Sunteți pe pagina 1din 44

Instituto Teolgico de Barueri

Histria da Igreja

Histria da Igreja

Lio I
ITEB

Pr. Henrique Regis

Histria da Igreja

Contatos Henrique Regis Contatos ITEB


E-mail
pastorhenriqueregis@hotmail.com

Fone 4198 - 2094


Cel. Vivo 99661-7249

Blog batepapopastoral.blogspot.com

Histria da Igreja

De fato, o cristianismo velho, cada vez mais velho, ano aps ano. No entanto, ele tambm novo, cada vez mais novo, manh aps manh

John Stott 1921 - 2011

Histria da Igreja

Indicao Literria... Livro: Didaqu

Autor: Os primeiros Cristos


Editora: Paulus

Histria da Igreja

Orai sem cessar. 1 Ts 5.17

Histria da Igreja

Orem nessa semana... Lbia: Ore por estabilidade, unidade e paz nesta nao conturbada. Ore para que o povo possa se recuperar dos terrveis efeitos da guerra e que o pas possa se reconstruir em paz. Ore pelas pessoas que esto tentando tornar a Palavra de Deus acessvel, apesar das dificuldades. Egito: Louve a Deus pelo generoso apoio das Sociedades Bblicas irms nossa resposta com Escrituras Revoluo de janeiro de 2011. Ore por nossa presena contnua e por operaes slidas neste momento de incerteza poltica. Tambm pea para que possamos equipar a Igreja para responder com f com base em uma estrutura bblica. Ore pelo desenvolvimento de materiais bblicos criativos que promovam a relevncia da Palavra de Deus na vida pblica, especialmente no campo de mdias digitais e entre os jovens. Malta: Em 2011 enfrentamos muitas dificuldades financeiras, mas Deus seja louvado conseguimos publicar uma nova edio da Bblia em malts para jovens leitores. Agora esperamos ampliar nosso trabalho com escolas e alcanar um pblico maior por meio de uma srie sobre assuntos bblicos que estrear em breve na TV. Ore para que nosso trabalho cresa para novas reas e que possamos atingir pessoas mais jovens e nossa populao cada vez mais secular com a atemporal mensagem da Bblia.

Histria da Igreja

Observaes Importantes... 1 - Plano de Aula - 8 - Aulas Expositivas Presenciais - 1 Aula para aplicao de Avaliao

Histria da Igreja

Observaes Importantes... 2 - Avaliao


- Prova aplicada em sala 8 Pontos na mdia - Trabalho - 2 Pontos na mdia - Pontos necessrios para se formar na matria 6 Pontos

Histria da Igreja

Observaes Importantes... 3 - Trabalho de Pesquisa - Tema: Os reformadores Lutero, Calvino, Ulrich Zuinglio

Histria da Igreja

Observaes Importantes... 3 - Trabalho de Pesquisa - Data de entrega: Dia da prova -Turma C 25 de Junho - Turma I 02 de Julho - Turma H 20 de Junho - Turma D 27 de Junho - Turma G 30 de Junho

Histria da Igreja

Observaes Importantes... 3 - Trabalho de Pesquisa - Estrutura: - Capa - Introduo - contedo - Concluso - Bibliografia.

Histria da Igreja

O que a Igreja?

Histria da Igreja

- A palavra igreja vem da expresso grega Eclesia, que significa chamados para fora. -Isso significa que Igreja a comunidade de homens, mulheres e crianas que foram chamados para fora... - Chamados para fora de qu, ou da onde???

Histria da Igreja

- Chamados para fora do domnio de Satans - Chamados para fora do domnio do pecado - Chamados para fora da influncia negativa do mundo Sistmico. - Chamados para fora do judasmo (Representante das religies!)

Histria da Igreja

Ento, surge o cristianismo...

Histria da Igreja

Fases que dividem os 2000 anos de cristianismo...


