Sunteți pe pagina 1din 70

Universidade Estadual de Gois X semana de Letras Arte e Cultura

I Simpsio de Lingustica e Lngua Portuguesa

Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Quirinpolis 2010

Professora: Rosangela do Nascimento Costa

A ltima do portugus....

LISBOA: AVENTURAS
tomei um expresso cheguei de foguete subi num bonde desci de um eltrico pedi um cafezinho serviram-me uma bica quis comprar meias s vendiam pegas fui dar descarga disparei um autoclisma gritei cara! responderam-me p! positivamente aves que aqui gorjeiam no gorjeiam como l
(PAES, Jos Paulo. A poesia est morta mas juro que no fui eu.)

Acordo Ortogrfico ao longo do tempo

1907 A Academia Brasileira de Letras comea a simplificar a escrita nas suas publicaes. 1910 Implantao da Repblica em Portugal nomeada uma Comisso para estabelecer uma ortografia simplificada e uniforme a ser usada nas publicaes oficiais e no ensino. 1911 Primeira Reforma Ortogrfica tentativa de uniformizar e simplificar a escrita, mas que no foi extensiva ao Brasil.

1915 A Academia Brasileira de Letras resolve harmonizar a sua ortografia com a portuguesa.

1919 A Academia Brasileira de Letras revoga a sua resoluo de 1915. 1924 A Academia de Cincias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras comeam a procurar uma grafia comum. 1929 A Academia Brasileira de Letras altera as regras de escrita. 1931 aprovado o primeiro Acordo Ortogrfico entre o Brasil e Portugal, que visa suprimir as diferenas, unificar e simplificar a lngua portuguesa. Contudo, este acordo no posto em prtica. 1938 So sanadas algumas dvidas quanto acentuao de palavras.

1943 redigido o Formulrio Ortogrfico de 1943, na primeira Conveno Ortogrfica entre Brasil e Portugal.
1945 Um novo Acordo Ortogrfico torna-se lei em Portugal, mas no no Brasil, por no ter sido ratificado pelo Governo; os brasileiros continuam a regular-se pela ortografia do Vocabulrio de 1943.

1971 So promulgadas alteraes no Brasil, reduzindo as divergncias ortogrficas com Portugal.

1973 So promulgadas alteraes em Portugal, reduzindo as divergncias ortogrficas com o Brasil.


1975 A Academia das Cincias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboram novo projeto de acordo, que no aprovado oficialmente.

1986 O presidente do Brasil, Jos Sarney promove um encontro dos ento sete pases de lngua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe), no Rio de Janeiro. apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. O Acordo Ortogrfico de 1986, que resulta deste encontro, amplamente discutido e contestado pela comunidade lingustica, nunca chegando a ser aprovado. 1990 A Academia das Cincias de Lisboa convoca novo encontro, juntando uma Nota Explicativa do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. As duas Academias elaboram a base do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. O documento entraria em vigor, de acordo com o seu artigo 3, no dia "1 de Janeiro de 1994, aps depositados todos os instrumentos de ratificao de todos os Estados junto do Governo portugus".
1995 O Acordo Ortogrfico de 1990 apenas ratificado por Portugal, Brasil e Cabo Verde, embora o texto previsse a sua implementao em toda a Lusofonia no incio de 1994.

1996 O Acordo Ortogrfico apenas ratificado por Portugal, Brasil, e Cabo Verde.

1998 Na cidade da Praia assinado o Protocolo Modificativo do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, retirando-se do texto a data de implementao. Mantm-se a condio de que todos os membros da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) devem ratificar as normas propostas no Acordo Ortogrfico de 1990 para que este seja implementado. 2002 Timor-Leste torna-se independente e passa a fazer parte da CPLP.
2004 Os ministros da Educao dos vrios pases da CPLP renem-se em Fortaleza, no Brasil, para a aprovao do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. Fica assim determinado que basta a ratificao de trs membros para que o Acordo Ortogrfico possa entrar em vigor e Timor-Leste passa a integrar a CPLP. 2006 Brasil, Cabo Verde e So Tom e Prncipe ratificam o documento, possibilitando a entrada em vigor do Acordo Ortogrfico de 1990. 2008 O Acordo Ortogrfico de 1990 aprovado por Cabo Verde, So Tom e Prncipe, Brasil e Portugal, sendo esperada a sua implementao no incio de 2010. 2009 Entrada em vigor do Acordo Ortogrfico de 1990 no Brasil. Atualmente, alm de Portugal e do Brasil, tambm So Tom e Prncipe, Cabo Verde, Timor-Leste e GuinBissau ratificaram o Acordo Ortogrfico de 1990, embora estes ltimos no o tenham implementado. Fica apenas a faltar a ratificao de Angola e Moambique.

