Sunteți pe pagina 1din 23

Manual Projetistas e Instaladores

Linha de Deteco

SK-XFP

A vida mais segura


Rio de Janeiro Agosto de 2012

ndice

INTRODUO DIAGRAMA DE DETECO INSTALAES

NOVOS EQUIPAMENTOS
SEGMENTOS DE MERCADO POLTICA DE START UP

Introduo
O objetivo principal de sistemas de alarme de incndio garantir o aviso precoce da existncia de incndios para que pessoas possam ser retiradas do local protegido e permitir que aes sejam tomadas para o combate do incndio (tudo de acordo com procedimentos pr estabelecidos pelas equipes responsveis). Os alarmes podero ser gerados automaticamente, por detectores de fumaa ou calor, ou manualmente por pessoas operando um acionador manual.

Introduo
Para garantir que as providncias adequadas sejam tomadas aps um evento de alarme importante identificar onde o mesmo ocorreu. A fim de facilitar tal identificao, os sistemas de alarme de incndio so usualmente divididos em zonas/setores, cada um cobrindo diferentes reas de uma edificao. Quando um alarme iniciado, o painel responder indicando inicialmente a(s) zona(s) afetada(s) e ativando as sadas apropriadas (sirenes, avisadores, rels, etc) a fim de sinalizar a ocorrncia. A descrio do local exato, nmero do lao, endereo do dispositivo etc, estaro tambm disponveis conforme ser descrito a seguir neste manual.

Diagrama de Deteco

Planejando o esquema de cabeamento


Todos os cabos devem ser levados at o painel atravs dos orifcios existentes.

Observe que o lao analgico e o circuito de sirene convencional so classificados como sendo de baixa tenso, e por isso devem ser separados dos cabos da alimentao principal.
Planeje antecipadamente as conexes para que isso ocorra. Utilize uma chave de fenda 6mm para abertura dos orifcios da base conforme indicado ao lado. Certifique-se de que sero utilizados prensa cabos ou terminais tipo box 20mm de boa qualidade para entrada dos cabos.

Cabeamento da Alimentao Eltrica


Devero ser utilizados cabos eltricos com 3 vias com bitola entre 1mm e 2,5mm (recomendao de cabo rgido, se flexvel utilize terminais) provenientes de um disjuntor duplo de 3A (vide diagrama abaixo)devidamente identificado com as palavras ALARME DE INCNDIO NO DESLIGUE e protegido contra acesso no autorizado. Este disjuntor dever ser exclusivo para o painel de alarme de incndio.

= 0 . 7 5 m m < 2 . 5 m m 3 A

Q U A D R O D E D I S T R I B U I O P R I N C I P A L

P A I N E L S K X F P
= 3 m m

Fig.02 Esquema Alimentao eltrica 220v

Cabeamento do lao enderevel analgico


A Fig. 4 mostra uma conexo tpica de um lao enderevel analgico, com isoladores de lao, detectores, sirenes endereveis alimentadas pelo prprio lao, mdulos e monitores. O lao deve ser conectado ao bloco conector de 5mm correspondente da placa principal e sua malha de aterramento interligada ao ponto de aterramento da base do painel.

M d u lod eZ o n a C o n v e n c io n a lc o m Is o la d o r In c o r p o r a d o D e te c to r e seA c io n a d o r e sM a n u a isC o n v e n c io n a is M d u lod eC o n tr o le d eS ir e n ec o m Is o la d o r In c o r p o r a d o

D e te c to rE n d e r e v e lS K X F P c o m B a s ed eM o n ta g e m

D e te c to rE n d e r e v e lS K X F P c o m B a s eIs o la d o r a A c io n a d o rM a n u a l E n d e r e v e lc o m Is o la d o r

S ir e n e sc o n v e n c io n a isa lim e n ta d a sr e m o ta m e n te

S a d ad eA la r m ed eIn c n d io E n tr a d ad eS in a ld eD e fe ito M d u lod e E n tr a d a /S a d ac o m Is o la d o r In c o r p o r a d o

A v is a d o rS o n o r oE n d e r e v e l A lim e n ta d op e loL a o A v is a d o rS o n o r o /V is u a lE n d e r e v e l A lim e n ta d op e loL a o Is o la d o rd eC u r to C ir c u ito A u t n o m o

F u n e sA u x ilia r e s

M d u lod eE n tr a d a c o m Is o la d o r In c o r p o r a d o R e lP r o g r a m v e l1 R e lP r o g r a m v e l2 R e lP r o g r a m v e l3 R e ld eF a lh a S a d aA u x ilia r2 4 V D C E n tr a d aP r o g r a m v e l1 E n tr a d aP r o g r a m v e l2

Obs.: Sempre isolar emendas feitas na malha de aterramento com fita isolante.

