Sunteți pe pagina 1din 23

Bibliologia: A Inerrncia da Bblia

Texto: Pv 30:5-6. Sl 12:6

Introduo:
Neste tpico, iremos ver acerca do nvel de inspirao

da Bblia, sendo que tal tpico o pice dos anteriores. At aqui j vimos: A Origem divina da Bblia (Inspirao). A Natureza Divina da Bblia. A Natureza humana da Bblia. Passemos agora a ver o grau de inspirao bblica mais detalhadamente, e assim, chegarmos a doutrina da inerrncia.

I. O nvel de inspirao.
Como anteriormente, a Bblia possu autoridade divina,

pois encontra sua origem em Deus (2 Pe 1:20).


Paulo afirma um detalhe importante ao afirmas que as

escriturais so sagradas letras.


O Senhor Jesus afirmou que nem uma parte da letra das

sagradas escrituras seria perdida (Mt 5:17-18).


Logo pode-se definir o nvel de inspirao como plenrio

(abrange todos os livros da Bblia) e verbal (toda as palavras da Bblia).

Possveis objees: Pode-se argumentar que a tanto

Paulo quanto Jesus nada mais utilizavam uma linguagem metafrica, potica e simblica, logo no pode significar que todas as palavras possuem autoridade, mas apenas seu significado religioso e moral.. Tal argumento utilizado pela maioria dos crticos da Bblia, telogos liberais, neoortodoxos e neo-evanglicos (cf. Geisler, Teologia Sistemtica).
Resposta: Tal argumento, primeira vista coerente, no encontra

base nas prprias Escrituras, pois tanto Paulo quanto Jesus argumentam hermeneuticamente com base em uma s palavra da Escritura, Vejamos dois exemplos:

Que Jesus cria na inspirao plenria e verbal fica

evidente em seu debate com os Fariseus em Joo 10:3435, onde ele argumenta com base em apenas duas palavras: sois deuses e conclui afirmando: As Escrituras no podem falhar. Em Mateus 22:43-45 onde ele argumenta com base em uma s palavra: Senhor. Segundo o mesmo princpio exegtico de Jesus, Paulo argumenta em Glatas 3:16, ele argumenta com base no nmero singular de uma s palavra: descendente e no descendentes. Segue-se portanto, a concluso de que se a inspirao da Bblia plenria e verbal, segue-se ento que ela no possui erro algum em tudo o que afirma. Vejamos com mais detalhes isso no prximo tpico.

II. A Inerrncia da Bblia


A Doutrina da inerrncia fruto tanto de uma anlise

das afirmaes da Escritura quanto de uma deduo lgica. Da Bblia, podemos extrair que: 1. Ela soprada por Deus. 2. De que ela um escrito proftico. 3. De que ela portadora de autoridade divina. 4. De que ela o que Deus diz. 5. De que ela chamada de Palavra de Deus, ou expresses similares.

Segue-se um importante silogismo para entendermos a

Inerrncia da Escritura:
1 Deus no pode errar. 2. A Bblia o que Deus diz.

3. Logo, A Bblia no pode errar.

Ainda que ela tenha vindo por homens pecadores, tais homens foram preservados de erros pela ao do Esprito Santo.

Objees Inerrncia: Como falado anteriormente, H

diversas crticas em certos meios acadmicos relativos quanto inerrncia da Bblia. Tais objees provm de telogos liberais, neo-orotodoxos e neo-evanglicos, sendo que algumas de suas principais crticas sero expostas a partir de agora.

A Bblia em si no nos deixa margem para este mal entendido; ela no apresenta a revelao como uma doutrina sobrenaturalmente revelada; nem revelao com uma coleo de livros ou qualquer livro especfico; na Bblia, revelao significava os atos poderosos de Deus em favor da salvao do homem...o contedo da escritura verdadeiro, no porque deve ser considerado Palavra de Deus como um todo, mas porque, e medida que Deus me encontra e me fala, Ele se atesta a si mesmo como um deus presente e me decide...A doutrina da inspirao verbal da

O livro de J no me parece representar

um relato histrico porque inicia com um homem bastante desconectado com toda a histria ou mesmo lenda, no tem genealogia, mora em um pas praticamente no mencionado na Bblia, porque...o autor, parece-me bvio, escreve da perspectiva de um contador de histrias, e no de um cronista C. S. Lewis, autor neo-evanglico

1 Objeo: Insuficincia da linguagem humana.

Segundo

essa objeo, a linguagem humana extremamente limitada e subjetiva para descrever fatos com preciso. Segundo telogos neo-ortodoxos, como Karl Barth, afirmaram que a linguagem humana est contaminada pelo pecado, logo, no pode haver uma revelao de Deus plena de forma escrita.

