Sunteți pe pagina 1din 37

ANTICONCEPO

MEDICINA PUC SAUDE DA MULHER ACAD: Fanny Leite Sandro Andrade Thaisa Brito

MECANISMO DE AO ACOs HORMONAIS

MECANISMO DE AO ACOs HORMONAIS


Os contraceptivos combinados promovem a

ANOVULAO
Atraves do bloqueio do do eixo hipotalamohipofisario Suprimem o LH e o FSH basais e diminuem a capacidade da hipofise de secretar gonadotrofinas , quando estimulada pelo GnRH, alm da ao hipotalamica

MECANISMO DE AO ACOs HORMONAIS


Com isto, os foliculos ovarianos no amadurecem , no produzem estrogenio e no ocorre o pico de LH no meio do ciclo .

MECANISMO DE AO ACOs HORMONAIS


As plulas combinadas agem bloqueando a ovulao. Os progestagnios, em associao aos estrognios, impedem o pico do hormnio luteinizante (LH), responsvel pela ovulao. Esse efeito chamado de bloqueio gonadotrfico, e o principal mecanismo de ao das plulas.

MECANISMO DE AO ACOs HORMONAIS


Existem ainda efeitos acessrios que tambm atuam dificultando a concepo, como a mudana do muco cervical, que torna mais difcil a ascenso dos espermatozoides, a diminuio dos movimentos das trompas e a transformao inadequada do endomtrio. Todos esses efeitos ocorrem com o uso de qualquer contraceptivo combinado, determinando sua eficcia.

ANTICONCEPO HORMONAL

AHCO Anticoncepo mensal (injetvel) Anticoncepo injetvel trimestral Dispositivo Intrauterino

Anticoncepcional Hormonal Combinado Oral:


Os AHCO contm estrgeno e progesterona, em diferentes doses e esquemas posolgicos: Monofsicas - so as mais comuns, apresentam 21 comprimidos, todos com a mesma composio e dose. Bifsicas - contm dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormnios, em propores diferentes. So 22 comprimidos que devem ser tomados na ordem indicada na embalagem. Trifsicas - contm os mesmos hormnios, mas em trs doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem. Monofsicas contnuas - so mais recentes, apresentam 28 comprimidos com a mesma composio e dose.

Anticoncepcional Hormonal Combinado Oral:


Modo de uso
a) No primeiro ms de uso, ingerir o 1 comprimido no 1 dia do ciclo menstrual. b) A seguir, a usuria deve ingerir um comprimido por dia at o trmino da cartela, preferencialmente no mesmo horrio. importante verificar a cartela todas as manhs no sentido de certificar-se do seu uso no dia anterior. c) Ao final da cartela fazer pausa de 7 dias e iniciar nova cartela, no 8 dia, independente do sangramento. d) Caso no ocorra a menstruao no intervalo entre as cartelas, a usuria deve procurar o servio de sade para descartar a hiptese de gravidez e associar mtodos de barreira neste perodo. e) Em caso de esquecimento: - Uma plula: deve ser ingerida imediatamente, caso o perodo seja menor que 12 horas, continuando o uso regular das demais, at o final da cartela. Se o perodo for maior que 12 horas, 2 plulas devem ser ingeridas no mesmo horrio, com a associao de um mtodo contraceptivo de barreira at o incio da cartela seguinte. - Duas ou mais plulas: deve-se suspender o mtodo, optando por outro, at a menstruao. Uma nova cartela deve ser iniciada no primeiro dia do ciclo. Em caso de ausncia de menstruao, o servio de sade deve ser procurado. f) Vmitos at 4 horas aps a ingesto ou diarria, pode impedir a ao do anticoncepcional e por isso impe-se um contraceptivo assessrio como os mtodos de barreira. g) As pausas devem ser evitadas, pois no so mais justificadas, sendo as causas mais freqentes de gestaes e certas complicaes.

