado ao domiclio do usurio rea local do domiclio do usurio

Chamada Locais

S-ar putea să vă placă și