Sunteți pe pagina 1din 55

Sistema Articular

1. Artrologia: Captulo da anatomia que estuda as articulaes. 1.1. Articulao: a unio de duas ou mais peas sseas ou cartilaginosas, por meio de feixes fibrosos ou fibro-cartilaginosos, apresentando ou no movimentos, esses movimentos podem ser amplos ou limitados e podem se combinar para formar outros tipos de movimentos.

2. Classificao das articulaes em trs grandes grupos: 2.1. Fibrosas 2.2. Cartilaginosas 2.3. Sinoviais FIBROSAS: Articulaes nas quais o elemento que se interpe s peas que se articulam o tecido conjuntivo fibroso so ditas fibrosas (ou sinartroses), grau de mobilidade sempre pequeno. Existem trs tipos de articulaes fibrosas: SUTURAS, SINDESMOSES e GONFOSE.

* SUTURAS: Do latim, sutura=costura: Encontradas entre os ossos do crnio, formadas por vrias camadas fibrosas, sendo a unio das suturas fator para limitar os movimentos, embora confira certa elasticidade ao crnio. Exemplo de sutura: coronal, entre os ossos frontal e parietais, diminuem a possibilidade de fratura, classificada funcionalmente como uma sinartrose(do grego,syn=junto), uma articulao imvel.

* CARTILAGINOSAS OU CARTILGNEAS: Os ossos so mantidos, unidos por cartilagem e no apresentam uma cavidade articular. Exemplo: Snfise pubiana nos ossos do quadril, cartilagem fibrosa, mobilidade reduzida. Ressaltamos tambm as articulaes entre os ossos das vrtebras, pois entre elas se interpe um disco de fibrocartilagem o disco intervertebral.

* SINOVIAIS: A mobilidade exige livre deslizamento entre as superfcies sseas, onde o lquido que se interpe s peas que se articulam um lquido denominado sinvia e ou liquido sinovial. - Obs: Caracteriza a articulao sinovial, alm do lquido sinovial: CARTILAGEM ARTICULAR, CPSULA ARTICUALAR , CAVIDADE ARTICULAR e MEMBRANA SINOVIAL.

Consideraes:
Cartilagem Articular: Tipo hialina, revesti as superfcies em contato numa determinada articulao, ou seja a cartilagem articular a poro do osso que no foi invadida pela ossificao. As superfcies apresentam lisas, polidas e de cor esbranquiadas. A CA, avascular e no apresenta inervao. Nutrio precria nas reas centrais, dificultando a regenerao, em casos de leses.

Cpsula Articular: uma membrana conjuntiva que envolve a articulao sinovial como um manguito.Apresenta-se em duas camadas :a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira mais resistente e pode ser reforada em alguns pontos por ligamentos destinados a aumentar a sua resistncia. Em muitas articulaes sinoviais ,todavia existem ligamentos independentes da cpsula articular e em algumas ,como no joelho aparecem tambm ligamentos intra-articulares.

Cavidade articular: o espao existente entre as superfcies articulares estando preenchido pelo lquido sinovial

Ligamentos e cpsula articular tm por finalidade manter a unio entre os ossos e impedem o movimento em planos indesejveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.

Membrana Sinovial: a mais interna das camadas da cpsula articular, vascularizada e inervada ,produz a sinvia (lquido sinovial) ,que tem consistncia da clara do ovo,com funo de nutrir e lubrificar as cartilagens articulares.

Observaes gerais das articulaes sinoviais


Encontramos formaes fibrocartilaginosas enterpostas as superfcies articulares ,os discos ,meniscos tornando congruentes o espao articular, agindo como amortecedores. Meniscos nos joelhos e discos encontrados nas articulaes esternoclavicular e temporomandibular.

Tipos de articulaes sinoviais


Obs: Embora as articulaes sinoviais possuem estruturas semelhantes, variam nas faces articulares, permitindo diversos tipos de movimentos. * As articulaes sinoviais so sub-divididas em seis subtipos: 1. Articulaes planas, as faces articulares dos ossos so geralmente planas ou levemente curvas. Ex: Articulao intercapais (entre os ossos do carpo e punho), articulaes intertasais (entre os ossos do tarso no tornozelo), articulao esternoclavicular(entre o esterno e a clavcula), articulao acromioclavicular (entre o acrmio da escpula e a clavcula), permitem movimento de deslizamento.

2. Articulaes gnglimo, a face convexa de um osso, encaixa na face cncava de outro. Ex: Articulaes do joelho, cotovelo, tornozelo e interfalngicas(entre as falanges dos dedos da mo e do p), permitem movimentos angulares de abertura e fechamento, similar a de uma porta em dobradia.

3. Articulao trocideas, uma articulao com superfcie arredondada ou pontiaguda de um osso, articulando com outro osso atravs do anel ou por um ligamento parcial, permitindo movimento de rotao em seu prprio eixo longitudinal. Ex: Articulao atlantoaxial, onde o atlas gira em torno do xis na rotao, ou articulao rdioulnar, onde permite a rotao da palma da mo.

4. Articulao elipsideas, a projeo oval convexa de um osso encaixa-se na depresso oval cncava de outro. Ex: Articulaes do punho e metacarpofalngicas ( entre os ossos do metacarpo e as falanges )do segundo ao quinto dedos, permitindo movimento para cima e para baixo de um lado para outro.

