Sunteți pe pagina 1din 89

HISTORIA DA MSICA

"Sem msica, a vida seria um erro" Friedrich Nietzsche

- A disciplina musical, normalmente uma diviso da musicologia e da teoria musical. - Foi apenas gradualmente que o escopo da msica foi estendido para incluir a fundao indispensvel da msica no europia e finalmente da msica pr-histrica.

Pequenas Diferenas
Historicamente, msica popular era qualquer forma no folclrica muito difundida. As formas cultas da msica ocidental pertencem a uma linhagem europia cuja origem remonta aos primrdios da civilizao crist. - Elementos folclricos se infiltram na tradio culta, tambm o oposto verdadeiro.

O nascimento das notas musicais


A idade Mdia foi dominada pelo Cristianismo, os monges eram quase as nicas pessoas que sabiam ler, as artes estavam sempre subordinadas religio, inclusive a msica, por esta razo os cantos gregorianos so as principais manifestaes musicais que chegaram at os nossos dias. As notas d, r, mi, f, sol, l e si, foram criadas pelo msico italiano e monge beneditino Guido D'Arezzo que viveu na idade mdia entre os anos de 995 1050 d.c.

Ut queant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labii reatum Sancte Ioannes

"Para que ns, teus servos, possamos elogiar claramente o milagre e a fora dos teus atos, absolve nossos lbios impuros, So Joo"

PR-HISTRIA

A msica nasceu com a natureza, ao considerarmos que seus elementos formais, o som e ritmo, fazem parte do universo e, particularmente da estrutura humana.

MSICA NAS ANTIGAS CIVILIZAES

O mistrio continua a envolver a msica da antigidade, pela ausncia do prprio elemento sonoro, que se desfez no tempo e, ainda, pela inexistncia de uma notao musical clara e documentao suficiente.

Grcia
Os modos foram os predecessores das escalas diatnicas maiores e menores. Tocavam de forma improvisada, mas perfeita. A msica unia-se fortemente s outras artes, possuindo um ritmo e uma melodia potica. Estava fortemente presente em cultos religiosos, bem como em teatros e em concursos pblicos.

Instrumentos usados por msicos da antiga Grcia 1 e 2 - monocrdios; 3 e 4 - guitarras; 5 - ctara heptacorda; 6 - lira; 7 - ctara pentacorda; 8 e 9 flautas

Egito
No antigo Egito utilizavam-se paus e bastes, como tambm discos e acompanhavam com canto. Posteriormente desenvolveram diversos ritmos, que se uniram a grandes coros. Os militares utilizavam trompetes e tambores.

Hebreus
Os Hebreus usaram a msica para fins guerreiros e religiosos, em festas e lamentaes. A primeira meno de instrumentos musicais encontr-se na Gnesis (Captulo 4, versculo 21): "Jubal, pai de todos os tocadores de harpa e flauta".

China
Os chineses possuam uma vasta diversidade de instrumentos que influenciaram todo o Oriente. Possuam um grande estilo e originalidade, destacando-se pela grande perfeio musical. Tinham oitenta e quatro escalas diferentes, enquanto que o sistema tradicional da msica ocidental possua apenas vinte e quatro. Criaram tambm uma escala pentatnica. Acreditavam fortemente que msica e mgica estavam relacionadas. Utilizavam flautas, ctaras e alguns instrumentos de percusso.

ndia
As tradies musicais da ndia remontam ao sculo XIII a.C.. O povo acreditava que a msica estava diretamente ligada ao processo fundamental da vida humana. Na Antigidade, criaram msica religiosa, e por volta do sculo IV a.C. elaboraram teorias musicais. Os msicos tocavam instrumentos de sopro, cordas e percusso. A msica indiana era baseada num sistema de tons e semitons; em vez de empregar notas, os compositores seguiam uma complicada srie de frmulas chamadas ragas. As ragas permitiam a escolha entre certas notas, mas exigiam a omisso de outras.

Roma
Em Roma a msica desempenhava um papel especfico no teatro, na religio e na vida militar. Em cada qual ela possua significados diferenciados. Alguns estudiosos dizem que as teorias e as tcnicas musicais romanas foram copiadas dos gregos, pouco acrescentando naquilo que j havia sido desenvolvido. Porm, foram os romanos que inventaram alguns instrumentos como a tuba (precursora do trombone), a tbia (precursora da gaita-de-foles) e um rgo hidrulico ou pneumtico, chamado hydraulis, cujo fluxo de ar nos tubos era constante e mantido por meio de presso de gua.

