Sunteți pe pagina 1din 106

Infeco Hospitalar / Biossegurana / Doenas Transmissveis / Precaues / Isolamentos.

Objetivo da aula
Aps o termino da aula o aluno dever ser capaz de: Definir IH, doenas transmissveis e biossegurana; Conhecer os riscos de contaminao hospitalar; Mtodos de higienizao; Conhecer os EPIs, utilizados no hospital Tipos de Precaues / Isolamentos.

Infeco hospitalar
O Hospital um micro sistema de ateno sade, seu enfoque um atendimento global. Em 1998 a ANVISA cria e gerencia um rgo PNCIH( Programa Nacional de Controle de Infeces Hospitalares), rgo responsvel por fazer a cobrana das instituies quanto a criao e acompanhamento na CCIH ( Comisso de Controle de Infeco Hospitalar). O ndice chega a um percentual alto de bitos/ ano.

Infeco hospitalar

Qualquer tipo de infeco adquirida aps a entrada do paciente em um hospital, sem haver evidncia de sua existncia anteriormente ou aps a sua alta quando essa infeco estiver diretamente relacionada com a internao ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia. Qualquer infeco que o Recm Nascido apresente aps o nascimento com exceo das congenitas consideramos como Infeco Hospitalar.

Qualquer pessoa que obrigada a internar-se em ambiente hospitalar para tratamento mdico est sujeita a contrair uma infeco hospitalar, que est diretamente relacionada ao tempo de internao e procedimento a ser realizado. Em procedimentos cirrgicos sempre existem mais riscos de contrair infeco do que em uma internao sem procedimentos j que Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) ou Centros Cirrgicos so locais onde h muito mais chances de contrair infeco.

Critrios de Classificao
Infeco Comunitria: Doenas virais adquiridas na comunidade, constatada na admisso do paciente na internao do paciente, desde que no relacionada com internao anterior no mesmo hospital. Infeco Hospitalar: Infeco adquirida no hospital associada a procedimentos invasivos, deve ser diagnosticada aps 72 horas.

Os dados sobre infeco hospitalar so coletados a partir de:

Coletados a partir da CCIH; Dados coletados de cada unidade hospitalar; Tem grande incidncia em unidades como UTI, CTI, UTI neo e etc... Procedimentos Cirrgicos e etc...

Lista de Problemas

No higienizao das mos; No uso de luvas de procedimento para puno venosa ou cuidados com o paciente com secrees; No notificao de acidentes com secreo orgnica; Alimentao nas enfermarias por profissionais de sade;

No higienizao das mos aps retirada das luvas; Pegar canetas e pronturios usando luvas; No preenchimento da ficha da CCIH; No preenchimento de todos os campos da prescrio de antibiticos e pedidos de exames.

Causas:
Condio clnica do paciente; Falta de vigilncia epidemiolgica adequada; Uso de antimicrobianos inadequadamente; Utilizao excessiva de procedimentos invasivos; Mtodos de proteo anti-infecciosa ineficazes; No uso de EPI;

Os sintomas so relacionados ao local do procedimento ou envolvem algum sistema, como respiratrio ou urinrio. Pacientes graves podem ter comprometimento de todo o organismo. A sintomatologia nos da um parmetro investigativo para a deteco da infeco. Dependendo dos sintomas o cliente apresenta dores comuns a qualquer infeco aguda existente.

O controle da Infeco necessria para a diminuio de mortalidade, morbidade, despesas, agravos a sade.Nosso controle se inicia com a Anti-sepsia das mos, esterilizao dos materiais, limpeza, manuteno essencial dos equipamentos e principalmente manter sempre os funcionrios reciclados quanto este assunto, mantendoos sempre como reas de controle.

Controle das Infeces


Controle das Infeces

Vigilncia Sanitria

Atividades Educativas

Vigilncia Epidemiolgica

Estrutura

Processo

Resultados

Qualidade

Tratamento
1. 2. 3. 4.

5.
6.

Atuao sobre a fonte de Infeco; Realizao e avaliao de antibiogramas; A questo das informaes sobre os agentes infecciosos; Correta utilizao de antimicrobianos; Atuao sobre o mecanismo de transmisso; Atuao sobre o indivduo;

Aps o diagnstico de infeco hospitalar, o tratamento feito sempre com antibiticos injetveis e por perodo de 14 a 30 dias. A lavagem das mos evita todo o aspecto de tratamento e dissenao dos micrbios, vrus e bactrias. Portanto antes de pensarmos no tratamento devemos pensar na preveno...

antibioticoterapia
Na unidade hospitalar se faz necessrio o uso de antibiticos na profilaxia dos procedimentos, para evitar a induo de resistncia Bacteriana. indicado em cirurgias contaminadas, Cirurgias com perdas ponderais de sangue, Bolsa rota com mais de 12 horas e etc... Esse mtodo e de preferncia dos mdicos.