Anticoncepcional Hormonal Combinado Oral:


Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade
Neoplasia hormoniodependente ou suspeita Cncer de mama declarado ou suspeito Tromboflebite ou doena tromboemblica Gravidez confirmada ou suspeita Hipertenso arterial grave Diabetes insulino-dependente grave Doenas cardiovasculares Lupus eritematoso sistmico Hepatopatia aguda ou crnica

Eficcia
So mtodos muito eficazes quando usados correta e consistentemente: 0,1 mulheres grvidas por 100 mulheres no primeiro ano de uso.

Anticoncepcional Hormonal Combinado Oral:


EFEITOS COLATERAIS Muitas das manifestaes descritas, se relacionam com produtos antigos, que apresentam altas doses de estrognio e progestognios menos seletivos, produzindo desta forma, diversos efeitos colaterais. Contudo, na atualidade, os novos produtos so praticamente destitudos de reaes adversas de relevncia. Assim, queixas como nuseas, cefalia, nervosismo, ganho de peso e sensibilidade mamaria so pouco freqentes e pouco relevantes, e quando presentes, tendem a desaparecer aps perodo de adaptao de cerca de trs meses. Em caso de persistncia, estaria indicada a mudana de produto ou de mtodo. A hemorragia intermdia pode ocorrer sobretudo com os produtos de baixa dosagem de etinilestradiol, em especial com os de menos de 3Og, devendose nestes casos optar por conduta expectante, ou o uso de duas plulas ao dia ou o uso de estrognios conjugados de O,625mg por trs a cinco dias.

Anticoncepcional Hormonal Combinado Oral:


EFEITOS BENFICOS Alm de permitir a mulher desfrutar de toda a sua sexualidade sem ser penalizada com uma gravidez indesejada, as plulas apresentam uma srie de outros efeitos considerados benficos:
Tornam as menstruaes regulares; diminuem o fluxo menstrual; determinam alvio da dismenorria e da tenso pr-menstrual; permitem programar as menstruaes; diminuem o risco de doena inflamatria plvica; diminuem o risco de gravidez ectpica e da molstia trofoblstica gestacional; determinam regresso de cistos funcionais do ovrio; diminuem doenas benignas das mamas; protegem contra cncer de ovrio e de endomtrio; melhoram a artrite reumatide, a anemia, acne, seborria e hirsutismo; diminuem a incidncia de endometriose e de mioma do tero

A ltima gerao de AHCO disponvel no apenas altamente efetiva, e segura para mulheres sadias com menos de 35 anos de idade bem como, para mulheres de mais idade sem doenas ou fatores de risco como: fumo; obesidade; diabetes; hiperlipidemia; hipertenso arterial e doenas tromboemblicas e cardiovasculares.

Anticoncepcional Mensal Injetvel


Os anticoncepcionais combinados injetveis mensais, disponveis no Brasil em frasco-ampola com suspenso, contm um estrgeno e uma progesterona, nas seguintes composies: 25 mg de acetato de medroxiprogesterona e 5mg de
cipionato de estradiol; 50 mg de enantato de noretisterona e 5 mg de valerato de estradiol; 150 mg de progesterona e 10 mg de enantato de estradiol; 150 mg de acetofenido de algesterona e 10 mg de enantato de estradiol.

Anticoncepcional Mensal Injetvel


Modo de uso
Os injetveis mensais so administrados por via intramuscular, iniciado entre o 1 e 5 dia do ciclo menstrual, com aplicaes a cada 30 dias. No se deve massagear ou colocar bolsa de gua quente no local da aplicao.

Anticoncepcional Mensal Injetvel


Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade
Lactao Suspeita de gravidez Cncer genital e mamrio Hepatopatia grave Enxaqueca grave reicidivante Sangramento genital no diagnosticado Patologias estrognio-dependentes

Eficcia
As taxas de gravidez so baixas, entre 0,1 a 0,3 a cada 100 mulheres, durante o primeiro ano de uso, com injees mensais.

