Sunteți pe pagina 1din 30

EFEITOS DA VIBRAO SOBRE OS SERES HUMANOS

Vibrao

A vibrao um movimento oscilatrio de um corpo, devido a foras desequilibradas de componentes rotativos e movimentos alternados de uma mquina ou equipamento.

Como todo corpo com movimento oscilatrio, um corpo que vibra, descreve um movimento peridico, que envolve um deslocamento num certo tempo. Da resulta a velocidade, bem como a acelerao do movimento em questo.

Vibrao

Outro fator importante a freqncia desse movimento, isto , o nmero de ciclos (movimentos completos) realizado num perodo de tempo.
No caso de ciclos por segundo, utiliza-se a unidade Hertz (Hz).

Vibrao

Ao contrrio de muitos agentes ambientais, a vibrao somente ser problema quando houver efetivo contato fsico entre um indivduo e a fonte, o que auxilia no reconhecimento da exposio.

Vibraes transmitidas ao corpo humano so classificadas em 02 tipos, de acordo com a regio acometida:
1) -

2)

Vibraes de corpo inteiro: Baixa freqncia e alta amplitude. Faixa: 1 a 20 Hz e at 80 Hz. So especificas para atividades de transporte. So afetos norma ISO 2631. Vibraes de extremidades: Segmentais localizados ou de mos e braos. Faixa: 6,3 a 1250 Hz. Origem: ferramentas normais. ISO 5349.

Vibraes no corpo inteiro


Todo o corpo pode ser interpretado como um sistema mecnico (massa e mola, por exemplo), lembrando-se que, na prtica, existe tambm o amortecimento. Assim, todo corpo possui uma freqncia natural de oscilao, podendo ser quantificada com um pequeno estimulo no sistema. No entanto, este corpo poder estar sujeito a foras externas, vibraes de outras fontes que podem entrar em contato com o mesmo, provocando uma ressonncia.

Vibrao e o corpo humano


Para uma melhor compreenso de como o corpo humano mais sensvel a determinadas faixas de freqncias de acordo com os segmentos corporais, utiliza-se um modelo mecnico simplificado, que mostra as faixas de freqncias naturais de partes importantes do corpo, conforme ilustrado a seguir:

Vibraes sobre o homem


Cabea (axial) 25 Hz Globo ocular 30 - 80 Hz Ombro 4 - 5 Hz Pulmo Brao 16 - 30 Hz Coluna (axial) 10 - 12 Hz Paredes do trax 60 Hz Brao e mo Massa abdominal 4 - 8 Hz Mo e punho 50 - 200 Hz Perna dobrada 2 Hz

Perna em p 20 Hz

Vibraes sobre o homem Principais sintomas da vibrao:


Sensao geral de desconforto Sintomas na cabea Maxilar Influncia na linguagem Garganta Dor no peito Dor abdominal Desejo de urinar Aumento do tonus muscular Influncia nos movimentos respiratrios Contraes musculares 4 9 Hz 13 20 Hz 6 8 Hz 13 20 Hz 12 19 Hz 5 7 Hz 4 10 Hz 10 18 Hz 13 20 Hz 4 8 Hz 4 9 Hz

Vibraes sobre o homem Efeitos da vibrao no corpo humano: Biomecnicos:


- Ressonncia de partes do corpo.

Fisiolgicos:
- Freqncia cardaca. - Freqncia respiratria. - Circulao do sangue. - Vasoconstrio. - Sistema nervoso central.

Vibraes sobre o homem Efeitos da vibrao no corpo humano:

Patologias:
- Doenas Msculo-esquelticas. - Falta de circulao. - Sndrome da vibrao na mo.

Principais Enfermidades
1.
2. 3. 4. 5.

5.1 5.2 5.3


6. 7.

8.

Sndrome de Raynaud Acrocianose Sndrome Cervicobraquial Molstia de Dupuytren Leses do Ombro Sndrome do Manguito Rotatrio Tendinite Calcificante Bursite. Epicondilite medial e lateral Osteonecrose Doena de Kiembock do Adulto Artroses Punho e Cotovelo.

Sndrome de Raynaud Carcteriza-se por: Crises de palidez e cianose dos dedos. Episdios Tpicos:
1. 2. 3.

4.
5. 6. 7.

Acomete todos os dedos da mo. Palidez inicial. Cianose tardia. Sensao de frio, dormncia e dor. Com o reaquecimento a cianose substituda por hiperemia. Formigamento. Latejamento.

As crises so precipitadas pelo frio e aliviadas pelo aquecimento. causada por espasmo das artrias digitais, devido a vibraes localizadas.