Resposta:
H dois erros bsicos nestas afirmaes, pois -primeiramente ainda que Deus seja transcendente

(alm da criao) e infinito, o homem foi criado imagem e semelhana de Deus, projetado para comunicar-se e se relacionar com Deus. O prprio Deus, ao falar com o homem, se adapta ao falar em linguagem humana, de forma que ele fosse entendido. Ainda que o ser humano seja pecador por natureza, e tal pecaminosidade se estende a todos os aspectos da vida humana, deve-se lembrar que as Escrituras no vieram da vontade humana, mas de homens que foram movidos (guiados) de forma

Objeo 2: H claros erros na Bblia.


Esse argumento, utilizado por neo-ortodoxos e neo-

evanglicos (e tambm por liberais), afirma que h claros erros histricos e contradies evidentes na Bblia, ainda que sua verdade espiritual seja possvel atravs de um encontro (neo-ortodoxia) ou inspirao parcial, cobrindo apenas as reas espirituais (neo-evanglicos). Temos por exemplo a descrio do sol parando em Josu (sendo que a terra que se move em torno do sol). Ou ento, as contradies entre Crnicas e Samuel ou Reis ( Ex: 2 Sm 24:1 cf. 1 Cr 24:1).

Resposta:
Afirmar que s podemos ter um certo encontro com Deus e no conhecermos a Deus preposicionalmente no nos d garantia que estamos de fato encontrando Deus. necessrio que Deus se revele e fale a ns (Hb 1:1). Dizer que a Bblia contm apenas uma revelao parcial, onde somente as verdades espirituais so inspiradas e Deus permitiu erros menores no encontra lugar no pensamento de Jesus e dos apstolos, como j foi mostrado. Na verdade, impossvel separar a revelao da histria e dos fatos cientficos, pois todos esto firmemente interligados. Como por exemplo:

O nascimento Virginal de Cristo. Sua morte Expiatria e sua Ressurreio. A libertao dos Israelitas do Egito e a abertura do mar vermelho.
Todos esses fatos envolvem questes sobrenaturais, mas que foram realizados dentro do tempo e espao, por isso so histricos e literais, e ao mesmo tempo de profundo valor espiritual. Tal distino arbitrria, feita com o intuito de acomodar bblia aos pensamentos cientficos academicamente respeitados

As supostas contradies so apenas aparentes, sendo que

vrias solues so apresentadas por estudiosos conservadores e ortodoxos, dentre estas podemos destacar: O caso de Josu: Neste episdio, vemos que se trata de um relato totalmente verdadeiro e histrico, ainda que o fato tenha sido em uma linguagem humana e coloquial . Ningum d uma descrio cientfica quando diz: O sol se ps, ou o sol nasceu. Mas nem por isso tais descries esto erradas, mas so feitas da perspectiva humana.

Neste contexto, Henry Morris escreve: Todo movimento movimento relativo, e o sol no est mais fixo no espao do que est a Terra O meio cientificamente correto para especificar movimentos, portanto, selecionar um ponto arbitrrio de velocidades assumidas como sendo iguais a zero e ento medir todas as velocidades relativas aquele ponto. O ponto correto para usar aquele que mais conveniente ao observador para os propsitos de seus clculos particulares. Em caso de movimentos de corpos celestes, normalmente o ponto mais apropriado a superfcie da Terra na latitude e longitude do observador, e este conseqentemente o ponto mais cientfico a ser usado. Davi [Salmo 19:6] e Josu so mais cientficos que suas crticas em adotar semelhante conveno para suas narrativas. Henry Morris com Henry Morris III. Many Infallible Proofs: Pratical and Useful Evidences for the Christian Faith. Master Books: Arizona, 1996. pg. 253.

