Sunteți pe pagina 1din 19

A Revoluo Americana

Professora Andreia Regina Moura Mendes

A influncia de John Locke


Contato dos jovens universitrios com os princpios iluministas na Europa. John Locke, autor do Ensaio sobre o governo civil. Desenvolvimento da ideia de um Estado de base contratual: contrato imaginrio entre o Estado e seus cidados. Garantia dos direitos naturais do homem. Os cidados podem e devem fazer uma revoluo quando o Estado no assegura os seus direitos. Locke defendia o direito participao poltica para determinar a validade de uma lei. Unio das 13 colnias em torno do sentimento antibritnico.

John Locke

O processo da independncia
Resistncia das elites latifundirias e dos comerciantes ideia de separao. Medo das elites do movimento pela independncia tornar-se uma revoluo social. Organizao de sociedades secretas: Os filhos da Liberdade e as filhas da liberdade: influenciados pela leitura das obras iluministas. Proclamao de Edenton: o sexo feminino tinha direito de participar da vida poltica.

I Congresso Continental da Filadlfia


I Congresso Continental da Filadlfia: elaborao de uma petio ao rei Jorge protestando contra as medidas. Adeso de 12 colnias, exceto Gergia. Atitudes ambiguas do rei: concesso de novas regalias aos colonos e aumento das tropas inglesas na Amrica. Primeiros confrontos armados entre colonos e tropas inglesas: Lexington e Concord.

II Congresso Continental da Filadlfia


Participao das 13 colnias. Renovao dos protestos junto ao rei. Declarao da rebeldia dos colonos. Divulgao do panfleto Senso Comum (Common sense) de Thomas Paine. Pregava a separao e atribua ao rei os males das colnias. Deciso pela separao em 02.07. 1776. Declarao de independncia em 04 de julho. Teor do documento era tpico do pensamento ilustrado.

Thomas Paine

Justificativas para a independncia


Declarao de 27 atitudes inglesas contra as colnias. As leis mercantilistas. As guerras. A existncia das tropas inglesas. Intransigncia e autoritarismo do rei. Nomeao de George Washington (fazendeiro da Virgnia) como comandante das foras rebeldes, o exrcito continental. Organizao de milcias: minutemen. Garantia do porte de armas para os cidados.

Histria de George Washington

Divergncias no movimento
Envio dos melhores generais britnicos e das tropas da maior marinha do mundo. Contratao de mercenrios alemes para a luta contra os colonos. Parte dos colonos apoiavam a ruptura. Outros colonos eram leais Coroa. Grande nmero de colonos eram indiferentes ao movimento da independncia. Violncia das tropas inglesas: fator de unidade para a luta dos colonos.

A guerra da independncia
Vitria dos colonos em Saratoga. Conquista do apoio da Espanha e Frana. Ataque holands s possesses inglesas. Entrada da Espanha e Frana na guerra ao lado dos colonos. Vitria decisiva em Yorktown na Virgnia (19.10.1781). Tratado de Paris: Frana recebia o Senegal e algumas ilhas das Antilhas. A Espanha recebia Minorca e territrios da Flrida.

Pais da Ptria ou pais fundadores


Geoge Washington: pertencia elite colonial. Participao nos dois congressos da Filadlfia. Independncia americana um fenmeno branco,masculino,latifundirio e comerciante. Benjamin Franklin: representante do elemento urbano. Crtico da escravido, defendia a unio entre as colnias. Era o retrato do bom trabalhador protestante.

Benjamin Franklin e George Washington

de muitos, um
Unidade contra os ingleses no significou sentimento nacional de fato. Construo de identidade: conscientizar que eram americanos e absorver novos valores republicanos e de independncia. Proposta dos Artigos de uma Confederao e Unio Perptua por Benjamin Franklin. Divergncias entre a unidade entre um governo central e a autonomia das colnias. Consequncia: Guerra civil americana.

A Constituio
James Madison: um dos redatores do texto. Trs anos de discusso em torno do texto da constituio. Invoca o povo e trata dos direitos, segundo John Locke. Procura assentar sua base jurdica na representatividade popular, apesar do conceito de povo ser bem limitado. Processo liderado por comerciantes, latifundirios e intelectuais urbanos. Cada estado podia organizar suas prprias eleies. Adoo do federalismo. Criao de uma repblica federalista presidencial. Carter bastante amplo da carta constitucional.

Primeiros presidentes norte-americanos: John Adams,Thomas Jefferson e James Madison

Anlise da carta
Princpio da liberdade ampliado. Proibio do estabelecimento de uma religio oficial. Assegura liberdade de expresso e de imprensa. Direito de reunio do povo e de elaborar peties para o governo. Direito de cada cidado portar sua arma. Proibio de se alojar soldados. Proibio de multas excessivas e penas cruis. Direito ao jri e julgamento pblico.

As repercusses da independncia
Derrota inglesa e o Tratado de Paris abalaram o expansionismo britnico. Soldados franceses que lutaram contra os ingleses na Amrica, retornaram para seu pas e discordaram do regime absolutista. Os Estados Unidos serviram como exemplo para os pases americanos. Princpios iluministas atingidos: soberania popular, resistncia tirania, fim do pacto colonial. A independncia foi negativa para as populaes indgenas: aumento da expanso sobre seus territrios. Limites: nenhuma importncia para os negros e as mulheres continuaram excludas da participao poltica.

Prtica como componente curricular


Em duplas ou trios, elabore um texto analtico sobre o processo de independncia das 13 Colnias inglesas utilizando nossas discusses a partir de Leandro Karnal e do filme O patriota. Data de envio por e-mail: 23.09.11 Pontuao: 2,0.

S-ar putea să vă placă și