Acrocianose
caracterizada por cianose persistente das mos e diminuio da temperatura local. A pele fria e mida, no h palidez. A colorao azulada se intensifica com o frio e se torna avermelhada com a exposio ao calor. Pode haver diminuio da sensibilidade..

A causa leso vascular e/ou nervosa provocada por trauma


de vibrao localizada.

Sndrome cervicobraquial a raquialgia. Manifestao dolorosa localizada na coluna vertebral. Est associada a vibrao de corpo inteiro.

Quadro clnico - dor no pescoo, ombro e membros superiores. - perda da fora muscular. - tremor das mos - alteraes circulatrias

Molstia ou Enfermidade de Dupuytren Espessamento e retrao da palma da mo causando contratura em flexo dos dedos e incapacidade funcional das mos.

Leses do ombro
1.

Sndrome do manguito rotatrio ou Sndrome do impacto

Dor irradiada para a face lateral do brao. Dor intermitente no ombro que piora com esforos fisicos. Dificuldade ou impossibilidade de elevar e/ou manter o brao elevado.
2.

Tendinite calcificante do ombro

Inicia-se com crise com dor sbita, contnua e intensa.


3.

Bursite do ombro

Quadro semelhante sndrome do impacto. Pode evoluir para a limitao dos movimentos do ombro.

Epicondilite medial e lateral


So chamadas de cotovelo de jogador de golfe e cotovelo de tenista, respectivamente.

- Dor no cotovelo, na parte interna ou externa. - Dor movimentao da mo e punho. - Dor palpao do epicondilo medial e lateral.

Osteonecrose
Doena de Kiembck do adulto. a necrose assptica do osso semilunar do carpo. Ocorre dor no punho, intensa e sbita.

Artroses do punho e cotovelo


Artrose um processo degenerativo e progressivo das articulaes, semelhante ao que ocorre no envelhecimento. Ocorre ocupacionalmente com o uso de ferramentas giratrias e/ou vibratrias. Exemplo: marteletes pneumticos.

Doena Vibroacstica - DVA


Ela lesa os seres humanos, principalmente pelos infrasons, isto , rudos de freqncia abaixo de 20Hz(RBF), pouco lembrados na sade ocupacional e na legislao. uma doena sistmica, acomete todo o organismo. Foi observada em tcnicos de mquinas de navios, profissionais de restauraes e disc-jckeys. At o automvel fonte significativa de RBF ..... ALERTA ! ! ! Pode levar a: espessamento das estruturas cardiovasculares; aumento da irritabilidade e agressividade; depresso e perturbao nos processos cognitivos; aparecimento de tumores; perda de equilibrio frequentes; disfuno da tireide e envelhecimento precoce.

Efeitos gerais da vibrao


Viso turva: -Diminuio do rendimento no trabalho e aumento do risco de acidentes. -Perda de equilbrio, simulando uma labirintite. -Falta de concentrao.

Alterao sistema cardiovascular: -Aumento da freqncia cardaca.


Lentido nos reflexos. Aparelho digestivo: -Enjo, gastrites e lceras.

Efeitos gerais da vibrao


Cinetose - Distrbio do movimento
-Mal estar geral, nuseas e vmitos.

Degenerao do tecido muscular e nervoso

Principalmente para as vibraes localizadas: -Perda da capacidade de manipular. -Perda do tato das mos e dedos. -Dificuldades no controle motor.

Vibrao - Fontes Furadeiras eltricasmanuais: Indstrias metalrgicas,


mecnicas e instaladores.

Motosserras: Indstria extrativa madeireira. Furadeiras


Reparo de vias pblicas, demolies, construo de tneis e estradas, extrao de mrmore.

pneumticas:

Vibrao - Preveno
Melhora do equipamento, reduzindo a intensidade das vibraes,
Instituir perodos de exposies contnuas, repouso e rotatividade, evitando

Ao identificar as leses iniciais, deve-se proceder o rodzio no posto de trabalho ou afastar trabalhador da funo.

Vibraes sobre o homem

Doenas causadas pela vibrao sobre a mo

Sndrome de Raynaud

Doenas causadas pela vibrao sobre a mo

Sndrome de Raynaud

Doenas causadas pela vibrao sobre a mo

Acrocianose

Concluso:
Apesar da evoluo atual em relao as normas NRs ISO PPRA PCMSO PCA e outros, temos que levar em conta duas coordenadas: - a subjetividade dos riscos no trabalho e a consciencia do trabalhador no cumprimento das normas bsicas de segurana no trabalho, sempre objetivando a preveno das doenas e dos acidentes de trabalho, que o foco deste seminrio.

OBRIGADO POR SUA ATENO !

Dr. Adhemar A. M. Craveiro Mdico do Trabalho.

Unidade de Produo de Jupi. Companhia Energtica de So Paulo CESP.

S-ar putea să vă placă și