As principais fases da histria da msica


01-ARTE CRIST ANTIGA Fase Catacumbria
Entoavam um tipo de orao cantada, a uma voz, em ritmo prosdico do texto em latim, sem acompanhamento musical. Era a salmodia, de origem hebraica, que So Pedro ha-via trazido da Antioquia, no ano 54. A msica crist, depois denominada cantocho ou cantus planus, pelo seu sentido horizontal, com suaves ondulaes meldicas, era simblica e de maravilhoso efeito mstico.

02-Idade Mdia

03-Fase Gtica
O enfraquecimento do esprito teocntrico da Idade Mdia se revelou na msica e, de modo especial, no chamado Moteto Gtico de sculo XIII. No Moteto Gtico, o cantus firmus apresentava-se no tenor, com texto religioso a ser cantado em latim ou executado instrumentalmente, e as outras vozes eram construdas acima dele, geralmente em francs, com letra profana e especfica para cada uma. Ocorria, portanto, a sntese do religioso com o profano e a politextualidade em idiomas diversos.

05-Ars Nova
No mbito musical, o sculo XIV foi marcado pelo tratado Ars Nova Musicae, de Filipe de Vitry, Bispo de Meaux, cujo aparecimento inserido entre 1320 e 1325. A obra deu nome a uma poca em que o estilo polifnico adquiriu, por sua vez, grande desenvoltura e em que se delinearam amplas perspectivas de progresso esttico nos campos rtmico, meldico e formal. Incio da Pr-Renascena na arte em geral, quando ocorreu a transio do esprito teocntrico da Idade Mdia para o humanista do Renascimento

06- Renascimento
Esmero das Formas Vocais

Um conceito j inteiramente abstrato de msica orientava a inveno dos mestres franco-flamengos, que foram os pioneiros do estilo renascentista. Chegavam a compor para 36 vozes paralelas, num verdadeiro malabarismo contrapontstico. A virtuosidade era praticamente uma norma seguida por essa escola na qual se destacaram Guillaume Dufay (1400-1474) e Johannes Ockeghem (1430-1496). E a virtuosidade foi levada a um ponto muito alto por Josquin des Prs (1445-1521), o mais brilhante de todos os flamengos. No clima da Renascena, a polifonia catlica passava das igrejas para os sales da aristocracia. Os reformistas protestantes faziam o oposto, indo buscar entre o povo os seus temas musicais.

No clima da Renascena, a polifonia catlica passava das igrejas para os sales da aristocracia

Giovanni da Palestrina (1525-1594)


Eliminou o acompanhamento instrumental, criando composies "a capela", isto , dedicadas exclusivamente voz humana.

No auge da expressividade renascentista, o desejo de atingir o grandioso exigiu de novo a participao do acompanhamento instrumental. Andrea Gabrieli (1510-1586)

Estilisticamente, podemos considerar que Lassus foi o grande representante da V poca da msica renascentista (1560-1600), onde se deu precisamente o apogeu da polifonia franco-flamenga, que comeava a tender para um pr-estgio do movimento Barroco, de natureza muito mais dramtica e trgica. Orlando de Lassus

Barroco
A msica barroca substituiu o estilo renascentista aps o sculo XVII e dominou a msica europia at cerca 1750. Era elaborada e emocional, ideal para integrar-se a enredos dramticos. A pera era a mais importante novidade em forma musical, seguida de perto pelo oratrio. A msica italiana barroca atingiu o auge com as obras de Antnio Vivaldi. O incio do sculo XVIII foi marcado por dois grandes compositores: Bach e Handel.

H um grande desenvolvimento no fabrico e aperfeioamento dos instrumentos, o que proporciona enormes avanos tcnicos ao nvel da execuo e permite aos compositores maior liberdade de escrita.

Os grandes coros polifnicos foram gradualmente substitudos pelo canto individual (homofonia) com acompanhamento instrumental. Buscava-se centralizar na voz de um nico cantor a comunicabilidade musical

O Refinado Rococ
Em sua expanso, a pera barroca invadiu os domnios da msica sacra, absorvendo o carter teatral dos Dramas Litrgicos, que encenavam a Paixo de Cristo e outros episdios das Escrituras.