Com relao aos episdios de Davi em 2 Samuel e 1

Crnicas, a diferena entre perspectiva. Na perspectiva Bblica, mesmo o mal est sob o controle de Deus e ordenado por Deus, ainda que executado por Satans (cf. Jo 1:12, 21, II Cr 18:1-21 ), O autor de 2 Samuel focaliza um aspecto do episdio, a soberania de Deus, e em Crnicas, a ao direta de Satans. Outras aparentes contradies podem ser superadas com uma anlise do contexto, assim tambm como dados histricos e at mesmo comparao entre um relato feito por dois historiadores diferentes.

Aprendi a render respeito e honra somente aos livros cannicos da Sagrada Escritura, de modo que somente destes acredito firmemente que os autores estavam completamente livres de erro...Meu amigo, a Palavra de Deus a Palavra de Deus, quanto a isso no temos muito a acrescentar! Quando algum, de modo blasfemo, atribui mentira a Deus em uma s Palavra, ou diz que um a questo mnima se Deus blasfemado ou chamado mentiroso, ele blasfema de Deus por completo e traz luz a toda a sua blasfmia...portanto absolutamente verdadeiro e sem exceo que ou se cr em tudo ou no se cr em nada. O Esprito Santo no age de forma divida, de modo que nos ensinaria uma doutrina da forma certa e outra da forma errada.

Se

ficarmos perplexos com qualquer contradio aparente nas Escrituras, no nos permitido dizer: o autor deste livro est enganado; mas antes, ou se trata de uma falha no manuscrito, ou a traduo ruim, ou voc no compreende bem o que est lendo. Aurelius Agostinhus

III. Jesus e a Bblia.


Antes de aceitarmos a opinio dos homens, vejamos o

que Jesus tinha a dizer sobre a Bblia. Jesus tinha a Bblia em alta estima, sendo que uma frase recorrente em sua vida e na vida dos apstolos era Est Escrito ou ento porque est escrito (gregaptai gar). As sesses hoje combatidas pelos crticos foram afirmadas como verdadeiras por Jesus, como por exemplo:

1. A criao do universo (Gn 1: Jo 1:3;Cl 1:16). 2. A Criao de Ado e Eva ( Gn 1-2 Mt 19:4-5).

3. O Casamento antes do Dilvio (Gn 6 Lc 17-27).


4. L e Sodoma (Gn 18-19-17:29). 5. O hasteamento da serpente no deserto (Nm 21:9 Jo

3:14).
6. Jonas e o grande peixe (Jn 2 Mt 12:40).

Jesus era o prprio Deus, sendo assim, suas declaraes

possuem a mais absoluta autoridade em tudo o que afirmou. No que tange s Escrituras, Jesus afirmou serem elas as Palavras de Deus que no poderiam falhar (ou serem quebradas).
Dizer que Jesus possua conhecimento humano limitado

ou era ignorante a mesma coisa de dizer que, de alguma forma, o pecado estava na mente de Cristo, o que constitui blasfmia das mais alta gravidade. O prprio Jesus afirmou:
Se vos falei das coisas da terra e no credes, como crereis

se vos falar das celestiais? (Jo 3:12).

IV. Concluso:
Podemos confiar verdadeiramente que a Bblia a Palavra de Deus inerrante, que no possui erro de espcie alguma, haja vista ser Deus o seu autor, as declaraes de neo-ortodoxos e neoevanglicos no vlida e no fim, acaba gerando uma espiritualidade sem nenhum tipo de fundamento verdadeiro. A Bblia como uma semente que nos salva (1 Pe 1:23). A Bblia como um leite que nos nutre (1 Pe 2:2). A Bblia com a carne slida que nos satisfaz (Hb 5:14). A Bblia como gua que nos lava (Sl 119:9/Ef 5:25-26). A Bblia como um fogo que nos purifica (Jr 23:29). A Bblia como um martelo que nos quebra (Jr 23:29). A Bblia como uma espada que penetra no mais ntimo do nosso ser (Hb 4:13).

S-ar putea să vă placă și