Doenas Transmissveis
Cadeia de transmisso Biossegurana Isolamentos e Precaues

Doena Transmissvel
Foi a principal causa de morte nas capitais brasileiras na dcada de 30 (+ de 1/3 dos bitos registrados)

Melhorias sanitrias Ampliao do acesso aos Servios de sade

Medidas de controle

Desenvolvimento de novas tecnologias vacinas e antibiticos

Mas, ainda h um impacto importante sobre a morbidade.

Conceito

Doena Transmissvel

Segundo a OMS (Organizao Mundial de Sade), aquela causada por um agente infeccioso, e que resulta da transmisso desse agente de um reservatrio para um hospedeiro susceptvel, de forma direta ou de forma indireta.

Cadeia Epidemiolgica
uma srie de eventos necessrios para que uma doena ocorra em um indivduo

Agente infeccioso ou etiolgico

o causador ou responsvel pela doena. Pode ser : vrus, bactria, fungos, protozorios, artrpodes e helmintos.

A penetrao e desenvolvimento ou a multiplicao de uma agente infeccioso no homem ou animal denomina-se infeco.

Fonte de infeco: um ser vivo que alberga o agente etiolgico e o elimina para o exterior. Reservatrio: mantm o agente infeccioso na natureza.

Vias de transmisso: So os mecanismos pelos quais a doena chega da


fonte de infeco pessoa suscetvel.

Transmisso direta: Ocorre o contato entre a fonte de infeco e o indivduo suscetvel, sem a interferncia de veculos Transmisso indireta: Quando a transferncia do agente se d por meio de veculos, como por ex. H2O, alimentos contaminados e o solo. indireta ainda quando h a participao de vetores e fmites . (objetos)

Portas de entrada: So consideradas como as vias


pelos quais o agente infeccioso consegue penetrar organismo. no

Via respiratria : inalao de gotculas expelidas ao falar, tossir ou espirrar;

Via digestiva: ingesto de alimentos contaminados ou mos sujas; Via circulatria: sanguneas, picadas de insetos, transfuses

Via cutnea: penetrao do agente atravs de ferimentos na pele.

O indivduo suscetvel
aquele que no possui resistncia a um determinado agente patognico, podendo contrair a doena. Portador: so animais ou pessoas que eliminam o agente infeccioso por algum tempo. Portadores so; Portador em incubao; (no havendo ocorrido ainda reao patolgica ou clnica) nenhuma

Portador convalescente. (Aps a recuperao, continua mantendo o agente)

Biossegurana
Cincia surgida no sculo XX, voltada para o controle e a minimizao de risco advindos da prtica de diferentes

tecnologias. (ComissoTcnica
Nacional de Biossegurana CTNBio).

26

Biossegurana na Sade

Significa um conjunto de normas


relativas segurana do trabalhador

de

sade,

submetido

ao

risco
com

potencial de acidente com material ou instrumentos contaminados material biolgico.


27

RISCO e PERIGO

RISCO o perigo mediado pelo conhecimento que se tem da situao. o que temos como prevenir. PERIGO existe enquanto no se conhece a situao. o desconhecido ou mal conhecido. Atividade de risco so as capazes de proporcionar dano, doena ou morte.
28

Biossegurana

No ambiente hospitalar h RISCOS FSICOS , QUMICOS e BIOLGICOS e para cada um deles h NORMAS especficas disponveis visando proteger a CLIENTELA dos estabelecimentos a saber: o paciente, o trabalhador de sade, o acompanhante e a preservao do meio ambiente.
29

Riscos Fsicos (formas de energia como

rudos, vibraes, presses anormais,


radiaes ionizantes ou no, ultra e infra-

som (NR-09 e NR-15).

Riscos Biolgicos: bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, etc (NR- 09)
30

Riscos

Qumicos

(substncias,

compostos
penetrar

ou
no

produtos
organismo

que

podem
via

por

respiratria, absorvidos pela pele ou por


ingesto, na forma de gases, vapores,

neblinas, poeiras ou fumos (NR-09, NR15 e NR-32).


