Sunteți pe pagina 1din 23

TEORIA DOS POLOS DE CRESCIMENTO - PERROUX

LDR -AULA 8
1 10/02/2014

O conceito de plo de crescimento e a

teoria que dela se derivou foram originalmente concebidos como instrumentos teis a descrio e explicao da dinmica do crescimento econmico das economias capitalistas modernas.
Franois Perroux, considerado como o

formulador original da noo de plo, parte de um dado de observao para derivar o que viria a ser posteriormente 10/02/2014 designado como teoria dos plos de

O dado de observao o de que o

crescimento nas modernas economias capitalistas no se manifesta de forma homognea no interior de um espao econmico, mas se inicia e se propaga a partir de certos pontos dotados de intensidade variveis de irradiao, difunde-se por canais diversos e produz efeitos finais distintos para a economia em seu conjunto (PERROUX, 1961).
3 10/02/2014

Assim, o crescimento consiste num

processo essencialmente polarizado, na medida em que as foras que o induzem operam no sentido de reunirem atividades em torno de sucessivos centros de inovao do que resulta desequilbrios entre setores industriais e, por extenso, entre as regies nas quais estes se localizam.

10/02/2014

A noo de plo formulada por Perroux

insere-se no contexto de um espao econmico abstratamente considerado e que concebido como sendo um campo de foras representadas por centros de inovao. De certos pontos desse campo emanam foras centrfugas, ao mesmo tempo que foras centrpetas so por eles atradas. So os centros desse campo de foras que Perroux denomina de plos de crescimento, pois neles onde se gera o crescimento e deles que o 10/02/2014 crescimento capitalista irradiado para

Assim, a noo de plo concebida

como instrumento conceitual para representar o processo atravs do qual as atividades econmicas surgem e se expandem, ou estacionam e desaparecem; em sntese, o conceito de plo destinado a explicar a dinmica de um crescimento econmico que, para Perroux, tem que ser desequilibrado; justamente porque ele se realiza atravs da emergncia e do desaparecimento de 10/02/2014 sucessivos centros dinmicos no correr

O que Perroux busca, originalmente, atravs da noo de plo de crescimento, portanto, dar consistncia idia de que o moderno crescimento econmico se realiza de forma necessariamente desequilibrada,
10/02/2014

A NOO DE PLO NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO

A expresso original plo de crescimento (ou ponto de crescimento). A partir de um momento o plo de crescimento transformado em plo de desenvolvimento o que vai introduzir uma primeira confuso conceitual.
8 10/02/2014

Perroux elabora a sua teoria de

crescimento (que chamar tambm de teoria de desenvolvimento), baseando-se na idia de interdependncia industrial e no efeito de dominao exercido pela grande empresa capaz de inovao. idia de Schumpeter sobre o papel das ondas de inovao introduzidas pela grande empresa capitalista moderna e, de outro, sobre o papel no crescimento

Para tanto apoia-se, de um lado, na

10/02/2014

A seqncia desse raciocnio que gera a teoria

dos plos de desenvolvimento poderia ser resumida, portanto, da forma seguinte:

10

noo de plo num espao econmico abstratamente considerado se passa sua objetivao atravs do papel desempenhado pelas indstrias motrizes. Dos efeitos dinamizadores por estas irradiados, atravs das conexes interindustriais, se passa ao crescimento polarizado. Paralelamente, essa dinmica atribuda ao crescimento econmico transposta para o contexto do desenvolvimento econmico.
10/02/2014

da

Assim,

11

um plo de desenvolvimento seria constitudo por um grupo importante de indstrias fortemente relacionadas atravs de suas ligaes de inputoutput a partir de uma indstria principal e geograficamente agrupadas. A indstria principal inova e a partir de sua induo todo grupo inova e cresce em um ritmo mais rpido que as indstrias estranhas ao plo. (LASUN, 1976)
10/02/2014

Isto quer dizer que a presena de

12

uma indstria principal dinmica e a existncia de fortes linkages no asseguram, por si ss, os efeitos na irradiao do comprimento de onda indispensvel caracterizao de um plo . Da mesma forma que no asseguram a reteno desses efeitos no espao geogrfico em que se localiza o plo.
10/02/2014

Com efeito, a magnitude da irradiao e a natureza transformadora resultante dos efeitos de linkage num dado espao econmico podem variar substancialmente em funo:

13

1 do tipo de indstria e da natureza da empresa; 2 das caractersticas scio-econmicas do espao geogrfico no qual o fenmeno se manifesta; e, 3 da natureza da problemtica (se de crescimento ou de desenvolvimento) 10/02/2014 na qual o fenmeno plo se inscreve.

