Sunteți pe pagina 1din 133

Como falar em Pblico Comunicao na Liturgia

Comunicao na Liturgia
Desafio: Modo de comunicar na liturgia. Boa Comunicao: levar em conta uma srie de elementos em relao liturgia e comunicao. A ao litrgica torna-se mais ou menos inteligvel e vivida dependendo de como a comunicao. Mais agradvel pela uno e vivncia de quem a preside e como trabalham as equipes litrgicas.

Comunicao
A Comunicao um processo relacional, que vai sendo construdo. Comunicao relao do EU para o TU e viceversa, com interao entre os participantes.

O modo de comunicar...
Deve estar presente em todas as liturgias: Precisa ser cuidado em todos os momentos:

A Equipe de Liturgia deve ter cuidado com a linguagem.


Um dos espaos privilegiados de comunicao o encontro litrgico semanal: Eucaristia, celebraes comunitrias, cultos. Para que ele seja, de fato, comunicacional, a equipe litrgica deve ter cuidado com a linguagem, uma vez que toda liturgia est marcada pelo simblico: o espao fsico, os gestos, as vestes, as cores, a ornamentao, a palavra proclamada, o canto e o silncio (Doc. 59, CNBB, 30).

O Ser Humano ser comunicativo. E se expressa com palavras, gestos e smbolos.

A palavra precisa chegar s pessoas e toc-las...

A palavra, o gesto, os cantos, tudo deve estar entrosado e harmonioso para ajudar as pessoas a se sentirem integradas e elevadas...

Tudo deve levar concentrao, e no distrao e disperso...

A tecnologia deve ser usada de modo a no ser percebida.

Liturgia Comunicao, diz Puebla (1978), n. 1086. Ao Simblica: passa pela mediao de smbolos, ritos, pessoas. Comunicao que envolve o ser humano por inteiro: corpo, sentidos, ouvido, tato, olfato, olhar, pensar, sentir, falar e agir. Comunicao: comunho, relacionamento prximo.

Comunicao e Liturgia so partes de uma mesma realidade e, aliadas, do um novo rosto ao litrgica:

Um rosto acolhedor e comunicativo que CATIVA E ENVOLVE as pessoas ajudando-as a celebrar o mistrio com alegria, f e vibrao.

1. A Comunicao brota da interioridade

Para alm das tcnicas, uma comunicao eficaz brota da interioridade.

Mesmo com tudo o que importante para comunicar O QUE SE VAI FALAR, COMO FALAR h uma realidade que preciso ter em conta: O CULTIVO INTERIOR DO SER HUMANO.

Os sentimentos, afetos, desejos, emoes, sensibilidade em relao ao outro, comunidade e ao mundo.

A preparao do contedo a ser comunicado se associa aos valores que a pessoa cultiva e se expressa nos modos de comunicar.

A interioridade a chave de toda a comunicao

Mstica que envolve a sensibilidade para consigo, para o outro, para o cultivo dos valores...

Quem voc? EU SOU... Qual a sua identidade profunda? Onde reside sua fora interior? Perceber-se e colocar-se em relao com os outros.

As coisas nascem e fluem de uma fora interior grande...

Quando uma celebrao se torna mais agradvel e participativa?

Pela forma como presidida Pela forma e jeito dos que a presidem:

EU SOU: Tomar conscincia que eu sou um ser em comunicao...

O nosso ser fala, ainda que nada diga palavra alguma.

Somos comunicao e precisamos desenvolver esse potencial comunicativo, ser ns mesmos, dar o que recebemos. Tornar-se comunicao! A pessoa que comunica precisa estar bem, ter calma interior para comunicarse com qualidade e se colocar a servio da Palavra.

Nas celebraes a Palavra de Deus que deve aparecer. A pessoa no deve chamar a ateno sobre si prpria, mas colocar-se como instrumento. Equipe de Celebrao: ajudar a comunidade a viver a celebrao, e no para dar espetculo.

vergonha de apresentar-se diante dos outros; ter medo; achar que no capaz de estar diante de um pblico...

