Sunteți pe pagina 1din 32

Primeiro encontro Viver Autismo com Educadores de Paulnia.

Autismo

O Autismo uma Disfuno global que afeta a criana em desenvolvimento.

Como percebemos o Autismo?


Nos primeiros meses de vida da criana ela se desenvolve adequadamente. Podendo ter variaes. Essas variaes vo desde a falta de contato visual com os pais ,a falta de interesse em observar barulhos por perto. Ou muita irritabilidade com alguns rudos . Com passar dos anos a criana no interage com os pais ou pessoas prximas .

Comportamento:
A criana deixa de se relacionar com outras pessoas. Ela finge-se de surda . Alguns casos no fala(Sem comunicao verbal). No expressa medo do perigo. Ela usa pessoas como forma de apoio para conseguir o que quer. Repetio de movimentos esteriotipados.

Comportamento
Ecolalia(repetio de palavras ou frases). Pouco ou nenhum contato Visual. Dificuldades em aceitar rotinas. Aparente insensibilidade a dor. No gosta de beijos e abraos. Gira brinquedos o tempo todo. Hiper ativo ou hipo ativo atividades fsica.

Comportamento
Apego inapropriado a objetos. Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais. Dificuldade em expressar suas necessidades. Emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras. Em casos severos esses comportamentos so mais frequentes.

O Autismo tem cura?


No existe cura para o Autismo. Temos vrias pesquisas que apontam passos que podem melhorar o convvio da pessoa. Mas a cura pode ser que ainda esteja um tanto distante da nossa realidade. Estudos esto sendo realizados em outros pases, em quanto isso aguardamos ansiosamente .

Medicamentos
Hoje temos uma gama de medicamentos que venham a dar uma melhor qualidade de vida ao portador da sndrome. Temos desde ansiolticos at dietas que ajudam a dar uma melhora na sade dessa criana segundo alguns Nutricionistas. Mas nenhuma garante a cura .

Tratamentos.
O Autismo como j foi dito ao inicio uma Disfuno global que afeta a criana em desenvolvimento. As terapias aplicadas para esses tratamentos so: Fonoaudilogo Comunicao por trocas de figuras (essa comunicao conhecida como linguagem PECS)

Tratamentos
Terapia Ocupacional Fisioterapia Acompanhamento Psicopedaggico Equo-terapia Hidroterapia Musica-terapia Entre outras.

A Psicologia aplicada ao Autismo


O Portador da sndrome tem em idade mais avanada na infncia alguns momentos de vazio, solido e medo. Esse momento importante o acolhimento de um psiclogo. Afim de superar o medo e fazer essa criana comear a sentir confiana em si.

Recebendo a Noticia
Geralmente a famlia nunca esta preparada para receber um filho especial. Quando se recebe a noticia de um filho com deficincia em muitos casos h sofrimento da famlia. Entram varias questes. Uma delas porque comigo? O que fao agora?

Recebendo a Noticia
Como ser o futuro? Essas so as dvidas frequentes, como um luto sem enterro. Por que o luto ? Todos sonham com filhos perfeitos,mas como j dito ! NINGUEM ESTA PREPARADO IMEDIATAMENTE PARA RECEBER UM FILHO COM DEFICIENCIA.

Aps a noticia?
Calma o mundo no acabou. Voc somente est aprendendo a viver com diferenas. A diferena nos traz grandes e imensas aprendizagem. Depois de recebida a noticia o momento de medo,insegurana,angustia e meia depresso hora de agir.

Hora de Agir
A criana com Autismo deve e pode estudar em escolinhas (creches e emeis). Para que possa conhecer e socializar-se com outras crianas e pessoas. Hoje temos a lei N12764/2012 que leva o nome de uma das maiores ativistas do Autismo no Brasil Berenice Piana. Me de um menino com Autismo com18 anos chamado Dayan.

Hora de Agir
Essa criana pode e deve ser matriculada no ensino infantil para se desenvolver,mas nunca parando terapias e se preciso estudar em paralelo a ensino especial,pois la que vo treinar essa criana afim de maior independncia possvel. Buscar direitos garantidos pela Lei ao deficiente . Autismo foi agregado a deficincia na Lei .

Direitos da criana com Autismo


Direitos da criana com Autismo vai desde a incluso adequada a fatores como alimentao especifica garantidas por lei. Alimentao que me refiro,no caso as minhas filhas tem Autismo. Elas tomam um Composto alimentar que custa x Cada lata. A prefeitura de sua cidade tem por obrigao de custear essa alimentao delas. Alem de outras necessidades que venham a precisar desde fraldas ate medicamentos. Educador exclusivo em sala de aula para cada aluno com Autismo. Quando falo exclusivo e para acompanhar cada passo dessa criana desde exerccio em sala de aula ate hora do lanche e entre outras aes que lhe for preciso atribuir.

Deveres
A Famlia tem e deve correr atrs dos direitos da pessoa com Autismo. Consultas mdicas regulares e em dia. Cada coisa diferente que a criana fizer notificar ao medico e a escola para garantir que essa criana vem evoluindo.

Graus do Autismo.
Hoje os graus do Autismo mudaram confira a baixo.

Antiga Tabela
Autismo classico Asperger Transtorno invasivo do Desenvolvimento

Atual Tabela
Autismo Leve Autismo Moderado Autismo Severo

Transtorno de Rett
Desintegrativo da Infancia

O Porque das mudanas?


Essas mudanas em Graus do espectro do Autismo mudaram para que facilite de uma forma geral estudos e atendimentos. Uma vez que se torne mais fcil identifica-lo E no se busque padres mas sim tratamentos com maior rapidez.

Consideraes
Essa foi minha abordagem a voces educadores que esto aqui conhecendo um pouco mais sobre o Autismo. A Partir desse encontro espero que vejam um pouco mais intensamente o mundo Azul. Mundo esse da cor azul que representa o Autismo devido ao numero de casos do Autismo ser mais frequente em meninos do que meninas.

Minhas Filhas tem Autismo (severo e Leve)

Readaptar para incluir

Bruna Moraes Psicloga Clnica e Educacional

A incluso para o Autismo


Para falarmos da incluso autista em nossa sociedade devemos nos voltar ao passado. Como era lidado com o autista h 100 anos atrs, e h 50 anos atrs, e h 30 ?

A histria do Sistema Educacional


Os Histricos compromissos da Educao

Funo da Escola

Funo Pobreza

Funo da Psicologia

A histria do Sistema Educacional


DCADA DE 1990 Educao para Todos

APAES

Nossa postura como educadores

Alegria no chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender no podem se dar fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

E para que a Educao Inclusiva?


Para que haja processos grupais, que todos possam contribuir para o conhecimento. A diversidade de opinies e comportamentos devem ser levadas em conta para ocorra o respeito e o desenvolvimento do sujeito.

Histria e Vida de Temple Grandin

Vdeo

Consideraes finais
Para que a incluso ocorra de fato, a priori, profissionais de sade e educadores devem se adaptar a realidade dos autistas, para que a sociedade mude sua conscincia e respeite a singularidade de cada um. POR UMA INCLUSO SEM ROTULAO!!!

Obrigada a todos!

S-ar putea să vă placă și