CLASSICISMO
Os compositores clssicos acreditavam que a msica deveria ter uma forma polida e galante, s desejavam expressar emoes de uma maneira refinada e educada. Suas obras so cheias de brilhantismo e vivacidade. Entre os compositores que dominaram a poca esto: Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart, ambos com uma obra vastssima. Haydn comps mais de 100 sinfonias, enquanto Mozart comps mais de 600 peas. Ambos desempenharam um papel importante no desenvolvimento da sonata para piano, nos quartetos de cordas e em outras formas musicais.

Os classicistas no pretendiam que sua msica fosse linguagem para cantar a religio, o amor, o trabalho, ou qualquer coisa. Buscavam dar-lhe pureza total, a fim de que o mero ato de ouvi-la bastasse para dar prazer. A perfeio da forma era o seu ideal esttico.

Joseph Haydn

Nasceu na ustria e foi um gnio precoce, que desde pequeno se revelou virtuose do piano. Seu poderoso talento criador dava-lhe uma expresso verstil. Escreveu com a mesma desenvoltura gneros instrumentais e vocais, criando uma obra que s no foi mais extensa devido sua morte prematura.

Wolfgang Amadeus Mozart

Beethoven Entre o fim do sculo XVIII e o comeo do sculo XIX, o rgido formalismo clssico estava em declnio, sem que, no entanto, nenhum outro estilo se pusesse vista. Mozart sugeria novas concepes, mas morreu muito cedo, sem chegar a enquadr-las numa tendncia definida.

Romantismo
A produo musical do Romantismo muito vasta e variada. Abrange desde obras para instrumentos a solo, canes ou quartetos, at grandes obras orquestrais. Os compositores romnticos achavam o estilo de msica do Classicismo artificial. Sentiam que a msica poderia ser fantasiosa e emocional, com a imaginao fornecendo os meios e o sentimento expressando o estado de esprito.

Paganini (1782-1840) encarnava bem essa nova ideologia artstica, colocando em destaque a sua figura estranhamente feia para enfatizar o seu virtuosismo "diablico".

Schubert (1797-1828) expunha a sua natureza terna e delicada.

Mendelssohn (1809-1847) contava atravs da msica as suas impresses de viagem, nas sinfonias Italianas e Escocesas.

IMPRESSIONISMO
Na msica predomina a harmonia sobre a melodia e a utilizao de escalas diatnicas maiores e menores substituda por escalas de tons inteiros. A conjugao destes factores e de muitos outros, dos quais se destaca ainda a explorao de timbres orquestrais, contribuem para a obteno de sonoridades inconfundveis. A msica impressionista retrata a Natureza, as sensaes, as cores, etc., ao contrrio da msica romntica que essencialmente exprime sentimentos.

Richard Strauss (1864-1949)


Idealizava uma msica que "exalasse cheiro", "provocasse vises" e "sugerisse cores".

MODERNISMO
As catstrofes sociais que abalaram o mundo na primeira metade do sculo XX mostraram o quanto era falso continuar fazendo msica em termos de passado. Pesquisas rtmicas, o ressurgimento de formas musicais antigas para resultados modernos, o uso de vrias tonalidades (politonalismo) ou de nenhuma (anatonalismo) no constituem mero exotismo. Simplesmente refletem, com a fora do real, a verdade da nossa poca.

Quando Igor Stravinsky (1882) estreou a sua Sagrao da Primavera, a 29 de maio de 1913, foi um escndalo. Mas o escndalo passou e a influncia do compositor cresceu sem cessar, a despeito de todos os ataques da crtica.

No Brasil, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) tambm buscou no folclore a inspirao para sua obra.

Como decorrncia disto surge a Msica Eletrnica, que emprega sons tratados em laboratrios. Ao lado da Msica Aleatria, que organizada medida que se processa a execuo, esses gneros constituem o fenmeno mais recente e mais controvertido de toda a histria da msica. Guiados pela moderna teoria da comunicao de massas, e tendo como lema a "antimsica para salvar a msica", seus cultores se permitem total liberdade para chocar ou divertir o pblico. A fria, o desgosto, o estarrecimento e o entusiasmo provocados pelas apresentaes dessa Msica de Vanguarda, refletem com clareza o entrechoque de conceitos e a guerra de geraes que caracterizam o momento atual.

A msica no Sc. XXI

A msica na Internet

S-ar putea să vă placă și