Sunteți pe pagina 1din 22

ADRIANA TENRIO JOSEANE PEREIRA MNICA PEREIRA SHIRLEY MICHELINE SIMONE DE FARIAS

APRESENTAM:

SNDROME DE BURNOUT

SNDROME DE BURNOUT

DEFINIO DA DOENA
Sndrome conjunto de sintomas e sinais que caracterizam um estado mrbido, o qual pode ser produzido por vrias causas. Burnout que queima por inteiro, traduo do ingls; O termo sndrome de Burnout resultou da juno de burn (queima) e out (exterior). Sndrome de Burnout: A sndrome de burnout, ou sndrome do esgotamento profissional, um distrbio psquico descrito em 1974 por Freudenberger, um mdico americano. O transtorno est registrado no Grupo V da CID-10 (Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados Sade).

SNDROME DE BURNOUT

DEFINIO DA DOENA

Sua principal caracterstica o estado de tenso emocional e estresse crnicos provocado por condies de trabalho fsicas, emocionais e psicolgicas desgastantes. A sndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profisso exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das reas de educao, sade, assistncia social, recursos humanos, agentes penitencirios, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

SNDROME DE BURNOUT

DEFINIO DA DOENA
A Sndrome de Burnout ou de esgotamento surge, nos dias de hoje, como um quadro psicolgico cada vez mais frequente nos pedidos de ajuda teraputica. Corresponde a uma exausto fsica e psquica, acompanhada de falta de realizao profissional e da sensao de que todos os objetivos profissionais, a que o indivduo se props, falharam. O Burnout conduz tambm a uma indiferena e frieza generalizadas, na realizao das tarefas profissionais dirias e a nveis de absentismo elevados. Resulta de uma exposio prolongada a nveis de stress elevados, para os quais o individuo no tem estratgias de confronto adequadas. Porque muitas vezes confundido com a depresso, convm esclarecer as diferenas entre estes dois quadros clnicos. No Burnout existe um cansao fsico e psquico associado a atividade profissional, sabendo o individuo quais so as razes exatas para esse cansao. Contudo, o individuo continua a retirar prazer na realizao de outras atividades, fora do contexto laboral, como por exemplo, as atividades de lazer. J depresso corresponde a uma tristeza, apatia e desmotivao, que o individuo sente em todas as reas de vida e em todas as atividades que realiza, no sabendo apontar as razoes para esse desanimo generalizado.

SNDROME DE BURNOUT

EPIDEMIOLOGIA

SNDROME DE BURNOUT

Prevalncia

EPIDEMIOLOGIA

Como o Burnout consequente a um processo crnico de estresse, cabe relatar que, na Europa, o estresse aparece como um dos fatores mais importantes em relao diminuio da qualidade da sade na dcada de 1990 (European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, 1995/6). HERO (Health Enhancement Research Organization), ao avaliar 46 mil funcionrios nos setores pblico e privado, relatou resultados de uma anlise retrospectiva sobre queixas mdicas, riscos para a sade e os custos adicionais em razo desses fatores (Goetzel et al., 1998). A tabela 1 mostra a relao entre os fatores de risco para aumento dos custos mdicos e os valores desses custos. Nos Estados Unidos, o estresse e problemas relacionados, como o burnout, provocam um custo calculado de mais de $150 bilhes anualmente para as organizaes (Donatelle e Hawkins, 1989). As implicaes financeiras especficas do burnout merecem ser avaliadas diante da insatisfao, absentesmo, rotatividade e aposentadoria precoce causados pela sndrome

SNDROME DE BURNOUT

EPIDEMIOLOGIA
Em estudo de equipe pertencente OMS, considerou-se o Burnout como uma das principais doenas dos europeus e americanos, ao lado do diabetes e das doenas cardiovasculares (Akerstedt, 2004; Weber e JaekelReinhard, 2000). A OMS convocou um grupo internacional de conhecedores no assunto como Cherniss (EUA), Cooper (Reino Unido), entre outros, a fim de elaborar medidas para a sua preveno (World Health Organization, 1998). Em relao populao geral, pouco se sabe sobre a prevalncia do Burnout. Um levantamento alemo estimou que 4,2% de sua populao de trabalhadores era acometida pela sndrome (Houtman et al., 1998). Uma proporo relevante das pesquisas avaliou trabalhadores da rea de sade, obtendo dados muitas vezes semelhantes. Um estudo sugeriu que a sndrome poderia afetar mais de 40% dos mdicos em um nvel suficiente para comprometer o bem-estar pessoal ou o desempenho profissional destes (Henderson, 1984).

