Sunteți pe pagina 1din 10

Era Paleozica

Trabalho realizado por: Nria Fonseca n12 , Sara Liberato n16 e Pedro Tom n14 Ano letivo 2012/13 Escola padre Jos rota

Alunos do 72
1

ndice
Introduo (pg.3) O Paleozico (pg.4) Os Perodos do Paleozico cont. (pg.5) Os Perodos do Paleozico (pg.6) Concluso(pg.7)

Observaes (pg.8)
Dicionrio (pg.9) Bibliografia (pg. 10)

Introduo
Neste trabalho iremos falar sobre a Era Paleozica e tambm dos seus diferentes climas, flora e fauna em cada perodo, para percebermos as transformaes que nesta era se realizaram. Espero que gostem do trabalho

O Paleozico
A Era Paleozica dividida em seis Perodos, do mais antigo para o mais recente: Cmbrico, Ordovcico, Silrico, Devnico, Carbnico e Prmico. O incio do Paleozico (os primeiros 130 milhes de anos) foi caracterizado por grandes movimentos da crosta terrestre, com formao de inmeras montanhas e geossinclinais em zonas da Amrica do Norte, Europa e sia. Houve tambm formao de grandes mares a sul das zonas emergentes, enquanto que grande parte da Amrica do Norte estava coberta por um quente mar de coral. Foi tambm durante os primeiros tempos desta era que apareceram e se tornaram abundantes os invertebrados, sendo hoje dos fsseis que se encontram mais frequentemente (trilobites e outros artrpodes marinhos). Iniciou-se h cerca de 542 M.a. O estabelecimento deste limite temporal deve-se ao aparecimento de organismos com estruturas duras, tais como as carapaas, os dentes, as escamas e os ossos, que facilitaram a fossilizao.

Perodos do Paleozico cont.


Cmbrico caracteriza se pelo surgimento de animais com carapaa. Houve uma expanso de Vida nos mares, com abundantes seres invertebrados. Destaca-se pelo aparecimento das trilobites, dos corais e dos peixes mais primitivos e tambm apareceram os primeiros seres com concha e esqueleto externo neste perodo. Ordovcico Houve grande diversidade de seres vivos, mas no final deste perodo, uma glaciao originou uma extino em massa. Seres vivos com conchas, outros semelhantes a polvos e lulas passaram a ser os organismos mais comuns no Ordovcico. Tambm apareceram peixes idnticos a lampreias, os primeiros vertebrados e as plantas primitivas iniciaram a colonizao dos ambientes terrestres. Silrico A Vida retoma aps a extino em massa no final do Ordovcico. Os pntanos ficaram repletos pelas primeiras plantas terrestres, muito primitivas, e os insetos sem asas iniciam a colonizao dos ambientes terrestres ou seja , nessa altura comeou-se a formar a camada do ozono que protege os seres vivos contra os raios solares. Tambm surgem os cefalpodes e os recifes de coral.

Perodos do Paleozico
Devnico Os peixes e os insetos tornam-se os seres mais abundantes. Um dos peixes , o Dipterus desenvolve pulmes rudimentares e inicia a colonizao dos ambientes terrestres. Este peixe esteve na base da origem dos anfbios. Supe-se que o Dipterus teria sido capaz de se deslocar pequenas distncias entre lagos e charcos de gua pouco profundos. Foi o perodo onde comearam a aparecer os primeiros animais terrestres. Carbnico O clima torna-se quente e hmido, permitindo o crescimento de florestas. As plantas libertam grandes quantidades de oxignio para a atmosfera. A partir dos anfbios, evoluram os primeiros repteis. Prmico No final deste Perodo, o clima torna-se quente e seco, o vulcanismo mais intenso e pensa-se quem um meteorito ter colidido com a terra. Ocorreu a maior extino em massa de que h registo. Muitos grupos de organismos da Era Paleozica extinguiram-se como, por exemplo, as trilobites. Houve uma grande diversificao dos repteis.

Concluso
Conclumos que o Paleozico foi uma era, com muitas transformaes, evolues e mudanas. Existiram muitos seres vivos, mas no fim do Paleozico houve a maior extino em massa, conhecida, em que 95% dos seres vivos extinguiramse.

Observaes
Ns reparmos que alguns dos acontecimentos no se tm bem a certeza de quando aconteceram, como por exemplo, quando estvamos a pesquisar, reparmos que diziam que no Ordovcico apareceram as primeiras plantas, e noutro j dizia que foi no Silrico.

Dicionrio
Geossinclinais - refere-se a uma grande bacia geolgica alongada que recebe a sedimentao de milhares de metros de espessura provinda das reas positivas laterais.

Bibliografia

http://www.infoescola.com/geografia/era-paleozoica/
http://www.infopedia.pt/$paleozoico http://www.fgel.uerj.br/Dgrg/webdgrg/Timescale/Paleozoico.html Livro de Cincias

10

S-ar putea să vă placă și