Anticoncepcional Mensal Injetvel


Desvantagens
a no aceitao por parte de algumas mulheres da via intramuscular (injees mensais); alteraes na periodicidade do sangramento, observadas em uma parcela de usurias. Essas alteraes so responsveis, freqentemente, pela descontinuao do mtodo; a ocorrncia de alguns efeitos colaterais associados aos outros mtodos hormonais, como por exemplo, o aumento do peso e a mastalgia.

Anticoncepcional Mensal Injetvel


VANTAGENS
Elevada aceitabilidade da via injetvel no Brasil, por razes culturais; oferece uma via, com a mesma eficcia da cirrgica e superior a oral, que permite liberao lenta e homognea. preservao de sangramento, semelhante ao do fluxo menstrual, ao fim do efeito contraceptivo, o que exigido por uma significante parcela da nossa populao feminina. comodidade de aplicao; uma nica injeo mensal. o emprego de estrognios naturais, o que ainda no oferecido nas plulas, com diminuio nas repercusses metablicas. evita a inativao heptica e, consequentemente, oferece doses reais de esterides. de aplicao simples e no interfere com o ato sexual, como alguns mtodos de barreira.

Anticoncepcional Trimestral Injetvel


O anticoncepcional injetvel trimestral contm apenas uma progesterona, acetato de medroxiprogesterona. disponvel no Brasil em suspenso microcristalina de depsito contendo 150 mg acetato de medroxiprogesterona, em frascoampola.

Anticoncepcional Trimestral Injetvel


Modo de uso
O injetvel trimestral administrado por via intramuscular, no devendo massagear ou colocar bolsa de gua quente no local da aplicao. A primeira dose deve ser administrada at o quinto dia do ciclo menstrual. No psparto, o uso pode ser imediato para mulheres que no estejam amamentando. No caso de mulheres amamentando, o uso deve ser postergado at seis semanas aps o parto. Deve ser administrado a cada 3 meses.

Anticoncepcional Trimestral Injetvel


Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade
Gravidez Sangramento vaginal sem diagnstico Cncer hormnio-dependente Cardiopatia isqumica Hepatite A ativa Cirrose heptica severa descompensada

Eficcia
Muito eficaz. A taxa de gravidez de 0,3 a cada 100 mulheres durante o primeiro ano de uso, com injees regulares a cada trs meses.

Anticoncepcional Trimestral Injetvel

VANTAGENS Muito eficaz; seguro; fcil de usar; no requer rotina diria; de ao prolongada; reversvel (com demora); independente do coito; oferece privacidade; pode ser usado durante a lactao; amenorria; no requer pessoal mdico para administrao; no possui interao medicamentosa. DESVANTAGENS Irregularidade menstrual; amenorria; no proporciona proteo contra DST/ AIDS; demora no retorno da fertilidade; em caso de efeitos colaterais, no pode ser retirado.

Anticoncepcional Trimestral Injetvel


Benefcios No-Contraceptivos Demonstrados
proteo contra cncer de endomtrio reduo no risco de gestao ectpica melhora da anemia falciforme reduo da ocorrncia de ndulos de mama diminuio do fluxo menstrual melhora do desconforto e dor menstrual supresso da dor ovulatria. reduo do risco de DIP

Presumidos
melhora da endometriose diminuio de cistos Ovarianos diminuio de miomas proteo contra cncer de ovrio diminuio da frequncia de convulses

Anticoncepcional Trimestral Injetvel


EFEITOS COLATERAIS
(COMUNS) Irregularidade menstrual; amenorria; pequeno aumento de peso; cefalia; alteraes do humor; demora no retorno da fertilidade. (MENOS FREQENTES) Desconforto mamrio; diminuio da libido; depresso e nervosismo; nuseas; acne; distenso abdominal.

Dispositivo Intrauterino
Os dispositivos intra-uterinos so artefatos de polietileno aos quais podem ser adicionados cobre ou hormnios que, inseridos na cavidade uterina, exercem sua funo contraceptiva. PRAZO DE VALIDADE:
De at sete anos, na embalagem, de acordo com o fabricante. Aps este prazo necessrio a esterilizao do DIU com xido de etileno.