SNDROME DE BURNOUT

EPIDEMIOLOGIA
No Brasil, a literatura encontrada nos bancos de dados utilizados no vasta em relao ao burnout e sua prevalncia. No Rio Grande do Norte, um estudo realizado com 205 profissionais de trs hospitais universitrios constatou que 93% dos participantes de um dos hospitais apresentavam burnout de nveis moderado e elevado (Borges et al., 2002). Ainda em relao aos profissionais da sade, 136 membros da Sociedade Brasileira de Cancerologia responderam a trs questionrios, um deles para avaliar o Burnout. Observou-se essa sndrome em nveis moderados ou graves em 15,7% dos mdicos. Na subescala de EE, 55,8% dos indivduos pontuaram nveis moderado ou grave; na subescala de DE, a pontuao correspondente a esses nveis foi atingida por 96,1% e na subescala de RP, 23,4% (Tucunduva et al., 2006). Outra populao-alvo de estudos sobre o burnout a dos educadores. Investigaes (Codo, 1999) sobre a sade mental dos professores de 1o e 2o graus em todo o pas, abrangendo 1.440 escolas e 30 mil professores, revelaram que 26% da amostra estudada apresentava exausto emocional. Essa proporo variou de 17% em Minas Gerais e no Cear a 39% no Rio Grande do Sul.

SNDROME DE BURNOUT

EPIDEMIOLOGIA
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para ilustrar o grau de estresse inerente ao conflito entre aumento da competio no meio cientfico e diminuio dos recursos empregados, realizou entrevistas abertas e semi-estruturadas com estudantes de graduao, ps-doutorandos e professores do Departamento de Bioqumica da UFRJ, respeitado na tradio em pesquisa. Concluiuse que a escassez de recursos promove Burnout, competio, estresse no trabalho e sofrimento mental (Meis et al., 2003a).

SNDROME DE BURNOUT

QUADRO CLNICO
Fases do Burnout: O quadro evolutivo da Sndrome de Burnout tem 4 fases de manifestao: 1a fase - Falta de vontade, animo ou prazer de ir a trabalhar. Dores nas costas, pescoo e coluna. Diante da pergunta "o que voc tem?", normalmente a Resposta "no sei, no me sinto bem". 2a fase - Comea a deteriorar o relacionamento com outros. Pode haver uma sensao de perseguio ("esto todos contra mim"), aumenta o absentesmo e a rotatividade de empregos.

SNDROME DE BURNOUT

QUADRO CLNICO
3a fase - Diminuio notvel da capacidade ocupacional. Podem comear a aparecer doenas psicossomticas, tais como alergias, psorase, picos de hipertenso, etc. Nesta etapa comea-se a automedicao, que no princpio tem efeito placebo mas, logo em seguida, requer doses maiores. Neste nvel tem se verificado tambm um aumento da ingesto alcolica. 4a fase - Esta etapa caracteriza-se pelo alcoolismo, drogas, ideias ou tentativas de suicdio, podem surgir doenas mais graves, tais como neoplasia (cancro), acidentes cardiovasculares, etc. Durante esta etapa ou antes dela, nos perodos prvios, o ideal e afastar-se do trabalho.

SNDROME DE BURNOUT

QUADRO CLNICO
Estgios - So doze os estgios de Burnout: Necessidade de se afirmar Dedicao intensificada - com predominncia da necessidade de fazer tudo sozinho; Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos comeam a perder o sentido; Recalque de conflitos - o portador percebe que algo no vai bem, mas no enfrenta o problema. quando ocorrem as manifestaes fsicas; Reinterpretao dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorizao: lazer, casa, amigos, e a nica medida da auto-estima o trabalho; Negao de problemas - nessa fase os outros so completamente desvalorizados e tidos como incapazes. Os contatos sociais so repelidos, cinismo e agresso so os sinais mais evidentes; Recolhimento; Mudanas evidentes de comportamento; Despersonalizao; Vazio interior; Depresso - marcas de indiferena, desesperana, exausto. A vida perde o sentido; E, finalmente, a sndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso fsico e mental. Esse estgio considerado de emergncia e a ajuda mdica e psicolgica uma urgncia.