1. O TIPO DE INDSTRIA
A

INDSTRIA-CHAVE aquela que se caracteriza pela utilizao para sua produo final de uma alta taxa de insumos intermedirios provenientes de outras indstrias, a expanso dessas ltimas sendo funo das atividades de indstria-chave (backward linkages).

J a INDSTRIA MOTRIZ aquela caracterizada

14

pela produo dos bens intermedirios indispensveis ao produto final de outras indstrias a jusante (forward linkages); se, de um lado, sua expanso depende das atividades dos produtores do bem final para os quais ela produz os insumos, de outro lado, o dinamismo de tais produtores induzido pela indstria motriz dada a capacidade que ela tem de a eles transmitir ondas sucessivas de inovaes. 10/02/2014

O ponto importante, que a

15

simples meno a uma indstria principal no esclarece, o seguinte: h criao efetiva de um plo, na concepo de Perroux, apenas quando a indstria-chave simultaneamente uma

10/02/2014

certo que se pode formar, em torno de

16

uma indstria com alta capacidade indutora, uma condensao de outras indstrias, num mesmo espao geogrfico, criando-se uma estrutura de interdependncia entre elas, inclusive com efeitos a montante e a jusante. Mas se no h simultaneidade das funes de indstrias-chave e indstria-motriz, nos termos antes definidos, tal estrutura pode constituir um 10/02/2014 complexo industrial, mas no um plo.

17

Em sntese: todo plo supe a existncia de um complexo industrial, mas nem todo complexo industrial constitui um plo.
10/02/2014

2. CARACTERSTICAS GEOECONMICAS E SOCIAIS DO ESPAO


A

noo de plo surge no contexto de um espao econmico abstratamente considerado ( e no no de um dado espao geogrfico) est implcito na formulao de Perroux que tal espao econmico rene todas as condies scio-econmicas (dotao de fatores, capacidade empresarial, demanda elstica, etc.) necessrias emergncia de um plo.
espao geogrfico concreto, de uma regio subdesenvolvida, nem todas as condies dadas como existentes, existem. 10/02/2014

Quando se transpe o modelo para um

18

3. DESENVOLVIMENTO X CRESCIMENTO
O processo de mudana em situao

de desenvolvimento se diferencia da mudana em situao de crescimento basicamente em virtude de dois fatores.

19

O aspecto intrnseco ou extrnseco do processo,; 2. O timing requerido para que ele se concretize (inveno, inovao, ensaio e difuso), e 3. A natureza dos atores.
1.
10/02/2014

Calcula-se, que, no incio do sculo, levava-se

em mdia de duas a quatro dcadas (dependendo do tipo de indstria e da natureza da inovao) para que essa seqncia se cumprisse. O que se assiste atualmente uma acelerao rapidssima de todo esse processo, sendo que em algumas indstrias como o caso da petroqumica o tempo que separa a inveno da difuso, foi dramaticamente encurtado.
Numa situao de crescimento, os processos de

20

reajustamento entre a difuso e a absoro podem mais facilmente responder a essa acelerao justamente porque so inmeros os recursos de adaptao com que conta a 10/02/2014 estrutura j existente. Em situao de

Primeiro, porque no se trata apenas

21

de reajustes interindustriais, mas da criao de estruturas industriais novas o que exige um fluxo de recursos de grandes propores; segundo, porque a absoro no exige apenas respostas da estrutura material do sistema produtivo, mas tambm de todos os fatores humanos envolvidos na produo: de mo de obra de elevada qualificao qualidade de ao empresarial.

10/02/2014

22

Assim, sendo, podem passar-se anos at que um complexo industrial instalado se transforme efetivamente em plo de desenvolvimento assim como essa passagem pode no
10/02/2014

Porque a teoria dos plos foi originariamente

concebida tendo em vista a situao de crescimento compreensvel que tenha sido considerado praticamente um nico ator: o empresrio capitalista shumpeteriano; aquele que, atuando em condies nas quais os referentes so o lucro e o risco, capaz de introduzir continuamente novas combinaes no processo produtivo.
J numa situao de desenvolvimento, so

23

mltiplos os papis a serem desempenhados simultaneamente, diferentes as condies em que atuam os atores e muito maior o nmero destes. O problema , portanto, no apenas muito mais complexo como abrange vrias dimenses. Sero indicadas aqui apenas10/02/2014 duas dessas dimenses

S-ar putea să vă placă și