Sunteți pe pagina 1din 21

Dentro do nosso corpo h um impressionante mecanismo de proteo, chamado sistema imunolgico.

Ele foi elaborado para defend-lo de milhes de bactrias, micrbios, vrus, toxinas e parasitas que adorariam invadir nosso corpo.

Quando morremos, leva apenas algumas semanas para que esses organismos destruam completamente nosso corpo e o levem embora, ficando apenas o esqueleto.

Obviamente, o sistema imunolgico est fazendo algo impressionante para impedir que toda essa destruio acontea - enquanto estamos vivos.

O sistema imunolgico dos vertebrados - como o dos seres humanos compreende vrios tipos de protenas, clulas, rgos e tecidos, que interatuam numa rede elaborada e dinmica.

Esta resposta imune mais complexa que se manifesta no sistema imunolgico dos vertebrados, inclui a capacidade de adaptar-se para assim reconhecer bactrias e vrus concretos de forma mais eficiente. O processo de adaptao cria memrias imunolgicas e permite brindar uma proteo mais efetiva durante futuros encontros com estes agentes patognicos.

O sistema imunolgico funciona 24 horas por dia e age de modos diferentes, porm trabalha quase sem ser notado. S notamos nosso sistema imunolgico quando ele falha por alguma razo ou, quando ele faz alguma coisa que produz um efeito colateral que podemos ver ou sentir.

Quando um mosquito pica voc, o local fica inchado, vermelho e coando. Esse um sinal visvel do seu sistema imunolgico trabalhando.

O que significa quando algum diz

"no estou me sentindo bem hoje"?


-O que uma doena? Compreendendo os diferentes tipos de doena possvel saber quais delas o sistema imunolgico ajuda a combater.

Quando voc "fica doente", o corpo no capaz de funcionar da mesma forma que funciona normalmente. Existem diversos modos de ficar doente, alguns deles so:

Leso mecnica, deficincia de vitaminas ou minerais, leso dos rgos, doena gentica e cncer.

Quando um vrus ou bactria (conhecidos genericamente como germes) invade o seu corpo e se reproduz, normalmente causa problemas. Geralmente, a presena do germe produz algum efeito colateral que faz com que voc fique doente.

As infeces virais e bacterianas so, de longe, a causa mais comum de enfermidade para a maioria das pessoas.

Elas causam doenas como resfriados, gripe, sarampo, caxumba, malria, AIDS, etc.

A parte mais bvia do sistema imunolgico a que voc pode ver. Por exemplo, a pele uma parte importante do sistema imunolgico. Age como fronteira primria entre os germes e o seu corpo.

O nariz, a boca e os olhos so tambm pontos de entrada bvios para os germes. As lgrimas e o muco contm uma enzima (lisozima) que destri a parede celular de muitas bactrias. A saliva tambm antibacteriana.

Como as vias nasais e os pulmes so revestidos de muco, muitos germes que no so mortos imediatamente ficam presos no muco e logo so engolidos.

Uma vez dentro do corpo, o germe enfrenta o sistema imunolgico em um nvel diferente. Os principais componentes do sistema imunolgico so:

Anticorpos Sistema linftico Clulas brancas

Hormnios

Protena, Sistema complemento

O sistema linftico mais familiar para as pessoas porque os mdicos e as mes com freqncia verificam se h "ndulos linfticos aumentados" no pescoo. Os ndulos linfticos so apenas uma parte de um sistema que se estende por todo o corpo atravs de caminhos muito parecidos com os dos vasos sangneos.

A linfa um lquido claro que leva gua e nutrientes para as clulas. Ela o plasma sangneo -o lquido que forma o sangue sem as clulas vermelhas e brancas.

O sangue transfere esses materiais para a linfa atravs das paredes capilares e a linfa os transporta at as clulas. As clulas tambm produzem protenas e resduos que a linfa absorve e transporta para longe. Qualquer bactria aleatria que entre no corpo encontra seu caminho para dentro desse fluido intercelular. Uma das tarefas do sistema linftico drenar e filtrar esses fluidos para detectar e remover as bactrias.

O timo fica dentro do seu trax, entre o esterno e o corao. responsvel pela produo de clulas T e extremamente importante para os recm-nascidos - sem o timo o sistema imunolgico entra em colapso e o beb morre.

O bao filtra o sangue em busca de clulas estranhas (procura tambm clulas vermelhas velhas que precisam ser substitudas).

A medula ssea produz novas clulas sangneas, tanto vermelhas quanto brancas. As clulas vermelhas so formadas na medula e depois entram na corrente sangnea. As clulas brancas amadurecem em algum outro lugar. A medula produz todas as clulas sangneas a partir de clulas tronco. So chamadas de "clulas tronco" porque podem transformar-se em tipos especficos de clulas sangneas - so precursoras de diferentes tipos de clulas.

Os anticorpos (tambm chamados de imunoglobulinas e gamaglobulinas) so produzidos pelas clulas brancas. Eles so protenas em forma de Y e cada um responde a um antgeno especfico (bactria, vrus ou toxina).

O sistema complemento, assim como os anticorpos, so uma srie de protenas. H milhes de anticorpos diferentes na sua corrente sangunea, cada um sensvel a um antgeno especfico. As protenas no sistema complemento circulam livremente no sangue e so fabricados no fgado. As protenas deste sistema so ativadas pelos anticorpos e trabalham com eles (os complementam), por isso o nome.