31

EXPOSIES PROFISSIONAIS
Equipe de enfermagem: maior n de Exposio entre os profissionais Maior equipe dos servidores de sade Mais tempo com o ambiente Mais procedimentos nos paciente
32

EXPOSIES PROFISSIONAIS

Os odontlogos tambm so uma categoria profissional com grande risco de exposio a material biolgico. Os estudos mostram que a maioria dos dentistas (quase 85%) tem pelo menos uma exposio percutnea a cada perodo de cinco anos.
33

EXPOSIES PROFISSIONAIS

Mdicos = varia com as especialidades. Mdicos de enfermarias clnicas: Exposies percutneas = 0,5 a 3,0 ao ano;

Exposies mucocutneas = 0,5 a 7,0 ao ano


Mdicos cirurgies:

So estimados 80 a 135 contatos com sangue por ano, sendo 8 a 15 exposies percutneas.
34

PRECAUES E ISOLAMENTOS

Conceito:
Precaues e isolamentos - Conjunto de medidas capazes de formar uma barreira que impea a transmisso de agentes infecciosos de um doente para outro, profissionais e visitantes; Objetivos - Proteger o paciente, visitante e a equipe de sade; - Impedir a propagao do agente infeccioso.

Tipos de precaues
1. Precaues Padro 2. Precaues Baseadas na Transmisso da Doena

Respiratrias

Contato

Gotculas

Aerossis
Fonte: Guideline for isolation precautions: preventing transmission of infectious agents in healthcare settings, 2007.

PRECAUES PADRO

Lavagem das Mos Manipulao de Instrumentos e Materiais Manipulao de Materiais Cortantes e de Puno Ambiente e Equipamentos Roupas e Campos de Uso no Paciente Vacinao

38

Manipulao de Instrumentos e Materiais Cortantes e de Puno Instrumentos perfuro-cortantes

devem ser descartados em caixas


apropriadas, rgidas e impermeveis

que devem ser colocadas prximo a


rea em que os materiais so

usados.
39

40

Manipulao de Instrumentos e Materiais Cortantes e de Puno

Nunca deve-se reencapar agulhas aps o uso. No remover com as mos agulhas usadas das seringas descartveis e no as quebrar ou entortar. Para a reutilizao de seringa anestsica descartvel reencapar a agulha introduzindo-a no interior da tampa e pressionando a tampa ao encontro da parede da bandeja clnica de forma a nunca utilizar a mo
41

BIOSSEGURANA

42

Como e quando usar luvas?

Usar luvas de procedimento, no estril, quando houver possibilidade de tocar em sangue, fludos corporais, membranas mucosas, pele no ntegra e qualquer item contaminado, de todos os clientes; Lavar as mos imediatamente aps a retirada das luvas; Trocar as luvas entre um procedimento e outro; Calar as luvas imediatamente antes do cuidado a ser executado, evitando contaminao prvia das mesmas;
43

Estando de luvas, no manipule objetos fora do campo de trabalho; Retirar as luvas imediatamente aps o trmino da atividade; Remov-las sem tocar na parte externa das mesmas; Usar luvas adequadas para cada procedimento. - Luvas cirrgicas estreis; - Luvas de procedimentos no estreis.
44

Luvas
Luvas de procedimentos

Luvas cirrgicas

Luvas de borracha

45

Aventais, mscaras, culos, calados e gorros.

46

O uso do Jaleco

hospitalar uma
exigncia das Comisses de Infeces hospitalares

47

A MELHOR PREVENO NO SE ACIDENTAR!

Higienizao das mos

49

O QUE HIGIENIZAO DAS MOS?


a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade.
Higienizao das mos = lavagem das mos

50

Indicao da higienizao das mos


aps tocar fluidos, secrees e itens contaminados; aps a retirada das luvas; antes de procedimentos no paciente; entre contatos com pacientes; entre procedimentos num mesmo paciente; antes e depois de atos fisiolgicos; antes do preparo de soros e medicaes.

51

As tcnicas de higienizao das mos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam. Podem ser divididas em: Higienizao simples das mos. Higienizao anti-sptica das mos. Frico de anti-sptico nas mos. Anti-sepsia cirrgica ou preparo properatrio A eficcia da higienizao das mos depende da durao e da tcnica empregada.
52

Antes de iniciar qualquer uma dessas tcnicas, necessrio retirar jias (anis, pulseiras, relgio), pois sob tais objetos podem acumular microrganismos. (Exigncia da NR-32)

53

Higienizao Simples das Mos


Finalidade Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as clulas mortas, retirando a sujidade que propcia permanncia e proliferao de microrganismos. Durao do procedimento: 40 a 60 seg.
54

Higienizao Simples das Mos

Na higiene rotineira das mo o uso de sabo neutro o suficiente para a remoo da sujeira, da flora transitria e parte da flora residente. Maior concentrao bacteriana: pontas dos dedos, meio dos dedos e polegares.