C ir c u itod eS ir e n e sC o n v e n c io n a is1 C ir c u itod eS ir e n e sC o n v e n c io n a is2

Configurador de sistemas
Configurador de sistema de deteco SK-XFP da Skop
Est disponvel no site da Skop uma excelente ferramenta de configurao de um sistema de deteco.
Funcionalidades da planilha do configurador: a) Montar um sistema de deteco de incndio com possibilidade de o configurador criticar o sistema e acusar erros de dimensionamento; gerar pedido automtico de oramento para o Comercial da Skop; b) Gerar pedido de oramento de componentes de deteco Skop. Como usar o configurador de sistema de deteco Skop

O configurador montado em planilhas Excel, com 4 abas.


A primeira aba, CONSIDERAES, composta de instrues bsicas sobre componentes e sistema. A segunda aba, SOLICITAO DE PROPOSTAS, deve ser preenchida obrigatoriamente nas linhas em amarelo e, caso no seja para um sistema, assinale com X conforme indicado. Pule para a aba PLANILHA DE EQUIPAMENTOS sem preencher a parte de baixo da segunda aba.

Configurador de sistemas
Acesse o website www.skop.com.br No canto superior direito, clique em Faa seu login e cadastre-se com seu e-mail e crie uma senha. Importante: solicite ao Representante Comercial que seu cadastro seja de cliente especial, que permite o acesso aos Downloads. J cadastrado e aps login, clique em Atendimento, na parte superior do site, em cinza. Vai abrir uma pgina que permite emisso de pedido de cotao eletrnico, rastreamento de pedidos, contatos, obras e downloads. Em downloads, o segundo item listado o Configurador. Clique em baixar e a ferramenta j estar disponvel para utilizao.

Tambm esto disponveis para downloads manuais de operao dos painis de controle SK-XFP da Skop, alm de importantes informaes tcnicas sobre sprinklers, normas atualizadas e sistemas hidrulicos.

Acesso ao Configurador de deteco


Acesse o website www.skop.com.br No canto superior direito, clique em faa seu login e cadastre-se com seu e-mail e crie uma senha. J cadastrado e aps login, clique em ATENDIMENTO, na parte superior do site, em cinza. Vai abrir uma pgina que permite emisso de pedido de cotao eletrnico, rastreamento de pedidos, contatos, obras e downloads. Em downloads, o segundo item listado o Configurador. Clique em baixar e a ferramenta j estar disponvel para utilizao.

Tambm esto disponveis para downloads manuais de operao dos painis de controle SK-XFP da Skop, alm de importantes informaes tcnicas sobre sprinklers, normas atualizadas e sistemas hidrulicos.

SISTEMAS DE DETECO Painis SK-XFP-500


Disponveis com o Guia do Usurio

SK-XFP- 501 Caractersticas: 1 ou 2 laos endereveis 126 dispositivos endereveis por lao ( Detectores + Acionadores + Mdulos )Protocolos XP95, Discovery e XPlorer

SK-XFP- 502 Vantagens: Praticidade de montagem e programao.

Visor com 2 linhas e 40 caracteres informando primeiro a zona e depois a descrio do local. Preo competitivo.

Painis SK-XFP-500 Skop


Painis endereveis da linha SK-XFP que podem ser ligados em rede. Permite arquitetura de distribuio da informao com painis menores, espalhados pela edificao, reduzindo cabeamento e custos de infra estrutura.

Os painis SK-XFP-500 so fabricados no Reino Unido (UK) para a Skop,


atendendo o protocolo XP95 e certificao EN54. Totalmente tropicalizados, com informaes e manuais em portugus do Brasil. O acesso s funes dos painis SK-XFP-500 Skop por meio de chave no primeiro nvel de operao e de senhas para programao. As centrais tm capacidade de arquivar at 500 eventos. Central 501: Caixa plstica, modelo econmico. Central 502: Caixa metlica.

Painis SK-XFP-500 Skop

At 8 painis podero ser conectados em rede. Cada lao enderevel tem capacidade mxima de 126 endereos. A distncia mxima total padro para cada lao de 1000m. Esta distncia ser At 32 avisadores convencionais podero ser conectados por lao enderevel. At 20 detectores convencionais podero ser conectados por mdulo de zona As sadas de sirenes convencionais do painel (NAC#1 e NAC#2) tem capacidade Caber ao projetista/instalador balancear a quantidade de detectores e mdulos

reduzida de acordo com a carga consumida pelos dispositivos.

