Sunteți pe pagina 1din 20

RELAO MDICO-PACIENTE GRAVES E TERMINAIS

Prof. ASSIS SANTOS ROCHA

Atitudes diante da morte (ARIS, 2003): 1 A morte domada, sculos IX e X, saber que se morrer ou esperar a morte no lar era comum. ia

2 A morte de si mesmo, sec. XI e XII, estabelece-se uma relao entre a morte e a conscincia de sua individualidade. 3 A morte do outro, sec. XVIII e 1 metade do sec. XIX: a morte temida a do outro, que passa a ser considerada como uma ruptura.

4 A morte interdita, segunda metade do sculo XIX, to familiar no passado, torna-se vergonhosa e no falada.
No sculo XX, entre 1930 a 1960, desloca-se o local da morte: hospitais e asilos.

Mdico lidando com morte


No sculo XXI, encontramos profissionais da sade:
Qualificados e preparados tecnicamente para lidar com a doena. Se aperfeioando com o avano tecnolgico. Voltados predominantemente para a cura. Despreparados tecnicamente para lidar com o sofrimento, a morte e o processo de morrer.

Viver pode significar inmeras mini-mortes: o final do crescimento e do seu potencial; doenas que comprometem a sade; perdas mltiplas; menor vitalidade e maior dependncia com o envelhecimento; e, finalmente, a morte.

A morte de um ente querido deixa no ser humano um imenso vcuo de identidade, de histria, de continuidade, de estimulao emocional, de feedback social, da presena da pessoa amiga etc.
Na prtica clnica, a morte no domnio especial de nenhuma disciplina em particular ou especialidade de nenhum ramo da medicina. Pelo contrrio, predomina a lembrana universal da vida e de seus significados.

Definio de morte cessao irreversvel das funes circulatria circulatria e respiratria ou cessao completa das funes de todo o crebro, incluindo o tronco enceflico (SADOCK; SADOCK, 2007, p. 77). Tanatologia o estudo de comportamentos, pensamentos e sentimentos relacionados morte.

Critrios clnicos para a morte cerebral em adultos e crianas


Coma; Ausncia de respostas motora; Ausncia de resposta das pupilas luz; Ausncia de reflexo da crnea; Ausncia de respostas calricas; Ausncia de reflexos; Ausncia de tosse em resposta suco traqueal; Ausncia de reflexos de suco e protao labial; Ausncia de impulso respiratrio com PA 60 mmHg ou 20 mmHg.

Reaes morte: 1 Normas e expectativas naturais; 2 Forma da morte; 3 Posio ocupada, na famlia, pelo morto; 4 Momento do ciclo vital; 5 Coeso familiar; 6 Flexibilidade do sistema familiar; 7 Comunicao aberta versus segredos; 8 Disponibilidade de recursos sociais e econmicos.

Luto normal: uma resposta a uma perda previsibilidade dos seus sintomas e de seu curso.
SENTIMENTOS FRENTE AO LUTO:

com

A) Dormncia (atordoamento) emocional: no acreditam no que aconteceu; diminudo na morte esperada.

Como ultrapassar esta fase: Confrontar com o corpo da pessoa falecida; Participar do enterro/cerimnias funerrias; Assim a realidade comea a firmar-se; Se no forem realizadas poder resultar um sentimento de profundo pesar nos prximos anos.

B) Inquietao ansiosa: sensao de quere ter a pessoa morta de volta.

Sub-fases: Raiva dos mdicos , amigos e parentes que no fizeram o suficiente para evitar a morte; Culpa recordam tudo o que gostariam de ter dito ou feito para a pessoa falecida.

C) Tristeza

Mais forte cerca de 2 semanas aps a morte. Seguida de recluso e silncio. Atinge seu auge entre 4 e 6 semanas mais tarde; Desencadeada por pessoas, lugares ou alguma coisa capazes de lembrar a pessoa morta; Recomenda-se voltar s suas atividades normais; A maioria se recupera de dentro de 1 a 2 anos; Para alguns a morte apenas uma etapa de um ciclo contnuo e no ponto final da existncia; Crianas normalmente no compreendem o significado da morte antes dos 3 ou 4 anos; O luto pode ocorrer mais rapidamente.

Solidariedade teraputica
Ajuda pela presena solidria, compreensiva e silenciosa; importante compartilhar o choro, seus sentimentos de dor e sofrimento, a realidade da morte e a experincia da perda. Podem ocorrer reaes vivenciais no-normais (longa durao, incapacidade de pensar em outra coisa, fazer do quarto da pessoa morta um santurio ou sacraliz-la). Ajudar na reorganizao da vida e no reinvestimento de outras relaes e projetos de vida.

Paciente terminal:
Fora de possibilidades teraputicas. Sofre de uma doena incurvel em fase avanada para a qual no h recursos mdicos capazes de alterar o prognstico de morte em curto ou mdio prazo.

Principais doenas que levam ao paciente terminal: Neoplasias avanadas, cardiopatias graves, nefropatias com insuficincia renal, AIDS em fase final, esclerose mltipla.

Humanizao da morte
Ortotansia permite que a morte ocorra naturalmente. Com consentimento do paciente ou da famlia, so retirados suportes que prolongam a vida artificialmente, mas o paciente submetido a terapias que amenizam a dor e o sofrimento da doena. Eutansia antecipao do momento da morte. A morte no iminente, o paciente tem condies de viver por mais tempo, mas medidas so tomadas para acelerar o processo. Distansia prolongamento do momento da morte. A morte iminente, aparelhos ou medicamentos invasivos so utilizados para adi-la, sem que haja perspectiva de melhora ou de cura. H sofrimento.

O mdico e o paciente terminal


- Despreparo (voltado para a vida orgnica); - Rejeio + impotncia = contratransferncia; -Atitudes defensivas: reduo do nmero de visitas, reduo no tempo das consultas e/ou encaminha o paciente a outro profissional. - Comunicar ou no o grave diagnstico?

O PAPEL DO MDICO - Preparar o paciente e a famlia para a morte e o morrer;


- Fundamental que o mdico primeiro elabore o tema nele mesmo para depois ajudar os demais; - Escutar o paciente e seus familiares, descobrir suas aflies, compreender suas reaes psicolgicas;

- De pouca serventia so: mdicos apressados e frios;


- Sempre evitar mentira;

- De incio pode utilizar eufemismos, dar respostas parciais (mas verdadeiras) ou formular tudo como se fossem hipteses;

- Estar disponvel para minorar o sofrimento fsico e emocional;


- Dar apoio, orientao e empatia; noutras com ansiolticos e antidepressivos; - Teraputica visando eliminar determinados sintomas sem influir diretamente no curso da enfermidade com: analgsicos, narcticos, seco de nervos sensitivos.

Direitos do paciente terminal Direito verdade Direito ao dilogo Autonomia e deciso Terapia e benefcio

Estgios de reaes emocionais diferentes pelos quais os doentes terminais passam (KBLERROSS, 2003):
a) Negao b) Rancor c) Barganha d)Depresso e) Aceitao

PORQUE ALGUNS MDICOS OMITEM A VERDADE

Prs poupar o paciente, evitar depresso; Contras silenciar ou evitar o assunto, ou mesmo contornar a verdade, so atitudes que no anulam os sinais. O paciente raramente desconhece sua doena por completo.

Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida proporciona uma boa morte Leonardo na Vinci

S-ar putea să vă placă și