55

Higienizao Anti-sptica das Mos


Finalidade Promover a remoo de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mos, com auxlio de um anti-sptico.

Durao do procedimento: 40 a 60 segundos


56

Tcnica

A tcnica de higienizao anti-sptica igual quela utilizada para higienizao simples das mos, substituindo-se o sabo por um anti-sptico. Exemplo: anti-sptico degermante.

57

Frico anti-sptica das mos (com preparaes alcolicas)


lcool Gel ou lcool glicerinado Finalidade Reduzir a carga microbiana das mos (no h remoo de sujidades). A utilizao de gel alcolico a 70% ou de soluo alcolica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienizao com gua e sabo quando as mos no estiverem visivelmente sujas. Durao do Procedimento: 20 a 30 segundos.
58

Anti-sepsia das mos


A anti-sepsia a utilizao de um antisptico com ao bactericida ou bacteriosttica que ir agir na flora residente da pele. Os anti-spticos so indicados para a antisepsia das mos dos profissionais e para pele ou mucosa do paciente em reas onde sero realizados procedimentos invasivos ou cirrgicos.

59

Agentes anti-spticos

So substncias aplicadas pele para reduzir o nmero de agentes da microbiota transitria e residente.

Entre os principais anti-spticos utilizados para a higienizao das mos, destacamse: lcoois, Clorexidina, Compostos de iodo, Iodforos e Triclosan.
60

Higiene simples das mos

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

Importante

No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papeltoalha

72

37
FRICO ANTI-SPTICA DAS MOS

73

74

75

Antes e aps contato com cada paciente

Ao contato com sangue e secrees

Se risco de respingos

Descart e adequa do

Precaues de Contato
Um microrganismo pode ser transmitido de uma pessoa a outra atravs do contato com a pele ou mucosa.

Contato Direto: o microrganismo transmitido de uma


pessoa a outra atravs do contato direto da pele. As mos desempenham importante papel nesse mecanismo

Contato indireto: transmisso ocorre pelo contato de

equipamentos, superfcies, roupas, ou objetos contaminados, com a pele e mucosas. Ex. estetoscpio, brinquedos, termmetro.

Doenas e microrganismos transmitidos por contato


Precaues de contato Durao do isolamento

Diarria por rotavrus Pediculose Escabiose Furunculose


Vrus respiratrios em lactentes (VSR) Bactrias multirresistentes*

Durante a doena 24 hs aps incio da terapia 24 hs aps incio da terapia Durante a doena
Durante a doena

Durante a internao

O que so bactrias multirresistentes?

No so mais fortes, porm so mais difceis de tratar; Podem colonizar ou infectar; Podem ser de vrias espcies (estafilococo, acinetobacter, pseudomonas, klebsiella e outras)

Pacientes podem carrear bactrias MR na pele

Axila Mos

13-25%
40%

Virilhas

30-39%

O ambiente inanimado como fonte de transmisso de infeco

X representao de culturas positivas


Contaminated surfaces increase cross-transmission~Abstract: The Risk of Hand and Glove Contamination after Contactwith a VRE (+) Patient Environment. Hayden M, ICAAC, 2001, Chicago, IL.

Frequncia de superfcies ambientais do quarto do paciente com S. aureus resistente.

roupa de cama

Profissionais podem contaminar as mos tocando superfcies ambientais prximas ao paciente

roupa do paciente mesa cabeceira "pra" grade da cama maneta porta banheiro boto bomba infuso maaneta porta 0 10 20 30 40 50 60

% de superfcies contaminadas

Precaues de Contato
Higiene das mos : deve ser enfatizada a importncia desta ao. utilizar antissptico como o lcool-gel ou solues degermantes (clorexidina degermante a 2% ou PVPI degermante).

Quarto Privativo:

recomendado, ou em quarto com paciente que apresente a mesma doena ou o mesmo microrganismo. Manter distncia entre os leitos. Realizar a troca da paramentao entre o atendimento aos pacientes.

Uso de Luvas
Para qualquer contato com o paciente. Calar as luvas dentro do quarto e desprezar aps os cuidados. Higienizar as mos.