Ningum nasce tmido ou com vergonha. Nos tornamos em virtude de:

Perceber o que se passa em nosso interior o comeo da libertao e da possibilidade de crescimento...

O que se passa dentro do meu interior? Quais so os meus sentimentos frente a comunicao? Como me sinto?

H pessoas que no se valorizam e isso dificulta o acreditar em si, nas potencialidades pessoais e expor-se

Conhecer e descobrir o seu prprio valor e capacidades... Aceitar-se na realidade inteira. Confiar em si Confiar nos outros, Confiar nas possibilidades de crescimento.

1. Sentir-se seguro: base da comunicao. 2. Condies de autodomnio e controle emocional, afetivo e tcnico para assegurar um bom desempenho no ato de comunicar. 3. Estar bem consigo mesmo (a), emocionalmente, ou pelo menos ter a capacidade de transcender os problemas pessoais para que no interfiram no modo de comunicar.

4. Cultivar a concentrao para viver o momento celebrativo. 5. Trabalhar a auto-estima. A excessiva baixa auto-estima dificulta uma comunicao serena, pois a pessoa pode tanto se retrair quanto impor-se pelo modo de se comunicar. 6. Despertar a sintonia interior pelo cultivo da espiritualidade. 7. Praticar a meditao, orao, sintonia interior e exterior.

Comunicao e Postura Corporal


Comunicao corporal expresso que surge do interior do ser humano e se manifesta pelos sentidos e membros. Coloca para fora, exterioriza todo o entusiasmo e dinamismo interior. Manifesta certeza, convico e fora Utiliza toda a intensidade do seu ser para se comunicar.

O corpo todo fala e no apenas a voz.

Comunicao pelo Olhar


O olhar fala por si mesmo. Os olhos so a janela do corao. O olhar tem uma fora muito grande: estabelece o ponto de contato. Gera aproximao, inspira confiana e segurana

Comunicao pelo ouvido


Ouvido: um dos sentidos que faz perceber a realidade. Sons diversos. O ouvido est sempre aberto. Diferente do olho que pode ser desviado. O ser humano sensorial. O som entra no corpo. Basta pensar na msica, no canto. A msica, de fato, envolve.

Bom servio de som Bons microfones Uso adequado dos microfones para que a audio seja agradvel aos participantes. Tonalidade da voz ao microfone. Ateno aos instrumentos musicais: devem causar conforto aos ouvidos. Jamais superar a voz dos cantores.

Comunicao pelo espao visual


Comunicao cnica. Comunicao do espao, do visual. A organizao e disposio do local da celebrao. O arranjo dos elementos que compem o presbitrio. Organizao do ambiente, seja este Igreja, salas de catequese, de encontros...

Faixas Painis Festas especiais: Natal, Semana Santa, Coroaes de Nossa Senhora, padroeiros: ESCOLHER BEM OS ESPAOS PARA QUE SEJAM VISVEIS. As dramatizaes: cuidar para que todos vejam e ouam.

Por que isto to importante?


Esttica visual, sonora e ambiental. O ambiente influencia para que as pessoas sintam mais ou menos acolhidas. Disposio do espao, ornamentao, msica ambiente (instrumental), harmonia das cores, as cores litrgicas de cada tempo, as informaes nos murais, as formas como so recebidas...

O modo de vestir: harmonia visual. Vestes: distino e sinalizao do ministrio. DISCRIO E DECORO no modo de se trajar (cuidar para que no distraia a Assemblia do sentido profundo da celebrao, chamando a ateno para si mesmo ).

Espaos das celebraes so o CENRIO onde a AO LITRGICA acontece. A arte sempre esteve presente no espao litrgico. A Arquitetura da Igreja revela modelos diferentes de conceber a comunidade crist.

Forma visual/espacial de expressar-se. Diferentes momentos processionais: de Entrada, da Palavra de Deus, das Oferendas. Procisso de Entrada: Equipe de Celebrao - diversos ministrios.

Destaque Palavra de Deus: procisso de entrada da Palavra / canto. Existe muita criatividade na maneira de faz-la, sobretudo em momentos festivos. Esse momento no de prescrio litrgica: os costumes tm variado. (ver orientaes da Diocese).

