Sunteți pe pagina 1din 22

FISIOLOGIA DAS CLULAS SANGUNEAS E DA HESMOTASIA

ERITRCITOS
Hemcias ou Glbulos Vermelhos Calcula-se que, para um volume 5000 mL de sangue de um indivduo adulto e normal certa de 3000 mL so de plasma 2000 mL so constituidos de hemcias (Volume Globular Mdio VGM ou VCM). Uma hemcia constituda de 60 % de gua e 40 % de parte slida sendo a maior proporo desta representada pela hemoglobina (90 %). Para que essa massa de hemoglobina se mantenha constante nesse nvel necessrio que a produo e a maturao das clulas da medula ssea aconteam em ritmo normal. Para isso, os fatores estimuladores e diferenciadores dos eritroblastos medulares devem estar presentes e atuantes nos nveis convenientes.

ERITRCITOS
ERITROPOESE

ERITRCITOS
CONTROLE DA PRODUO DE ERITRCITOS
Cerca de 10 % dos eritrcitos so destrudos diariamente , devendo, portanto ser substitudos pela mdula ssea. O principal fator que regula a emisso de eritrcitos para o sangue o nvel das trocas de gases que ocorre entre as clulas

Em condies baixa de oxignio ocorre o estmulo para a eritropoiese, enquanto o aumento da tenso de oxignio a deprime.
A maturao dos eritroblastos at a formao dos reticulcitos estipulada em torno de cinco dias.

ERITRCITOS
ERITROPOETINA
A diminuio da quantidade de oxignio no sangue cedida pelo sangue aos tecidos leva a secreo de uma substncia que atua sobre a medula ssea, levando ao aumento da produo de eritrcitos . Produzida nos rins

ERITRCITOS
Funes da eritropoetina na eritropoese:

ERITRCITOS
ERITROPOETINA
O aumento da secreo da eritropoetina acarreta o aumento da sua concentrao plasmtica enquanto durar o estmulo (hipxia ou anemia). Em pacientes que vao se submeter a cirurgias, as coletas de sangue que as precedem estimulam bastante a eritropoese via secreo da EPO. Outras substncias tambm interferem na eritopoese (testosterona e andrgenos em geral).

ERITRCITOS
ERITROPOETINA
Os efeitos dos esterides andrognicos sobre a eritropoese se d de dois modos: Por estmulo direto sobre as unidades ou clulas formadoras de colnias eritrides da mdula ssea. Por ao indireta, por estmulo produo de EPO.

ERITRCITOS
FATORES NUTRICIONAIS E ERITROPOESE: FERRO, VITAMINAS B12 E FOLATOS FERRO:

ERITRCITOS
FATORES NUTRICIONAIS E ERITROPOESE: FERRO, VITAMINAS B12 E FOLATOS
VITAMINA B12 OU COBALAMINA:

ERITRCITOS
FATORES NUTRICIONAIS E ERITROPOESE: FERRO, VITAMINAS B12 E FOLATOS
CIDO FLICO OU FOLATO:

ERITRCITOS
VITAMINA B12 E CIDO FLICO PARTICIPAM NA TRANSMISSO DOS SINAIS RESPONSVEIS PELA PRODU E DIFERENCIAO DAS CLULAS NA MDULA SSEA.

ERITRCITOS

HEMOGLOBINA

HEMOGLOBINA

HEMOGLOBINA
TIPOS DE HEMOGLOBINA NORMAL

HEMOGLOBINA
TIPOS DE HEMOGLOBINA ANORMAL

MEMBRANA DOS ERITRCITOS

ANTGENOS ERITROCITRIOS

S-ar putea să vă placă și