Existem vrios hormnios gerados pelos componentes do sistema imunolgico. Esses hormnios so conhecidos como linfocinas. Sabe-se tambm que certos hormnios do corpo causam a supresso do sistema imunolgico. Os esterides e corticosterides suprimem o sistema imunolgico.

O fator de necrose tumoral (FNT) produzido pelos macrfagos. Ele destri clulas tumorais e cria novos vasos sangneos sendo, assim, importante para a cicatrizao.

O interferon inibe os vrus e produzido pela maioria das clulas do corpo. Os interferons, assim como os anticorpos e complementos, so protenas, e sua tarefa deixar que as clulas se comuniquem umas com as outras.

As clulas sangneas so, na verdade, vrias clulas diferentes que trabalham juntas para destruir bactrias e vrus e, por este motivo, so muito importantes para o sistema imunolgico.
Todas as clulas sangneas brancas so conhecidas oficialmente como leuccitos. Elas no so como as clulas normais do corpo. Na verdade, agem como organismos vivos independentes e unicelulares capazes de se moverem e capturarem coisas por conta prpria. As clulas brancas se comportam, de certo modo, como amebas em seus movimentos e so capazes de absorver outras clulas e bactrias.

Cada tipo diferente de clula sangnea branca tem um papel especial no sistema imunolgico, e muitas so capazes de se transformar de modos diferentes. Neutrfilos Macrfagos Linfcitos

Clulas T Eosinfilos e basfilos

Clulas B

As clulas T helper so muito importantes e interessantes. Elas so ativadas pela interleucina-1, produzida pelos macrfagos. Depois de ativadas as clulas T helper produzem interleucina-2, interferon e outras substncias. Essas substncias ativam as clulas B para que produzam anticorpos. A complexidade e nvel de interao entre os neutrfilos, macrfagos, clulas T e clulas B realmente impressionante.

Por serem to importantes para o sistema imunolgico, as clulas brancas so usadas para medir a sade do sistema imunolgico. Quando voc ouve dizer que algum tem um "sistema imunolgico forte" ou um "sistema imunolgico fraco", porque isto foi observado atravs da contagem de diferentes tipos de clulas brancas em uma amostra de sangue.

A vacina uma forma enfraquecida da doena. Pode ser uma forma diferente da doena ou uma variedade similar, porm menos virulenta. Uma vez dentro do seu corpo o sistema imunolgico monta a mesma defesa, mas como a doena diferente ou mais fraca, os sintomas que aparecem so poucos ou nenhum. Depois da vacina, quando a doena real invadir teu corpo ela ser eliminada imediatamente.

Contudo, muitas doenas no podem ser curadas atravs de vacinas. O resfriado comum e a gripe so dois exemplos. Essas doenas sofrem rpidas mutaes ou tm tantas linhagens (variedades) diferentes no ambiente que impossvel injetar todas elas no seu corpo. Cada vez que voc fica resfriado, por exemplo, est pegando uma linhagem diferente da mesma doena.

Aids (Acquired Immune Deficiency Syndrome ou Sndrome de Imunodeficincia Adquirida) uma doena causada pelo HIV (o vrus da imunodeficincia humana). Para o sistema imunolgico, essa uma doena particularmente problemtica, porque o vrus o ataca diretamente.

O vrus da Aids se reproduz dentro das clulas T helper, matandoas. Sem as clulas T helper para orquestrar as coisas, o sistema imunolgico acaba entrando em colapso, e a vtima morre de alguma outra infeco que o sistema imunolgico conseguiria normalmente combater.

s vezes, o seu sistema imunolgico no capaz de reagir rpido o suficiente para vencer a taxa de reproduo de uma certa bactria, ou a bactria est produzindo to rapidamente uma toxina que causa danos permanentes, antes que o sistema imunolgico possa elimin-la. Nesses casos, seria bom ajudar o sistema imunolgico matando diretamente as bactrias ofensoras.

Os antibiticos funcionam nas infeces bacterianas. Antibiticos so substncias qumicas que matam as clulas bacterianas mas no afetam as clulas que constituem o teu corpo. Por exemplo, muitos antibiticos interrompem o mecanismo dentro das clulas bacterianas que constri a parede celular. As clulas humanas no contm esse mecanismo e portanto no so afetadas.

s vezes o sistema imunolgico se engana. Um tipo de engano chamado de autoimunidade: o sistema imunolgico, por alguma razo, ataca o prprio corpo do mesmo modo que normalmente atacaria um germe. Duas doenas comuns so causadas pelos enganos do sistema imunolgico: a diabete juvenil e a artrite reumatide. A primeira ocorre porque o sistema imunolgico ataca e elimina as clulas do pncreas que produzem insulina. A artrite reumatide acontece quando o sistema imunolgico ataca os tecidos dentro das articulaes.
As alergias so outra forma de erro do sistema imunolgico. Por alguma razo, nas pessoas com alergia o sistema imunolgico reage fortemente a um alrgeno que deveria ter sido ignorado. O alrgeno pode ser uma certa comida, um tipo de plen ou um certo tipo de plo de animal.

O sistema imunolgico compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores, como bactrias, vrus ou parasitas. Nos ltimos meses, com o surto da gripe suna no Brasil, pessoas com sistema imune deficiente, ou enfraquecido, tem sido consideradas grupo de risco para contrao da doena e complicaes desta.

Uma das formas de fortalecer as clulas que fazem parte do sistema imunolgico manter um estilo de vida saudvel. Um estilo de vida saudvel inclui a prtica de atividade fsica e uma alimentao balanceada.

S-ar putea să vă placă și