Livros oficiais para a procisso da Palavra so o Lecionrio ou o Evangelirio. No havendo nenhum dos dois, adota-se a Bblia. A orientao geral levar o livro fechado. Ao chegar ao presbitrio, local central da celebrao, abre-se o livro, coloca-se sobre o ambo (mesa da Palavra) e dele se proclama a Palavra.

O livro um SMBOLO VISUAL para ser proclamado e mostrado. Deve ser colocado no lugar adequado para dele fazer a leitura (leituras feitas em folhetos: qual o valor do smbolo?). A Palavra levada no apenas enfeite. por meio dela que Deus nos fala. O mesmo cuidado com o Crio Pascal. Conduzido ao lado da Palavra, ao chegar ao Presbitrio deve ser colocado em DESTAQUE, ACESO, e no apagado, posto de lado...

Comunicao pelo Silncio


Ao lado da Palavra, dos smbolos, dos gestos e dos cantos, um dos aspectos a serem cultivados, nas liturgias.

O silncio garante a profundidade da comunicao que brota da interioridade. O silncio fecunda o corao e a Palavra que ali cai no volta sem ter produzido frutos. (cf. Mt 13, 22-23).

As Equipes de Liturgia precisam educarse para o silncio e ajudar a comunidade a gostar dele. Leituras, reflexo e orao contribuem para este hbito. O silncio tambm se revela na EXPRESSO DO CORPO. Quando h silncio interior, o gestual acompanha no modo de caminhar, de falar, de cantar. Ao dirigir-se ao AMBO: o silncio se revela no modo de caminhar, nas reverncias ao altar e Palavra.

A pessoa que SILENCIA, VIVE a celebrao COMPENETRADA NO MISTRIO e com UNO. O silncio recomendado pelas orientaes da Igreja, pois POSSIBILITA ESCUTA voz do Esprito que fala na Palavra e no corao humano. Ele favorece a interiorizao, a escuta e d novo sentido palavra verbalizada.

Ato Penitencial (momento de silncio para a reviso de vida). Orao da coleta (rene as intenes pessoais s da comunidade) Nas Leituras (o postar-se calmamente diante da mesa da Palavra e fazer uma vnia ante o Lecionrio no comeo e no fim da leitura j so espaos de silenciamento). Aps a homilia (momentos de interiorizao da Palavra meditada) Aps a comunho.

Comunicao pela Palavra


A Liturgia tem como fonte a PALAVRA DE DEUS, proclamada nas leituras, no Salmo e no Evangelho. Palavra que no mera leitura, mas ANNCIO.

A Assembleia convocada para escutar a Palavra

Deus entra em relao conosco pela Palavra...

Escuta Comunitria da Palavra...


A Assemblia convocada a ESCUTAR o que DEUS quer FALAR. ATITUDE: Colocarse escuta!

Gneros Literrios
Na Bblia identificamos diversos gneros literrios. Diversos modos ou estilos utilizados pelos autores sagrados na transmisso da sua mensagem. A Bblia nasceu aos poucos... O contedo de um texto bblico, antes de ser escrito, foi vivido por pessoas concretas. Homens e mulheres de todas as idades e classes sociais. Gente que vivia nos campos e nas cidades, dentro e fora da Palestina.

Na Bblia identificamos diversos gneros literrios.

Compreender o gnero literrio significa ENTENDER O SENTIDO A SER

A narrativa, normalmente, conta uma histria, um fato. bom lembrar que FATOS E HISTRIAS TM AO, MOVIMENTO, DINASMISMO...

Alguns Exemplos: Texto narrativo com drama: Paixo de Jesus. Texto narrativo (mito): a criao; o paraso; rvore da vida; a histria do dilvio; Texto narrativo (saga): explicao e fartura de detalhes; engrandece os heris do passado Caim e Abel. As filhas de L (Gn 19). A briga de Labo com Jac (Gn 31).

