Sunteți pe pagina 1din 11

Aristteles

Quem foi Aristteles


Aristteles (384-322 a.C.), foi um pensador originrio de Estagira. Antes dos 20 anos, mudou-se para Atenas e ingressou na Academia de Plato. Seu pai era mdico, e isso influenciou Aristteles principalmente no diz respeito a sua capacidade de observao e de tentar obter informaes ou desenvolver modelos tericos a partir dos sintomas que se apresentam diante dos sentidos.

Por ser estrangeiro vivendo na cidade de Atenas, no possua os direitos polticos dos cidados atenienses. Dessa forma sua relao com a democracia ateniense se limitou especulao terica. Mas isso no diminuiu sua importncia poltica, j que devido sua origem e proximidade entre sua famlia e os governantes da Macednia, Aristteles foi escolhido para ser professor do jovem Alexandre, que mais tarde iria conquistar um vasto imprio e o governaria com o nome de Alexandre, o grande.

Em Atenas, fundou uma escola chamada Liceu, que rivalizaria com a Academia de Plato. Nessa poca, seus discpulos eram chamados de peripatticos (que significa os que passeiam), devido ao hbito de realizar debates enquanto caminhavam.

O pensamento de Aristoteles d-se exatamente ao contrrio: as imagens que formamos em nosso pensamento surgem a partir de um contato prvio com as coisas materiais, que so captadas pelos sentidos. Plato dizia que as idias eram inatas. Para Aristteles, a razo era inata: todos os homens nascem com a razo, que lhes d a capacidade de ordenar e classificar todas as coisas do mundo conforme so percebidas pelos sentidos.

O mundo material
Segundo Aristteles, as substncias apresentam certas peculiaridades. Uma substncia no apenas certa quantidade de matria; ela tambm apresenta uma forma. A matria um suporte passivo que precisa de uma forma para tornar-se uma coisa; j a forma algo que pode ser percebido pela razo a partir da observao.Exemplo. A substncia touro s percebida como tal porque conhecemos a forma touro.

TEORIA DO ATO E POTENCIA Todas as coisas existem em potncia e em ato: enquanto uma coisa em potncia uma coisa que tende a ser outra (semente), a coisa em ato algo que j est realizado (a rvore). Nesse sentido, cada forma especfica contm uma dinmica interior, um movimento que faz com que ela passe da potencialidade realidade

Mas de onde viria essa dinmica interior ou movimento? Cada potencialidade surgiu necessariamente de uma causa externa, ou seja, de uma forma j desenvolvida: a semente surgiu de uma rvore. A causa tudo aquilo que contribui para que um ser se torne real. Aristteles distinguiu:

Teoria das quatro causas


Causa Causa Causa Causa material: formal: eficiente: final:.

Causa material: o material de que algo feito (madeira, mrmore, carne e osso). Causa formal: referente forma (rvore, homem, touro). Causa eficiente: responsvel por realizar a potencialidade de uma matria. Causa final: objeto ou finalidade do desenvolvimento da forma.

nesse ponto que se chega ao conceito de Deus a Causa Primeira de tudo o que existe.

S-ar putea să vă placă și