Neste caso a distncia mximo do lao ser de 750m.

convencional (de acordo com a NBR 17240:2010).

mxima de 400mA @ 24VDC cada.

conectados a cada lao, painel, mdulo ou dispositivo.

Consulte o Configurador de Sistemas para obter informaes especficas e

orientaes para montagem correta do sistema.

SISTEMAS DE DETECO

Painis de Deteco Endereveis.

SK-XFP 502

SK-XFP 501

Vantagens:
Praticidade de montagem e programao. Visor com 2 linhas e 40 caracteres informando primeiro a zona e depois a descrio do local. Preo competitivo.

SISTEMAS DE DETECO Detectores Endereveis


A sensibilidade dos detectores pode ser configurada nas centrais, de acordo com a situao do prdio: vazio, ocupado etc.

SK-XFP- OPT Detector tico

SK-XFP- TMP Detector trmico Padro: 57 C

SK-XFP MUL Detector multi sensor

Todos detectores da linha SK-XFP so fornecidos com as respectivas bases. Conecta direto no lao.

SISTEMAS DE DETECO Detectores especiais endereveis

SK-XFP-LIN-REFL BR 50 e BR 100 Para 50m e 100m Detector de fumaa tico linear enderevel com prisma reflexvel, com microprocessador interno para monitoramento do ambiente.

SK-XFP- FLM-IR3 Detector de chamas enderevel com tripla deteco de radiaes infravermelhas.

SISTEMAS DE DETECO Detector convencional SK


Detectores convencionais so indicados para grandes espaos abertos, quando desnecessria a indicao pontual do foco.
Outros modelos convencionais: - SK-104-13 - Trmico/TMV (termovelocimtrico) - SK-HD-603 - Trmico

SK-S65- OPT Detector tico

Todos detectores da linha SK so fornecidos com as respectivas bases. Necessita de mdulo de conexo com o lao.

SISTEMAS DE DETECO

SK-BF 333
Avisador udio visual

SK-XFP MCP
Acionador manual de alarme

G1 F HDVM
Avisador estroboscpico com sirene convencional, selecionvel.

SK-XFP M852
Mdulo de comando de avisador convencional com isolador

SK-BF 330
Avisador

SISTEMAS DE DETECO
Mdulos com isoladores de curto circuito incorporados, de acordo com a norma europeia em vigor.

SK-XFP-M760 Mini contato seco Interrupo Prog.


Com isolador - MONT/DIN.

SK-XPF-M832 Mini contato seco com interrupo. SK-XFP-M833 Mini contato seco sem interrupo. SK-XPF-M841 Mdulo Enderevel Contato seco, retardo programvel, com isolador. SK-XFP-M845 Mdulo Enderevel Zona convencional Com isolador. SK-XPF-M847 Mdulo Enderevel - Entrada e Sada Com isolador. SK-XPF-M849 Mdulo Enderevel Sada Rel Contato seco Com isolador. SK-XPF-M852 Mdulo Enderevel Sada Supervisionada para avisadores Com
isolador.

SISTEMAS DE DETECO Segmentos de Mercado


HOTIS

HOSPITAIS
PRDIOS DE ESCRITRIO AEROPORTOS

GALPES E CENTROS DE DISTRIBUIO


SHOPPING CENTERS SUPERMERCADOS LOJAS-NCORA PRDIOS PBLICOS, TRIBUNAIS E ESTDIOS ESPORTIVOS

Poltica de Start Up O start-up passa a ser de responsabilidade do representante comercial, realizado localmente pelo mesmo ou terceirizado.
VANTAGENS DA NOVA POLTICA
Diminuio dos custos para o cliente, evitando passagens e estadias. Mais agilidade nas implantaes locais.

Venda de pacote: equipamentos e instalao, com manuteno local.


Maior interao representante/cliente. Liberao dos engenheiros Skop para suporte e apoio tcnico na elaborao de propostas. Nova fonte de renda para o representante.

EQUIPE SKOP Rio de Janeiro


Cssio Rezende Gerente de Marketing e Negcios cassio@skop.com.br Elizabeth Sena Gerente Comercial beth@skop.com.br

Fbio William Supervisor Tcnico e Comercial - Sistemas Especiais de Deteco


fabio@skop.com.br

S-ar putea să vă placă și