Texto narrativo: Parbolas, fbulas Parbola uma histria comparativa, de sentido global - II Sam 12, 1-4; As inmeras Parbolas de Jesus. Epopia (nacional-religiosa): So histrias retiradas da catequese do povo. Narrao da passagem do mar vermelho (Ex. 14 ).

Nessa leitura, deve-se IDENTIFICAR OS PERSONAGENS e, em tom narrativo, FLEXIONAR A VOZ para diferenciar a ENTRADA de diferentes ATORES.

Comunicao escrita por algum, ditada, ensinamento. Estrutura das Epstolas: Introduo: primeira frase que contm o nome do remetente, do destinatrio, dos ttulos. A segunda frase uma bno. Dirigida a um pblico. Saudao: forma de dedicatria.

Deve-se identificar o esprito do texto, que normalmente exortativo. Ex: Paulo exorta a comunidade a viver no amor; a ser vigilante, etc. Perceber se o texto alegre, de vigilncia, de questionamentos, e interpret-lo, flexionando a voz.

Potica ou poesia. Pode ser de louvor, penitncia, splica... A potica pode ser ORANTE, em estilo de orao, como os salmos louvor, penitncia, splica, agradecimento... Isaas 1, 2-3 ...

A interpretao desses textos deve seguir-lhes o esprito: alegria, penitncia, vigilncia, recolhimentos, splica, carinho de Deus...

Dito sapiencial, mxima. Pequena narrativa alegrica usada por Jesus para apresentar o seu ensinamento. No AT: Is 5,1-7 (o vinhateiro); Ezequiel 17, 3-10 (A guia e a vinha) e em 19, 2-9 (os filhotes do leo). Jesus: Jo 10,1-6; 15,1-6; Mt 13,47-50; 13, 3-9.

Pode haver um misto de gneros em um mesmo texto: Pai-Nosso: Mt 6,7-14. Visita de Maria a Isabel e no Magnificat: Lc 1, 39-46. Cntico de Zacarias.

Ateno ao gnero de cada texto! Uma parbola tem a vivacidade da histria ou dos ditos. Quando h uma mistura no gnero (narrativa, orao, narrativa), a proclamao precisa ser acompanhada com a interpretao adequada ao texto.

Comunicao da Palavra
A Comunicao-proclamada da Palavra envolve pessoas: leitores, salmista, presidente da celebrao e comentarista. Todo o ENTORNO (comentrio, ambiente, ritos iniciais/acolhida, ritos finais/despedida) deve convergir para o MOMENTO CENTRAL DA CELEBRAO, seja ele a Palavra e a Eucaristia (na missa), ou PALAVRA E SINAL em uma celebrao sacramental.

A pessoa do leitor
Algum que assume o ministrio com empenho, com f e amor. preciso acreditar na Palavra que se proclama. Acreditar, preparar-se e proclamar com uno. A proclamao no feita em nome pessoal: O esprito do Senhor est sobre mim, porque ele me ungiu (Lc 4,18).

Ao se colocar diante da Assemblia, tomar conscincia do seu estado de esprito:


Manter o rosto sereno Um leve sorriso, que no quer dizer distrao ou disperso. Concentrar-se no mistrio que se est celebrando Assumir a serenidade como atitude.

O leitor um CANAL, um INSTRUMENTO por meio do qual a comunidade recebe o anncio. como o anjo da ressurreio, que diz: Ele est vivo (Lc 24, 5-6), no est entre os mortos!
Durante a proclamao da Palavra, manter o olhar no livro sagrado, sem se esquecer de dirigir o olhar para a assemblia.

Capacidade de emocionar e de emocionar-se

EMOO: Elemento fundamental na comunicao. Ela vem com um TOQUE INTERIOR, ligado capacidade de concentrar-se, de viver o momento presente e de escutar com o corao.
Toque interior

Viver o instante

1. Conhecer o texto, ler, reler...em voz alta. Ouvir a prpria voz. Se possvel, gravar, escutar, corrigir. 2. Compreender o que o texto diz. Ler antecipadamente o texto bblico, com ateno, e identificar: a ideia central, as palavras difceis, personagens, o texto de forma geral, palavras que voc ir destacar.