SNDROME DE BURNOUT

DIAGNSTICO
Quais os sintomas do Burnout? A Sndrome de Burnout costuma obedecer a seguinte sintomatologia:

1. Esgotamento emocional, com diminuio e perda de recursos emocionais;

2. Despersonalizao ou desumanizao, que consiste no desenvolvimento de atitudes negativas, de insensibilidade ou de cinismo para com outras pessoas no trabalho ou no servio prestado;

3. Sintomas fsicos de stresse, tais como cansao e mal estar geral;

SNDROME DE BURNOUT

DIAGNSTICO
4. Manifestaes emocionais do tipo: falta de realizao pessoal, tendncias a avaliar o prprio trabalho de forma negativa, vivencias de insuficincia profissional, sentimentos de vazio, esgotamento, fracasso, impotncia, baixa autoestima;

5. E frequente irritabilidade, inquietude, dificuldade para a concentrao, baixa tolerncia a frustrao, comportamentos paranoides e/ou agressivos para com os clientes, companheiros e para com a prpria famlia;

SNDROME DE BURNOUT

DIAGNSTICO
6. Manifestaes fsicas: Como qualquer tipo de stresse, a Sndrome de Burnout pode resultar em Transtornos Psicossomticos. Estes, normalmente referem-se fadiga crnica, frequentes dores de cabea, problemas com o sono, ulceras digestivas, hipertenso arterial, taquiarritmias, e outras desordens gastrintestinais, perda de peso, dores musculares e de coluna, alergias, etc.; 7. Manifestaes comportamentais: probabilidade de condutas aditivas e evitativas, consumo aumentado de caf, lcool, frmacos e drogas ilegais, absentesmo, baixo rendimento pessoal, distanciamento afetivo dos clientes e companheiros como forma de proteo do ego, aborrecimento constante, atitude cnica, falta de pacincia e irritabilidade, desorientao, incapacidade de concentrao, sentimentos depressivos, frequentes conflitos interpessoais no ambiente de trabalho e dentro da prpria famlia.

SNDROME DE BURNOUT

TRATAMENTO E OUTRAS CONDUTAS


O tratamento do Sndrome de Burnout pode ser feito atravs de varias formas entre as quais: - Encaminhamento para um Psiclogo - Sesses de grupo (onde o individuo se abre e troca ideias com outras pessoas). - Sesses de relaxamento (yoga).

SNDROME DE BURNOUT

TRATAMENTO E OUTRAS CONDUTAS


- Teraputico (Atravs de frmacos Antidepressivos). - Psicoterapia (Acompanha geralmente o tratamento farmacolgico e pode ser uma ajuda para o bom xito da teraputica. Muito importante neste caso o papel do psicoterapeuta, que deve procurar incutir no doente a constancia necessria para prosseguir a teraputica farmacolgica. A psicoterapia compreende diversos tipos de tratamento psicolgico individual, de grupo, ou familiar que, atravs de conversas e exerccios, geridos por um terapeuta qualificado, ajudam o doente a ultrapassar a crise, incutindo-lhe segurana e dando-lhe o apoio necessrio.).

SNDROME DE BURNOUT

TRATAMENTO E OUTRAS CONDUTAS

O tratamento da Sndrome de Burnout essencialmente psicoteraputico, ou seja, por mediao de psiclogo ou psicanalista, podendo haver atendimento concomitante com mdico.

NO EXITE EM PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL!

SNDROME DE BURNOUT

PREVENO
A preveno da Sndrome de Burnout deve ser feita continuamente, deve-se trabalhar com os funcionrios para que os mesmos estejam relaxados antes de comear o trabalho (ginstica laboral uma boa ideia), preciso que o funcionrio sinta-se valorizado pelo seu trabalho, elogios por alguma coisa bem feita no podem faltar, os diretores ou funcionrios de alto escalo da empresa devem ser orientados a manter contato com os funcionrios e elogiarem seu trabalho, as cobranas devem sempre comear com um elogio, e o funcionrio cobrado deve ter direito a uma segunda chance ou oportunidade falar sobre o que aconteceu, deve ser informado de suas responsabilidades mas tambm de seu potencial. Dinmicas de grupo devem ser realizadas de tempos em tempos visando motivao, trabalho em grupo, resgate da auto-estima, de acordo com a necessidade mais urgente da empresa, ou para afirmar alguma qualidade do grupo. Aqueles funcionrios que apresentam sintomas da Sndrome devem ser avaliados e tratados, para melhorar a qualidade do setor. Acredito que coisas como essas, dentro de um trabalho contnuo na empresa, podem ajudar na preveno da Sndrome de Burnout.