- Igreja Apostlica - Igreja Patrstica - Igreja Medieval - Igreja Pr-Reforma - Igreja Reformadores - Igreja Avivalistas - Igreja Pentecostal - Igreja Neopentecostal - Igreja Evanglica Ecumnica 30 at 100 d.C 101 at 450 d.C 451 at 1300 d.C 1300 at 1500 d.C 1500 at 1600 d.C 1600 at 1900 d.C 1906 at dias atuais 1970 at dias atuais 2000 at dias atuais

Histria da Igreja

Concluso
A Igreja, que no sentido espiritual, o corpo mstico de Jesus Cristo na terra, organismo vivo e poderoso, o qual se exterioriza por meio da igreja osculvel, e fsica, tem pouco mais de 2000 mil anos, que se dividem em fases, as quais estudaremos nas prximas aulas.

Instituto Teolgico de Barueri

Histria da Igreja

Histria da Igreja

Lio II
ITEB

Pr. Henrique Regis

Histria da Igreja

Deus corporificado em Cristo;


Cristo experimentado pelos homens na pessoa do Esprito; e o Esprito o elemento constituinte da igreja, o Corpo de Cristo."

Witness Lee 1905 - 1997

Histria da Igreja

Indicao Literria... Livro: Histria Eclesistica

Autor: Eusbio de Cesaria


Editora: CPAD

Histria da Igreja

Orai sem cessar. 1 Ts 5.17

Histria da Igreja

Orem nessa semana...


Chipre: Louve a Deus para que a Sociedade Bblica no Chipre continue a levar a Palavra de Deus aos muitos turistas e refugiados que vm para este pas. Agradea-o pelos Novos Testamentos em grego que o Ministrio da Educao e a Igreja do Chipre distribuem gratuitamente para escolas todos os anos. Agradea-o tambm boa cooperao com todas as Igrejas. Ore para que mais pessoas leiam a Bblia e encontrem esperana em Deus. Lbano: Louve a Deus por sua contnua misericrdia com o Lbano. Ore pelo sucesso de nossos programas de distribuio e engajamento na Bblia para catlicos, que declararam 2012 o Ano da Bblia. Ore por nossos programas de Evangelho para crianas, especificamente o novo Mundo da Bblia que receber milhares de visitantes desafiando-os a apreciar a Palavra de Deus. Ore tambm por nossas atividades e nosso Centro de Recursos para jovens e por nossa contnua promoo da Bblia por meio de programas pblicos e comunitrios. Turquia: H muito a agradecer a Deus: sua proteo de nossa equipe e nosso trabalho; a publicao a edio acadmica dos Salmos em siraco, e as oportunidades de participar de vrias feiras de livros e de visitar seminrios islmicos. Pea a Deus para nos ajudar a concluir o trabalho no primeiro Dicionrio da Bblia em turco e no projeto de traduo do Antigo Testamento para curdo. Ore tambm por mais unidade entre as Igrejas.

Histria da Igreja

Igreja Apostlica

Histria da Igreja

O que ?

Histria da Igreja

a comunidade dos primeiros cristos, os quais andaram com Jesus enquanto este viveu e desenvolveu seu ministrio terreno, tendo tambm convivido com nosso Senhor aps a ressurreio. Nasceu no ano 33 d.C, no evento do Pentecostes e seguiu at a morte do ltimo apstolo, Joo, no ano 95 ou 98 d.C. Tambm sendo conhecida como a comunidade dos discpulos dos discpulos.

Histria da Igreja

Vida, ministrio e Morte... Pedro...


Mas, tambm, eu procurarei em toda a ocasio que, depois da minha morte, tenhais lembrana destas coisas. Porque no vos fizemos saber a virtude e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fbulas artificialmente compostas; mas ns mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glria, quando, da magnfica glria, lhe foi dirigida a seguinte voz: Este o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz, dirigida do cu, estando ns com ele no monte santo. (2 Pe 1.15-18)

Histria da Igreja

Vida, ministrio e morte... Joo...


O QUE era desde o princpio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e ns a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que tambm tenhais comunho conosco; e a nossa comunho com o Pai, e com seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. Deus luz: aqueles que no andam na luz no tm comunho com Ele E esta a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus luz e no h nele trevas nenhumas.santo. (1 Jo 1.1-4)

Histria da Igreja

Vida, ministrio e morte... Joo...


Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em ns, pois que nos deu do seu Esprito, E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus o Filho de Deus, Deus est nele e ele em Deus. (1 Jo 4.13-15)

Histria da Igreja

Ressurreio... Lucas...
FIZ o primeiro tratado, Tefilo, acerca de tudo que Jesus comeou, no s a fazer, mas a ensinar, At ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Esprito Santo, aos apstolos que escolhera; Aos quais, tambm, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalveis provas, sendo visto por eles por espao de quarenta dias, e falando do que respeita ao reino de Deus. E, estando com eles, determinoulhes que no se ausentassem de Jerusalm, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, Joo baptizou com gua, mas vs sereis baptizados com o Esprito Santo, no muito depois destes dias.eus, Deus est nele e ele em Deus. (At 1.1-5)

Histria da Igreja

Ressurreio... Paulo...
TAMBEM vos notifico, irmos, o evangelho que j vos tenho anunciado; o qual tambm recebestes, e no qual tambm permaneceis. Pelo qual, tambm, sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se no que crestes em vo. Porque primeiramente vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmos, dos quais vive, ainda, a maior parte, mas alguns j dormem, tambm. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apstolos. E, por derradeiro de todos, me apareceu tambm a mim, como a um abortivo. (1 Co 15.1-8)

Histria da Igreja

Surgimento da Igreja

Histria da Igreja

- Jesus iniciou seu ministrio aos trinta anos E o mesmo Jesus comeava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de Jos, e Jos de Heli. (Lc 3.23) - Por trs anos exerceu seu ministrio, conforme diz os bigrafos patrsticos e a tradio crist. - Nesse perodo de ministrio, Ele vocacionou doze homens: Mt 10.1-4; Mc 3, Lc 6.

- Ainda segundo a tradio crist Jesus exerceu sua vocao por trs anos e foi crucificado, morrendo assim com trinta e trs anos.
- E esses doze continuaram sua mensagem e igreja, alis, eles eram a igreja: At 1.13

- Fazendo surgir assim a Igreja no evento do Pentecostes em Jerusalm At 2

Histria da Igreja

Por que o Pentecostes o nascedouro da Igreja? 1 - Separao da Igreja e do Judasmo

2 - Recebimento do Esprito Santo


3 - Incio das Misses

Histria da Igreja

Principais eventos

Histria da Igreja

- O Pentecostes - Curas e Libertaes de Endemoninhados - Perseguio por parte dos judeus - Primeira morte dentro da Igreja - Instituio do Diaconato - Primeiro Martrio (Estevo) - Pregaes em Samaria - Converso de Saulo - Ressurreio de Tabita, Dorcas - Fome e necessidade da Igreja de Jerusalm - Morte de Tiago - Chamada ministerial paulina e incio das misses transculturais - Viagens Paulinas - Primeiro Conclio da Igreja em Jerusalm (Tiago) - Ministrio paulino - Julgamentos de Paulo e ida para Roma - Pedro foi para Roma - Livros do Novo Testamento foram escritos - Joo para feso, Ilha de Patmos e o Apocalipse - Os apstolos respondem as questes doutrinrias - Joo morre e termina essa era

At 2 At 3, 16 At 4 At 5 At 6 - At 7 At 8 At 9 At 10 At 11, 12 At 12 At 13 At 13 at 28 At 15 At 16 24 At 25 28

Histria da Igreja

Principais personagens

Histria da Igreja

- Jesus Cristo... - Pedro - Joo - Barnab - Saulo/Paulo - Timteo - Tiago irmo do Senhor - Judas Irmo do Senhor - Apolo - quila e Priscila - Silas - Ldia

Histria da Igreja

Principais Dificuldades e desafios

Histria da Igreja

- Perseguio dos judeus - Perseguio dos romanos - Hereges mau intencionados - Infantilidade da f dos irmos - Conflito entre a igreja judia e gentlica - Falta de tempo para preparar melhor quem estava ficando com a igreja

Histria da Igreja

Principais Ensinos e prticas

Histria da Igreja

- At 2.

Histria da Igreja

Concluso... A igreja apostlica, tambm chamada primitiva, ocupou os cem primeiros anos do cristianismo. Aps Joo esse perodo termina, mas para ns o mais prximo do ideal de igreja que temos, aps esse perodo a igreja foi se distanciando do planejado no que cerne a estrutura. Mesmo assim ainda a Igreja de Cristo na terra, o corpo de Cristo!!!

S-ar putea să vă placă și