Ideia central do texto qual ? O amor, a vigilncia, o perdo... Palavras difceis entender o sentido de palavras difceis e no usuais, dos nomes de cidades, de pessoas... Informar-se, ver em dicionrios bblicos, perguntar... Como se pronuncia tais palavras? Personagens Qual a ao deles? Uma pessoa, a multido? Como se porta quem anuncia? E a multido? O que dizem e sentem? (Exerccio que facilita entrar no texto, senti-lo de perto, contempl-lo...)

Visualizar o texto Alm de compreender, visualizar o acontecido, atravs da imaginao. A compreenso pessoal ajudar a comunidade a VER e ENTENDER o texto quando proclamado. O que destacar Dar nfase s palavras ou expresses que ajudam a compreendero sentido do texto. Isto ajudar a comunicar melhor no momento da proclamao. O destaque tambm se d com a INFLEXO DA VOZ Dar nfase nas palavras e expresses em que se quer evidenciar o sentido.

3. Ritmo - Deve conciliar os diversos elementos da leitura: contedo, clareza, nfase, pontuao correta.
Contedo Clareza nfase Pontuao correta

No deve ser nem muito lento, nem muito rpido demais. Pausas muito grande ou rapidez excessiva comprometem a clareza e a compreenso do texto.

PONTUAO fundamental para a clareza do texto. Deve ser observada com cuidado. Uma pontuao inadequada altera o contedo. PONTO - pausa ao final de uma frase, e a voz CAI. VRGULA - apenas uma retomada de flego, e a voz fica em suspenso. PARGRAFO mudana de assunto; por isso, a pausa maior que o ponto. INTERROGAO deve ser percebida desde o incio a frase para flexionar-se a voz; EXCLAMAO - expressa surpresa, emoo e tambm precisa ser flexionada por meio da voz.

1. Preparar-se para a leitura (ler o texto vrias vezes) 2. Observar o ritmo da leitura textos narrativos exigem mais velocidade, um comentrio, mais pausas... 3. Observar a acentuao e pronunciar bem cada palavra, inclusive a ltima slaba. Articular bem (exagerar). 4. Respirar corretamente (pelo nariz).

5. Marcar no texto: Palavras que se quer destacar Pontos finais = pausa maior Vrgulas = pausa menor. ltima palavra antes da vrgula = subida de voz Ponto final ou dois pontos = descida de voz. Interrogao ou reticncias = a voz sobe. Exclamao e ponto e vrgula = a voz desce...

Comentarista
A pessoa que faz o comentrio quem conduz a celebrao em momentos pontuais. Ajuda a Assemblia a celebrar. O que comenta no pode ocupar o lugar de quem preside a celebrao. Comentarista: sua interveno restringe ao que precisa ser pontuado na celebrao, o que a distingue. Evitar falar o que a Assemblia j faz por tradio: ficar de p, sentar...

O Comentrio introduo explicativa que orienta a comunidade para o contexto da celebrao e o desenrolar dos fatos. bom que seja o mais breve possvel para no dispersar da escuta da Palavra de Deus, que central. Por tradio, o comentrio INICIAL, antes do canto de entrada e antes de cada leitura. Pode-se dispensar o comentrio antes de cada leitura (mais nfase ao texto)

Os textos explicativos (tambm chamados de rubricas), nos livros e folhetos impressos em vermelho, NO DEVEM SER LIDOS. Exemplo: Liturgia da Palavra, Primeira leitura, Segunda leitura; Liturgia Eucarstica; Salmo Responsorial. Isto tambm vale para os (as) leitores (as). O Leitor faz o enunciado da Palavra de Deus que vai ser proclamada: Leitura da carta de So Paulo aos Corntios. Uma vez feito o enunciado, proclama-se. No preciso dizer os captulos e versculos. Esse enunciado no cabe ao comentarista. A funo do comentarista caracteriza-se pela discrio, clareza e orientao na celebrao.