TIPOS E MODELOS
DIU com Cobre: feito de polietileno e revestido com filamentos e/ou anis de cobre. Atualmente os modelos TCu-380 A e MLCu-375 so os mais usados. DIU que libera hormnio: feito de polietileno e libera, continuamente, pequenas quantidades de levonorgestrel.

Dispositivo Intrauterino
Mecanismo de Ao
O DIU exerce seu efeito anti-fertilidade de forma variada e pode interferir no processo reprodutivo antes mesmo do vulo atingir a cavidade uterina.

O DIU atua sobre os vulos e espermatozides de vrias maneiras:


Estimula reao inflamatria pronunciada no tero, por ser um corpo estranho. A concentrao de diversos tipos de leuccitos, prostaglandinas e enzimas nos fludos uterino e tubrios aumentam consideravelmente, especialmente nos DIUs com cobre. As alteraes bioqumicas interferem no transporte dos espermatozides no aparelho genital, bem como alteram os espermatozides e vulos impedindo a fecundao.

Por esses mecanismos, o acmulo de evidncias que permitem afirmar que um complexo e variado conjunto de alteraes espermticas, ovulares, cervicais, endometriais e tubrias causam a inibio da fertilizao.

Dispositivo Intrauterino
Momento da Insero
O momento habitual da insero durante ou logo aps a menstruao (preferencialmente at o 5 dia do ciclo), porque estando o canal cervical mais dilatado a aplicao do DIU mais fcil e menos dolorosa, alm de evitar a colocao em uma mulher com gestao inicial. No entanto, o DIU pode ser inserido em qualquer poca, desde que se assegure que ela no est grvida. No ps parto recomendvel a insero a partir de 6 semanas. O DIU pode, tambm ser inserido logo aps a curetagem por um abortamento no infectado. A insero pode ser realizada no mesmo dia da extrao de um DIU vencido.

Dispositivo Intrauterino
Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade
Gravidez (a) Infeco puerperal Aps aborto sptico Sangramento vaginal inexplicado (antes da investigao, para incio de uso) Cncer de colo uterino (aguardando tratamento, para incio de uso) Cncer de endomtrio Doena inflamatria plvica atual ou nos ltimos 3 meses (para iniciar o uso) Doena sexualmente transmissvel atual ou nos ltimos 3 meses, incluindo cervicite purulenta Doena trofoblstica gestacional maligna Alteraes anatmicas que distorcem a cavidade uterina Mioma uterino com distoro da cavidade uterina Tuberculose plvica (para incio de uso)

Eficcia
As taxas de gravidez so baixas, 0,1 a cada 100 mulheres, durante o primeiro ano de uso do hormonal, e 0,6 a 0,8 a cada 100 para o de cobre.

Dispositivo Intrauterino
Vantagens
um mtodo de longa durao muito eficaz

Desvantagens
Pode provocar sangramento menstrual prolongado Podem ocorrer clicas ou dor durante o sangramento

Dispositivo Intrauterino
Efeitos Colaterais
Podem ocorrer alteraes no ciclo menstrual Sangramento menstrual prolongado e volumoso Clicas de maior intensidade ou dor durante a menstruao

Benefcios
No interfere nas relaes sexuais um mtodo imediatamente reversvel Pode ser inserido durante a lactao

Riscos
Perfurao da parede do tero O DIU pode deslocar-se ou sair do tero

OUTROS ACH
Sistema Transdrmico (semelhante ao AHCO, 3 adesivos, 1 semana livre) Anel Vaginal (semelhante ao AHCO, usa-se 21 dias, retira-se da vagina) Implante Subdrmico (liberao de progestgenos, 1, 3 e at 5 anos de uso) Anticoncepcional Vaginal Anticoncepcional de Emergencia (AHCO em alta dose, 2cps, 12 horas entre os cps, e maximo de 72 horas do coito, inibio e o retardo da ovulao, a alterao na funo do corpo lteo, a interferncia no transporte ovular e na capacitao de espermatozides) Anticoncepcionais Orais De Progesterona (Miniplula)

Obrigado

S-ar putea să vă placă și