DEPOIMENTOS

SNDROME DE BURNOUT

01 - Ol, meu nome G. Dias, moro em Santo Andr-SP, trabalho em So Caetano do Sul, na General Motors do Brasil-GM, a conhecida CHEVROLET. Estou na empresa h quase 9 anos. Sempre sonhei em trabalhar em uma montadora de veculos e me tornar um timo profissional da rea. Com a tentativa de crescer profissionalmente, resolvi iniciar um curso que sempre quis cursar, aps ser vtima de um acidente de trabalho, que por pouco no perdi a mo direita... tcnico de segurana do trabalho, o que conclui em 2008. A minha finalidade com esse curso era de ajudar a prevenir as pessoas de infortnios provocados pelos acidentes do trabalho e doenas profissionais. A empresa no me proporcionou nada do que eu imaginei e sonhei ... Nem mesmo os trabalhos escolares que precisava realizar, eles no abriram espao. Procurei estgio, e me negaram tambm. Aumentando assim ainda mais a minha frustrao. Hoje, infelizmente sou vitima de doena profissional, adquirida na referida empresa ... A partir da, fui perdendo a motivao pelo trabalho, sofrendo assdio moral pela chefia, at me colocaram para trabalhar em frente a sala do chefe pra ser vigiado e observado o tempo inteiro, at para ir ao banheiro, o superintendente queria que eu deixasse bilhete na mesa dele. Foram vrios os casos de atestados mdicos que no eram abonados, advertncia que me fizeram assinar a base de presso psicolgicas, ameaando em demisso caso eu me recusasse a assinar a mesma. Hoje sou portador de tendinite e bursite crnica em ambos ombros e epicondilite em ambos cotovelos, mudando por completo minha vida. Tenho 35 anos e estou me sentindo com essa sndrome, pois tenho pavor de ir na empresa, vou deitar para dormir e no consigo. Passo horas acordado e sentindo tdio total em imaginar ter quer retornar l. Isso afeta ainda mais os problemas que adquiri l dentro, pois sinto muitas dores noite, ... Sinto vontade de sumir, desaparecer de l. Meu mdico me encaminhou para tratamento psiquitrico e psicolgico, ele acredita que estou com essa sndrome. Por diversas vezes, a agonia to forte e insuportvel que entro em desespero e saiu antes do expediente, pois tenho a sensao que irei morrer l dentro. Quando chego em casa sinto-me refugiado e no quero sair. Sinto dores de cabea constante, nuseas, insnia e todos os sintomas mencionados, parece mesmo que nada faz sentido para mim. Preciso mesmo de ajuda! No sei at quando irei aguentar isso.

SNDROME DE BURNOUT

DEPOIMENTOS
02 - Nunca pensei passar por essa situao. Escolhi a profisso que eu queria professora- e me realizava em sala de aula. Hoje no suporto mais ir escola. O perfil dos alunos mudou, atualmente eles so debochados, desrespeitosos, agridem verbal e moralmente, no apresentam interesse em aprender e s querem perturbar em sala de aula. O que antes era prazeroso agora um tormento, vou para sala ser ridicularizada por alunos mal comportados, que s querem desestabilizar o professor. Cada dia um tormento, s melhoro no final de semana, mas quando chega na segunda-feira sinto dor de cabea, mal estar, nsia de vmito, sonolncia e vontade de chorar. Quero sair dessa situao, preciso sair dessa situao, j estou tomando ansioltico para aguentar mas no sei at quando... 03 - Meu nome Paulo de Assis. Sou Tcnico de Segurana do Trabalho/Bombeiro Civil no RJ e no com muita frequncia, mas encontramos em alguns casos, sintomas como os descritos acima. uma doena que se intensificou recentemente, nos tempos da globalizao, da disputa acirrada por posio e cumprimento incondicional de metas, onde a razo se sobrepe a emoo imparcialmente. O importante, principalmente nas grandes empresas, procurar junto ao SESMT, identificar e tratar esses casos.

SNDROME DE BURNOUT

ACABOUUUU!!!

BOA NOITE!

S-ar putea să vă placă și