Estar ciente de todo o andamento da celebrao. Apresentar-se ao presidente, antes da celebrao, e dirimir eventuais dvidas. Ter ateno ao andamento global da celebrao, suprimindo o que j foi antecipado por outra pessoa (presidente) Sintonizar-se com o presbitrio e com a assemblia auxiliando ambos nas intervenes/respostas, sem sobrepor sua voz da assemblia ou do grupo de canto.

Evitar comentrios paralelos que dividam a celebrao. A eficincia ser provada quando no for figura de destaque: para que todos sejam um... Cuidar da aparncia, quando no houver veste litrgica. Ter discrio e no destoar do entorno.

Equipe de Celebrao
Quem dinamiza as celebrao uma equipe. Reunio: para planejar, pensar a celebrao, rezar junto, refletir em conjunto sobre a Palavra de Deus da semana, distribuir as tarefas de cada um para que todos possam se preparar e assimilar os contedos. Periodicidade das Reunies Equipe de Liturgia: sentido amplo, envolvendo todas as liturgias e as diferentes celebraes, sacramentos...

Durante a preparao, essencial a presena de quem preside, ou pelo menos, seja informado do que se planejou. Roteiro: do que vai acontecer e passar para toda a equipe. Evitar coisas feitas em cima da hora ajuda a todos a celebrar melhor, alm de favorecer a comunidade uma celebrao mais alegre e profunda. Equipe: ateno FORMAO dos componentes do grupo; descobrir os DONS de cada um; administrar as funes adequadamente.

Cronometrar algumas celebraes. Estudar/analisar como se desenvolve. Descobrir o ENFOQUE que se d na celebrao quais as partes que se privilegiam e quais necessitam ser observadas melhor. Treinar a equipe: leitores, comentaristas. Combinar tudo que vai acontecer antes da celebrao. Diante de algum imprevisto duante a celebrao, ser DISCRETO sem distrair a Assemblia. Trabalhar as falhas e as qualidades correo fraterna.

Comunicados Finais (Avisos)


Ter presente: a quem queremos atingir com os aviso? Selecionar os avisos mais importantes a serem dados ao final da missa. Avisos: devem se dirigir comunidade em geral. Avisos particulares, que dizem respeito a um nmero restrito de pessoas, tem de ser feito entre as pastorais e grupos.

Os Comunicados visam INFORMAR, CONVOCAR, EXPLICAR respeito Igreja. Por isso precisam: Ser claros falar com clareza o que vai acontecer: data, local e hora, onde e como obter mais informaes (o que, quando, onde) Repetir os dados importantes sobretudo data e local Selecionar os avisos mais importantes (pela proximidade e urgncia) Afixar os avisos em algum mural acessvel para que possam ser consultados. Distribuir cpias para a comunidade quando for possvel. No momento dos avisos pode-se tambm: fazer pequenas homenagens; acolher os visitantes e pessoas que vm pela primeira vez comunidade; lembrar alguma celebrao importante da comunidade, anversrios, entre outros.

O ser humano como mediao


O corpo o primeiro instrumento a ser considerado. Ele atingido pela linguagem e torna-se um aliado na recepo e na transmisso da mensagem. A Pessoa o primeiro meio de comunicao, e a mensagem est mais naquilo que se e se faz, e menos no contedo verbalizado. A mensagem passa mais pelo corpo, gesto, voz do que pela doutrina, pelas idias abstratas ou palavras.

A tecnologia age como uma grande lupa que aumenta o que sou minhas qualidades e minhas falhas. Da a necessidade de colocar o foco na melhoria, no crescimento pessoal e no potencial de cada pessoa. Para isto, algumas tcnicas podem ser usadas para melhorar a performance.

As tcnicas vocais tm a funo de aprimorar a projeo, a ressonncia e a esttica da voz. Exerccios de alongamento do flexibilidade, equilbrio e naturalidade aos movimentos, melhorando tambm a postura. A meditao proporciona peso e concentrao s atitudes.

Postura diante da Assemblia


A postura e os gestos precisam ser conscientes e vividos com uno. Cada gesto deve ser expresso de uma atitude interior que materializa e confere o significado recomendado nos textos litrgicos. A postura a de quem est ali para servir, para ajudar a comunidade a celebrar. A postura corporal contribui para uma boa leitura e melhor desempenho.