O Sentido do Acordo
Havia duas ortografias oficiais...

Com o Novo Acordo... Admite-se duas Grafias!

O acordo que entrou em vigncia no ano de 2009 foi aprovado pelo Decreto Legislativo n. 54, de 18 de abril de 1995 e estabelece as mudanas que devem ser feitas, em uma tentativa de unificao da grafia.

Esse Acordo meramente ortogrfico; portanto, restringe-se lngua escrita, no afetando nenhum aspecto da lngua falada.

No Brasil, a lngua portuguesa j passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal

houve alteraes em 1911, 1945 e 1973.

Brasil

Portugal

Esto em uso atualmente Cerca de 15 mil pessoas cerca de 180 lnguas falam o mirands, indgenas, na regio da Terra de segundo a FUNAI Miranda, Fundao Nacional do no norte da pennsula ndio Ibrica.

Em Angola cerca de 70% da populao fala a lngua oficial, o portugus, mas grande parte tambm usa uma das 40 lnguas locais, das quais as principais so o umbundu, o quicongo e o quimbundu, de origem africana.

Em Cabo Verde o portugus utilizado na documentao oficial, nas rdios e televises e nas escolas. Nas situaes quotidianas utilizado o caboverdiano, uma lngua crioula (europia+nativas).

Na Guin-Bissau uma pequena parcela da populao usa o portugus como lngua materna. O crioulo usado por metade da populao e devido ao fato de a Guin-Bissau estar situada entre o Senegal e a Repblica da Guin, 10% da populao fala francs.

Em Moambique, o portugus falado por 40% da populao mas h cerca de 40 lnguas nacionais de origem banto.

Em So Tom e Prncipe, fala-se oficialmente o portugus, mas informalmente usam-se crioulos como o so-tomense (ou forro), o principense (ou monc) e o angolar.

Em Timor Leste, existem 24 lnguas nacionais, mas a mais falada delas o ttum, bastante influenciado pelo portugus. Atualmente o portugus que est sendo valorizado no pas como lngua oficial, devido ao ttum carecer de uma forma padro de escrita.

O portugus tambm falado em pequenas regies na ndia (Damo, Diu e em Goa).

Em Macau, prxima a Hong Kong, na China, o portugus permanece como lngua oficial com estatuto idntico ao chins, mas s uma pequena populao o usa. Macau foi a ltima colnia portuguesa a se tornar independente e foi devolvida para a China no dia 20 de dezembro de 1999.
Comentrio baseado no site: http://educacao.uol.com.br/atualidades/paises-de-lingua-portuguesa.jhtm

Enquanto as mudanas afetaro 0,45% das palavras brasileiras, Portugal sofrer alteraes em 1,6% de seu vocabulrio. Os portugueses deixaro, por exemplo, de escrever hmido e escrevero mido, como os brasileiros.

LNGUAS NATIVAS MAIS FALADAS DO MUNDO LNGUA 1 Mandarim 2 Hindi 3 Ingls 4 Espanhol 5 Bengali 6 rabe padro 7 Portugus 8 Russo 9 Japons 10 Alemo padro PAS China ndia EUA, Inglaterra, Austrlia, Canad etc. Espanha, Amrica Latina Bangladesh Oriente Mdio, Arbia Saudita, norte da frica Portugal, Brasil, sul da frica Rssia Japo Alemanha, ustria NMERO DE FALANTES 874.000.000 366.000.000 341.000.000 322.200.000 207.000.000 206.000.000 240.000.000 167.000.000 125.000.000 100.000.000

PRINCIPAIS ALTERAES NA ORTOGRAFIA DO PORTUGUS

Mudanas no alfabeto
O alfabeto passa a ter 26 letras.
Foram reintroduzidas as letras

k, w , y.
Na verdade essas letras no tinham desaparecido da

maioria dos dicionrios da nossa lngua, so usadas em vrias situaes.