Uso de Avental
Usar avental limpo para qualquer contato fsico com o paciente ou o seu leito; Descartar o avental logo aps o uso.

Equipamentos de cuidado ao paciente


Estetoscpio, esfignomanmetro e termmetro devem ser de uso individual. Caso no seja possvel, devem ser limpos e desinfetados com lcool a 70%, entre pacientes.
Ambiente Itens com os quais o paciente teve contato e superfcies ambientais devem ser submetidos desinfeco com lcool a 70% a cada planto. Visitas: restritas e reduzidas.

Transporte de pacientes
Limitado
O

profissional que transportar o paciente deve usar luvas para ajudar o paciente mas tendo o cuidado de no tocar em superfcies com as luvas; e cadeiras utilizadas no transporte e locais em que o paciente teve contato dever ser desinfetado com lcool 70%.

Macas

Transporte

Privativo

Se contato com o paciente

Uso individual

Secrees contidas

Precaues respiratrias: gotculas e aerossis

Precaues com gotculas


A transmisso por gotculas ocorre atravs do contato prximo com o paciente. As gotculas eliminadas pela fala, tosse, espirro so impelidas a curta distncia (at 1 metro de distncia) e se depositam no cho. Quarto privativo. Caso no seja possvel, em quarto de paciente com infeco pelo mesmo microrganismo; a distncia mnima entre os leitos deve ser de um metro. Mscara cirrgica : deve ser utilizada quando a proximidade com o paciente for menor de um metro. Transporte: limitado, mas quando necessrio, utilizar mscara cirrgica para o paciente. Comunicar o setor de apoio Visitas: restritas e orientadas.

Patologias e precaues
Precaues com gotculas Meningite por meningococo Meningite por Haemophylus Caxumba Rubola Coqueluche Durao do isolamento 24 hs de terapia 24 hs de terapia At o desaparecimento da endurao Aps stimo dia de exantema At o quinto dia de eritromicina ou terceira semana aps incio da doena

Transporte

Privativo

Uso pelo profissiona l

Uso pelo paciente

Precaues com aerossis

As partculas eliminadas pela respirao, fala, tosse ou espirro se ressecam e ficam suspensas no ar por horas e podem ser carreadas por correntes de ar.

Proteo respiratria

Usar mscaras com capacidade de filtragem e vedao lateral adequada


(PFF2 Proteo Facial Filtro 2 - ou N95 - regulamentao por entidades americanas Estas mscaras podem ser reutilizadas pelo mesmo profissional por longos perodos - desde que se mantenham ntegras, secas e limpas.

Deve se adaptar adequadamente a diferentes tipos e formatos faciais.

Patologias e precaues
Precaues por aerossis Varicela *Herpes Zoster disseminado TBC pulmonar ou larngea Durao do isolamento At a secagem das leses At a fase de crostas 15 dias aps o incio do tratamento

Sarampo

Durante toda durao da doena

*No caso de herpes zoster em paciente imunodeprimido e varicela, associar as precaues de contato com precaues com aerossis

Transporte

Privativo com porta fechada

Uso pelo profissiona l

Uso pelo paciente

Precaues de Contato e para Aerossis


Quando aplicar? Em casos de suspeita ou confirmao de varicela ou herpes zoster disseminado.

Transporte

Privativo com porta fechada

Se contato com o paciente

Uso pelo profissiona l

Uso pelo paciente

Precaues para contato e gotculas


Quando aplicar?
Em casos de pneumonia ou outras em que houver suspeita de infeco por adenovrus

Transporte

Privativo

Se contato com o paciente

Uso pelo profissiona l

Uso pelo paciente

Precaues e Isolamento
Por quanto tempo devem ser mantidas as precaues e isolamento? Precaues padro: durante todo o perodo de internao do paciente. Precaues baseadas na transmisso (contato, gotculas e aerossis) - durante o perodo de transmissibilidade do microrganismo.

Instituio de Procedimento Inicial


(Mdico ou Enfermeiro da Unidade)

Notificao CCIH

BIOSSEGURANA

105

BIBLIOGRAFIA
OPPERMANN, Carla Maria, Lia Capsi Pires. Manual de biossegurana para servios de sade. Porto Alegre,PMPA / SMS/CGVS, 2003. PIANUCCI. Ana, Saber cuidar Procedimentos Bsicos em Enfermagem. Senac SP, 2003. MANUAL DA CCIH DO HU/USP
106

S-ar putea să vă placă și