5. Articulaes selares, as faces articulares tem formas de sela permitindo o encaixe. Ex: Articulao selar, articulao carpometacarpal entre o trapzio(carpo) e o osso metacarpo do polegar, permitindo movimento de um lado para o outro e para cima e para baixo.

6. Articulaes esferides, a face articular ssea esferide encaixa em uma depresso semelhante a uma taa de outro osso, permitindo movimentos em vrias direes. Ex: Articulao do ombro e quadril 7. Imagens representativas das articulaes sinoviais.

Estudo dos movimentos nas articulaes sinoviais.


Objetivo: Descrever os tipos de movimentos que ocorrem nas articulaes sinovias. Os anatomistas, cinesiologistas, fisioterapeutas e Professores de Educao Fsica, usam termos especficos para designar movimentos que podem ocorrer em uma articulao sinovial.

Obs: Com relao aos movimentos, apresentam forma e direo e relacionamse com as partes do corpo durante a execuo. 1. Tipos de movimentos nas articulaes sinoviais. ( deslizamento, movimentos angulares, rotao e movimentos especiais )

1.1 Deslizamento Movimento simples, onde as superfcies articulares sseas relativamente planas, movem-se para trs e para frente e de um lado para outro, uma em relao a outra, possuem amplitude limitada, devido a cpsula articular e os ligamentos serem frouxos. Movimento deslizamento

1.2 Movimentos angulares H aumento ou diminuio dos ngulos articulares, onde os principais movimentos angulares so: flexo, extenso, abduo e aduo. Na flexo, diminui o ngulo entre os ossos articulares, na extenso, ocorre o aumento dos ngulos articulares, voltando a posio antmica.

As articulaes gnglimo, trocidea, elipsidea, selar e esferidea, todas permite flexo e extenso. Continuao da extenso, denomina-se hiperextenso (do grego hyper- alm de, ou excessivo), quando vai alm da posio anatmica.

Abduo( ab-afastamento, ducere-conduzir), o movimento de um osso para longe da linha mediana do corpo, enquanto aduo(ad-aproximao), o movimento de um osso a linha mdia do corpo. As articulaes elipsideas, selares e esferideas permitem abduo e aduo.

Circunduo(circ-crculo) o movimento circular distal da extremidade de uma parte do corpo. Exemplos de articulaes que realizam este movimento: Articulaes esferides, na articulao do ombro e quadril, onde o movimento mais limtado devido maior tenso de ligamentos e msculos.

1.3 Rotao (rota - girar), o osso gira em torno do seu prprio eixo longitudinal, realizadas nas articulaes trocideas e esferideas, permitindo a rotao, exemplo girar a cabea.

1.4 Movimentos especiais, que ocorrem apenas em determinadas articulaes, incluem elevao, depresso, protrao, retrao, inverso, everso, dorsiflexo, flexo plantar, supinao e pronao.

1.5 Descrio dos movimentos - Elevao, o movimento para cima de uma parte do corpo, fechar a boca elevando a mandbula e encolher os ombros para elevar as escpulas. - Depresso, o movimento para baixo de uma parte do corpo, abrir a boca para abaixar (deprimir) a mandbula, ou deprimir a escpula.

- Protrao, o movimento de uma parte do corpo para frente, exemplos: Protrair a mandbula, empurrando-a para frente, ou protrair sua clavculas, cruzando os seus braos. - Retrao, o ato de retrair, voltar a posio inicial. - Inverso, o movimento das plantas dos ps para dentro, medialmente, de modo que uma planta do p volte para outra, tambm pode ser chama de supinao.

- Everso, o movimento das plantas dos ps para fora, lateralmente, onde as plantas dos ps voltam-se para lados opostos, tambm podem ser chamadas de pronao. - Dorsiflexo, a flexo do p na direo do seu dorso ( superfcie superior ). - Flexo plantar, envolve a flexo do p na direo da superfcie plantar, apoiando nos dedos dos ps.

- Supinao, o movimento da palma da mo voltada para cima ou para frente, onde a supinao define a posio anatmica. - Pronao, o movimento onde a palma da mo est voltada para baixo ou para trs.

ARTICULAO DO JOELHO
2. Articulao do joelho a maior, e de grande complexidade. 2.1 Estruturas anatmicas que estabilizam a articulao do joelho.

Planos e eixos
1. Anlise do movimento Referncia da posio anatmica, divide-se em trs planos que ficam em ngulo reto entre si. Os planos so as linhas fixas de referncia para o movimento.

Planos e Eixos de referncia

1.1 Plano sagital ou mediano um plano vertical, Divide o corpo em duas metades(direita e esquerda)

Os termos medial e lateral relacionam-se a este plano, o sagital. 1.2 Plano coronal ou frontal Divide o corpo em metades da frente e trs, Os termos anterior e posterior relacionam-se a este plano, o frontal.

1.3 Plano transversal ou horizontal Divide o corpo em partes superior e inferior, Os termos superior e inferior esto relacionado ao plano transversal, 2. Eixos de movimentos 2.1 No plano sagital o eixo pode ser: latero-lateral.

2.2 No plano coronal ou frontal o eixo pode ser: ntero-posterior 2.3 No plano transversal o eixo pode ser: vertical ou longitudinal. 3. Movimentos nos planos e eixos: Flexo e extenso: plano sagital e eixos latero-lateral,

Abduo e aduo: plano frontal e eixos ntero-posterior, Rotao: plano transversal e eixo longitudinal, Circunduo: refere-se a uma seqncia de movimentos: flx, ext, abd e add, onde no inclui o movimento de rotao.

S-ar putea să vă placă și