1 Alfabeto
composto por 23 letras, passa agora a ter 26.
A incorporao das letras K, Y, W antes do acordo, essas letras no faziam parte do alfabeto, sendo empregadas em casos especiais, como estrangeirismos e abreviaturas.

Exemplo:

Darwin, Kuwait, Washington, yoga, kg (quilo)

2. Os nomes prprios hebraicos de tradio bblica terminados por ch, ph e th: a) pronunciados podem conserv-los ou simplific-los:

Exemplos:

Loth

ou

Lot

Baruch ou Baru
Enoch ou Enoc

b) se o dgrafo for mudo, dever ser eliminado:


Exemplo: Joseph Jos Nazareth

Nazar

c) se, pelo uso, permitir adaptao, pode-se adicionar uma vogal: Exemplo: Judith

Judite Beth

Bete

3. Em nomes prprios de tradio bblica podem ser conservadas ou no as consoantes finais b, c, d, g e t.

Exemplo:

David ou Davi Madrid ou Madri Job ou J Josafat ou Josaf

4. Substituio dos topnimos estrangeiros por formas vernculas correspondentes sempre que possvel: Exemplo: de Milano para Milo de Quebec para Quebeque de Nova York para Nova Iorque de Zrich para Zurique de Lion para Lio

Obs.: Para os topnimos que no tm correspondente no vernculo, mantm-se a forma original. Exemplo:

Washington, Los Angeles, Buenos Aires, Zagreb.

Letras maisculas e minsculas


I) emprega-se letra minscula inicial: a - Nos nomes de dias da semana, dos meses e das estaes do ano Exemplo:

segunda, sbado, domingo, janeiro, fevereiro, maro, vero, outono

b) Nos nomes dos pontos cardeais (mas no as abreviaturas): Exemplo: de Norte para norte de Sul para sul de Noroeste para nordeste c) Nas formas de tratamento e reverncia: Exemplo: Santa Mnica ou santa Mnica Senhor Mrio ou senhor Mrio Papa Bento XXIII ou papa Bento XXIII

d) Nos nomes que designam domnios do saber e formas afins, o emprego de maisculas facultativo: Exemplo: Portugus ou portugus Histria do Brasil ou histria do Brasil Biologia Marinha ou biologia marinha

e) Em nomes de logradouros pblicos, edifcios e templos o emprego da maiscula facultativo: Exemplo: Rua Tiradentes ou rua Tiradentes Igreja Sagrado Corao ou igreja Sagrado Corao Tnel Rebouas ou tnel Rebouas Rodovia dos Imigrantes ou rodovia dos Imigrantes Bairro Maracan ou bairro Maracan

O sinal, usado em grupos gue/gui/que/qui, quando a vogal u tona e pronunciada, abolido em palavras da lngua portuguesa.

Ditongos abertos ei, oi

OXTONAS
So mantidos os acentos

Exemplo:

anis papis cu cus trofu trofus di corri

- I e U tnicos precedidos de ditongo


a) Paroxtonas - acento agudo eliminado Exemplo: de feira para feiura de baica para baiuca de Saupe para Sauipe

b) Proparoxtonas acento mantido Exemplo: chessimo Maisculo c) Palavras com I e U no precedidas de ditongo acento mantido Exemplo: a cafena sade sada sava

Como era Acento circunflexo empregado Exemplo:

Como Mantido Exemplo:

pde
(3a. p. do sing. do pret. perf. do ind.)

pde
(3a. p. do sing. do pret. perf. do ind.)

