Sunteți pe pagina 1din 17

tica e Moral no Cotidiano da Atuao Profissional

Introduo
1. Programa e meta: formao profissional e

critrios ticos.
2. Preocupao central: compromisso tico e profissional com a Instituio. 3. Cotidiano da atuao profissional: campo das relaes humana.

Perguntas Existenciais
a) Que posso saber? Metafsica. b) Que devo fazer? Moral. c) Que posso esperar? Religio. d) Que o homem? Antropologia. No fundo, tudo isto poderia reduzir-se antropologia, porque as trs primeiras perguntas se referem ltima. Kant.

Questes relacionadas moral e tica


1. Problemas no atual contexto sciopoltico-econmico. a) Perda dos valores:

- honestidade. - sabedoria. - sensibilidade - semelhana e alteridade.

b) Muitas das grandes corporaes transnacionais trabalham com uma perspectiva de cenrio futuro`, para o ano 2010, entre 700 milhes e um bilho de consumidores potenciais, com aprecivel poder aquisitivo. Alguns poucos aumentam a cifra da clientela potencial interessante` para ao redor de um bilho e meio. Isso numa humanidade de, previsivelmente, 6,5 a 8 bilhes de habitantes. para esse recorde de clientela que se planeja o crescimento econmico`. Como se d para ver, a a massa sobrante`, isto , o nmero de desinteressantes` e descartveis`, assustador. (ASSMANN, 1994).

c) Contraponto: Por que voc acha que 1% da populao ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Voc acha que isso acontece por acaso? Isso planejado assim. Esse 1% entende algo. Eles entendem O Segredo, e agora voc est sendo apresentado a ele. (BYRNE, 2007, p. 06).

d) Questes relacionadas ecologia: tica e meio ambiente: O trabalho a ao humana que transforma a natureza para o homem. Mas para que o trabalho cumpra essa finalidade de sustentar e humanizar o homem deve realizar-se de modo autosustentvel para a natureza e para o homem. Preservar e cuidar do meio ambiente uma responsabilidade tica diante da prpria sobrevivncia humana.

Relao entre tica e moral


1. Distino
- A moral e a tica no so um conjunto de verdades fixas e imutveis; ambas apresentam um carter histrico.

a) Moral
- Regulao dos valores e comportamentos considerados legtimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religio, tradio cultural etc. - Fenmeno social particular, sem o compromisso com a universalidade.

b) tica
- Julgamento da validade das morais. A tica uma reflexo crtica sobre a moralidade. - Mas ela no puramente teoria. A tica um conjunto de princpios e disposies voltados para a ao, historicamente produzido, cujo objetivo balizar as aes humanas. A tica existe como uma referncia para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana.

c) Tarefas da tica
- Principal regulador do desenvolvimento histricocultural da humanidade. - Sem tica, ou seja, sem a referncia a princpios humanitrios fundamentais comuns a todos os povos, naes, religies etc, a humanidade j teria se despedaado at a auto-destruio.

- Ethos: tica em grego. Designa a morada humana. Significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudvel: materialmente sustentvel, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.

d) Campos de atuao da tica


- tica e justia social. - tica e meio ambiente. - tica e cidadania. - tica e poltica - tica e corrupo

- tica e convivncia humana: H necessidade de tica porque h o outro ser humano. A atitude tica uma atitude de amor pela humanidade. - tica e educao: Toda educao uma ao interativa: faz-se mediante informaes, comunicao, dilogo entre seres humanos. Em toda educao h um outro em relao. Em toda educao, por tudo isso, a tica est implicada.

2. Moral de Projetos
a) Todo projeto condicionado por estruturas que limitam o campo de possibilidades. Essas estruturas fazem parte da realidade que nos cerca, possibilitando ou no nossas aes. E mais. Ele sempre est sendo realizado a partir de dualidades que se manifestam, por exemplo, atravs de mesclas de amor e egosmo. Assim: "Todos os nossos projetos so uma mescla de omisso, cumplicidade e pecado por uma parte, e de amor por outra (cf. Rm.7,25)". (Juan Luis Segundo. Qu Mundo? Qu Hombre? Qu Dios?, p. 211).

b) "No plano da tica - ou se se prefere, da moral - o cristo, at pouco tempo, estava acostumado a fazer para a autoridade magisterial a clssica pergunta: lcito fazer isto? Permite a lei de Deus? Pois bem, no s o Vaticano II havia assumido nessas questes uma explcita e clara 'direo antropocntrica'. Tambm ao ler passagens centrais de Paulo - o que ele chama 'seu' evangelho - ele diz ao cristo que - como filho de Deus - o homem - enquanto herdeiro maior de idade - 'dono de tudo' (Gl.4,1;1Cor.3,21), e que, em conseqncia, suas questes morais esto em funo de seus projetos de amor (Gl.5,1.1314), como colaborador (=synergos) criativo do projeto do mesmo Deus (1Cor.3,9). No se trata, ento, de perguntar pelo permitido ou proibido em sua prpria casa, mas pelo conveniente para seu projeto (1Cor.6,12;10,23-29), que to nico e irrepetvel como sua pessoa e seu contexto." (Ibidem, p. 131.)

Exemplos concretos de comportamento tico


1. Comportamento profissional e relaes humanas:

moral de atitudes e no atos morais. a) Relao entre alunos, professores, funcionrios tcnico-administrativos, externos (fornecedores etc). b) Coerncia entre teoria e prtica: o que se faz no pode ser diferente do que se vive. - Ao Mecnica versus Liberdade. 2. Preservao da natureza: uso de descartveis, energia eltrica, reciclagem de lixo etc.

Questes para reflexo


1. Como so e como deveriam ser nossas atitudes perante as demais pessoais com as quais convivemos em nosso ambiente de trabalho?
2. Qual nosso nvel de envolvimento nas relaes de trabalho no que diz respeito preservao do meio ambiente? 3. Como responder questo formulada por Kant - que devo fazer - no cotidiano da nossa vida profissional?

Referncia Bibliogrfica
BOFF, Leonardo. Ethos mundial. Um consenso mnimo entre os humanos. Braslia: Letra Viva, 2000. BOFF, Leonardo. tica e Moral: a busca de fundamentos. Petrpolis: Vozes, 2004. COMPARATO, Fbio Konder. tica: Direito, Moral e Religio no Mundo Moderno. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. MONDIN, Battista. O Homem: quem ele? Elementos de Antropologia Filosfica. 8 ed. So Paulo: Paulus, 1980.

GALLO, Silvio (Coord.). tica e Cidadania: Caminhos da Filosofia. 11 ed. Campinas: Papirus, 2003.
SEGUNDO, Juan Luis. Que Mundo? Que Homem? Que Deus?. Aproximaes entre Cincia, Filosofia e Teologia. So Paulo: Paulinas, 1995. SANCHEZ VSQUEZ. Adolfo. tica. 24 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003.

S-ar putea să vă placă și