Ao colocar-se diante da Assembleia, antes de comear a leitura ou o comentrio, posicionarse devidamente, tanto em relao ao pblico, quanto em relao ao microfone. Posicionar-se bem, com equilbrio e segurana, o olhar sereno, nem olhando acima, nem dispersando ou desviando o olhar.

O corpo deve apoiar-se com harmonia, sem descansar o peso sobre uma das pernas. A excessiva preocupao com o texto ou consigo mesmo(a) tambm pode prejudicar. Equipe de celebrao: manter uma atitude equilibrada que demonstre a vivncia do mistrio que se celebra.

Ao ficar de p, firmar-se sobre as duas pernas, de modo natural. No se apoiar, descansando uma das pernas, nem apoiar um brao ou os dois sobre o ambo. A cabea deve ficar em um ngulo de 90 graus, nem olhando acima, nem abaixo das pessoas, mas para elas. Conservar um semblante sereno e acolhedor.

Ao sentar-se, no cruzar as pernas. Manter postura discreta. No cruzar os braos, pois denota fechamento comunicao. Manter uma postura de recolhimento e abertura. Durante a proclamao da Palavra, que todos se voltem em direo mesa da Palavra, mostrando com todo o corpo a sintonia com o que est acontecendo.

A respirao fundamental para se falar e manter o controle emocional. Ajuda e d condies para assegurar o volume de ar necessrio, a fim de se proclamar o texto at o final. Saber respirar bsico para manter qualidade na comunicao. A respirao o segredo para uma comunicao eficaz. Inspira-se pelo nariz e expira-se por ele tambm.

Ficar de p, contrair o abdmen. Inspirar profundamente. Contar at trs. Reter o ar e, em trs tempos, SOLTAR (o tempo pode ser aumentado em at cinco ou mais em cada etapa).

importante fazer respirao profunda antes dos treinamentos para leituras, ou mesmo antes de qualquer celebrao. Alm de auxiliar na fala, a respirao ajuda a concentrao e o controle emocional.

Ressonncia
O som produzido pela laringe passa por alto-falantes naturais, formados pela laringe, boca e nariz.
Exerccio de ressonncia, explorando a cavidade oral e nasal, e o posicionamento correto da lngua proporciona maior potncia e projeo vocal.

Fazer HUM mastigando de maneira circular, para observar como o som vibra na caixa craniana, conjugando com a respirao. MMMMMMMMMM NNNNNNNNNNN NHAM NHEM NHOM UOM UOM UOM UOM VOGAIS: A E I O U

Articulao
Associada explorao das cavidades de ressonncia e respirao, favorece a potncia da voz. Articular significa destacar com clareza, na pronncia, as slabas das palavras. Para uma boa articulao necessrio que se reconhea o SOM DE CADA LETRA, consoantes e vogais. Observao maior dada lngua e aos lbios (articuladores diretos).

Consoantes Bilabiais (lbio contra lbio): PB-M PABAMA PEBEME PIBIMI POBOMO PUBUMU. Consoantes Labiodentais (lbio inferior buscando a arcada dentria superior): F-V FAVA - FEVE - FIVI - FOVO - FUVU

Consoantes Linguodentais (lngua contra a arcada dentria superior): T D - N TADANA TEDENE TIDINI TODONO TUDUNU.
Consoantes Alveolares (lngua aproximandose dos alvolos cavidade onde se localiza a raiz do dente superior ou inferior): S -Z -L - R SAZALARA - SEZELERE - SIZILIRI SOZOLORO - SUZULURU.

Consoantes Palatais (dorso da lngua contra o teto da boca): X-J-LH-NH XAJALHANHA XEJELHENHE XIJILHINHI - XOJOLHONHO XUJULHUNHU. Consoantes Velares (parte de trs da lngua contra a campainha): K-G-RR

Crditos: IRINEU CASTRO DA SILVA FILHO Fonte de Consulta: Comunicao e Liturgia na Comunidade e na Mdia. Helena Corazza Paulinas - SEPAC

S-ar putea să vă placă și