pode
(3a. p. do sing. do pres. do indicativo)

pode
(3a. p. do sing. do pres. do indicativo)

tm
(3a. p. do pl. do pres. do indicativo)

tm
(3a. p. do pl. do pres. do indicativo)

tem
(3a. p. do sing. do pres. do indicativo)

tem
(3a. p. do sing. do pres. do indicativo)

vm
(3a. p. do pl. do pres. do indicativo)

vm
(3a. p. do pl. do pres. do indicativo)

vem
(3a. p. do sing. do pres. do indicativo)

vem
(3a. p. do sing. do pres. do indicativo)

por (preposio) pr (verbo)


e seus derivados

por (preposio) pr (verbo)


e seus derivados

Casos consagrados pelas duas ortografias oficiais

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Emprego facultativo da acentuao Econmico ou Econmico Acadmico ou Acadmico Beb ou beb Canap ou canap Metr ou metro Coc ou coc

Verbos terminados em - IAR


Premio ou premeio (de prmio)
Noticio ou noticeio (de notcia) Negocio ou negoceio (de negcio) Calunio ou caluneio (de calnia) Influencio ou influenceio (influncia) Principio ou principeio (princpio) Odeio ou odio (dio)

Palavras com consoantes mudas


Fato ou facto / Aspecto ou aspeto

( dupla pronncia e dupla grafia)


Ao ( nica pronncia e nica grafia)

Palavras que perderam a noo de composio

COMO ERA
Com hfen
Exemplo: pra-quedas manda-chuva

COMO
Hfen eliminado
Exemplo: paraquedas mandachuva

b) Prefixos (ante, anti, co, contra etc.) mais palavra iniciada por h -

Como era Com hfen Exemplo: anti-higinico pr-histria extra-humano super-homem semi-hospitalar geo-histria

Como Hfen mantido Exemplo: anti-higinico pr-histria extra-humano super-homem semi-hospitalar geo-histria

c) prefixo termina por vogal e segundo elemento comea


com as consoantes s ou r Como era Com hfen Exemplo: anti-religioso anti-semita contra-regra contra-senha extra-regulamentao co-seno Como Consoante duplicada Exemplo: antirreligioso antissemita contrarregra contrassenha extarregulamentao cosseno

d) palavra terminada por vogal diferente da inicial do


segundo elemento Como era Com hfen Exemplo: auto-aprendizagem auto-estrada anti-areo contra-indicao extra-escolar Como Sem hfen Exemplo: autoaprendizagem autoestrada antiareo Contraindicao extraescolar

e) prefixos hiper-, inter-, super- segundo elemento


iniciado por r

Como Hfen mantido Exemplo: hiper-requintado inter-relacionado super-requisitado

Como era Com hfen Exemplo: hiper-requintado inter-relacionado super-requisitado

f) prefixos ps-, pr-, vice- segundo elemento iniciado


por r hfen Como era Com hfen Exemplo: ps-graduao ps-tnico pr-escolar pr-natal vice-reitor Como Hfen mantido Exemplo: ps-graduao ps-tnico pr-escolar pr-natal vice-reitor

g) nos nomes de espcies botnicas e zoolgicas ligados ou no por


preposio ou qualquer outro elemento

Como era Com hfen Exemplo: andorinha-do-mar couve-flor erva-doce segunda-feira

Como Hfen mantido Exemplo: andorinha-do-mar couve-flor erva-doce segunda-feira

h) compostos iniciados pelos advrbios bem e mal


seguidos de palavras comeadas por vogal ou h Como era Com hfen Exemplo: bem-aventurado bem-estar bem-humorado mal-afortunado mal-estar Como Hfen mantido Exemplo: bem-aventurado bem-estar bem-humorado mal-afortunado mal-estar

Obs.: No ocorre ocorre hfen quando j se perdeu a noo de prefixao:


benfeitor, benquisto, bendito, cooperar, coordenar

Algumas mudanas pelas quais passou a lngua portuguesa em um texto fictcio.

LNGUA PORTUGUESA Olavo Bilac


ltima flor do Lcio, inculta e bela, s, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela... Amo- te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura! Amo o teu vio agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, rude e doloroso idioma, Em que da voz materna ouvi: "meu filho!" E em que Cames chorou, no exlio amargo, O gnio sem ventura e o amor sem brilho!

Um abrao At a prxima

Professora Rosangela do Nascimento Costa

S-ar putea să vă placă și